Beto Richa x Osmar Dias | Fábio Campana

Beto Richa x Osmar Dias

betoOsmar1

As duplas da política um dia deixam de existir, como acontece com as da música sertaneja. No mais das vezes, cada qual parte para a carreira solo e dá adeus ao parceiro.

Assim acontece com Osmar Dias e Beto Richa (na foto, o último encontro no Cietep), políticos que um dia formaram dupla de sucesso nas disputas eleitorais do Paraná. Pois, pois, essa dupla não existe mais.

Beto Richa e Osmar Dias já não trocam figurinhas, não comungam na mesma paróquia e não partilham o mesmo projeto de poder. Aliás, os dois têm o mesmo objetivo pessoal e por isso enfrentam crise de incompatibilidade.

Osmar Dias agora diz que o Paraná inteiro sabia que os tucanos estavam em campanha e que ele também esperava pelo lançamento de candidatura própria do PSDB. Não é o que fazia parecer.

Ele jura que o fim da esperança de uma aliança com os tucanos não muda o seu projeto político. Garante que se mantém candidato ao governo para enfrentar qualquer adversário que se apresentar. Ele sabe que o único é Beto Richa até porque tem um trato de jamais enfrentar o irmão Alvaro.

Beto Richa afinal admitiu que é candidato. Disse que não poderia recusar o pedido da direção nacional do PSDB para colocar o seu nome à disposição para concorrer ao governo no ano que vem.

O prefeito ainda enfrenta um desafiante interno, o senador Alvaro Dias, irmão de Osmar, que também quer o governo. Mas nove em cada dez tucanos nativos preferem a candidatura de Beto Richa.

Resumo da ópera: Beto Richa é candidato a governador e Osmar Dias seu mais forte adversário. Se nada mudar, estarão na liça do ano que vem. A curiosidade, agora, é sobre a política de alianças de Osmar Dias, que ao perder o apoio dos tucanos, não terá outra saída que não seja se abraçar com o PT, mesmo que isso provoque engulhos nos empresários do agronegócio, sua mais fiel base política e eleitoral.


39 comentários

  1. V.Lemainski-Cascavel
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 11:14 hs

    Agora o cenário político está com céu de brigadeiro para o PSDB.
    BETO É A LOCOMOTIVA. Agora a meta deve ser fortalecer o partido no interior, trabalhar em cima de um bom projeto e eleger um bom número de deputados e senadores.

  2. O faxineiro
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 11:20 hs

    É isso aí Beto vamos juntos em 2010…..Unindo a capital e interior Beto Governador…..

  3. MENEZES
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 12:16 hs

    A TURMA DO BETO SÓ NAO PODE ESQUECER QUE ELE TEM QUE GANHAR DUAS ELEIÇÕES.
    A PRIMEIRA É GANHAR DO ALVARO NAS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA, PRA SER O CANDIDATO DO PSDB OQUE NAO É FACIL, DEPOIS SE PREPARAR PRA SEGUNDA ELEIÇAO ENFRENTAR O OSMAR DIAS QUE HOJE ESTÁ NA FRENTE DELE NAS PESQUISAS…PARECE FACIL NÉ!!!

  4. PARANAGUÁ
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 13:38 hs

    Aqui em Paranaguá por ser próximo de Curitiba e pela péssima administração do atual prefeito Baka do (PDT) o Beto Richa vai dar uma goleada no Osmar Dias.

  5. José Russomanno
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 14:02 hs

    Agora sim!
    Carlos Alberto Richa, o Paraná precisa de vc..!!!

  6. sábado, 22 de agosto de 2009 – 14:41 hs

    O Prefeito Beto Richa demonstra ser ser um politico que não preza pela lealdade aos seus eleitores nem aos compromissos politicos.
    Pode se dar muito mal e vai prejudicar em muito o candidato a Presidente do PSDB.
    Com essa sua ambição desmedida esta ajudando a armar um forte palanque para o PT no Paraná.

