Lavareda admite distorções nas pesquisas feitas para o PSDB | Fábio Campana

Lavareda admite distorções nas pesquisas feitas para o PSDB

Antonio Lavareda - 09 - Foto Gleyson Ramos

Assessores da direção do PSDB nativo informam que o sociólogo Antonio Lavareda admitiu problemas nas pesquisas realizadas a pedido da direção nacional do partido pelos institutos Ipespe e Vox Populi.

Entre outros, um “efeito questionário” na pergunta sobre “o melhor candidato do PSDB”. Na pesquisa do Vox Populi, são feitas seis perguntas sobre intenção de voto para governador antes da pergunta sobre o melhor candidato do PSDB. Das seis, três incluem o nome de Beto Richa e apenas uma o nome de Alvaro Dias.

Na pesquisa do Ipespe acontece o inverso. Das cinco listas apresentadas antes da pergunta sobre o melhor candidato do PSDB, três têm o nome de Alvaro Dias e apenas uma inclui o de Beto Richa.

Lavareda acredita que essa distorção influenciou a percepção dos entrevistados sobre a plausibilidade das candidaturas. A mesma falha acontece em relação á pergunta sobre “o melhor candidato para enfrentar o PT”.

Diante da distroção, Lavareda considerou as duas perguntas prejiudicadas nas duas pesquisas.


20 comentários

  1. ofachineiro
    sábado, 15 de agosto de 2009 – 10:51 hs

    Não só nas pesquisas, mas nas eleições também houve desvios…

  2. o faxineiro
    sábado, 15 de agosto de 2009 – 10:52 hs

    Nã precisa ser “muito inteligente” para ver que esta pesquisa está errada e não bate com a realidade…..

  3. sábado, 15 de agosto de 2009 – 11:32 hs

    São Números e se falarmos de estatística, a coisa fica de uma proporção muito maior. Colocações.

    O que realmente Interessa, é que Tanto O Senador Álvaro Dias como o Perfeito Beto Richa, são dois Honestos e Decentes Homens públicos e qualquer deles capaz de ser Governador do Paraná.

    A Minha inclinação por Álvaro Dias, tem uma explicação muito lógica.
    Esse (des)governo que aí está, todos sabemos que nada faz, o que faz faz mal ou em benefício próprio, o que equivale a dizer que vai deixar o estado em verdadeira Petição de Miséria.

    A BEM DO PARANÁ, A MUITO MAIOR EXPERIÊNCIA DO SENADOR ÁLVARO DIAS DEVE SER MUITO MELHOR PARA O PARANÁ E SEU POVO.

    Como já disse outras Vezes, torço para que os Dois se entendam, já que ambos são de grande Valia para a Vida pública do estado e Também a Nacional.

    Senador, Beto: Entendam-se, pelo bem do PARANÁ e seu Povo, Livrem-nos da Corja que aí se encontra.

  4. Pé Vermeio
    sábado, 15 de agosto de 2009 – 13:55 hs

    è mais uma falcatrua do Alvaro, para tentar desqualificar o Beto Richa, que é o melhor indicado para ser o próximo Governador do Paraná, sem rejeição, enquanto Alvaro, tem um rejeição assustadora, que o digam os professores paranaenses.

  5. Ita
    sábado, 15 de agosto de 2009 – 14:29 hs

    Totalmente errada.
    O que ouço falar no meio dos Trabalhadores é que não votam no candidato do PSDB e nem no Osmar que não defende os interesses dosTrabalhadores mas sim os interesses dos poderosos e grandes empresários.

  6. SYLVIO SEBASTIANI
    sábado, 15 de agosto de 2009 – 15:22 hs

    Precisa verificar bem esta matéria.Na chamada diz:” Lavareda, admite distorções nas pesquisas feitas para o PSDB”. Mas no final diz:”Diante da distorção, Lavareda considerou as duas perguntas prejudicadas nas duas perguntas”.A pesquisa do IPESP, a qual tenho em mãos, exitem diversas perguntas, com perto de 100 folhas, somente duas foram consideradas prejudicadas pelas duas organizações de Pesquisas, conforme a noticia acima referida, portanto não é para serem anuladas em seus conteúdos, que determinaram o principal, que é “em quem você votaria” e “em que você não votaria”, que seja a rejeição.Discutam esses números se tiverem condições sérias, provas sérias, materiais de contestação plausível, assim poderemos com mais clareza discutir estas ou outras que irão aparecer.

  7. PABUFE
    sábado, 15 de agosto de 2009 – 16:43 hs

    HÍÍÍÍÍÍ´, SÔ, E AGORA….COMO FICA ESTE EMBRÓGLIO
    ” PESQUISAL ” ?

    FAÇAM UMA TERCEIRA.

  8. PAULO SÉRGIO MOREIRA
    sábado, 15 de agosto de 2009 – 18:16 hs

    FÁBIO!!!
    Distorção e Manipulação não são coisas que o CAPETA adora ??

  9. sábado, 15 de agosto de 2009 – 18:17 hs

    O Beto Richa e o Alvaro Dias são dois honestos e decentes homens públicos.
    Realmente são dois homens muiiito honestos, o Prefeito não sabia da sogra fantasma do seu chefe de gabinete, das estribulias do klaus, das digamos ações do seu irmão no DER, do caixa 2 da campanha.
    O Alvaro nem mandou a policia atacar os professores, não sabia de nada que acontecia no senado ele é muiiito honesto decente.
    Tem que consertar este desgoverno do PMDB, que o PSDB participa com Secretario no primeiro escalão e tem deputadosss na base de apoio do governador.
    Se tem desgoverno o PSDB faz parte do desgoverno ou deveria entregar os cargos e seus deputados serem oposição na Assembléia.

