Unidos pela gripe suína | Fábio Campana

Unidos pela gripe suína

gilbertomartin_ducci

Foi preciso uma pandemia para unir o governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba. Acontece, neste momento, uma entrevista coletiva do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, e o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin. Eles falam sobre a situação da gripe suína no Estado.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná registrou três mortes de pacientes que estavam internados na UTI exclusiva para casos suspeitos da gripe A. Um homem de 40 anos morreu na tarde de sábado. Uma mulher de 22 anos morreu na madrugada de domingo. Outra mulher, de 40 anos, morreu na tarde de ontem. Nos três casos foi colhido material para análise.

Até agora, 38 pessoas morreram no país em decorrência da gripe suína.


20 comentários

  1. Eleitor quer saber
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 14:53 hs

    O que a secretaria de estado da saúde (SESA) está escondendo da população ?

    Será que a incidência da Gripe A (H1N1) está sem controle ?

    Por que a maioria das escolas, estão estendendo o recesso escolar de julho por mais uma semana ?

    Alguém pode nos explicar ? Nós estamos preparados para enfrentar essa pandemia de influenza A ?

  2. ofaxineiro
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 15:11 hs

    Duas pessoas sérias, estão bem intencionados, espero que possam acertar os ponteiros e ajudar a resolver este problema rapidamente…….

  3. O Povo
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 15:16 hs

    Duas pessoas serias, competentes, e cada um desenvolvendo otimos trabalhos nas pastas e esferas que representam!
    Assim que se trabalha pelo Povo, sem politica partidaria e sem interesses outros que não a razão de ser das Secretarias de Saude!

  4. segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 15:18 hs

    SEI LÁ EU JÁ TÕ COM UMA PULGA ATRÁS DA ORELHA>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  5. ABRA O OLHO TURMA
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 15:43 hs

    NÃO PRECISA SER NENHUM ESPECIALISTA PARA ENTENDER QUE JÁ PASSOU DA HORA DE TODA A POPULAÇÃO USAR MASCARAS…… SOLTEM MASCARA PARA A POPULAÇÃO URGENTEMENTE…..

  6. Adair José Dias
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 15:55 hs

    Caro amigo Fábio,se vc estiver lembrado,bem
    no começo dessa notícia da gripe suina,o Pre-
    sidente da Republica foi enfático em dizer que
    nosso país estava devidamente preparado para
    conter este surto de gripe.Agora imagine se não estivesse preparado.Com tantas mortes acontecendo em nosso país quantas e quantas
    pessoas internadas com suspeita e outras com evidencias.será o fim? Ou o começo do
    fim??? Já não estaria na hora de termos a nos
    sa própria vacina o mais rápido possível? Vão
    esperar morrer quantos ainda??

    Abraços amigo
    Adai Jose Dias
    Rua Indaiá – Bairro Alto Curitiba P.r

  7. Ministério da Saúde
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 16:09 hs

    Eleitor quer saber,
    O Ministério da Saúde em parceria com todas as Secretarias de Saúde dos Estados tem reforçado medidas de prevenção e combate contra o vírus A(H1N1). O governo tem mantido total transparência sobre todas as informações referenteso ao novo vírus. Tem feito isso não só através dos principais meios de comunicação, como também respondendo as dúvidas dos internautas em sites de notícias, blogs, orkut e outras redes sociais. O Brasil segue desde o início e coloca em prática todas as orientações da OMS. Inclusive o país já vinha se preparando para uma possível pandemia há alguns anos quando surgiu a gripe aviária.
    O cancelamento das aulas e outras atividades com grande número de pessoas deve ser decidida pela autoridade local em parceria com a vigilância epidemiológica, após uma análise conjunta da situação

  8. Julio
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 17:37 hs

    Acho que esta gripe suina esta muito mais avançada, doque estão cogitando, tb acho que ja morreu muito mais gente por causa desta gripe em nosso estado e so nao querem divulgar, pra nao deixar o povo em desepero total…….. Os unicos que devem estar tranquilos são os que passaram a muitos anos atraz pela gripe espanhola pois ja criaram anicorpos pra tal.

  9. Fim dos Tempos
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 17:39 hs

    Talvez eu esteja enganado ou exagerando, mas não estou vendo grande movimentação do governo, seja federal, estadual ou municipal no sentido de executar uma prevenção realmente eficaz. Não posso acreditar que somente a distribuição de panfletos seja a melhor estratégia. MORTES estão acontecendo… onde estão as medidas preventivas… onde estão os medicamentos… onde estão os hospitais para atendimento, onde estão os epedimiologistas… onde estão os médicos… onde está o desenvolvimento da vacina… por favor se já tinham conhecimento de uma possivel pandemia da gripe aviária… dá licença né!

