Petista quer saber se Prefeitura tem condições de assumir dívida do metrô | Fábio Campana

Petista quer saber se Prefeitura tem condições de assumir dívida do metrô

pedro-paulo

Assim que terminar o recesso na Câmara, o vereador Pedro Paulo, do PT, vai apresentar um “meticuloso” pedido de informações ao prefeito Beto Richa sobre a capacidade de endividamento da prefeitura de Curitiba para viabilizar o metrô.

“É preciso, por exemplo, ter certeza de que haverá tempo hábil para terminar as obras do metrô até 2013, como e quem fará a gestão e como o sistema se integrará com a metropolitana. Se a contrapartida da iniciativa privada (cerca de 30%) de fato se concretizará e se a própria prefeitura terá capacidade de contrair os financiamentos necessários a sua execução”, argumentou o vereador defendendo um amplo debate sobre o assunto.


29 comentários

  1. segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 15:23 hs

    Eta PTzada, querem procurar cabelo em ovo, não fazem nada (vereadores em geral) e ainda querem que o prefeito preste contas de obra a ser viabilizada, logico quando o cara é empreendedor como beto, tem que se arriscar agora ver se a obra vai estar td blz em 2013 por certo devido a LRF. Vereador vai achar o que fazer e não fica colocando pedra no caminho desta obra que revolucionára o transporte coletivo da capital, se liga vereador não adiante querer entrar para história deste jeito, trabalhe pelo povo o quanto antes aconter esta obra (metro) melhor, vai te catar não se preocupa que a gorja, sempre vão ter que distribuir um pouco e deve sobrar alguma para vereança tambem…..

  2. Kim
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 15:48 hs

    Melhor dar a esse Edil de araque um banco imobiliário, quem sabe assim ele cresce mais rápido

  3. heracleto
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 16:15 hs

    O nobre vereador deveria pedir para seus companheiros de partido e colegas de governo federal se o governo federal irá garantir os recursos em prezo habil ou será como o PAC que anda a passos de tartaruga.

  4. TO PAGANO
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 16:40 hs

    Essa pêtêzada de merda!! não fazem nada e ainda querem botar o bedêlho onde não foram chamados. Deveriam se preocupar com seu partido que além de só propagar falácias, ainda defende políticos totalmente desmoralizados.

  5. empreiteiro pobre
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 16:58 hs

    Esse governo só dá bolsa pros pobres, nós empreiteiros agora que estamos com a faca, o queijo e o beto na mão não poderemos usufruir dos bilhões destinados ao metrô. Como assim, quem vai pagar o leite suiço das minhas crias? quem vai pagar a água perrier da minha mulher? quem vai pagar as champagnes pro beto?

    vamos lançar um novo movimento, o MESOC, movimento dos empresários sem obra de metrô em Curtiba.

    essa coisa de metrô é água pelo ralo, digo dinheiro pra ladrão de colarinho branco,

  6. cejota
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 17:12 hs

    este esnobe vereador…quem é ele? vai se catar

  7. Julio
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 17:53 hs

    Esse metrô ja encheu bolso de muita gente, acho que desde a epoca de jaime lerner escuto propostas em relação ao metro. sempre não passa de promessas, agora deixo uma pergunta, sera que curitiba suporta um metro, ou vai chegar na hora e vão botar uns onibus mais modernos pra tapar o sol com a peneira…..

  8. segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 18:01 hs

    Ué !!! mas o metrô não faz parte do PAC ou o PAC não funciona no Paraná, TAMBÉM ??

  9. ETANÓIS
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 18:07 hs

    O Pedro Paulo deveria mais é se preocupar com as coisas que o PT está fazendo e não ficar querendo saber se a Prefeitura tem café no bule.
    Ele deveria é investigar porque o PAC no Estado do Paraná ainda não realizou nenhuma obra com os recursos destinados.
    Isso este pseudo político não faz. Agora ficar torrando o saco de que trabalha com seriedade, isso ele sabe fazer muito bem.
    Vá se catar Pedro Paulo, e ve se faz algo que preste e não só apareça para falar mal da Prefeitura e do Prefeito que se depende-se exlusivamente do recursos federais, estaria perdida.
    Apresente proposta melhor, para depois criticar.

