PT isola Mercadante e deve votar para livrar Sarney no conselho | Fábio Campana

PT isola Mercadante e deve votar para livrar Sarney no conselho

24.07.09_politica_lider

Fábio Panunzio, da Folha de S. Paulo

Após idas e vindas, o PT deve dar hoje os três votos que faltam para arquivar definitivamente as 11 representações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética.

A decisão deixa isolado o líder da bancada, Aloizio Mercadante (SP), que defende que pelo menos um processo, referente à suposta participação do presidente do Senado em atos secretos, seja aberto. Ontem, Mercadante ameaçou renunciar ao cargo de líder.

O PT tem três representantes no conselho: Ideli Salvatti (SC), Delcídio Amaral (MS) e João Pedro (AM). Ideli e Delcídio fazem parte da ala pró-Sarney da bancada petista e sempre fizeram pressão pelo arquivamento das denúncias.

João Pedro, que inicialmente tinha disposição de seguir Mercadante, recuou após ser pressionado pelo Palácio do Planalto. Outro que mudou de ideia após inicialmente advogar a abertura de ao menos um processo foi o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.

“Minha posição agora é pelo arquivamento dos processos, dado que a oposição quer fazer luta política no Senado. Não há clima para fazer uma apuração isenta sobre os fatos. Muito mais apropriado é deixar [isso] para o Ministério Público”, afirmou Berzoini.

No mesmo pacote deve entrar a salvação do líder do PSDB na Casa, senador Arthur Virgílio (AM). Virgílio é acusado de ter mantido empregado um funcionário em cargo de confiança enquanto ele estudava na Europa.

Os votos

O conselho tem 16 integrantes. Com os votos do PT, devem ser pelo menos dez contra a abertura de processo contra Sarney. Apenas quatro são votos seguros pela abertura: Demóstenes Torres (DEM-GO), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Sérgio Guerra (PSDB-PE).

Há duas dúvidas: João Durval (PDT-BA) e Eliseu Resende (DEM-MG)– que tem dito que teria “desconforto” em votar contra Sarney, apesar de ser de uma bancada de oposição.

A própria oposição reservadamente já admite a derrota e trata de reerguer pontes com os sarneyzistas. Ontem, Guerra foi à tribuna para dizer que “Sarney sofre ataques muitas vezes injustos” e que tem direito de se defender.

O conselho tem duas vagas abertas de membros titulares, que devem ser preenchidas por indicações de Mercadante.

Delcídio e Ideli, suplentes que ocupam as vagas, têm pressionado o líder de sua bancada a fazer essas nomeações para que eles não precisem se expor e votar favoravelmente ao presidente do Senado.

Mercadante se recusa. Ontem, ele afirmou que estaria em curso uma manobra para nomear à sua revelia os senadores Roberto Cavalcanti (PRB-PB) e Romero Jucá (PMDB-RR) para as vagas abertas. “Nesse caso, que seja com outro líder”, disse o petista.

Depois, Mercadante transmitiu pelo celular a senadores petistas em plenário que não estava entregando o cargo.


8 comentários

  1. quarta-feira, 19 de agosto de 2009 – 8:07 hs

    A ¨BANDEIRA DA ÉTICA¨ do PT há muito tempo foi parar da lata do lixo.
    O presidente Lula com muita habilidade aproveita e nada de braçada por vários motivos. Vejamos alguns:

    – A opinião pública não tendo instrumentos necessários para distinguir os picaretas dos politicos comprometidos/sérios e acaba nivelando todos por baixo.
    – A grande midia QUASE sempre busca como alvos principais os membros do Poder Legislativo;
    – A midia infelizmente só divulga as ações negativa dos membros do legislativo, passando a falsa impressão para a população que todos são ¨farinha do mesmo saco¨;
    – A midia não foca ou pouca ataca o Executivo porque é lá -na administração direta e indireta- que estão as fontes das verbas publicitárias;
    – Deve-se fiscalizar e denunciar os erros do Legislativo, todavia é no Executivo que se concentram os recursos públicos e é lá que a CORRUPÇÃO corre solta;

    – Parlamentar não tem verba para patrocinios. A Petrobras, os Ministérios, o Banco do Brasil, a Caixa Economica……..tem e muito……..
    A midia em todos os níveis tem uma grande parcela de culpa pela desinformação da população.

  2. O Pato Curitibano
    quarta-feira, 19 de agosto de 2009 – 9:15 hs

    O PT sempre faz o que o presidente do sindicato Brasil manda. Mesmo contra a vontade popular.

