Crescimento do Paraná ficará próximo de zero em 2009 | Fábio Campana

Crescimento do Paraná ficará próximo de zero em 2009

Cristina Rios na Gazeta do Povo

Depois de um avanço de 5,8% em 2008, a previsão para 2009 é um crescimento próximo de zero ou até mesmo uma pequena queda para o produto Interno Bruto (PIB) do estado, apostam economistas. O PIB paranaense fechou o ano passado em R$168,8 bilhões.

A crise econômica, que surgiu no fim do ano passado, afetou os dois segmentos considerados pilares da economia paranaense – agronegócio e o setor automobilístico. O primeiro sofre os efeitos da redução dos preços internacionais, da demanda represada e do câmbio desfavorável. O segundo, apesar da retomada das vendas no mercado interno com redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sentiu o freio no ritmo de exportações.


2 comentários

  1. Jose Carlos
    segunda-feira, 14 de setembro de 2009 – 10:06 hs

    O Paraná caminha de marcha à ré engatada rumo ao brejo fundo… são quase oito anos de terra arrasada, pontes destruídas e terrenos sendo minados…. a tecnologia de ponta introduzida neste tempo foi a roca de fiar, o arado de muares, o carro-de-boi e o adubo de titica galinha (esta alimentada com grãos não-transgênicos, por óbvio)… empresários mal-tratados, espezinhados, humilhados e escorraçados… investimentos cancelados ou adiados para 2011… é a roça, o cangaço, o atraso e o obcurantismo…

  2. Nelson Edison de Moura Rosa
    segunda-feira, 14 de setembro de 2009 – 13:58 hs

    Mas, os portos de Itajai e São Francisco, vão indo muito bem, obrigado!
    O de Paranaguá, todos sabem como está…
    Agora o de Antonina, só DEUS SABE, ou Reiquião, como queiram!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*