  7. politico jovem
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 15:03 hs

    beto traira, foi candidato sozinho cumprindo que ficaria no seu mandato e apoiaria osmar…mas quero ver o couro que vai tomar, nao tenho duvidas que o lupion e o rubens bueno vao com o osmar, vamo v se o psdb é forte sozinho, em politica ninguem ganha sozinho

  8. L.H. Bona Turra
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 15:04 hs

    O dilema entre as candidaturas Osmar Dias, Beto Richa e Alvaro Dias ao governo estadual é um paradoxo interessante. Independente de como se resolva em 2010, pela unidade ou pelo embate eleitoral entre tais lideranças homogêneas, significará ruptura cirúrgica com uma história político-administrativa de 16 anos de desmandos, corrupção, peculato, concussão, advocacia administrativa, condescendência criminosa. Que viva a democracia!

  9. sábado, 22 de agosto de 2009 – 15:17 hs

    Com essa divisaõ! Quem pode crescer é a Gleise que já aparece em terceiro sem lançar sua candidatura! Tem 14% nas pesquisa! Cuidado as mulheres vem com tudo nessas eleiçaões! Por isso é que o Beto quer uma mulher de vice quem séra?

  10. SYLVIO SEBASTIANI
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 15:23 hs

    VOU CONTAR A MINHA HISTÓRIA O QUE SEI SOBRE A POLÍTICA ATUAL, A SITUAÇÃO E DECISÕES TOMADAS, ATÉ ESTA DATA: “O Diretório Nacional do PSDB, resolveu:
    1)- ´Prorrogar os mandatos de todos os Presidente dos Diretórios Regionais;
    2)- Trocar o Secretário do Diretório Regional do Paraná, saindo por vontade própria o deputado federal Hauly, entrando em seu lugar, o deputado federal Affonso Camargo;
    3)- O PSDB do Paraná apresentará candidato próprio, ao Governo do Estado;
    4)- A escolha do candidato à Governador do Paraná, será escolhido por Pesquisas, determinadas pelo Diretório Nacional.
    Dentro deste Quadro, fica praticamente impossivel a candidatura do Senador Osmar Dias para Governador pelo PSDB, podendo sim ser candidaato à Senador, em uma coligação.
    Os dois nomes pretendentes à candidatura ao Governo do Paraná, para a escolha em Pesquisas, neste momento , são: O Senador Álvaro Dias e o Prefeito de Curitiba, Beto Richa.
    Lógicamente que o Senador Osmar Dias, poderá ser candidato à Governador pelo PDT, do qual ele é Presidente do Diretório do Paraná, em coligação com outros Partidos, como o PT, PMDB e outros que entrarem na Coligação.
    ISSO EU POSSO INFORMAR, SOB MINHA RESPONSABILIDADE!

  11. sábado, 22 de agosto de 2009 – 15:56 hs

    Eu acho que é de direito de cada um procurar o seu sucesso, e ir em busca do sonho almejado, politicamente ambos são boms,,,á sorte esta lançada////

  12. José Aluisio
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 16:00 hs

    Gripe Suina no Brasil

    O mais contaminado pela gripe suina e onde a relação habitantes por morte é a pior é o Paraná, pois conforme dados do site www1.folha.uol.com.br, o Paraná contabiliza 142 mortes pela contaminação de gripe suina. A população do Paraná conforme IBGE 2009 é de 10.686.247 assim a relação é de 1 morte a cada 75255 habitantes enquanto São Paulo com
    179 mortes é de 1 morte para cada 231.195 habitantes ou seja 3 vezes mais segura com uma população muito maior.

  13. NAGIB AUAD
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 17:37 hs

    SILVIO SEBASTIANI. É VERDADEIRA A NOTICIA DO SEU JANTAR COM O PEPE E O OSCAR ALVES NO LELIS TRATORIA DO BATEL? SE FÔR, PARABÉNS. BETO NA CABEÇA.