  10. marcia
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 18:10 hs

    O governo deveria mostrar realmente o que sta acontecendo, Eles sabem muito bem, mas não querem deixar a população em pânico, será que é necessário morrer alguem próximo da gente pra que fiquemos alerta? Eu tenho filha de 4 anos e ela não vai voltar à creche enquanto não se normalizar esta situação, é muito grave, mas agora que começa a confirmar as mortes é que a população vai poder enxergar o que os governantes estão vendo a muito tempo e não querem mostrar

  11. Eleitor quer saber
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 19:02 hs

    Ministério da Saúde,

    meus parabéns por vocês estarem de olhos abertos nos sites respondendo e esclarecendo dúvidas …

    Agora, uma coisa é ver as autoridades fazendo discursos e falando sobre o assunto, outra é ver os postos de saúde, hospitais e etc, atendendo a população com gripe e podendo diferenciar o mal, se é gripe comum ou gripe H1N1.

    Vale lembrar que os testes de diferenciação tem demorado e muito e se passar o tempo de administrar-se os dois medicamentos especificos (Tamiflu, …) já era …

    O que temos visto na cidade de Curitiba, são postos de saúde lotados, sem capacidade de atender a população e isto onde ainda o mal nem chegou pra valer !

    Ou seja, estamos despreparados, assumamos isso e melhoremos as ações preventivas e de ataque ! Vejamos a situação de Porto Alegre, com as baraquinhas de lona nas ruas para atender a população (situação lamentável) …

    Estão esperando o que, que cheguemos a essa situação ?

    E sobre a tal gripe aviária, por esses dias é que vieram a fazer um treinamento prático sobre a ocorrência de surto ! Ou sejam se tivesse vindo a pandemia de influenza aviária, tudo já estaria perdido !

    Ou seja, alguém acha que estamos preparados para atender a todos se o Gripe H1N1 chegar até nós ?

    Prevenir é melhor do que remediar, que nesse caso da gripe H1N1, pode ser tarde demais e significar a morte !!

  12. André
    terça-feira, 28 de julho de 2009 – 9:52 hs

    Bom dia Fábio esse link vai para o site da Gazeta do Povo, onde o presidente lula fala que o Brasil não precisa se preocupar com a gripe!!!

    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=881147&tit=Lula-Brasil-nao-precisa-se-preocupar-com-gripe-suina

    não vamos esquecer do que ele disse!!!!
    complicadooo

  13. Ministério da Saúde
    terça-feira, 28 de julho de 2009 – 15:51 hs

    Fim dos Tempos, como foi dito anteriormente o Brasil já vinha se preparando para a possível chegada de uma pandemia há alguns anos quando surgiu a gripe aviária. Todas as orientações e conselhos divulgados pela OMS estão sendo seguidos pelo governo brasileiro. O Ministério da Saúde recebeu R$ 102,4 milhões para aplicar em ações de prevenção, preparação e enfrentamento da pandemia de Influenza A (H1N1). No momento existe uma nova campanha publicitária na TV que visa esclarecer as formas de contágio, transmissão e tratamento da doença. O nome da campanha é: “Tire suas dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)” . Sobre os medicamentos, O Brasil possui 9 milhões de tratamentos em matéria prima e já comprou 800 mil novos tratamentos. Uma leva de 50 mil chegará no Brasil até 15 de agosto e mais 750 mil até 30 de setembro.
    O Ministério da Saúde passou todas informações necessárias sobre a doença aos profissionais de saúde, por meio de seus conselhos, associações médicas etc. Todos os hospitais estão preparados para atender pessoas com sintomas de gripe. Para os casos mais graves ou de pessoas do grupo de risco, há 68 unidades de referência com total capacidade de internação para estes pacientes.
    É importante ressaltar que aqui no Brasil o instituto Butatan já está trabalhando na produção de uma vacina. Caso a descoberta ocorra em âmbito interncional o país já está em contato para negociar a compra. Porém a OMS ainda deve estabelecer critérios para a utilização da vacina como faixa etária e número de doses a ser aplicada

