Orlando Pessuti tem alguma chance? | Fábio Campana

Orlando Pessuti tem alguma chance?

vice-governador Orlando Pessuti

De Celso Nascimento, na Gazeta do Povo

Que chances tem o vice-governador Orlando Pessuti (foto) na disputa pelo governo em 2010, enfrentando Beto Richa de um lado e Osmar Dias de outro? Esse é um dos cenários que a pesquisa Vox Populi, encomendada pelo PSDB nacional, colocou à prova. Na aparência, Pessuti não seria motivo de preocupação.

As aparências, porém, podem enganar, pensam alguns dos poucos analistas tucanos que tiveram acesso ao proposital detalhismo da pesquisa – já que se trata de um documento elaborado para definições estratégicas do partido. Segundo eles, o atual vice pode não ganhar, mas não ficará apenas no máximo de 9% que a sondagem lhe dá.

Os argumentos desses observadores obedecem a alguma lógica. Partem da premissa de que, por enquanto, Pessuti é quase um candidato apenas de si próprio, apesar de o seu partido já ter feito o pré-lançamento do seu nome. En­­tre­­­tanto, não conseguiu entusiasmar a tropa, que ainda ronda as cercanias dos candidatos mais fortes – Osmar Dias e Beto Richa, sem contar os muitos peemedebistas que prefeririam ver Alvaro Dias disputando em nome do partido.

Nem mesmo o governador Roberto Requião demonstra entusiasmo pelo seu vice. Não é ele o “dono” da candidatura de Pessuti, como, em simetria exemplar, se vê Lula lutando para eleger Dilma. A distância entre os dois é histórica e não diminuiu muito neste momento de definições. Talvez continue assim, pois não há registro de que Requião tenha feito no passado empenho para eleger alguém do seu time. Caso de Alvaro Dias, lançado para sucedê-lo em 1994 (perdeu para Jaime Lerner) e, antes, de Maurício Fruet, que foi candidato a prefeito de Curitiba em 1988 na saída de Requião. Nos poucos casos em que se empenhou, o candidato perdeu feio: Maurício Requião, candidato a prefeito em 1996, fez 8% dos votos. Doático Santos, com apoio de toda a família Requião, ficou como sétimo suplente de vereador em Curitiba.

Crescimento

Então, resumo da história: Pessuti não conta com efetivo apoio do governador; a bancada de deputados está fracionada entre os demais candidatos que disputam por outros partidos; os prefeitos e os diretórios municipais ainda esperam para saber a quem devem aderir. Pois bem, ainda assim Pessuti aparece com 9%, bem próximo dos dois dígitos.

Tem condições de crescer? Tem. A partir de abril do ano que vem é ele quem estará no comando da máquina estadual. Com a desincompatibilização de Requião, que sai para disputar o Senado, é o vice que fica com a caneta – isto é, com o poder de usar a simultaneidade de sua condição de governador e candidato para ajudar-se a si próprio, ajudar outros e atrapalhar alguns. Nesse último caso, por exemplo, poderá até utilizar-se do velho e bom “corpo mole” em relação ao candidato ao Senado!

Tem mais: se Osmar Dias, enfim, acertar-se com o PSDB, será com Pessuti que o PT e a presidenciável Dilma terão de se agarrar. Essas duas circunstâncias, mais uma campanha que não seja mal feita, poderá fazer Pessuti atingir uma votação considerável. Portanto, estará no jogo sucessório para valer.

Vai ganhar? Dificilmente. Mas pelo menos deixará bem mais pedregoso o caminho dos seus oponentes.


28 comentários

  1. PARANAGUÁ
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 10:50 hs

    O Pessuti vai ser decisivo na disputa no segundo turno entre Osmar e Beto .

  2. ofaxineiro
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 11:07 hs

    O Pessutti é gente boa, mas a briga de 2010 está reservada para os grupos do Richa e Dias que desde a década de oitenta não se entendem…..Vamos de Beto….

  3. Ajuizado
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 11:07 hs

    Campana, talvez a palavra ao fundo da foto (SPHERE) possa significar algo…

  4. Alguém
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 11:33 hs

    O Pessuti vai ser decisivo na disputa no segundo turno entre Osmar e Beto . (2) – (e se isso acontecer acho que o pmdb apóia o beto)

    O Pessutti é gente boa, mas a briga de 2010 está reservada para os grupos do Richa e Dias que desde a década de oitenta não se entendem…..Vamos de Beto…. (2)

  5. Wilson
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 11:50 hs

    Para quem saiu de Jardim Alegre o Pessuti faz uma bela carreira, já que contando com as vezes que assumiu será governador por quase um ano, é vice em dois mandatos consecutivos e foi deputado por vários mandatos!

