"Dia da Independência não é dia de praia, sunga e caipirinha", diz Requião | Fábio Campana

“Dia da Independência não é dia de praia, sunga e caipirinha”, diz Requião

destaque_DSC_6568

Numa escolinha bem mais curta que a habitual, Requião desancou publicamente as autoridades ausentes no desfile de 7 de Setembro realizado no Centro Cívico, ontem de manhã.

Requião resgatou pensamento do falecido político pernambucano Miguel Arraes, ao lembrar a “separação entre as elites e a população”. Segundo Requião, enquanto o povo apreciava a parada militar e ‘vibrava na rua com o Dia da Pátria”, a presença institucional no evento – incluindo a de seus subordinados – foi “fraquíssima”.

“Mesmo secretários de Estado esquecem que o cargo implica em responsabilidades. O Dia da Independência não é destinado a praia, sunga e caipirinha, mas à valorização do sentimento nacional”.

Requião ressaltou a ausência do Ministério Público, autoridades religiosas, do presidente do Tribunal de Justiça e dos deputados estaduais – apenas três estiveram na Cândido de Abreu, segundo o governador.

De acordo com o governo do Estado, mais de 80 mil pessoas assistiram ao desfile cívico-militar na capital.

A escola de governo contou ainda com apresentação do diretor-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes dos Santos, sobre a primeira fase do ramal ferroviário que ligará o sudoeste do Paraná ao oeste de Santa Catarina. O governo um assinou ainda convênio para execução de obras no obras em terrenos da Cohapar destinados a famílias da Vila Becker, em Paranaguá. No final, a secretária da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon, entregou ônibus escolares a prefeitos dos municípios da região do Cantuquiriguaçu.

A escola de governo, que normalmente se estende até 11h, desta vez acabou às 9h40h. Segundo o governador, a antecipação foi para permitir a transmissão pela Rádio e Televisão Paraná Educativa da missa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba.


33 comentários

  1. Lalo
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 13:28 hs

    O pior é que nisso ele tá certo!

  2. Luiz Fabiano
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 13:29 hs

    1 deputado federal: Marcelo Almeida. 3 deputados estaduais: Kielse, Caito e Rosane. 1 vereador de Curitiba: Prof. Gaudino

  3. Luiz Fabiano
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 13:31 hs

    Secretários presentes: Raska, Delazari (só o filho), Moreira, Evelise e Washington

  4. Gilberto
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 14:13 hs

    E muito menos dia para ouvir um porco imundo que se considera governador do Paraná. Já devia estar no Bom Retiro faz tempo, comendo mamonas.

  5. EDSON
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 14:16 hs

    É UM BABACA ESSE GOVERNADOR

  6. Damaceno
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 14:23 hs

    Isso mesmo, Governador!

    Puxão de orelha bem aplicado!

  7. Laertes
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 14:37 hs

    Que graça!! Na hora de mandar funcionário estadual, às custas do dinheiro do imposto dos paranaenses, ajudar na campanha do Lugo, aí o patriotismo fica de lado, não é?

  8. Dandi
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 14:40 hs

    Será que S.Exa.desconhece o ditado : antes só do que mal acompanhado. Todos preferiram a solidão a ter que permanecer na presença do Brucutu das Araucárias, o Grande Timoneiro, o Inoxidável Líder e, no resto do Brasil conhecido como Bob Mamona!
    Vade retro!

  9. ofaxineiro
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 15:06 hs

    O pessoal não queria era a companhia do “Requião”, por isso não foram, final de carreira, ninguém quer ficar perto…..

  10. DAS ANTIGAS
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 15:17 hs

    Está mais do certo o governador. Num momento em que a pátria é reverenciada todos devriam comparecer. Principalmente aquelas “vivandeiras” que só procuram os que estão na trincheira quando lhes é conveniente.

