Alvaro quer liberar internet e outdoor na campanha eleitoral | Fábio Campana

Alvaro quer liberar internet e outdoor na campanha eleitoral

145641post_foto

Do blog Política em Debate

O senador Alvaro Dias (foto) protocolou emendas ao Projeto de Lei de reforma eleitoral, que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e será votado pelo plenário do Senado na próxima semana. Entre as mudanças sugeridas pelo senador está o fim da censura prévia à internet e o restabelecimento do direito à liberdade de opinião e crítica durante a campanha eleitoral.

“A liberdade de opinião deve ser assegurada. O texto aprovado configura censura prévia e se constitui atraso imperdoável. Precisamos de ampla participação da cidadania nesse novo meio de comunicação”, disse o senador na justificativa.

A outra emenda apresentada por Alvaro Dias restabelece a possibilidade de uso do outdoor para propaganda eleitoral, após sorteio realizado pela Justiça Eleitoral. Pela proposta, a publicidade de outdoors estará subordinada à legislação local e os pontos destinados aos outdoors deverão ser assim distribuídos: trinta por cento, entre os partidos e coligações que tenham candidato a presidente da República; trinta por cento, entre os que tenham candidato a governador e a senador; quarenta por cento, entre os que tenham candidatos a deputado federal, estadual ou distrital.

“O outdoor, especialmente para os candidatos novos, é um bom instrumento de campanha e deve ser restabelecido, com os cuidados necessários para evitar o abuso do poder econômico. Não é o outdoor, mas as placas e cartazes que sujam a cidade e estimulam abusos. Nossa emenda pode permitir uma campanha eleitoral limpa e, ao mesmo tempo, eficaz”, justificou o senador.


12 comentários

  1. V.Lemainski-Cascavel
    sexta-feira, 4 de setembro de 2009 – 18:21 hs

    Gostei do projeto do Álvaro, sobretudo no fim da sensura prévia à internet e liberdade de expressão e crítica. A crítica favorece a formação de opinião e a consciência coletiva.
    Já, quanto aos outdoors, não vejo grande necessidade. Na última eleição não teve e, a meu ver, foi muito bem. Voto deve ser ganho através de trabalho e propostas e projetos exequíveis.

  2. sexta-feira, 4 de setembro de 2009 – 18:32 hs

    Não tem como discordar do Senador Álvaro Dias. A internet está aí para ser usada. É um meio de comunicação acessível a todos e a liberdade de expressão tem que ser preservada. Olhem o Blog do Senador. Ele publica o que acontece e lá qualquer um comenta, não se usam palavras de baixo calão, mas se diz o que se pensa. Eu por exemplo me refiro ao Lula sempre ou como Lula ou como PresiMente pois que na realidade é o que ele e a turma dele passaram a ser. MENTIROSOS. Faço isso na net, só que pessoalmente eu não me escondo uso o nome e o email. e não oculto IP. Mas acho que a LIBERDADE DE EXPRESSÃO precisa ser preservada. E se alguém tiver que ser chamado, processado ou o que de direito que seja.

    Mas nada de CENSURA isso é simplesmente Retrógrado.

  3. SYLVIO SEBASTIANI
    sexta-feira, 4 de setembro de 2009 – 18:45 hs

    A Internet vai ser muito importante na próxima eleição, principalmente aos candidatos de menos recursos, que aliás estes se eleitos, com certeza serão os melhores parlamentares. Recordo que fui candidato à deputado estadual pelo MDB em 1978, não fui eleito, por não ter recursos para a campanha, nenhum. Conheço política, sou comprovadamente um político sério,era funcionário da Assembléia Legislativa, se eleito meus colegas estariam colaborando para ter exito, seria um deputado atuante à favor da população, pois minha participação na vida pública, como 3 vezes Presidente do MDB de Curitiba e conhecedor de todos os municipios do Paraná, sabia de seus problemas, mas não fui eleito por não ter dinheiro para a campanha.

  4. paulo miranda
    sexta-feira, 4 de setembro de 2009 – 18:53 hs

    Ele só esquece de dizer que tudo isso não vale p/ os professores. Esses continuam sob as patas da cavalaria das araucárias!!!!!

  5. mariana siqueira
    sexta-feira, 4 de setembro de 2009 – 21:22 hs

    que coisa, esse cara ainda vive???nunca fez nada pelo Estado,
    a nossa representação inexiste em BSB, desde que o grupo de
    Ney Braga foi apeado do poder. Esse oportunista apenas sobrevive!
    Tem um pacto de sobrevivência com Requião, um ajuda o outro,
    e o Paraná se dana………………..

  6. DON QUIXOTE
    sexta-feira, 4 de setembro de 2009 – 22:53 hs

    PARABÉNS SENADOR ÁLVARO DIAS.