    Agora quanto as suas chances na eleição 2.010 elas são nenhuma, já que está isolado até mesmo dentro do partido e a sua penetração dentro dos maiores centros inexiste!

  6. Carlão
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 11:57 hs

    Pessutti fará o papel boa praça e vai no acordão do segundo turno só pra ajeitar cargos para encostados do PMDB e Grande Família Requião.

  7. analista
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 12:28 hs

    O Kassab também nem tinha chance contra o Alckmin e a Marta.

    E a Yeda no RS… tinha só 4%

    Pessuti já dobrou desde que há 45 dias o partido sinalizou apoio a sua candidatura.

  8. sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 12:30 hs

    Gente, o Pessuti vai cair ainda mais, quando o bloco do Beto Richa sair às ruas. O de Osmar já tá pipocando há meses e não consegue sair do chão. Beto, sem campanha tá ali, pisando na cabeça do Osmar, que vai ter que se vender para o vassalo PT do Requião – que sempre odiou – para tentar subir nas pesquisas. Pessuti, se crescer, quer dizer, se sair candidato, chegaria a 9,1% nas pesquisas sérias. Não adianta ir contra a maré. E a maré é Beto Richa. A onda vai se transformar nums grande tsunami. Requião não conseguir fazer Alvaro candidato dos tucanos. Vai ter que se postar ao solo pelo Beto Richa. Se quiser se eleger senador, sem perder para a loira petista e o irmão de seu amigo que vai arredar e buscar a reeleição. Requião tá prestes a tomar na cabeça. Tomara. O Paraná vai deixar de ser um grande hospício para um louco só…

  9. Oráculo
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 13:15 hs

    Sim. Tem chance.A chance em ser cristianizado. Serve aos interesses de Roberto Requião em se eleger Senador e que depois sairá falando mal de Pessutti.

  10. VAI VAI
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 13:26 hs

    Bom Requião poderia estar tambem no local, pois milho é comestivel, caso resolvessem fazer um canjica ou exprimentar inatura mesmo algumas sementes, diferentemente da mamona assassina…

  11. Marcelo M.
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 13:49 hs

    Três opções são sempre bem vinda…

  12. Jaferrer
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 13:58 hs

    Pessuti somente terá chance se mostrar identidade própria e autonomia para, com a caneta na mão, começar a desfazer algumas das desgraças e desmandos produzidos nestes sete anos pelo Napoleão das araucárias.

  13. Parnanguara
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 14:47 hs

    Fábio, na análise do jornalista Celso Nascimento foi esquecido o apoio de Requião ao candidato Moreira, nas últimas eleições da capital. Moreira não chegou a 2% dos votos… Mal sinal para Pessuti.

  14. Helga
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 14:51 hs

    Isso se o Requeijão não surtar e mandar os seus empregad…, digo, correligionários indicar outro candidato (mais bolivariano e baba-ovo) que o Pessuti, que é homem sério demais para os padrões da irmandade mamonepote.

  15. sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 14:53 hs

    Osmar e Beto irão se entender e apenas um deles sera o candidato, portanto o Pessuti só vai passaer.

  16. Carlos Alberto Gomes
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 16:16 hs

    Na condição de presidente municipal do PMDB em Guarapuava, devo contestar a opinião do Wilson e do colunista da Gazeta, Celso Nascimento sobre as reais chances do vice-governdor Orlando Pessuti ao governo do Estado.
    Pessuti será governador a partir de abril de 2010 e nessa condição irá mostrar aos paranaenses, principalmente aqueles que ainda não o conhecem suficientemente, das suas qualidades como homem público e da sua capacidade de persuasão. Conhece o Paraná mais do que Osmar Dias e infinitas vezes mais que Beto Richa. Tem um ótimo discurso e um poder de convencimento superior aos seus concorrentes. Isso não chega ? Diante dessa perspectiva, tenho plena convicção de que Pessuti estará no segundo turno. Os 9% que ele tem nas pesquisas da Vox Populi só não são maiores porque ele teve muito pouco espaço na mídia durante esses seis anos como vice-governador, diferente de Osmar Dias e Beto Richa, que frequentam as manchetes há muito tempo. No confronto direto, não tenho dúvidas de que Pessuti ampliará – a exemplo de Gilberto Kassab em São Paulo – a sua posição nas pesquisas eleitorais.

    Carlos Alberto Gomes – PMDB Guarapuava

  17. Pessutao é bao
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 16:19 hs

    O seguinte, ano quem vem quem vai estar com a caneta é o Pessutao. Quem vai liberar grana, cargos.Portanto O pessutao anotem ai no minimo com 25% ele chega. Agora ganhar é outra coisa. Mas nao menosprezem o Pessutao ele sabe pedir e conseguir votos foi ele quem fez o Requiao no interior.