    Quando Deus fez o mundo, para que os homens prosperassem decidiu dar-lhes apenas duas virtudes.
    Assim:
    – Aos Suíços os fez estudiosos e respeitadores da lei.
    – Aos Ingleses, organizados e pontuais.
    – Aos argentinos, chatos e arrogantes.
    – Aos Japoneses, trabalhadores e disciplinados.
    – Aos Italianos, alegres e românticos.
    – Aos Franceses, cultos e finos.
    – Aos Brasileiros, inteligentes, honestos e petistas.
    O anjo anotou, mas logo em seguida, cheio de humildade e de medo (parece, mas não estava na escolinha), indagou:
    – Senhor, a todos os povos do mundo foram dadas duas virtudes, porém, aos brasileiros foram dadas três! Isto não os fará soberbos em relação aos outros povos da terra?
    – Muito bem observado, bom anjo! (definitivamente não estava na escolinha) exclamou o Senhor.
    – Isto é verdade!
    – Façamos então uma correção! De agora em diante, os brasileiros, povo do meu coração, manterão estas três virtudes, mas nenhum deles poderá utilizar mais de duas simultaneamente, como os outros povos!

    Assim, o que for petista e honesto, não pode ser inteligente.

    O que for petista e inteligente, não pode ser honesto.

    E o que for inteligente e honesto, não pode ser petista.

    Palavras do Senhor…

  3. SYLVIO SEBASTIANI
    quarta-feira, 19 de agosto de 2009 – 9:50 hs

    O Senador Mercadante, de São Paulo, está usando a coerência, a sensatez, neste Caso do Senador José Sarney, ele tem no próximo ano uma tentativa de reeleição e conhece o eleitor paulista, as eleitoras de São Paulo, que sabem escolher seus candidatos e estão atentos à política, diferente do Maranhão, de Alagoas, de Amapa .Ele não coloca a mãos em cambuca, que pega fogo e queima até seu corpo. Ele viu a reeleição do Senador Suplicy, que se não fosse corpo-mole, perdia para o Afif Domingos, mas ele se entregou de pronto contra o Lula e o próprio PT, ganhando por poucos votos.

  4. PABUFE
    quarta-feira, 19 de agosto de 2009 – 10:04 hs

    VALEU A FOTO PIZZA.

    A nota da receita da pizza do Senado devria estar vinculada a esta nota do Mercadante.

  5. .cidadão curitibano
    quarta-feira, 19 de agosto de 2009 – 10:35 hs

    O que quer dizer PT? Partido dos Trambiqueiros?

  6. Paulo Syritiuk
    quarta-feira, 19 de agosto de 2009 – 12:20 hs

    O senador Mercadante tentou…tentou… e tentou….manter a então pregada ética Petista, mas como viu que o projeto de poder do Presidente Lula vai além da ética, vai pular desse barco sob pena de nao se reeleger. Alias para ele deve ser nauseante ter que defender senador Sarney que em épocas passadas era chamado pelos petistas de Coronel Oligarca. Não sei se não sai tarde…O PT colherá os frutos desse apoio ao senador Sarney, principalmente junto a classe média do país. Aguardem….

  7. quarta-feira, 19 de agosto de 2009 – 13:33 hs

    Depois da vergonha dos bate bocas de ontem estava na cara que vão arquivar tudo, mas por outro lado 2010 está aí e quem sabe conseguimos elucidar o povo e assim tirar esses “RATOS de esgoto” sem dignidade e caráter que se apoderaram do Senado, ou que resta dele.

    O Senador Sérgio Guerra disse que as denuncias contra Sarney muitas vezes são injustas, essas são aquelas que a população não ficou sabendo, porque Sarney é a escória da política brasileira. Mas disse também, o Senador Guerra que Sarney tem direito de se defender, mas que para isso tem que se dar andamento às denuncias sim, Pois ouvi o pronunciamento.

    E segundo me consta, o direito a defesa é constitucional, o que não é constitucional é Um Safado roubar descaradamente o contribuinte e depois ser atenuado pela sua Biografia. Isso é Tupiniquim, É a VERGONHA a degradação onde estão enterrados os políticos Brasileiros, pelo menos a grande MAIORIA.

    O Mercadante mudar de idéia a toda a hora é normal de qualquer SEM CARÁTER, nesse caso é mais fácil já que ele não tem nenhum dos dois, nem caráter nem VERGONHA. Vai renunciar P. Nenhuma para isso teria que ser no mínimo Homem e ele não é.

  8. David
    quarta-feira, 19 de agosto de 2009 – 14:14 hs

    No Mercadante eu votaria para presidente.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*