PMDB já pensa em Francisco Dornelles para substituir José Sarney | Fábio Campana

PMDB já pensa em Francisco Dornelles para substituir José Sarney

dornelles

Da Agência Estado

Com a possibilidade de uma eventual renúncia de José Sarney (PMDB-AP) ao cargo de presidente do Senado, os líderes aliados e de oposição começam a discutir, em conversas reservadas, um plano B, que passa pela escolha de um nome que possa substituir o peemedebista no comando da Casa.

A cúpula do PMDB no Senado já avisou que não abrirá mão da vaga para o PT. Com dificuldades para encontrar um nome na bancada de 19 senadores do partido, a direção do PMDB já estaria cogitando ceder o cargo para o senador Francisco Dornelles (foto), do PP-RJ.

Além de aliado fiel de Sarney, Dornelles tem a seu favor o amplo trânsito com oposição e governistas. Seu nome não enfrentaria resistências de tucanos e democratas. Também é bem visto pelos petistas.

Com perfil moderado e considerado um bom negociador, ele é tido “como parte da bancada do PMDB”, na definição de um dirigente do partido. Único senador do PP, a sigla forma um bloco com o PMDB do Senado, o que ajuda a credenciá-lo como substituto de Sarney.

Aos 74 anos, Dornelles tem currículo extenso e, em 50 anos de vida pública, não foi alvo de denúncias ou esteve envolvido em escândalos. Sobrinho do ex-presidente Tancredo Neves, Dornelles foi ministro do Trabalho de Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda de Sarney e secretário da Receita Federal de João Figueiredo.


6 comentários

  1. PAULO SERGIO MOREIRA
    sexta-feira, 31 de julho de 2009 – 16:12 hs

    Pelo menos, por enquanto, não se sabe nada que desabone esse senador Dornelles.
    Quanto ao vice do sarney, o senador Perillo do PSDB, há uns comentários sobre sua conduta…

  2. ofaxineiro
    sexta-feira, 31 de julho de 2009 – 16:58 hs

    Outro chuchuzão…….Coloque açúcar fica doce, coloque sal fica salgado…..Parece aquele quadro do Jó Soares “que perguntava o que você acha”……..

  3. Vigilante Sanitário
    sexta-feira, 31 de julho de 2009 – 17:35 hs

    Pergunta de criança: o que adianta tirar um cara “acusado” e colocar no lugar dele seu “fiel aliado”?

  4. CLOVIS PENA -
    sexta-feira, 31 de julho de 2009 – 17:51 hs

    Já foi da fazenda que não a de gado, é Dornelles mas não Vargas e Francisco mas que não é o santo. Dizem que entende muito de questões portuárias.
    O senado, como o atlético, precisa de um recomeço. Geral.

  5. porrete de lapacho
    segunda-feira, 3 de agosto de 2009 – 9:01 hs

    ME PARECE QUE ESSE POSSUI O EQUILÌBRIO QUE O SENADO PRECISA. SEMPRE APROVEI SUA POSTURA E CONDUTA NO SENADO. COM CERTEZA È MENOS MALVADO QUE O LAMBE BUNDA SARNEY. ACHO TMB QUE ELE NAO SERÀ BONECO DO LULA, E TALVEZ FARÀ VOLTAR A CREDIBILIDADE DESSE PODER.

  6. Leonardo Felipe P. de Paoli
    sexta-feira, 21 de agosto de 2009 – 18:58 hs

    Assisti recente entrevista do Sr. Dornelles, contando sua vida publica, suas passagens em diferentes cargos, parece um homem digno de assumir a presidência do Senado. Diante de tantas imoralidades em um dos pilares da democracia, o legislativo, é preciso não mudar o sistema constitucional e sim os que representam o país. Espero que seja este o nome escolhido, se não for, que seja outro que respeite o povo e a instituição que é o senado.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*