  14. sábado, 22 de agosto de 2009 – 17:43 hs

    Nas eleições de 2010 o PSDB vai perder a 3ª eleição presidencial e a partir daí ´vai minguar cada ves mais.
    O PT apesar de desvios éticos -que acontecem em todos os partidos- mostrou competencia e o Brasil avançou muito sob o seu comando.
    O candidato apoiado pelo Presidente da República vencerá as eleições e quando o fenomeno Lula for candidato novamente em 2014 ganha.
    Conclusão o PSDB já era.
    Obs.: O FHC declarar que droga é que nem sexo e que o mundo não vive sem é de uma irresponsabilidade a toda prova.
    Como uma criança, um adolescente vai entender essa declaração?

  15. sábado, 22 de agosto de 2009 – 17:51 hs

    O menu dos paranaenses em 2010 será a TRAIRA, vai ser degustado de várias formas.
    Vamos comer a vontade.

  16. ALEX
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 17:59 hs

    OSMAR DIAS 616 FILIAÇÕES EM CASCAVEL… pode vir quem for OSMAR DIAS GOVERNADOR

    O senador Osmar Dias (PDT) está saindo agora de Cascavel para ir a Laranjeiras do Sul para filiar um ex-candidato à prefeitura que pertencia ao PV. Para a bagaem da campanha ao governo do Estado, contudo, o que aconteceu ontem à noite no CTG Colorado é o que conta, principalmente porque, entre as 616 filiações ao partido, a maioria era do PMDB, como o ex-governador Mario Pereira e o ex-prefeito de Cascavel Fidelcino Tolentino. Dias falou sobre o anúncio da pré-candidatura de Beto Richa. Disse que era esperada e que o importante é que o PDT está na estrada há tempo. Ao seu lado, como sempre, estavam os deputados federais e presidentes de partidos Abelardo Lupion (DEM) e Ricardo Barros (PP), além de Fernando Giacobo (PR). Novidade mesmo foi a presença, na mesa principal do evento, do deputado federal Alfredo Keifer, do PSDB.

  17. sábado, 22 de agosto de 2009 – 18:06 hs

    É verdade Bona Turra. Toda esses desmandos acabarão, tendo como um dos principais timoneiros o TUCANO VALDIR ROSSONI, um politico sério, honesto, zeloso pelo dinheiro público, um politico ideológico, um politico que a todo momento só faz pensar no bem estar da população…..
    Imagine Turra como seria um estado, um país com muitos politicos como o Rossoni.

  18. sábado, 22 de agosto de 2009 – 18:16 hs

    alo fabio campana o senador alvaro dias acaba de postar no seu blog o resultado da coletiva dada hoje em maringá, onde ele alvaro dias se coloca como candidato ao governo e pronto para chegar na frente das pesquisas do psdb. o pessoal do beto cantou a vitoria antes da hora e acordaram o homem que tem votos por todo o parana.

  19. PABUFE
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 18:24 hs

    AINDA BEM

    Esta separaçãodo OSMAR e BETO, é salutar e sanitáriariamente correta, para a campanha do OSDMAR DIAS.

    Motivo;

    Hoje o Beto se entregou para os “maracutaisdtas” da dupla Lerner / Cassio, que estão enterrando o futuro político do Beto Richa, pois vão usá-lo, tirando todo o suco vitamínbico dele, e depois quando ficar só no bagaço vãop abandoná-lo, pois são imediatistas, lhes interessando somente faturar, e faturar, enquanto o Beot estiver no poder.

    Depois, quando o Beto estive no ostracismo, eles arranjam outro “laranja!” para prosdseguir nas suas maracutaias, como sempre vem fazendo há mais de 50 anos na prefeitura de Curitiba.

    Osmar, voce se livrou de “bia”.

  20. JUCA-BALA
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 20:29 hs

    MENESES,ESTA ULTIMA PESQUISA FOI COMPRADA PELO PARTIDINHO DO OSMAR, VALE LEMBRAR QUE NA ULTIMA ELEIÇÃO O POVO TAVA CANSADO DE REQUIÃO,QUALQUER MORTO EMPATARIA OU GANHARIA DELE. O OSMAR FOI CUPINCHA DO REQUIÃO EM SEU GOVERNO ANOS ATRAZ, ~E TUDO DA MESMA LAIA.AGORA NINGUEM TIRA O GOVERNO DO BETO RICHA.A NOVA GERAÇÃO VOTARA EM PESO NELE.E O OSMAR SÓ TERA VOTOS DOS MAIS ANTIGOS ASSIM COMO ELE É ANTIGO. VAMOS LA BETÃO O GRANDE GOVERNADOR DO PARANÁ.

