Pesquisa para saber o que o ex-PT pensa do PT. | Fábio Campana

Pesquisa para saber o que o ex-PT pensa do PT.

IqueSuplicy
De Josias de Souza na Folha Online

Na oposição, PT especializara-se em tirar gênios da garrafa. No governo, o ex-PT se esforça para fazê-los descer gargalo abaixo.

Lula, o petista de mostruário, revelou-se um tucano que ainda não tinha chegado ao poder. Radical, exacerbou a idéia de mudar radicalmente o radicalismo do passado.

O velho o PT era o cachorro correndo atrás do carro. Súbito, o automóvel parou. E o ex-PT, em vez de morder os pneus, abana o rabo para tudo o que combatia.

Na ante-sala de uma nova eleição, o petismo precisa despertar sua militância. É hora de o partido pôr os pingos nos seus próprios “is”.

Na semana passada, depois de mostrar o cartão vermelho para Sarney, Eduardo Suplicy arrostou a falta de educação de Ricardo Berzoini.

Em solenidade pública, o senador estendeu a mão para o deputado, presidente do PT. Ficou com a mão pendurada no ar.

Depois, Suplicy disse: se fizerem uma pesquisa, vão verificar que o sentimento dos filiados do partido se aproxima do meu.

Solidário com Suplicy, o repórter decidiu formular um questionário para a pesquisa que Berzoini não tem a intenção de fazer.

Para não embatucar a cabeça da militância, hoje mais preocupada em criar os filhos e encher a geladeira, sugere-se um rol de perguntas de múltipla escolha.

Nove questões. Mais ou menos assim:

1. O discurso do neo-PT deve:
a) Atacar o que sempre defendeu
b) Defender o que sempre atacou
c) Invocar a governabilidade

2. O PMDB é o melhor parceiro de jornada porque:
a) Não há líder mais eficiente do que o Jucá
b) Ruim com o Sarney, pior sem ele
c) Se não cedemos, essa gente fecha com o Serra

3. Aos companheiros que pensam como o Suplicy resta:
a) Pensar dez vezes antes de calar
b) Lembrar que em boca que engole sapo não entra mosquito
c) Tomar suco de maracujá servido pelo ‘demo’ Heráclito

4. Aos saudosistas da esquerda recomenda-se que:
a) Vençam na na vida, para virar direita
b) Leiam o Lanterna na Popa, do Roberto Campos
c) Releiam o Roberto Campos

5. Sob Dilma, o futuro reserva ao Brasil:
a) Uma Pasárgada com o Sarney de amigo da rainha
b) Uma Pasárgada com Renan na cama escolhida
c) Todas as alternativas anteriores

6. A plataforma econômica de 2010 deve:
a) Ficar à direita do Henrique Meirelles
b) Continuar à direita do Meirelles
c) Por que não manter o próprio Meirelles?

7. Dilma é a melhor sucessora para Lula da Silva porque:
a) É mais Lula do que o próprio Silva
b) Pensa como Lula e age como Silva
c) Substituirá o Lula guiada pelo Silva

8. A Dilma deve se compor com o capital porque:
a) Se bom sentimento é utopia, melhor casar por dinheiro
b) O melhor regime é a comunhão de males
c) Dinheiro não traz felicidade, mas financia a eleição

9. O melhor epitáfio para o túmulo do ex-PT é:
a) Fui cobrar de Marx a minha vida eterna;
b) Deixo a ideologia para cair na vida;
c) Não contem mais comigo.


9 comentários

  1. Mario
    domingo, 30 de agosto de 2009 – 11:57 hs

    SÓ JORNALISTA CRETINO E ENTREGUISTA DOS DEMOS-TUCANALHAS FARIAM UMA PESQUISA DE NAIPE !

  2. SOLANGE LOPES
    domingo, 30 de agosto de 2009 – 17:02 hs

    Não sou petista, nunca votei no Lulla e nem em quem ele indicar, leia-se Dilma. Porém, numa eventualidade de uma vitória da Dilma, coisa que não acredito, gostaria de ver a dita cuja meter o pé na bunda do Lulla e dizer à ele. ¨Aqui quem manda agora sou eu¨.

  3. José Airton de Amorim
    domingo, 30 de agosto de 2009 – 18:45 hs

    Essa imprensa parcial e partidária e que tem lado, que não trata questão alguma sem isenção, que tudo desvirtua em prol de um interesse escuso, e inconfessável, não serve de referência a quem quer que seja.

    Pode até servir aos objetivos a que se propõe, mas continua não sendo imprensa, ou pelo menos o que a gente poderia assim chamar não o é.

    Há alguns anos, estamos sem referência na grande imprensa, seja escrita ou falada, em possamos confiar qualquer assunto, mas principalmente relativos a política, sem corrermos o risco de passar por contradição.

    E o que é muito pior, a invenção de “coisas” no dia a dia da imprensa e seus blogueiro. O método é sempre o mesmo. Concebido por Ali Kamel, chamado de “testando hipóteses”, consiste no seguinte: o jornal, ou a revista lança o factoide* num dia, o congresso o repercute, então, num passe de “magia” (coordenado por toda à mídia), transforma-se vírus. Passa a contaminar todo mundo. Está aí, criado o mau serviço.

  4. josé
    domingo, 30 de agosto de 2009 – 21:19 hs

    Só para lembrar ao mário e ao josé airton: esta mesma imprensa que voces desancam foi a que derrubou collor….que o pt combatia e agora aplaude….

    Esta mesma imprensa criticava as constantes viagens de fhc e não pode criticar as viagens do lula? Porquê?

