Anistia a dinheiro no exterior avança | Fábio Campana

Anistia a dinheiro no exterior avança

De Fábio Zanini na Folha de S. Paulo

Com apoio da base do governo, um projeto de repatriação de capitais enviados ilegalmente ao exterior, que inclui anistia para os responsáveis pela evasão das divisas, avançou ontem na Câmara dos Deputados após quatro anos parado.

Por 16 votos a favor e 4 contra, o projeto do deputado federal José Mentor (PT-SP), de 2005, foi aprovado na Comissão de Finanças da Casa, principal etapa de análise de mérito na tramitação.

Segue agora para outra comissão, a de Constituição e Justiça, mas um recurso de Mentor foi apresentado para pular essa etapa e ir direto ao plenário, antes de ir ao Senado.

Segundo a Folha apurou, a área econômica e o Ministério da Justiça ainda têm dúvidas sobre o mérito do projeto e não se posicionaram claramente sobre sua aprovação.

Um receio é que uma enxurrada de dólares derrube ainda mais a cotação da moeda americana, ameaçando as exportações. Apesar disso, há integrantes da equipe econômica que defendem a medida pelo potencial de arrecadação.

A orientação ontem do Executivo aos deputados da base foi de aprovar o projeto para rediscuti-lo em etapa posterior, quando pode ser mudado.

O mesmo sinal foi dado a um projeto semelhante, do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Após passar pela Comissão de Relações Exteriores, o projeto chegou à Comissão de Assuntos Econômicos no final de agosto e deve ser votado em breve. O projeto de Delcídio é terminativo na comissão -ou seja, a menos que haja um recurso, segue direto para a Câmara sem passar pelo plenário do Senado.

Ambos os projetos preveem a cobrança de alíquotas para pessoas físicas e jurídicas que optem pela repatriação.

O argumento principal é que não se pode deixar capital brasileiro parado no exterior. “O dinheiro já existe, só vai mudar o país em que está depositado. Vai gerar riqueza aqui, em vez de gerar riqueza em outro lugar. É importante num momento em que estamos saindo da crise”, afirma Mentor. Assinante do jornal leia mais em: Anistia a dinheiro no exterior avança


4 comentários

  1. Pandolfo
    quinta-feira, 24 de setembro de 2009 – 10:51 hs

    ASSIM O SR DANIEL DANTAS E OUTROS COM PRÁTICAS SEMELHANTES, ENTRE ELES O LENDÁRIO PAULO MALUF, REPATRIAM O DINHEIRO, SÃO ANISTIADOS PELOS CRIMES COMETIDOS E DÃO UNS TROCOS PARA A CAMPANHA DO PT EM 2010!!!!

  2. Wilson
    quinta-feira, 24 de setembro de 2009 – 11:54 hs

    Concordo com a anistia, pois é a única forma de fazer a canalha trazer legalmente o dinheiro de volta!

  3. é o que dizem....
    quinta-feira, 24 de setembro de 2009 – 16:32 hs

    Só no Brasil o crime compensa!!!!!!!!

  4. Bisteka
    quinta-feira, 24 de setembro de 2009 – 20:34 hs

    Tá aí gente!
    Uma ação compensatória ao contrário… Isto é o “CRIME COMPENSATÓRIO”
    VIVA EL BRASIL!
    VIVA EL PT!!!
    VIVA EL CARA….DE PAU!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*