  10. Skora
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 18:34 hs

    Julio!
    disse tudo! esse metrô não vai sair do papel!

    Com relação aos outros comentários…
    O caro vereador está apenas fazendo o trabalho dele que é fiscalizar o executivo municipal.

    petista ou não o cara é oposição, e…. quantos vereadores temaa oposição na câmara de vereadores???????

    leitores desse blog, política não é jogo de futebol. não é guerra de torcida, é coisa séria e esse assunto de curitiba não ter capacidade de pagamento é um problema que deve ser investigado. Será que o município faliu? Onde foi parar a grana que paguei de IPTU?

  11. Povo Mané
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 18:51 hs

    Parabéns vereador pela iniciativa, vamos ver se o senhor como oposição vai fazer alguma coisa, pois a maioria é cooptada pela turma do Finca Beto.
    E se o senhor vai verificar a vialidade financeira de tal projeto, q tal tb dar uma olhada na da linha verde? Se não estão beneficiando partidários ou colegas de campanha… Fica a sugestão, e boa sorte na averiguação, e espero q a prefeitura passe dados reais e não fictícios como costuma fazer.

  12. joão henrrique
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 18:52 hs

    olha, complicado, este vereador de quinta, sem expressão politica alguma, usa de todas as maneiras, as ferramentas que têm devido o seu mandato, para apurrinhar a sociedade curitibana……..

  13. Eleitor quer saber
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 19:20 hs

    e por falar em cobranças ás autoridades …

    Sobre a situação do fechamento das sete (7) creches/pré-escolas da adm pública do Paraná, decorrência da omissão do governador Requião em assinar a autorização da subvenção social, o que o vereadores do PT podem fazer, já que as creches ficam em Curitiba e faltam mais de 10 mil vagas na Capital ?

    Sugiro que o vereador Pedro Paulo, do PT, da Frente Parlamentar em Defesa da Criança, segundo artigo recente que publicou sobre o ECA 19 anos, solicite um “meticuloso” pedido de informações ao governador Requião das razões para o fechamento das creches/pré-escolas.

    E mais, que ele estabeleça uma AUDIÊNCIA PÚBLICA na Câmara Municipal de Curitiba, convocando o MP-PR, o governador Requião e as entidades mantenedoras das creches/pré-escolas em vias de fechamento, visando a busca de solução que evite o fechamento dessas creches/pré-escolas !

    Creche/Pré-Escola é direito das crianças e pais. É dever do Estado, segundo a CF de 88, a CE de 1989, o ECA, a LDB e etc.

  14. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 19:21 hs

    Será uma boa oportunidade para a turma do PT parar de fazer “marola” e ajudar nossa cidade.
    Quero lembrar 2 (dois) episódios da recente campanha para a prefeitura:
    1) em agosto/2008, a candidata Gleisi, então escolhida Porta voz do DENIT, fez estardalhaço para informar que o governo federal tinha pronto um projeto para fazer um túnel, em mão dupla, retirando os trilhos do trem do Cajuru e do Cristo Rei; A gazetona deu manchete de primeira página e a RPC um bloco inteiro nos telejornais. A Rádio Bandnews, mais zelosa, foi procurar o direor do Denit para conferir mais de perto o tal projeto, aperta daqui e dali, o cara confessou que não havia projeto algum , apenas um “estudo” que na realidade era um desenho de prancheta – daqueles que o Lerner gostava de fazer -, uma vergonha, não tinha nada de concreto.
    Outra proposta da Sra. Gleisi, foi a de estender um ramal do “trem-bala” ligando Curitiba à São paulo.
    Tudo MENTIRA.
    Agora o paspalho, além de não ajudar a trazer a verba, ainda quer complicar. É o fim.