  21. Luis Konig
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 21:13 hs

    ENQUANTO O DILEMA PERSISTE, ARROGÂNCIA DE UMA LADO E TRAIÇÃO DE OUTRO, O PESSUTI COM SUA FORMA DE AGIR DENTRO DE SUA SERENIDADE E CONSCIÊNCIA TRANQUILA VAI ASSUMINDO PASSO A PASSO NOVOS CAMINHOS….

  22. sábado, 22 de agosto de 2009 – 22:53 hs

    Osmar se abraça com o PT ou PMDB e PERDE o Povo está cansado dos desmandos dessa corja.

    Então ele vai ter que encontrar outro caminho porque entre ele e Beto o Governo é de Beto.

    Afinal o Povo do Paraná não está cego.

  23. MARCIO
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 22:56 hs

    BETO SEU TRAIDOR!! VC ESTÁ TRAINDO SEU MELHOR APOIO PARA PREFEITO EM 2008? SEU APOIO FOI O OSMAR DIAS! CADÊ SUA GRATIDÃO ? VC É UM POLITICO IGUAL AOS OUTROS! PERDI MEU VOTO!! SEU POLITICO DE QUINTA!!

  24. edson parolin
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 23:19 hs

    no parolin so da betoricha

  25. Betina
    sábado, 22 de agosto de 2009 – 23:27 hs

    Tomara que as lamparinas do juízo do Osmar acendam e ele saia candidato a Senador!
    Nós precisamos da competencia do Beto Richa para sair desta estagnação deprimente!!!

  26. sábado, 22 de agosto de 2009 – 23:58 hs

    Realmente existe a nova geração de politicos sérios. Todavia tens alguns que são novos na idade mais com práticas antigas.
    Entendo que os TUCANOS deveriam prosseguir com essa parceria que já tem com Requião.
    O PSDB faz parte do primeiro escalão com Secretário, Diretorias e tem muitos Deputados Estaduais apoiando as ações, os programas de governo do nosso Governador.
    Nada mais coerente do que por exemplo essa composição:
    Candidato a GOVERNADOR: Beto Richa;
    Candidato a VICE GOVERNADOR: Pessutão
    Candidato a SENADOR: O nosso querido Requião;
    Candidato a SENADOR: O Gustavo Fruet

  27. Netto
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 0:57 hs

    OSMAR DIAS 12 GOVERNADOR DO PARANÁ.

  28. domingo, 23 de agosto de 2009 – 1:16 hs

    o Beto só vence se á Cida Borghetti for vice! Se ele pensa em Curi e Ducci ele está fora!

  29. Ich
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 3:41 hs

    Engraçado ver aqui no blog como cada comentarista defende o seu candidato. Ouvem-se certos devaneios que se fossem ditos pelos adversários, soariam como o mais puro deboche.

  30. domingo, 23 de agosto de 2009 – 7:15 hs

    Estou querendo entender o que faz um eleitor esclarecido decidir o seu voto para governador em função do desempenho do Prefeito da sua cidade -Paranagua-.
    Eu decidia votar analisando outros critérios como por exemplo:
    1. Passado do candidato;
    2. Formação profissional e experiencia administrativa;
    3. Não levaria em conta a idade, porque a experiencia conta muito – temos inúmeros exemplo de politicos jovens que foram/são uma decepção -Fernando Collor-;
    4. Programa de governo;
    5. Alianças politicas;
    6. Se esta exercendo algum mandato se não traiu ou vai trair a confiança dos eleitores;

  31. Piá Curitibano
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 9:42 hs

    Não se pode tirar, de ninguém, o direito de espernear quando se sente agarraro.