  14. Ministério da Saúde
    terça-feira, 28 de julho de 2009 – 16:12 hs

    Eleitor quer saber, o resultado dos exames tem demorado porque com a chegada do inverno aumenta consideravelmente o número de pessoas com suspeita de gripe. Por isso os três laboratórios com capacidade certificada pelo Ministério da Saúde estão realizando os diagnósticos conforme a urgência, estabelecida pela Vigilância Sanitária local.
    Porém é importante ressaltar que o tratamento contra o novo vírus independe do resultado dos exames. O vírus A(H1N1) tem apresentado características muito parecidas aos da gripe comum, tanto nos sintomas quanto na letalidade, portanto o tratamento usado contra a gripe comum também pode ser indicado aos pacientes com sintomas leves da nova gripe, que são a maioria absoluta dos casos. Lembrando que qualquer medicação precisa ter a orientação de um médico. Por isso o Ministério da Saúde pede que todas as pessoas com sintomas de gripe procurem atendimento médico. Só em casos graves ou em pessoas que fazem parte do grupo de risco é indicado o Tamiflu ainda nas primeiras 48h

  15. Cintia
    quarta-feira, 29 de julho de 2009 – 11:20 hs

    o pico previsto de maior incidência será para daqui 4 semanas, talvez o secretário estadual está esperando se agravar o quadro para suspender as aulas e aglomerações…

    DEFESA CIVIL… ACORDAAAAAA!!!!!!

  16. Ministério da Saúde
    quinta-feira, 30 de julho de 2009 – 16:47 hs

    Cintia, o cancelamento de qualquer show, evento, aulas e outras atividades com aglomeração de pessoas é uma decisão que deve ser tomada pela autoridade sanitária local em parceria com a vigilância epidemiológica, após uma análise conjunta da situação. Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

  17. Ministério da Saúde
    sexta-feira, 31 de julho de 2009 – 13:16 hs

    Marcia, o governo tem mantido total transparência sobre todas as informações referentes ao novo vírus. Tem feito isso não só através dos principais meios de comunicação, como também respondendo as dúvidas dos internautas em sites de notícias, blogs, orkut e outras redes sociais. O Brasil segue desde o início e coloca em prática todas as orientações da OMS. Inclusive o país já vinha se preparando para uma possível pandemia há alguns anos quando surgiu a gripe aviária.
    O cancelamento das aulas deve ser decidida pela direção da escola em parceria com a autoridade local e a vigilância epidemiológica, após uma análise conjunta da situação. Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

  18. Ministério da Saúde
    segunda-feira, 3 de agosto de 2009 – 16:03 hs

    ABRA O OLHO TURMA, o uso de máscaras é recomendado apenas em unidades de saúde para pacientes com suspeita de gripe ou pelos profissionais envolvidos no atendimento e tratamento. Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

  19. segunda-feira, 3 de agosto de 2009 – 18:01 hs

    Agradeço ao Ministério da Saúde pela pronta resposta e acredito na eficiência de nossos técnicos e profissionais da área. Gostaria de ter a mesma opinião de nossos governantes, mas…, bem, talvez este seja assunto para outro momento. Gostaria de solicitar uma maior intervenção do Ministério da Saúde com relação ao atendimento aos doentes, pois, sabemos que a epidemia se alastra de pessoa para pessoa em ritimo acelerado e que dar maior atenção ou atenção imediata para casos graves, talvez venha a se tornar um erro estratégico, ou seja, se agimos na prevenção, acredito que todos que apresentem sintomas de gripe devem ser tratados como se já estivessem infectados. Lógicamente não devemos ministrar doses de antiviral somente por sintomas, mas, o sinal de alerta deve ser acionado. Além disto, a coleta de material para exame, deve ser feita para todo caso que tiver sintomas, mesmo que estes “possam” parecer somente uma gripe comum. Outra coisa que acredito ser importante é orientação para as equipes de atendimento, as quais, deverão tratar do assunto com seriedade, principalmente, os médicos de hospitais que não estão como referência. E, com relação as vacinas e medicamentos, é de suma importância que os governantes brasileiros parem de brincar de governar e principalmente parem de pensar nos próprios botões ou na pizzaria chamada congresso e comecem a realmente se preocupar em providenciar estes itens ao povo brasileiro, afinal de contas o patrão é o povo e não os figuras que ficam achando que são patrões!

  20. Fernando C.R Zanni
    terça-feira, 11 de agosto de 2009 – 9:40 hs

    Infelizmente acredito que as Secretárias de Saúde estão escondendo muitas mortes por gripe suína, não sendo transparente com a população, isso é muito grave, pois muitas pessoas não estão tomando as devidas prevenções piorando mais a situação. Acho que é hora de nossos governantes começarem a abrir os olhos e mostrarem para o povo o verdadeiro problema que está acontecendo para todos se precaverem.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*