Richa entrega Núcleo de Proteção para a PM no Bom Retiro | Fábio Campana

Richa entrega Núcleo de Proteção para a PM no Bom Retiro

nucleo1

Preocupado com a insegurança em Curitiba, o prefeito Beto Richa decidiu entrar em campo. Ontem, entregou o Núcleo de Proteção ao Cidadão no Bairro Bom Retiro.

Localizado na Praça Desembargador Negi Calixto, no Jardim Schaffer, o Núcleo atenderá cerca de 40 mil moradores dos bairros Bom Retiro, Pilarzinho, São Francisco, Vista Alegre e Mercês. É o décimo-terceiro Núcleo de Proteção ao Cidadão de Curitiba, o sétimo entregue desde 2005.

“Esse tipo de estrutura de segurança resgata as praças de Curitiba e naregião ao entorno. Onde são instalados, invariavelmente transformam a vida dos moradores para melhor”, disse Richa. “Somados a uma boa iluminação e equipamentos de lazer, as praças voltam a ser um ambiente atraente para as famílias.”

Os Núcleos de Proteção ao Cidadão são uma parceria da Prefeitura com o governo estadual. A Prefeitura fornece o espaço e a Polícia Militar do Paraná entra com o efetivo para fazer a segurança ostensiva na região. “A Prefeitura construiu o local, que será cedido em comodato e passará a ser ocupado pela PM”, disse o coronel Itamar dos Santos, secretário municipal da Defesa Social.

A construção desse Núcleo era um compromisso assumido pelo prefeito em audiências públicas com a comunidade da região. “Foi um trabalho realizado em parceria com a Associação de Moradores do Jardim Schaffer. Um estudo da PM apontou que essa praça seria o local mais adequado para a instalação do Núcleo”, disse o vereador Paulo Frote.

Os demais Núcleos estão localizados nas seguintes regiões: Praça Oswaldo Cruz (Centro), Praça da Liberdade (Bairro Alto), Praça Soldado Wagner Alves Sampaio (CIC/Tatuquara), Praça Mário Epphinghaus (Juvevê/Cabral), Passeio Público (Centro Cívico); Praça dos Menonitas (Boqueirão), Praça Afonso Botelho (Água Verde/Rebouças), Praça Bento Munhoz da Rocha (Vila Guaíra), Rua Toaldo Túlio (São Braz), Rua Mandirituba (Bairro Novo), Jardim das Américas e Parque dos Tropeiros.

Postos Avançados da Guarda Municipal

Além dos 13 Núcleos de Proteção ao Cidadão, a população conta ainda com 14 Postos Avançados da Guarda Municipal espalhados pela cidade. “Os postos policias inibem a ação dos marginais e as famílias podem passar a tarde nas praças com tranqüilidade”, observou o secretário da Defesa Social.

Até o fim do ano, mais cinco Postos Avançados da Guarda Municipal serão instalados na cidade: praça do Batel, nos parques Lago Azul e Bacacheri, no eixo de animação Wenceslau Braz e na Avenida Brasília.

“Estamos nas principais praças e parques de Curitiba e isso muda o perfil dessas regiões. Com ações como essas, a segurança fica melhor”, disse Itamar dos Santos.


18 comentários

  1. Eduardo Mairo
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 10:15 hs

    Este blog é tão parcial…
    Se ele se preocupasse com a segurança, colocaria um modulo desses em bairros realmente perigosos.. não no JARDIM SCHAFFER.

  2. ofaxineiro
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 10:30 hs

    Boa Beto, continue trabalhando, é isto que o povo quer……

  3. Motoqueiro Infernal!
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 11:08 hs

    Toda iniciativa é bem vista por pessoas coerentes, só que estamos muito longe de amenizar um problema social de âmbito nacional que atinge principalmente a juventude brasileira de grandes centros urbanos, DROGA.

  4. quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 11:09 hs

    Bola pra frente, segurança é problema de todos…quanto a instalar o módulo no Jardim Schaffer,não entendi..lá não moram cidadãos também…..Sempre ha um senão em todos os atos, só que as vezes esse senão foge da lógica…

  5. Teodoro
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 11:24 hs

    Já que o Governador Requião e o Secretário da Insegurança Delazento não fazem nada, pelo menos o Beto Richa tenta fazer, mesmo não sendo sua atribuição como Prefeito Municipal a questão de segurança pública, e tem mais, esse módulo atende os bairros do (Bom Retiro, Pilarzinho, Ahú, Jd. Shaffer, parte das Mercês, São Francisco, São Lourenço, etc…) não é pouca coisa, mas alguém pelo menos se preocupa e faz, enquanto outros só falam, falam, falam, e nada de fazerem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. adenival
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 13:29 hs

    Isso Beto. É isso que o paupérrimo povo do JARDIM SCHAFFER precisa.

  7. Ricardo
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 13:45 hs

    Para Eduardo.

    Beto Richa faz oque pode, pois é dever do GOVERNADORZINHO REQUIÃO garantir a segurança pública do Paraná.
    Coisa que não fez e nem fará.

