Paraná já tem 107 mortes por gripe suína | Fábio Campana

Paraná já tem 107 mortes por gripe suína

gripe-suina-ah1n1

De Evandro Fadel, no Estadão:

A maior parte dos óbitos (55) ocorreu na região metropolitana de Curitiba

O Paraná já tem 107 óbitos em decorrência da gripe suína. Os novos números foram divulgados em boletim da Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta segunda-feira, 17. O boletim anterior, divulgado na sexta-feira, trazia a ocorrência de 79 mortes. No entanto, a secretaria esclareceu que, entre os dois boletins, houve apenas três mortes. As outras 25 ocorreram entre os dias 20 de julho e 13 de agosto e dependiam de exames laboratoriais para a confirmação.

Até domingo, foram analisadas 3.967 amostras, das quais 81,4% pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen) e o restante pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Dessas amostras, 1.833 foram positivas. A região metropolitana de Curitiba lidera o número de óbitos, com 55 registros. A maior ocorrência de mortes foi no dia 5 de agosto, com 10 registros. O grupo de adultos jovens (20 a 40 anos) congrega 50,5% das mortes.


8 comentários

  1. A A CASAGRANDE
    terça-feira, 18 de agosto de 2009 – 8:52 hs

    ENQUANTO AS AUTORIDADES SANITARIAS DO ESTADO E MUNICIPIO DIZEM QUE ESTA TUDO SOB CONTROLE O PARANÁ NÃO SAI DO PRIMEIRO LUGAR EM NUMERO DE ÓBITOS SE COMPRARMOS COM A POPULAÇÃO, HOJE 18 08 O PARANA TEM 1 ÓBITO POR 98 131 PESSOAS . ENQUANTO O SEGUNDO COLOCADO O RIO GRANDE DO SUL 151,184 OBITOS POR HABITANTE, SÃO PAULO 1 OBITO POR 306.057 PESSOAS E O RIO DE JANEIRO 1 ÓBITO POR 395.038 PESSOAS SERIA MUITO INTERSSANTE O SECRETARIO DA SAUDE DO ESTADO EXPLICAR , AFINAL ELE DISSE QUE NÃO HAVIA NENHUM PROBLEMA E QUE OS COMENTARIOS ERAM APENAS FACTOIDES E MITOS URBANOS.
    COMO LEIGO

  2. marcia
    terça-feira, 18 de agosto de 2009 – 9:08 hs

    E ninguem fala que Curitiba é a pior cidade do mundo em número de mortes, ESTA TUDO BEM….
    Isto porque o Vice-Prefeito è médico e Secretario Municipal de Saúde, afinal como vai ficar Curitiba, Cidade Modelo???

  3. terça-feira, 18 de agosto de 2009 – 10:59 hs

    acho a gripe palhaçada + temq tomar muito cudado esse pai e doido eueuieieui’ xD

  4. Ita
    terça-feira, 18 de agosto de 2009 – 12:45 hs

    Em Cascavel de 112 casos confirmados já teve 6 óbitos que equivale a 5,4% de óbitos por caso confirmado.

  5. terça-feira, 18 de agosto de 2009 – 13:39 hs

    Meus amigos querem saber a real, estas informações do governo estão totalmente equivocadas. Querem saber a verdade, coversem com os donos das funerárias, o quanto eles estão faturando, tem muita gente morrendo, agora se é da gripe não sei, mas aqui na minha citty, tem duas funerárias apenas, estes dias estavam até brigando por causa dos serviços funerais que eram poucos, agora a funerária do meu amigo “causamortis” já atende cinco vezes mais e anda até dispensando serviço por causa da quantidade, veja até estes dias atendia a média de 06 a 10 obitos mensais, mas pasmem nestes ultimos 60 dias atendeu 42 obitos, sem contar os atendimentos da outra funerária que sempre atendeu mais, o coveiro do cemitério zé enterra tudo, disse que nunca viu tamanha mortande e que até já tem um auxiliar – AJT – AUXILIAR JOGA TERRA, o qual paga por conta própria, com a gorja extra dos familiares que as vezes querem um serviço mais rapido….. Então duvidam fiquem de olho nos cemitérios e funerárias. Vcs irão verificar o perigo que corremos, perdeu-se totalmente o controle..

  6. terça-feira, 18 de agosto de 2009 – 15:26 hs

    Marcia,

    A maior incidência dos casos da InfluenzaA (H1N1) se dá na região Sul porque esta é a região mais fria do Brasil.

    Para mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br.
    Assessoria de Comunicação
    Ministério da Saúde

  7. ANALÍTICA
    quarta-feira, 19 de agosto de 2009 – 21:59 hs

    é meu povo….sofreremos mais um tanto ainda com essa gripe….
    O MS tem razão…aqui o nosso clima não colabora……e é por isso que estamos penando mais…mas assim que o tempo esquentar….a tendência é diminuir os casos, assim como a Influenza B, que é comum nos meses de inverno.

    Agora…que os números estão assustando, isso estão mesmo. Demorou muito o Pr quebrar o protocolo né? Pq, se formos usar Tamiflu só pra caso comprovado….com a velocidaaaaaaaaaaaaadddeeeeeeeeeee dos resultados…..daí a coisa complica….e quem tinha que sarar já sarou ou morreu sendo apenas suspeito.

    Só que não devemos dar ouvidos a tanta barbaridade que mandam até em e-mails….pq isso é para apavorar mais as pessoas…..

    Vamos nos prevenir…..vamos ficar de olho e vamos cobrar das autoridades….Tanto das Secretarias de Saúde Municipais, quanto Estadual. Pq só medidas de higiene a estas alturas do campeonato não vão resolver muita coisa…..A clínica é soberana…..

  8. Roberta
    sexta-feira, 21 de agosto de 2009 – 0:10 hs

    Olha só! minha amiga Analítica discorrendo sobre a gripe A. Bom saber que você não é monotemática, assim podemos nos aprofundar sobre outras cositas más… desculpa Analítica mas eu não resisti.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*