Brasil lidera novo ciclo de crescimento na AL | Fábio Campana

Brasil lidera novo ciclo
de crescimento na AL

industria1

A economia latino-americana se prepara para um novo ciclo de expansão em 2010, depois de sofrer uma leve recessão, de acordo com relatório econômico divulgado hoje pela agência de risco de crédito Moody’s. Segundo a empresa, o crescimento será liderado pelos países do Cone-Sul, com o Brasil na ponta, seguido por economias como Peru, Chile e Colômbia.

“O ciclo começará uma recuperação depois da crise, e chegará a um crescimento potencial de 4% em 2011. No médio prazo, a região poderá entrar em um patamar de expansão mais sustentável, graças às reformas implementadas. No longo prazo, o crescimento anual poderá ficar em 5%, em média”, diz o estudo.

O estudo vê a recessão vivida pela América Latina como “leve”. “[A força dos bancos da região durante a crise] é creditada não apenas à exposição marginal a ativos arriscados, mas também à regulação que prevê investimentos de, no máximo, um terço dos ativos em investimentos arriscados. Graças a isso, as instituições financeiras superaram a turbulência e continuaram fortes.”

Reformas

“A região fez alguns progressos em termos de reformas, mas mais mudanças são necessárias […]. Na próxima década, veremos a América Latina com instituições mais reguladas e supervisadas, mas com uma economia mais flexível e reesturutrada, e crescimento baseado em fontes domésticas”, diz o relatório, citando que mudanças são necessárias nos segmentos de energia, serviços bancários e mercado de trabalho.


Um comentário

  1. Diego
    segunda-feira, 21 de setembro de 2009 – 15:31 hs

    Boto fé que sim, principalmente quando leio as críticas do Serra à taxa de Juros, sinal que ele vai resolver isso e aí decolamos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*