  11. O FIM ESTÁ PRÓXIMO
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 16:06 hs

    O fim está próximo, a maria louca sabe disso, por isso esses rampantes de manda-chuva. Em breve novos tempos no Paraná, é o fim de feira para essa cachorrada! Ufa………….. até que enfim! Fora Maria Louca! AGORA É BETO OU OSMAR! O RESTO É A MESMA COISA QUE O MOREIRA, RIDÍCULO!

  12. Sine qua non
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 16:32 hs

    Por mais que o deteste:

    Ele tem razão.

    Dia da Independência, para muitos mas muitos mesmo, é só um feriado qualquer !

  13. Geraldo
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 17:17 hs

    Mais uma semana e o despotazinho falido vai levar mendigos das ruas para dar quórum às suas terças insanas. Hoje cedo, sem desmerecer a profissão de motorista, “colocaram” na primeira fila um motorista da Casa Civil que eu conheço. Obviamente não foi de livre e espontânea vontade que estava lá…

  14. DON QUIXOTE
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 18:27 hs

    DÁ-LHES, CHAVES.

    “Vamos por estes brasileirinhos na linha, Primeiro a obrigação, e depois, de muito trabalho, a diversão, só quando autorizada, e apos se conseguir o passe – DIVERSÃO – Na Divisão Política do Palácio das Araucárias”.

    Ah, que saudades da US.

  15. Leite Quente
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 18:29 hs

    FIM DE FEIRA E O DESESPERO COMEÇA.

  16. DON QUIXOTE
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 18:30 hs

    DIA DA INDEPENDÊNCIA.

    -De quem e para quem ?
    -Independente é quem voa de helicóptero e não pega ônibus do Lerner na hora de pico. Vai por cima.
    -O povão que vá por baixo, onde é seu lugar.
    -A eleite dirigente, é dirigente, de dirigir, de DIRETOR.

  17. André Sobania
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 19:18 hs

    Requião tem razão,parabens pelo que vc disse !!!

    Att

    André Sobania

  18. terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 20:36 hs

    O nepotista juramentado, só agora , passados 7 anos, chegu a cnclusão que o funcionáro público estadual não tem direito a gozar a folga do feriado municipal, em homenagem a padroeira. O pulha quer aparecer de qualquer forma, mas acabou dando um tiro no pé. Como diz o Cap. Nascimento : Fora Nepotão de Melo e Silva, ninguém suporta mais voce.

  19. cidadão curitibano
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 20:50 hs

    Levei meu filho ao desfile e foi emocinante. Um encontro com nosso sentimento de patria que não usa apenas chuteiras. Muito bonito o desfile, o povo, o bombeiros, os pracinhas veteranos, os estudantes, os tanques ( meu guri urrou literalmente ). Só não vi as tais elites. Deve ser porque curtem mais o 4 de julho em Miami? Ou a queda da bastilha com amigos? Ou temem se misturar com a massa?O brasileiro que usa perfume importado acha que brasileiro fede.Mesmo assim a patria, que é uma mãe, perdoa.

  20. PATRIOTA
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 20:58 hs

    Ainda bem que o Vereador Professor Galdino ficou no palanque exclusivo para autoridades, mas bem longe deste Governador!
    Valeu Professor Galdino pelo momento Cívico!

  21. terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 22:06 hs

    Vamos deixar um pouco de lado essas provocações,,e falar de coisas boas,,,na 1° Bienal de Curitiba estava um espetáculo,,,milhares de pessoas presentes,,,e eu com muito orgulho estive lá prestigiando o meu filho Gustavo Girardi e seu Sócio ,,sõ os novos escritores de ficção , que promete ser o novo best-seler….não só nacional mas mundial,,,com o livro (SR, de Castelo) saga com 5 volumes que será lançado em Curitiba em Novembro,,,e após em todo o Brasil……é uma loucura á procura desse livro…………Aguardem.