  15. segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 19:57 hs

    Quem não sabe que tuda a obra sai a cmição
    enbora esse nosso prefeito pelos comentarios
    é o maior santo e niguen pode si quer perguntar.
    cade as esplicaçoões do CAIXA 2???

  16. segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 20:16 hs

    — defendendo um amplo debate sobre o assunto– pronto, agora vamos fazer as coisas a lá PT, debateremos por 30 anos e nada sairá do papel……..Vereador, vai trabalhar e para de encher…

  17. CAIÇARA
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 20:30 hs

    Me dá nojo só de ver esses meliantes ( aqui incluo a famigerada Gazeta vendida do Povo)jogando contra o nosso Estado e a nossa cidade só para satisfazer suas mediocridades. Vejam se as obras do metrô das cidades de BH, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, SP, RJ e outras cidades de bem menor expressão, estãos sendo questionadas ou criticadas por grupos políticos ou grupos da imprensa, no resto do País o que vale é o beneficio para a cidade e consequentemente para a população,aqui é essa pobreza de espírito, onde o que vale e o que conta é derrotar o adversário político por mais que essa derrota implique na derrota dos interesses da cidade e de seus cidadãos. Curitiba há muito já deveria ter implantado sistema de metrô, só não o fez ainda por essas briguinhas idiotas, principalmente por integrantes do PMDB e do PT, abram os olhos cidadãos de Curitiba e do Paraná, pensem bem antes de votar em 2.010.

  18. josé
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 21:14 hs

    Calma pessoal, o PP só está querendo saber se ele pode sugerir os “préstimos” do Marcos Valério…isto, aquele carequinha…

  19. Ivan
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 21:16 hs

    Ao invés do Lula dar $ 240.0000,00 por ano ao taradão do presidente do Paraguay, que construa o metro de Curitiba,assim o nobre vereador não precisa ficar preocupado com o endividamento da prefeitura de Curitiba.

  20. Guto Net
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 21:29 hs

    O vereador pelo que vi que holofotes a custa de um evento da magnitude de uma copa do Mundo., se o Beto Richa nao fizer o metro não tem copa no Paraná.
    Dae que diz o povo gaucho ADEUS TIA XICA!!!!!!

  21. Anita
    segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 23:02 hs

    PARABENS AO VEREADOR PEDRO PAULO.
    QUE ESSE MALDITO METRÔ JAMAIS SAIA DO PAPEL.
    CURITIBA TEM COISAS MUITO MAIS IMPORTANTES PARA SE PREOCUPAR DO QUE FUTILIDADES COMO ESSE METRÔ.
    A CIDADE PRECISA QUE ESSE DINHEIRO SEJA APLICADO LÁ NAS VILAS, NOS BAIRROS QUE NEM RUAS TEM E QUE SOFREM PRECARIEDADE.
    ESTAMOS COM VC PEDRO PAULO

  22. Astrinha
    terça-feira, 28 de julho de 2009 – 6:42 hs

    Independente desse parlamentar ser governo ou oposição deve-se sempre fazer a seguinte pergunta: está a mando dos interesses de quem?????

  23. terça-feira, 28 de julho de 2009 – 9:45 hs

    Dignissimo Vereador Pedro Paulo Ja que o PT não Faz nada mesmo alem de comprar votos por bolsa família e outras. Deixe o Beto trabalhar.