  8. MAURICIO MACHADO
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 13:49 hs

    É Sr. Prefeito, não é problema seu, mas … alguém tem que fazer alguma coisa.
    Se formos esperar pelo governo estadual……
    Segurança….DEVER DO ESTADO, compromisso de todos.

  9. Negão Fuck
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 14:02 hs

    Eduardo Mairo, acho que você não leu a nota inteira. Então veja a parte extraída do texto antes de criticar:

    “Os demais Núcleos estão localizados nas seguintes regiões: Praça Oswaldo Cruz (Centro), Praça da Liberdade (Bairro Alto), Praça Soldado Wagner Alves Sampaio (CIC/Tatuquara), Praça Mário Epphinghaus (Juvevê/Cabral), Passeio Público (Centro Cívico); Praça dos Menonitas (Boqueirão), Praça Afonso Botelho (Água Verde/Rebouças), Praça Bento Munhoz da Rocha (Vila Guaíra), Rua Toaldo Túlio (São Braz), Rua Mandirituba (Bairro Novo), Jardim das Américas e Parque dos Tropeiros.”

  10. Humberto
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 14:29 hs

    Educação, saúde e segurança são privilégios somente para os ricos, não é mesmo Beto?
    E aqueles módulos antigos que parecem com um ponto de ônibus? Ainda existe um numa praça na mesma rua do módulo novo, na Hugo Simas.
    E a ronda onstensiva, em que o cidadão tinha o número de celular dos policiais?
    E aqueles quiosques com uma luminária em cima?
    Quando a polícia militar vai nos mostrar um projeto que realmente venha pra ficar e que funcione?

  11. DDD
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 14:42 hs

    Eduardo Mairo,

    Esse Blog é sim parcial, não tem como negar.
    Mas vc também é pelo jeito, fala mal de colocar um posto da policia no Jd Schaffer, mas veja o resto da noticia, Praça Oswaldo Cruz (Centro), Praça da Liberdade (Bairro Alto), Praça Soldado Wagner Alves Sampaio (CIC/Tatuquara), Praça dos Menonitas (Boqueirão), Praça Afonso Botelho (Água Verde/Rebouças), Praça Bento Munhoz da Rocha (Vila Guaíra), Rua Toaldo Túlio (São Braz), Rua Mandirituba (Bairro Novo), Jardim das Américas e Parque dos Tropeiros. parques Lago Azul e Bacacheri, no eixo de animação Wenceslau Braz e na Avenida Brasília.
    Não são essas regiões perigosas??

    Que a prefeitura continue a construir tais postos e que o governo do estado, pelo amor de Deus aumente o efetivo da Policia para dar um pouco de proteção ao cidadão.

  12. leandro.
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 15:38 hs

    Beto é bencão. Os bandidos e cracomaniácos vão se regenerar todos.

  13. Eduardo Mairo
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 17:02 hs

    Pois é né Ricardo
    Só que voce não percebeu
    Que o prefeito que vocês puxam tanto o saco, apenas construiu um MODULO, ou seja, apenas uma estrutura fisica… A policia é toda do Estado do Paraná, que vocês tanto criticam…

    Quero ver a prefeitura contratar Guardas Municipais.. Construir um bem imovel de 40 m² é fácil…

  14. Eduardo Mairo
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 17:04 hs

    E a todos os demais, se a prefeitura realmente quissesse melhorar a segurança, deveria mudar a atribuição da Guarda Municipal para tambem atender a população, e não só os bens do patrimonio municipal e os onibus.

    Que inclusive, deveria ser pago pelas empresas de onibus essa segurança, já que os onibus e boa parte da arrecadação são das empresas.

    O problema da cidade não é falta de módulo.. Módulo qualquer um constrói, tem fibra, de tijolo, fica dentro do carro, a pé, o problema é mais efetivo, tanto da PM quanto da GM.

  15. Zé Ninguém
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 18:42 hs

    Ao contrario de que a maioria pensa segurança e de responsabilidade do prefeito sim , o que não e de responsabilidade e o comando das policias civil e militar , o prefeito tomou a frente o problema e esta resolvendo de uma maneira inteligente e concreta, o policiamento ostensivo e de grande ajuda pois inibe a ação dos marginais.Parabenizo ao prefeito pela atitude. Mas lembro que a guarda municipal pode estar presente com módulos nos terminais auxiliando a policia militar .

  16. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 19:07 hs

    O militar da foto poderia ir treinando e bater continência para o Beto Richa, futuro governador do Paraná.

  17. moradora doShaffer
    quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 19:36 hs

    Acho que todos os bairros merecem segurança,por que não o Shaffer? Mas protesto contra a parcialidade da noticia,o posto foi construido pela prefeitura mas será utilizado pela policia estadual.O prefeito esta em campanha,inaugura tudo e coloca nos jornais,é bom lembrar que casa vazia não faz segurança de ninguem!

  18. quarta-feira, 12 de agosto de 2009 – 20:44 hs

    Caro Humberto, todas as suas perguntas devem ser respondidas pelo secretário de segunça do Paraná, vulgo rambinho, e não pelo prefeito…Cada um no seu devido lugar.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*