Juiz proíbe que Simão fale de Juliana Paes | Fábio Campana

Juiz proíbe que Simão fale de Juliana Paes

jose-simao

Da Folha de S.Paulo

O juiz João Paulo Capanema de Souza, do 24º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, determinou que o colunista José Simão, da Folha, se abstenha de fazer referências à atriz Juliana Paes, confundindo-a com a personagem “Maya”, da novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo, sob pena de multa de R$ 10 mil por nota veiculada nos meios de comunicação.

“É censura. A pessoa não pode determinar quando e o que falar dela. Isso tolhe totalmente a liberdade de expressão”, afirmou. “Na hora em que estava escrevendo, achava que estava elogiando a atriz. Não quero me retratar”, disse Simão.

A atriz moveu duas ações de indenização, uma contra o jornal e outra contra o colunista. Ela alega que Simão “vem publicando reiteradamente nos meios de comunicação em que atua, sobretudo eletrônicos (internet), textos que têm ultrapassado os limites da ficção experimentada pela personagem e repercutido sobre a honra e moral da atriz e mulher e sua família”.

Anteriormente, a atriz havia ajuizado ação só contra a Folha na 4ª Vara Cível do Rio de Janeiro, mas não obteve a medida liminar. No último dia 6, o juiz Carlos Alfredo Flores da Cunha indeferiu o pedido.

Segundo Flores da Cunha, “atriz famosa, a autora será alvo de comentários e críticas, isto é inevitável. E não é possível, de antemão distinguir o que é mera informação, crítica jornalística, comentário irrelevante, ofensa etc. Tratando-se, portanto, de matéria controvertida, desacolho o pleito de antecipação de tutela”.

Ao conceder a antecipação de tutela, o juiz Capanema de Souza disse não ver “ofensa ou aspecto pejorativo” nas considerações do colunista “sobre a “poupança” da atriz ou sobre o fato de sua bunda ser grande”, já que “sua imagem esteve e está à disposição de quem quisesse e ainda queira ver”, e qualificá-la “nos limites do tolerável”.

Mas considerou que o colunista ofendeu “a moral da mulher Juliana Couto Paes, seu marido, sua família”, ao “jogar com a palavra “casta” e dizer que Juliana “não é nada casta”.”

José Simão diz que tomou conhecimento das ações ao ler a coluna do jornalista Ancelmo Gois, na edição desta quinta-feira no jornal “O Globo”.

Segundo o colunista, “a imagem que Juliana Paes passa para o Brasil é que ela é a “gostosa”, e que todo homem fica “babando”. Não vejo por que o termo “casta” ofende uma mulher moderna, liberada, atriz da Globo. Para mim, casta é pudica, e eu não admiro pessoas castas. É coisa medieval”, afirmou.

As advogadas Taís Gasparian e Mônica Galvão, que representam a Folha, consideram que a decisão do juiz Capanema de Souza “trata o humor como ilícito e, no fim das contas, é a mesma coisa que censura”

.


18 comentários

  1. bacamarte
    sábado, 18 de julho de 2009 – 18:36 hs

    O problema é que a Jujú tá se achando a última rosquinha do pacote. Com uma interpretação pífia na novela global onde perde até para a criançada em dramaticidade. Faz muito bem as propagandas de cerveja onde basta mostrar as pernas e balançar o bumbum!

  2. Augusto
    sábado, 18 de julho de 2009 – 19:39 hs

    Ta certo o juiz, alguém tem por algum limite neste biba.

  3. Jorge
    sábado, 18 de julho de 2009 – 20:09 hs

    Ela tá tentando preservar o único talento que ela tem: os glúteos avantajados.

  4. ofaxineiro
    sábado, 18 de julho de 2009 – 20:15 hs

    Simão com a Juliana não tem que falar, tem que fazer….

  5. Ditão
    sábado, 18 de julho de 2009 – 20:27 hs

    Tô falando. A censura está voltando.

  6. joao
    sábado, 18 de julho de 2009 – 21:31 hs

    Olha Simão, eu ficaria preocupado com a Fernanda Montenegro e não com a zoiuda!

    Fale de grandes atrizes e não da geração xuxa.

  7. luis gringo
    sábado, 18 de julho de 2009 – 22:20 hs

    E sempre assim.esses caras falam um monte de merda das pessoas e depois vem falar de censura.
    Bem feito para esse buen moço, tomara que a moda pegue.

  8. sábado, 18 de julho de 2009 – 22:59 hs

    Esse Simão é um goiaba, sem graça. Não sabe nem fazer piada. Já ouviram o tal “buemba” na band. É patético… dá vergonha por ele…

  9. jango
    sábado, 18 de julho de 2009 – 23:31 hs

    Existe humor e humores. Isso está mais para humores. Esse Zé Simão parece não distinguir quando está na midia ou quando está no banheiro. Tem que enquadrar o cara. Sou mais a Juli. Fácil.

  10. Só no Brasil
    domingo, 19 de julho de 2009 – 7:41 hs

    A Juliana Paes é disparadamente mais mulhr bonita e sexy do que atriz. Aliás, suas atuações são muito fracas, representa mal, interpreta pior ainda. Suas atuações medíocres são ofuscadas pela sua beleza e dotes físicos. A quem discordar, tudo bem mas observe as “falas” da atriz, sempre muito curtas, breves, com textos monosilábicos já que a própria Globo reconhece sua incompetência; ela nunca fala textos longos, debates, dialogos complexos, somente cenas românticas, “brigas” com a Súria, conversas banais, sem expresão. Enfim, linda mulher, atriz fraca!

  11. Olhos Abertos
    domingo, 19 de julho de 2009 – 11:45 hs

    Bom… existe seguro pra bumbum, será que cobre terceiros?

  12. pepe deodato
    domingo, 19 de julho de 2009 – 12:13 hs

    EM QUESTÃO DE CENSURA, OS MILITARES DE 1964 ERAM MAIS CRIATIVOS.

  13. domingo, 19 de julho de 2009 – 13:33 hs

    Eu pessoalmente ainda prefiro defender á juliana paes, do que esse tal de macaco simão……10×0 pra juliana e pro juiz…..

  14. Coronel Kurtz
    domingo, 19 de julho de 2009 – 19:41 hs

    SE ELA VIRAR POLÍTICA, AI PODE FALAR MAL…

  15. lucas
    segunda-feira, 20 de julho de 2009 – 11:20 hs

    E ainda tem idiota pra vir defender que um juiz determine o que os outros podem ou não falar. Com tanta cabeça cheia de fezes por aí, não me admira viver em uma verdadeira pocilga de país. Cada jumento tem os administradores ladrões que merece.

  16. Franco
    terça-feira, 21 de julho de 2009 – 11:56 hs

    Engraçado, quando ela mostrou suas partes pudentas para todo o mundo, posando para uma revista-de-mulher-pelada, ela não parecia estar assim tão preocupada com os comentários que sua anatomia provocaria…

    Paga o preço minha fia… quer só a parte boa de ser famosa e peladona ?

  17. Silvano Andrade
    quarta-feira, 22 de julho de 2009 – 21:27 hs

    Estramos numa era de denuncismo e censurismo…chega a ser ridículo, esses magistrados de araque perderem tempo com uma coisa tão tosca…esse Simão é um bocó… a Juliana como atriz é medíocre, só têm anca e olhos enormes, deve ter nascido sem massa encefálica…
    Esse Brasil está cada vez mais complicado…

  18. Claudio Cesar dos Santos
    quarta-feira, 26 de maio de 2010 – 13:31 hs

    Simão vc é um profissional sem igual, mais vc pisou feio nesta situação, abusou de bobagens!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*