    FINCA ! Beto

  32. domingo, 23 de agosto de 2009 – 14:04 hs

    EU SO SEI QUE O BICHO VAI PEGAR,O OSMAR TEM UMA FORÇA POLITICA MUITO GRANDE NO INTERIOR,MAS A PERFORMANCE DELE NA ULTIMA ELEIÇAO NAO DA PARA TER COMO UM COMPARATIVO,AFINAL ELE DISPUTOU COM REQUIAO QUE SO GANHOU POR QUE ESTAVA COM A MAQUINA NAS MAOS, QUALQUER UM QUE SE CANDIDATASSE NAQUELE MOMENTO FARIA MUITA FORÇA,O POVO JA ESTAVA DE SACO CHEIO DO REI QUIAO,APESAR DE ACHAR QUE ELE AINDA GANHA PARA SENADOR,POR QUE ELE TERA OS PUXA SACOS DELE DE PLANTAO POR TODO O PARANA,MAS O BETO RICHA VEM FORTE,ISSO NAO SE PODE NEGAR,ELE TEM UMA POSTURA ETICA DE UM GRANDE ADMINISTRADOR MODERNO,AS PESQUISAS MOSTRAM TODOS OS DIAS QUE ELE E E SERA UM POLITICO VENCEDOR,NAO SEI NO INTERIOR,MAS NO LITORAL O POVO ANSEIA POR BETO RICHA GOVERNADOR,ELE TRAZ CONSIGO UMA NOVA ESPERANÇA PARA O POVO DO PARANA QUE JA NAO AGUENTA MAIS VER ESTA SUCESSAO DOS MESMOS A CADA 4 ANOS NO GOVERNO DO PARANA,E SE ELE NAO FOR BOM A GENTE TIRA TAMBEM,AFINALO VOTO TEM ESTE PODER,O QUE NAO PODE E FICAR VENDO O PARANA FICAR COMO ESTA BRASILIA QUE NINGUEM CONSEGUE TIRAR AQUELE DINOSSAUROS DO CENARIO POLITICO DO SENADO O SENHOR JOSE SARNEY,

  33. domingo, 23 de agosto de 2009 – 14:33 hs

    O candidato dos grandes latifundiários deve tentar novamente o Senado; o Paraná entrou em um sistema de governo voltado para o social, nós não podemos colocar novamente o governo nas mãos de pessoas que somente pensam em beneficiar a elite capitalista; é importantissimo que o Estado continue como faz o governo federal, uma politica voltada para as ações sociais e a melhoria nas condições de vida do povo.

  34. Edo Mota
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 20:28 hs

    A Justiça de fato anda cega e adormecida, o politico só poderia concorrer se estivesse com a sua vida ilibida limpa, pois um ex- presidiario, uma pessoa com nome no spc / serasa tem dificuldade de arrumar um serviço, portanto o politico tem que ter principios, valores , ética . Dona justiça, vamos ser mais eficiente e não tirar depois que o cabra quase completou o mandado, srs legisladores vamos mudar a lei para que politicos imundos nem subam no palanque.

  35. Paulo bernardi
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 21:34 hs

    E como é que ficará o secretario do trabalho jorge bernardi do PDT no governo tucano???

  36. Parnanguarinha
    domingo, 23 de agosto de 2009 – 22:54 hs

    Quem conhece Osmar e já tratou com ele, prefere o Requião.

    Quem não conhece vota no Beto.

  37. Espanta Tubarão
    segunda-feira, 24 de agosto de 2009 – 8:30 hs

    Duvido muito que o Pleyfeito saia candidato a Governo…. Isso só mesmo piada..

  38. ocimar
    sábado, 26 de dezembro de 2009 – 8:51 hs

    O QUE É PROVAVEL DE ACONTECER É ESSE TAL DE MULA ELEGER A TERRORISTA “DIRMA” NA BASE DA FALCATRUA COMO ELE FOI ELEITO EM 2006.( BOLSA COMPRA DE VOTOS DOS OTÁRIOS DESOCUPADOS ).

  39. joa pereira da silva
    quinta-feira, 2 de setembro de 2010 – 20:56 hs

    alvaro dias foi voce quem cortou o pirriculosidade dos vigilantes do parana e ainda voce que se eleger,esperamos que o beto richa te de uma lavada, porque se depender de vigilantes voce vai pro poço.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*