Mais 468 atos secretos descobertos no Senado | Fábio Campana

Mais 468 atos secretos descobertos no Senado

Do Jornal da Globo

Uma lista de 468 atos secretos surgiu na noite desta quarta-feira (12) no Senado. Foram emitidos há cerca de dez anos para nomeações, demissões e gratificações. No vídeo, veja a reportagem completa de Heraldo Pereira.

A lista a que o “Jornal da Globo” teve acesso com exclusividade mostra a documentação para nomear e dispensar funcionários dos gabinetes, da gráfica e do serviço de processamento de dados do Senado.

Entre 1998 e 1999, quando o falecido senador Antônio Carlos Magalhães era o presidente do Senado, os atos secretos foram incluídos em boletins suplementares, e só agora disponibilizados na rede de computadores do Senado, depois que a comissão de sindicância iria terminar o trabalho com os atos secretos anteriores.

O então senador Ronaldo Cunha Lima, da Paraíba, na época primeiro secretário e responsável pela administração, nomeou o filho. Outros atos alteram a estrutura de cargos e pessoal nas áreas de telefonia, biblioteca, serviço médico, segurança e comunicação. Criam funções de confiança para diretorias. E tratam até de folha de pagamento.

O JG tentou ouvir o ex-senador Cunha Lima, mas ele não retornou as ligações.
Os atos secretos agora descobertos foram postados na rede de computadores do Senado no dia 29 de maio.

O primeiro secretário do Senado, senador Heráclito Fortes, encomendou uma investigação para descobrir novos atos secretos. Ele ficou surpreso. “Uma surpesa. Vem a ser um absurdo. Além de um crime, é uma irresponsabilidade. Torna totatalmente inseguro o trabalho feito. Nada me garante que algum maldoso, perverso, não tem ato secreto na sua gaveta”, afirmou.

Fortes entende a descoberta como sabotagem, e determinou a abertura de inquérito. “Isso me parece sabotagem feita à administração atual por fundamentalistas das administrações passadas, que acham que vão voltar a praticar aquilo que praticaram durante 14 anos”.


6 comentários

  1. PABUFE
    quinta-feira, 13 de agosto de 2009 – 7:34 hs

    O ELEITOR É O CULPADO.

    “O povo tem o governo que merece”, diz o ditado popular inteligente.

    A imprensa deveria fazer uma relação dos senadores enolvidos, e nas próximas eleições, divulgar seus nomes,lembrando estes atos DE ALTA CORRUPÇÃO, E DE PRIVATIZAÇÃO SECRETA DOS ATOS DO SENADO FEDERAL, PARA FAVORECIMENTO PRÓPRIO.

    Caso sejam reeleios como já conteceu diversa vezes, com o Collor e tantos outros, que se CONSAGRE A FALCATRUA OFIOSA NO ESTADO, E ACEITEMOS TUDO ISTO COMO UM FATO NORMAL NESTA PORCARIA DE SOCIEDADE BRASILEIRA.

  2. Ed
    quinta-feira, 13 de agosto de 2009 – 10:27 hs

    Esses 468 atos secretos, ao que me parecem, não são do Sarney, o que me leva a crer que a maioria dos senadores tem o r… preso um com o outro (veja o acordo para poupar o Arthur Virgílio). Divida 468 pelo número de senadores e vamos ver que dá quase seis atos secretos para cada um (me perdoem os poucos senadores honestos). As vezes penso que Calígula quando nomeou seu cavalo Incitactus como senador não era louco, apenas queria tirar um sarrinho no seu Senado, que era como o nosso (não a Instituição, mas os Senadores); porém, conseguiram inverter as coisas e o homem passou para a história como um louco.