  18. marcondes
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 16:32 hs

    Pessuti,saia para Senador,que voce leva,deixei o reiquejão é hora de dar o troco.

  19. sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 16:42 hs

    No atual momento tudo é suposição,os quadros estão indefinidos,tudo depende dos arranjos para o Cargo maior,que é o da presidencia,logo as pesquizas atuais devem sim serem estudadas,porém vale lembrar que em uma eleição para governador a hora que o jogo começar e com as regras definidas,tudo se começa do zero,havera os descontentes que não conseguirão suas candidaturas loucos para dar o troco,é nesta linha de raciocinio que aposto no \Pessutão,nunca perdeu uma eleição,gente boa e querida do povo,com o governo e acanaeta na mão tem tudo para ir ao segundo turno,com a força do Partido,e a sua forma especial de tratar as pessoas,logo acredito e aposto no Pessuti,Há ja visto que dentro do atual quadro e se compararmos com eleições anteriores na região sul os candidatos que se elegerem governador,caso de Santa Catarina e Rio grande do Sul,todos tinham nas pesquizas bem menos doque o Pessuti tem hoje.

  20. sinei silva
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 16:46 hs

    Orlando Pessuti tem alguma chance?
    Sim! Todas as chances.
    1) Partindo do principio do bom governo desenvolvido por Requião e Pessuti.
    2) Após duas disputas de mandato pelo PMDB “com chapa pura”, está credenciado para uma terceira disputa, agora com certeza, apoiado por vários partidos.
    3) Histórico e experiência política, que poucos tem neste estado.
    4) Profundo conhecedor do Paraná seus valores e suas necessidades.
    5) Reconhecido e respeitado na sociedade paranaense em todas as suas esferas.
    6) Homem consciencioso e equilibrado.
    7) Estrutura partidária nos 399 municípios do estado.
    8) 137 Prefeitos eleitos / PMDB.
    9) 46 vice prefeitos eleitos / PMDB.
    10) 753 vereadores eleitos / PMDB.
    11) 18 deputados estadual / PMDB.
    12) 07 deputados federal / PMDB.
    13) Maior visibilidade pública a partir de abril/2010 quando assume o governo.
    14) Apoio já definido do grande eleitor do estado Roberto Requião.
    15) Índice de rejeição mínimo.

  21. Ricardo
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 16:47 hs

    Adoraria votar no Pessuti, se não fosse o Requião.

  22. Conde Edmundo Dantas
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 17:00 hs

    Nenhuma!

  23. sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 17:10 hs

    Esse betinho tem que explicar esta História da reeleição
    antes de dar uma de bom moço a quere ser candidato
    antes foi PRTB agora vai ser o PDT.

  24. Silvio Antonio Biazotto
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 18:18 hs

    O Sr. Orlando não deveria nem ser cujitado a cargo de governador, pois desconheço qualquer causa defendida ao extremo pelo mesmo, O sr. Orlando gosta é da vida que a politica proporciona, nada a mais.
    Att
    Silvio

  25. Luís A Kutax-Ctda
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 19:06 hs

    POUCOS PESSOAS TEM O CARATER TAL QUAL O PESSUTI. POSSUI PRINCIPIOS ETICOS, RELIGIOSOS E FAMILIARES QUE, COM CERTEZA ABSOLUTA O CREDENCIAM PARA SER UM DOS MELHORES GOVERNADORES DO PARANÁ. TRABALHOU POR MUITO TEMPO NA EMATER, CONHECE O SOFRIMENTO DO HOMEM DO CAMPO E NÃO TEM RABO PRESO COM NINGUÉM. E TODAS AS PESQUISAS DEMONSTRAM QUE PESSUTI ESTÁ CRESCENDO E FORMANDO UMA BOA BASE COM PESSOAS RESPEITADAS. ENQUANTO OS OUTROS BRIGAM, PESSUTI “CRESCE” E SERÁ O FUTURO GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ…

  26. joao curitiboca
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 19:51 hs

    é gente boa,mas queimou o filme sendo vice desta praga chamada roberto requião,chances acho que 5%,mas boa sorte.

  27. COITADO DO PESSUTÃO
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 22:19 hs

    NAO PASSA DE CAMPO LARGO HEHEHEHE TOTALMENTE SEM CHANCE

  28. COITADO DO PESSUTÃO II
    sexta-feira, 7 de agosto de 2009 – 22:20 hs

    JA ESTA TREINANDO NA COIEITA HEHEHEHE

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*