  22. jango
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 22:09 hs

    Sempre há pretexto para o novo Demagogo de Feriadão que não pode viajar para o exterior (de preferência com passagem a Paris), como tem ocorrido a cada 76 dias de governo, acompanhado de comitiva … Mas irá, só deixa passar um tempinho para não ficar dar na vista …

  23. Fernandinho Peupes
    terça-feira, 8 de setembro de 2009 – 22:15 hs

    Eu não vi na plateia o Messias lagarta da foia.. será que ele foi pra praia??

  24. INDEPENDÊNCIA
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 1:13 hs

    Professor Galdino, estou contente de te ver na 1ª Bienal do livro em Curitiba e no Centro Cívico no 7 de setembro.
    Parabéns pelo exemplo e apoio à CULTURA e a CIVILIDADE!

  25. Paulo Lima
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 8:12 hs

    Quem fala em patriotismo, ate o cavalo do COMANDANTE DELE ELE PINTOU, desde essa epoca ja se achava o tal, ele deveria colacar a mao na cabeça e ser mais humilde. GRAÇAS A DEUS TA ACABANDO. SE FOSSE MACHO REALMENTE TROCARIA TODO SEU SECRETARIADO HOJE, MAIS ISSO E ILUSÃO.

  26. ERNESTO
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 8:17 hs

    ANDRÉ SOBANIA SE TEM UMA COISA QUE É REDICULO NUMA PESSOA É SER PUXA SACO, BABA OVO.
    E VC É . ONDE TEM FOTO DO REQUIÃO TA VC MANDANDO COMENTÁRIO PUXANDO SACO.
    PELO JEITO VC É COMISSIONADO NO GOVERNO

  27. HARE BABA!!!
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 8:44 hs

    O verdadeiro Dia da Independência, será quando nos libertarmos desta corja de políticos que não querem largar das tetas do poder, e continuar sugando nosso povo, o qual ainda nem se libertou da escravidão.

  28. Roberto Ceranto
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 8:49 hs

    Parece que alguem esqueceu de mencionar o nome do Secretário mais atuante do governo Requião, O Secretário de Estado do Trabalho, emprego e promoção social, Nelson Gracia que por sinal está na foto.

  29. tony
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 9:12 hs

    Antes de falar da ausencia dos outros politicos o SR gov. deveria assistir a sua postura, pois ficou conversando e em postura qualquer durante o hino da Independencia, falta de educaçao. E quanto a publico tinha uma mixaria. Somos patriotas sim, mas ninguem mais aguenta a vergonha dos politicos que nos representam, infelismente a grande maioria.

  30. evaldo
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 9:59 hs

    Nisso tem de dar razão ao homem, por que o ano que vem tem eleição ai vai estar cheio de babaca sorrindo no palanque, querendo aparecer e fazer campanha é claro.

  31. Alberto
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 10:16 hs

    O governador tá certo, esses mamadores deveriam estar prestigiando mesmo. Se as crianças, no apssado, eram obrigadas a desfilar sob o sol forte, se todo mundo teve que prestar a homenagem à Pátria, por que os secretários não comparecem? Eles tem sim o dever cívico; nós podemos fazer o que der na telha mas omem público tem que se dar mais e nào só pegar mais.

  32. Ditão
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 11:38 hs

    A presença ou não no dia do “desfile” não que dizer absolutamente nada sobre civismo ou patriotismo. Pago meus impostos, respeito as leis, não meto a mão no dinheiro público, compareço todos os dias ao meu trabalho, eduquei meus filhos da melhor maneira possível, não sou aliado de sarnaney, canalheiros, collor, dilma, genuíno, palocci, dirceu, delubio, barbalho, quércia, carli, ferreirinha, enfim, toda quadrilha. Todo o santo dia, para mim, é dia da Pátria, enquanto para alguns, somente dia 7 de setembro lembram-se que existe Pátria e civismo.

  33. Ditão
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 13:17 hs

    André Sobania 36036 – Partido Trabalhista Cristão – PTC (integrante da Coligação PSC/PTC/PT/PT do B)

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*