  3. Alerta
    quinta-feira, 13 de agosto de 2009 – 11:15 hs

    Neste periodo 1998, 1999 o partido que estava no poder era o PSDB. (FHC, Serra, Álvaro e Cia).
    Conforme a matéria acima isto acontece à 14 anos.
    Porque querem crucificar somente o Sarney?
    Todos os Senadores que estão no senado neste periodo são culpados de alguma forma ou por atos ou por omissão.
    E talves até tenhão sido favorecido por estes atos.
    Assim como o companheiro comentou acima é importante fazer uma relação dos atos secretos e quem foi favorecido com os mesmos. Quais os Senadores envolvidos.

  4. carlos richa
    quinta-feira, 13 de agosto de 2009 – 13:32 hs

    me diz uma coisa pra que serve essa m…. de senado. fecha e deixa só a camara funcionando transforma o local em museu tem mais utilidade. alias museu já é

  5. quinta-feira, 13 de agosto de 2009 – 13:35 hs

    O Senador Heráclito Fortes, diz se surpreender com a aparição de mais estes 468 atos secretos.
    Estou louco ou o absurdo reina naquela casa que deveria ser um SENADO, mas parece um circo de palhaços onde ninguém sabe nada, senão vejamos:

    Aparecem mais 468, segundo entendi foram aparecer em 29.05.2009, alguém quiz se proteger e deixar que a bomba estourasse junto com os outros, já que já havia culpados. Agora além de atos, temos culpados secretos. Uma Vergonha.
    O Senador Heráclito Fortes, diz ao repórter da Globo, que não sabia que tinha mas desconfiava que existissem. Que raio de administração é essa, não sabem o que existe, desconfiam, mas ninguém averigua nada. Mais um irresponsável, e tem mais, logo vão aparecer outros.
    Parece-me que o maior problema do Senado é mão de obra qualificada para funções administrativas, ou seja, vem ao encontro do que eu sempre digo os tais concursos, que tornam os energúmenos, estáveis nos empregos, são uma fábrica de incompetência e não vejo que alguém queira mudar isso, o motivo é simples, menos de 10% dos homens que deveriam legislar, não teriam ocupação na iniciativa privada onde se ganha porque se é capaz e não por omissão. Que é o que fazem nosso Deputados e Senadores são uma corja de OMISSOS, na grande maioria, escapa a minoria.
    Como no gabinete do 1º secretário do Senado, não se sabe de nada, se desconfia. O que esse palhaço está fazendo aí?
    Na verdade dos 10.000 funcionários anunciados, para mim 30 % nem sabem o que é o Senado, 30% recebem lotados em outros lugares e os 40% restantes que não sei se lá estão, a muiria do tempo estão fazendo nada ou quase nada já que essa casarealmente NÃO FUNCIONA.

    Num dos comentários anteriores, um colega comentarista pede para que a imprensa faça uma lista com nomes para não serem votados em 2010, isso depende de quem é o candidato que eles estiveram protegendo, já que a Globo anda conforme os ventos, ou seja são nitidamente uma corja de “vira-lata” sem idéias próprias e ainda que as tivessem, podem, não podem ser tendenciosos a NOTÍCIA TEM QUE SER IMPARCIAL, ou seja, os senhores dão a Noticia e cada um a entende como quiser. o que não é o caso.

    Mas eu facilitei o meu voto da seguinte forma. 2010 – Gente LIGADA AO PT e ou PMDB não tem meu voto nem o de ninguém que me ouça, e ainda assim nos outros precisa cuidado.

    Sei que embora muito poucos deve haver alguém de valor nesses partidos, só com lupa, mas poderia se encontrar. Com toda a certeza não nas lideranças, mas fora delas deve haver uma meia dúzia aproveitável.

    Só que temos o problema de fidelidade partidária, se deixarmos membros dessas legendas nos Governos invariavelmente vamos dar espaço para a corja de Safados que aí estão hoje, então há que cortar o Mal pela raíz.

    FORA PT e ou PMDB na verdade Farinha do mesmo saco.

  6. Olhos Abertos
    quinta-feira, 13 de agosto de 2009 – 22:45 hs

    Mais um.. Mais um..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*