    Esta sua defesa DA PLENA DEMOCRACIA, está amplamente amparada na Constituição, como registro:

    CAPÍTULO V – DA COMUNICAÇÃO SOCIAL.
    “ARTIGO 220.- A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

    ……………………………
    § 2o. É vedada toda e qualquer censura de natureza polítíca, ideológica e artística.

    …………………………….
    § 5o. Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

    VEjam bem.

    É VEDADA QUALQUER – EU DISSE QUALQUER – CENSURA DE NATUREZA POLÍTICA.

    Ora, não temos uma ação política maior do que a disputa eleitoral, que tem caráter eminentemente POLÍTICO, pois da disputa eleitoral é que surgem os polítcos eleitos, que vão comandar o País.

    A Constituição, LEI MAIOR , NÃO FAZ EXCEÇÃO E NEM REGISTRA CASOS DE EXCEÇÃO DE AÇÃO POLÍTICA-ELEITORAL, pelo que se presume que qualquer lei eleitoral, RESTRITIVA DESTE DIREITO QUE ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO, É POR CONSEQUÊNCIA – INCONSTITUCIONAL –

    PARABÉNS SENADOR ÁLVARO DIAS.
    ELES PRECISAM DE UMA BOA DOSE DE DEMOCRACIA, POIS SE A LEI PRIVILEGIAR SÓ O CANDIDATO À PRESIDENTE, FICA CARACTERIZADA UMA ESPÉCIE DE MONOPÓLIO NA COMUNICAÇÃO ELEITORAL,
    E ISTO TAMBÉM É INCONSTITUCIONAL.

  7. BINHO
    sábado, 5 de setembro de 2009 – 3:31 hs

    ESSE SILVIO SEBASTIANI É O MAIOR CULTUADOR DE SEU PRÓPRIO EGO. TODOS SEUS COMENTÁRIOS ELE FALA DE SUAS PERIPÉCIAS NA VIDA POLITICA MAS, NUNCA FOI NADA POIS É UM ZERO A ESQUERDA. NO SEU PRÓXIMO COMENTÁRIO ELE PODERIA DIZER: FUI MESMO JANTAR COM O PEPE RIQUINHO E O OSCAR ALVES. IRMÃO DO BETO NO LELIS. ELE NUNCA FALOU DISSO POIS LÁ FOI TRATADO UMA LEVE TRAIÇÃO AO ALVARO, QUE DISPUTARÁ O LUGAR COM O BETO NA PESQUISA DO DIRETÓRIO NACIONAL. COMO É SILVIO, FOI OU NÃO FOI A ESSE REGALO. QUEM PAGOU? FOI O NOSSO DINHEIRO DA PREFEITURA? ACHO QUE VAI DAR BETO NA CABEÇA.

  8. cidadão paranaense
    sábado, 5 de setembro de 2009 – 7:07 hs

    O que Álvaro quer é poder mostrar imagem de bom moço, mas os professores do Paraná sabem muito bem do que ele é capaz. Como naquela fatídica pancadaria que ele no comando do Estado como Governador deixou que acontecesse com os professores. Álvaro v/c nunca mais vai ocupar a cadeira do Governo Estadual.

  9. SYLVIO SEBASTIANI
    sábado, 5 de setembro de 2009 – 9:13 hs

    Paulo Miranda, se este for de fato seu nome, o assunto não é esse, se você pretender falar sobre isso também estou as suas ordens,é só marcar um encontro público que discutiremos esse assunto, que conheço bem. Você mostrar que é despreparado e não deve ser professor aqui do Paraná. Estamos falando de internet na campanahaa eleitoral, viu?

  10. Cidadao
    sábado, 5 de setembro de 2009 – 11:16 hs

    Aos que ainda se apegam nesta questao dos Professores, quando vcs irao falar sobre o que esta acontecendo com a nossa educao a muitos anos (escolas destruidas, professores sofrendo com a inseguranca e falta de respeito dos alunos, salarios indecentes) ou seja vcs ainda se preocupam com o que aconteceu a tanto tempo, como lhes convem esquece o que ocorre neste momento com os PROFESSORES e os alunos a alguns anos.
    Sem falar nos onibus escolares entregues somente em DATA COMEMORATIVA de municipios AMIGOS do Governador.
    Isto na cabecinha dos idiotas acima PODE!!!!

  11. Reinoldo Hey
    domingo, 6 de setembro de 2009 – 11:07 hs

    Minha mulher acha o Alvaro Dias um “gato”
    .
    É a segunda vez que minha mulher demonstra sinal de inteligência.
    Na terceira ela me larga.
    A Língua Portuguesa é realmente maravilhosa.

  12. Reinoldo Hey
    domingo, 6 de setembro de 2009 – 11:10 hs

    A propósito: minha mulher também me acha um gato.
    (Chego em casa de quatro e miando de bêbado.)

    Sorria, você está sendo roubado.

    “O Lula é meu pastor e nada(inclusive o bolsa-família) me faltará. Ele me faz pastar em verdes pastos…”

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*