  10. sábado, 15 de agosto de 2009 – 20:18 hs

    Caro Silvio, não entendo ser questão de ter provas contra isso ou aquilo. Como uma pesquisa teve seu valor estatistico dentro da realidade que ela tentou avaliar. Como vc tem a pesquisa aí, constatará que existem distorções claras da relidade, o exemplo é simples: cita Beto com 53% dos votos da RMC, isso é uma inverdade, vc sabe disso pois vive em CTBA. Ao mesmo tempo aponta Álvaro com 43% na mesma RMC contra Osmar. Isso também não é verdade, mesmo vc sendo um amigo de Álvaro é óbvio que essa votação não é real…então passa a todos uma sensação de fraude, ou cartas marcadas, que o Álvaro está querendo se impor na base da mentira, pois as próprias perguntas são digamos ” tendênciosas” pro lado dele…O problema é que a mentira tem perna curta, vc sabe e pior de tudo, sai Álvaro candidato e o PT ganha as eleições no estado com Gleissi…

  11. SÓ ESPIANDO
    sábado, 15 de agosto de 2009 – 20:38 hs

    Mais falso doque nota de 15.

  12. ANONIMO.
    sábado, 15 de agosto de 2009 – 22:15 hs

    E MUINTO CEDO PARA QUESTIONAR. QUALQUER UM DESES NOMES PESUTE BETO RICHA ALVARO DIAS NA MINHA OPINIAO O MELHOR PARA O PARANA E O SENADOR OSMAR DIAS…

  13. SEMANA DO OSMAR -
    domingo, 16 de agosto de 2009 – 4:47 hs

    Ou o PSDB diz que sua aliança com OSMAR “nunca foi desfeita” ou poderá amargar da platéia a adesão do PMDB ao Urtigão e mais ainda, se Beto for candidato, ver no comando da Prefeitura de Curitiba o partido de Ciro Gomes.
    Uma chapa agronômica poderia surgir, embora Samek esteja quieto.
    Mamão com açúcar para Osmar, esta semana.

    Clovis Pena

  14. CLOVIS PENA -
    domingo, 16 de agosto de 2009 – 4:52 hs

    Depois de Eloisa e Marina surgirem mostrando força nacional, por aqui poderemos ter Nelton, como alternativa para os que estão saturados dos mesmos verbos, retratos e atos.

  15. MIRIAM CURITIBA
    domingo, 16 de agosto de 2009 – 13:46 hs

    NÃO HÁ DISTORÇÃO ALGUMA NA PESQUISA. ESSA É UMA PESQUISA SÉRIA, E O RESULTADO REFLETE O QUE SE HOUVE (sic) NAS RUAS DA CAPITAL E DO INTERIOR. O SENADOR ALVARO DIAS GANHOU CREDIBILIDADE JUNTO A POPULAÇÃO AO SE INSURGIR CONTRA OS DESMANDOS E A CORRUPÇÃO DA CLAQUE LULISTA. A DISTÂNCIA ENTRE A COMPETÊNCIA QUE A POPULAÇÃO ENXERGA ENTRE OS CANDIDATOS APRESENTADOS É QUE FAZ COM O RESULTADO SEJA O ANUNCIADO. O RESTO É CONVERSA MÓLE OU DESESPÊRO DOS OUTROS. NÃO HÁ NENHUMA DÚVIDA QUE O
    SENADOR ALVARO DIAS É O MELHOR CANDIDATO AO GOVÊRNO DO PARANA.

  16. domingo, 16 de agosto de 2009 – 15:13 hs

    A pesquisa é bem séria, inclusive nela a Mariana Silva tem 12 % dos votos no Brasil, mas para surpresa geral, na Datafolha apareceu com…3%…..

  17. MIRIAM CURITIBA
    domingo, 16 de agosto de 2009 – 16:32 hs

    FABIO. O CERTO É HOUVE MESMO. HOUVE DE ACONTECEU NAS RUAS. E NÃO OUVE DO VERBO OUVIR, ESCUTAR. FOI ISSO QUE EU QUIZ DIZER.

  18. SYLVIO SEBASTIANI
    segunda-feira, 17 de agosto de 2009 – 9:58 hs

    SANDRO, estou às ordens para discutir sobre a politica do Paraná, desde 1954. Agora tenha cuidado para não dizer o que eu não disse.Eu falei e está acima para todos verem a VERDADE,eu disse:”Discuta esses números se tiverem condições sérias, provas sérias, material de contestação plausível”. Você disse:”não entendo ser questão de ter provas contra isso ou aquilo”. PORTANTO eu não disse que tinha “provas”.Além do que eu tenho e coloco meu nome completo, não uso o anonimato para atacar ninguém,desmentir o que é verdadeiro, isso se chama “Caráter”.

  19. segunda-feira, 17 de agosto de 2009 – 17:53 hs

    Ué caro Silvio, meu nome é mesmo Sandro…quem perguntou se vc tinha provas ou não de alguma coisa???apenas comentei que a tal pesquisa que vc tem o donwload aí não apresenta lógica nos resultados, os numeros por ela mostrados na minha opinião, não dizem a verdade e que é fácil constatar, vendo os números entre Ãlvaro e Beto só isso. Volto a enfatizar, a mentira tem perna curta, não estou dizendo que vc mentiu, mas que a tal pesquisa vai ser corrigida, provavelmente essa semana….desculpe mas não entendi seu “caráter”, pois não te ” ataquei”….

  20. Marechal
    segunda-feira, 17 de agosto de 2009 – 23:42 hs

    PSDB = Corrupção

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*