    Quem mudou? O lula e o pt? Não, não mudaram nem um nem outro….apenas mostraram a verdadeira cara: um partido político como outro qualquer, igual ao dem, psdb, ptb, pdt, pmn e tantos outros… a diferença é que agora tem telhado de vidro também…

    Por último, vale lembrar que basta ver vídeo de pouco tempo atrás e ver o que os petistas falavam de sarney, renan, collor e o que dizem hoje…quem mudou? Ninguém…o que ficou claro é que se pudessem os petistas calariam a imprensa e todos aqueles que mostram as mazelas deste governo…esta é a diferença: após a ditadura o pt é o primeiro governo a querer calar a imprensa!!!!!!!!!!!!!

  5. Carlos-Curitiba
    domingo, 30 de agosto de 2009 – 22:32 hs

    Eis o gabarito

    1-a
    2-c
    3-a
    4-a
    5-c
    6-c
    7-c
    8-c
    9-a

    Tirei zero na prova das perguntas?
    Bobagem, quem se preocupa com um governo falido como o do PT?

  6. Mario
    segunda-feira, 31 de agosto de 2009 – 8:18 hs

    JOSÉ, NÓS NÃO QUEREMOS CALAR NINGUÉM, O QUE QUEREMOS É QUE OS DONOS DA IMPRENSA FALADA, ESCRITA E TELEVISIONADA, NÃO TENHA LADO(demotucanos) E PROPICIE A TODOS O MESMO ESPAÇO EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES.!!!! QUANTO AO SENADO POR QUE VOCÊ DEFENDE SÓ cassar O SARNEY, E NÃO TODOS OS SENADORES QUE FIZERAM PARTE DA MESA DIRETORA DESDE 1994 E/OU A MESA QUE CRIOU OS ATOS SECRETOS, A VERBA DE REPRESENTAÇÃO, ETC??? PARECE-ME QUE VC QUER PROTEGER OS SENADORES DO PFL/DEMOS E DOS TUCANOS !!!

  7. josé
    segunda-feira, 31 de agosto de 2009 – 9:01 hs

    Mário, discordo de vc, é muito simples:

    1. Já foram feitas pesquisas que comprovam que os espaços ocupados pelos partidos nas revistas e jornais é proporcional,o que muda é que o pt hoje é governo, portanto está sujeito a aparecer mais que os outros…se isto acontece de forma negativa, a culpa não é da imprensa e sim dos noticiados que estã dando motivos para tal;

    2. A mesma imprensa que vc critica é formada em sua maioria por jornalistas alinhados com o pt, quer exemplos? Nassif, PHA, Dimenstein, tem até uns por aqui, como o Galindo por exemploe o exemplo maior: o Franklin Martins e a Tereza Cruvinel vieram de onde?;

    3. Quem defendeu com unhas e dentes o Sarney foi o pt, aliás foi ordem do sr. lula e antes que vc ache qualquer coisa: sou totalmente a favor de investigação e punição total a todos, começando pelo sarney já seria uma bela demonstração de que o pt tem vergonha na cara…não foi o caso…

    4. Vamos adiante: me dê justificativas lógicas, (sem o blablablá nacionalista, ameaça ao valor da Petrobrás, etc e tal) do porquê não haver a CPI da Petrobrás?

    5. Porquê o pt tenta esvaziar as CPIs? O que tanto o pt teme de uma CPI como a das ONGs por exemplo?

    Mário, já votei no pt e me arrependo, não era isto que estamos vendo que eu esperava e não me venha com justificativas de “ganhos com políticas sociais”, isto é balela, os programso sociais já existiam com fhc (foram criados por D. Ruth Cardoso, lembra?) e só forma ampliados pelo pt.

    A política econômica é a mesma de fhc, aliás isto pelo menos foi mantido e é um ponto positivo. E para complementar, estes últimos 6 anos forma os maiores lucros da história dos bancos brasileiros…estranho não é, mas não me lembro de nenhum banqueiro reclamando do governo nestes tempos…

    Para finalizar me responda: as críticas que o lula fazia ao sarney, ao collor, ao renam, eram mentira? Ele era mal informado ou foi só uma forma de nos enganar para conseguir votos?

  8. Pandolfo
    segunda-feira, 31 de agosto de 2009 – 9:43 hs

    OS ERROS, OS CRIMES, OS DESVIOS EDEOLÓGICOS, ETC, NÃO PODEM SER RELATIVIZADOS. O CRIME OU O ERRO DE UM NÃO JUSTIFICA O CRIME OU O ERRO DO OUTRO.
    EU VOTEI NO PT PARA SER DIFERENTE DO PASSADO. ACREDITEI NAS PROPOSTAS DE MUDANÇAS E NO DISCURSO ÉTICO. NÃO FOI ISSO O QUE ACONTECEU!! QUERO MEU VOTO DE VOLTA!!!
    ELES, O PT, ESTÁ SENDO BEM PIOR DO QUE O FHC.
    NUNCA ANTES NESTE PAIS A ROUBALHEIRA FOI TÃO GENERALIZADA E AS COISAS SÉRIAS TÃO BANALIZADAS E DESRESPEITADAS!!!!!!!!!!!!!!!!
    NÃO ENTENDO COMO ALGUNS ACÉFALOS PRETENDEM DEFENDER OS CRIMES DE ALGUNS, CONTRAPONDO AOS CRIMES DE OUTROS……….

  9. caruncho
    segunda-feira, 31 de agosto de 2009 – 12:35 hs

    Mario,vc deve ser um dos miseraveis que vivem do bolsa esmola.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*