PT é refém de Lula | Fábio Campana

PT é refém de Lula

Lula3
De Kennedy Alencar na Folha Online

Até o anúncio do resultado da sucessão presidencial de 2010, não há a menor chance de um levante ou racha petista influenciar os rumos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dita ao partido. Motivo: não existe um líder no PT capaz de se contrapor à força de Lula.

Desde de 2004, quando José Dirceu ainda era o poderoso chefe da Casa Civil e quase beijou a lona por causa do episódio Waldomiro Diniz, começou a novela de destruição de biografias do PT. Caíram todos aqueles que poderiam, com algum brilho ou poder próprios, contestar ou persuadir Lula.

Ao longo desses seis anos e oito meses de governo, Lula cresceu, e o PT diminuiu. Governadores, senadores, deputados e a cúpula da máquina petista têm sido solenemente ignorados pelo presidente.

Ao escolher a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como candidata à sua sucessão, Lula nem disfarçou. Não chamou para jantar no Palácio da Alvorada a cúpula partidária a fim de pedir opinião. Apontou o dedo para Dilma e ponto.

Isso causou mal-estar no partido. Muita gente reclama nas conversas reservadas, mas falta coragem para discordar de um presidente com 67% de índice ótimo/bom, segundo a mais recente pesquisa Datafolha publicada no último domingo.

O salvamento de José Sarney, portanto, é apenas mais um capítulo da novela de destruição de biografias petistas. Escaldado pelo mensalão, Lula abraçou Sarney a fim de manter a governabilidade no Senado na hora da CPI da Petrobras e praticamente consolidar a aliança PT-PMDB pró-Dilma.

O senador Aloizio Mercadante (PT), que já havia sido posto para fora do jogo principal com o dossiê dos aloprados (campanha de 2006), obteve a proeza de se enfraquecer ainda mais. Ficou mal com Lula, PMDB, colegas do PT e o eleitorado ao qual pretende pedir a reeleição em outubro de 2010.

Depois de anunciar uma saída irrevogável, Mercadante permaneceu na liderança do PT no Senado. Na prática, como mostrou a crise do Senado, ele não lidera a bancada.

Os grupos que hoje controlam a máquina petista estão aboletados em seus cargos no governo. Poucos deixarão o partido. A atual crise se limita a uma parte da bancada do Senado.

A maioria petista vai aguardar o resultado da aposta em Dilma. Se der errado, Lula ouvirá que o PT fez tudo o que ele quis. Haverá choro, promessas de renovação, mas o partido permanecerá refém do lulismo porque Lula continuará maior do que o PT. Lula será a única perspectiva de volta ao poder.

No cenário de vitória de Dilma, o petismo deverá coadjuvar o PMDB no futuro governo.

O PT deverá completar 30 anos em 2010 mais dependente da figura de Lula do que na época em que um líder sindical barbudo fundou a legenda.


11 comentários

  1. sábado, 22 de agosto de 2009 – 18:31 hs

    SÓ que KA não diz é ,que lula está nas mãos do PMDB.

  2. CLOVIS PENA -
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 19:26 hs

    Em um período passado, como muitos, pensei que era o Zé quem dava todas as cartas………

  3. Betina
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 23:19 hs

    E Lula é refém do Sarney!
    O Pt sifu…

  4. Carlos Alberto
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 23:26 hs

    Em 2011 o PT não terá outro destino que não o mesmo do PRN de Collor. Ele continuou vivo na Política, agora é Senador (absurdo). Lulla também continuará (provavelmente também como Senador). Mas o PT, como imaginavamos conhecer, já éra. Morreu esta semana. Insepulto, vagará ainda por algumas eleições, mas sem qualquer expressão ou bandeira que mereça alguma lembrança.

  5. trabalhador sòbrio
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 8:32 hs

    olha o cachaceiro preguiçoso, com os olhos injetados…engana quem vc puder , a mim não fanfarrão…

  6. domingo, 23 de agosto de 2009 – 9:31 hs

    O Presidente Lula é um fenomeno que aparece a cada século. De torneiro mecanico a Presidente da República com 67% de aprovação no segundo mandato, com liderança internacional, merece o nosso respeito e admiração.
    Evidentemente que para conduzir um país as vezes tem que fazer algumas concessões e isso acontece no Brasil e em qualquer parte do mundo.
    Parabéns Lula. Porque além de tudo voce é a cara do povo e tem outras qualidades: CARISMA E HUMILDADE.

  7. PABUFE
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 10:15 hs

    O PT de hoje é um partido de UM LÍDER SÓ.

    Esta situação lembra o PDT de Brizola, que após a sua morte, não conseguiu formar um líder nacional, pois era, repito, como o PT de hoje, UM PARTIDO DE UM LÍDER SÓ.

    Caso o Lula se aposente, o PT vira um partido pequeno.

    Paga o preço dos desvios de rtota e dos compromissos com a ética.

    Nesta eleiçao de 20120 estes fenômenos vão aflorar nas urnas.

    Não se pode enganar sempre todo um povo.

    Um dia a casa cai.

  8. PABUFE
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 10:18 hs

    O PT tem que proibir oZÉ DIRCEU, de ficar falando em nome do PT em todo o País.

    Cada vez que fala, aumenta a rejeição do PT, pois o povo não tem boas lembranças dele. Está contaminado.

  9. To be or not to be
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 13:26 hs

    Carisma e humildade, o inferno tá cheio de gente assim, agora cara do povo, …é de matar….Enquanto ele era pedra, jogava nos vizinhos, via os defeitos de todos, agora ele é vidraça, ficou ruim pra ele….tudo q prometeu tá dificil cumprir, e as viagens….sempre humilde…e carismático (vestido condizente com o povo?), e dona marisa…humilde e carismática (vestida como o povo)
    Ele Hospital Sirio Libanês, o povo postinho 24 horas da esquina,e SUS com consulta pra daqui alguns meses. Vamos acordar povo. Se é o partido quem manda, então votaremos na proxima eleição no partido e não pessoa……ou em branco q seria o melhor, assim ficaríamos de consciência tranquila, e não teríamos q aguentar tudo isso de partidos. Mando ele praquele partido PQP.(ponta q partiu) Tão humildezinho e carismático leia-se pag. 48 da revista Isto é,……quem ler verá…… os aero´-lulas…..só alegria…
    Pois então… tudo q pinta de novo…pinta no nariz do povo…..

  10. domingo, 23 de agosto de 2009 – 21:01 hs

    O Aldo a tua engenharia deve ser outra. Achar que o Lula é humilde, aí já é demais, o sujeito tonou-se um arrogante insuportável e agora também um grande pilantra.

  11. porrete de lapacho
    segunda-feira, 24 de agosto de 2009 – 8:40 hs

    ao eng. aldo. ME DEPRIME VER UMA PESSOA QUE ESTUDOU , NO MÌNIMO 16 ANOS, PARA SE FORMAR ENG. ., SE DEIXAR ENGANAR POR UM IGNORANTE, CACHACEIRO, PREGUIÇOSO E PRINCIPALMENTE ARROGANTE COMO O LULA. MAS TEM PESSOAS ASSIM, QUE QUANTO MAIS ESTUDAM MAIS BURRO FICAM.QUEIME SEU DIPLOMA E SE TORNE IGUAL AO SEU ÌDOLO BARBUDO APEDEUTA

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*