  24. HENRY
    terça-feira, 28 de julho de 2009 – 10:17 hs

    ESSE PROJETO DE VEREADOR É TÃO RIDÍCULO, QUE ATÉ O DIA DELE ELE TAVA QUERENDO CRIAR. “Dia do Hipócrita” DIGO “Dia da Hipocrisia” BEM COISA DA CAMBADA DA QUADRILHA DO pt (partido do trambique). E O PIOR É QUE ESSE projeto de vereador (êita povo idiota de votar nisso) TÁ É GANHANDO MAIS ESPAÇO DO QUE MERECE NA MÍDIA. SÓ POR DEUS…

  25. Maria
    terça-feira, 28 de julho de 2009 – 11:29 hs

    è um papagaio de pirata esse vereador!!!!!!
    Ele quer é ser vice de alguém!
    Esse pessoal tinha que parar de fazer politicagem e trabalhar em prol do nosso povo. Se o metrô é bom (e necessário) para Curitiba, ele como vereador tinha que fazer esforç em prol do metrô (e consequentemente, em prol do curitibano, do paranaense). Mas não. Ele e o ministro PB não são paranaenses são PETISTAS e isso é muiito mais importante para eles: Projeto de PODer (PODRE). É isso que eles querem:atrapalhar! Mas não pensem que os paranaenses são todos burros e vão engolir isso assim!

  26. terça-feira, 28 de julho de 2009 – 11:47 hs

    Senhores, ao que parece, algumas pessoas não conseguem ter a percepção das virtudes dos projetos. Primeiro, no caso do metrô, quem vai usar o meio de transporte vai ser a população, a mesma que usa o expresso Pinheirinho, ou o Santa Candida – Capão Raso, ao até os ligeirinhos que passam por esses terminais, e não os turistas ou jornalistas que vierem a CTBA cobrir a copa. Esse meio é usado em centenas de cidades de todo o mundo, sempre com alto grau de satisfação entre os usuários. É sim o melhor meio de transporte em massa conhecido, pois apresenta como vantagem a rapidez e a modulação das composições, isto é, o veiculo é adequado de acordo com a demanda. a desvantagem é o preço, mas em Curitiba, a obra será toda em área pública, teremos poucos problemas com desapropriações, isso é uma vantagem local. Curitiba está atrasada no tema metrô, já deveriam ter começado as obras…chega de gastar dinheiro publico em assistencialismo eterno, faz anos que tem esse papo de vila e tudo continua como está. Vamos crescer e dar emprego pra essa gente, ficar ajudando quem não quer nada não irá resolver problema nenhum…mais um detalhe, aos PTistas, não esqueçam que ano que vem vc`s saem do poder, quem vai construir o metrô em Curitiba é o atual vice-prefeito, o governador Beto Richa e o Presidente Serra…Vc`s , incomPTentes, não precisam ficar preocupados com nada, a não ser em procurar emprego…

  27. nojo de betólatras
    terça-feira, 28 de julho de 2009 – 13:12 hs

    Cada vez que leio blogs sobre a política curitibana fico com asco e mais asco, digo nojo dos betólatras. Acho que se o galvão bueno fosse candidato a prefeito em curitiba iria ganhar disparado, pois o perfil dos betólatras é o mesmo dos que gostam do gavião bueno e cids moreiras da vida. Basta o sujeito pentear o cabelo e deixar a camisa por dentro da calça pra ser santo. Tenha dó! O mazza a muito vem dizendo, que o curitibano de capacidade crítica elevada já era, foi engolido pela hipnótica mídia da prefeitura.

  28. Josiane
    terça-feira, 28 de julho de 2009 – 13:26 hs

    Orra meu vereador! O metrô será uma grande obra e vai gerar milhares de empregos O senhor me descepciona sendo contra o seu próprio povo; o emprego do seus eleitores. fica aqui meu voto de repúdio a sua atitude.

  29. terça-feira, 28 de julho de 2009 – 15:40 hs

    Caro Nojo, o que realmente dá nojo é pessoas como vc que sequer tem capacidade de expor uma opinião. siga aquele velho deitado, “se não tem nada a falar ( escrever) então cale-se ( não escreva nada), mesmo porque o projeto vai muito além do Beto, é um projeto pra toda cidade….

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*