Conselho de Ética rejeita cassação de deputado do castelo | Fábio Campana

Conselho de Ética rejeita cassação de deputado
do castelo

edmarmoreira

Do Estadão:

O parecer do relator Nazareno Fonteles (PT-PI), pela cassação do deputado Edmar Moreira (sem-partido-MG), foi derrotado por nove votos a quatro e uma abstenção, no Conselho de Ética da Câmara. O presidente do Conselho José Carlos Araújo (PR-BA) deverá nomear um relator para fazer o voto vencedor: ou a absolvição ou uma pena alternativa.

Durante o julgamento, o advogado de Moreira, Sergio Rodrigues insistiu na tese de que não havia regra que impedisse a contratação de empresas do próprio parlamentar, com recursos da verba indenizatória.

O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) defendeu uma pena intermediária com a suspensão das prerrogativas regimentais por seis meses, que implicaria na não participação de Moreira em discursos em plenário e de ser relator em comissões permanentes. O argumento de Moreira Mendes é que Edmar Moreira cometeu “ato atentatório, mas não incompatível com o decoro parlamentar”.

O deputado do PPS disse que a irregularidade cometida por Edmar Moreira foi contratar empresas em situação pré-falimentar para tentar salvá-las. Edmar Moreira usou a verba indenizatória para contratar serviços de duas empresas de sua propriedade: a Ronda, e Itatiaia.

A votação do relatório foi apresentada no dia 17, mas adiada, uma vez que os integrantes do conselho pediram vista do processo. Após a sessão desta quarta, o plenário da Câmara terá de apreciar a decisão do colegiado.

Moreira é acusado de usar de forma ilegal a verba indenizatória concedida a todos os deputados, repassando os recursos a empresas do setor de segurança de sua propriedade. Moreira também ficou conhecido por não ter declarado à Receita Federal a posse de um castelo em Minas Gerais avaliado em 25 milhões de reais.

“A aplicação do dinheiro público, digo, verba indenizatória, violou os princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade e da moralidade”, sentenciou Fonteles durante apresentação do parecer.


11 comentários

  1. José roberto
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 15:11 hs

    Edmar moreira-Brasil = Beto Richa-Cutitiba

  2. Bagualla
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 15:12 hs

    Essa Caterva não vale nada, mais uma vez, muito por NADA!!!
    Qundo é que nós eleitores aprenderemos??? Nada disso é culpa deles, a CULPA é toda NOSSA!!!

  3. ofaxineiro
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 15:15 hs

    É o fim da picada e a desmoralização do congresso que cada dia fica mais frágil com estas posições para defender picaretas….

  4. José Roberto Ribeiro
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 15:55 hs

    Que pena que há tantos picaretas na política, tanto lá em Brasília como aqui em Curitiba.

  5. Marcos
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 15:57 hs

    Concordo em número, gênero e grau com o Bagualla! A Culpa é nossa! Mas poderemos nos redimir em 2010, já que os políticos fazem acordos BRANCOS, para se safarem e continuarem impunes, que tal nos eleitores fazermos um acordão do tipo; em 2010 não vote nulo; vote BRANCO! HEHEHE

  6. Lingua de Krocodilo®
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 16:10 hs

    Isso é pra vocês aprenderem que em DIA de ELEIÇÃO, EM VEZ DE IR VOTAR, A GENTE TEM MAIS É QUE IR PRO SITIO OU PARA A PRAIA.

  7. Pandolfo
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 16:29 hs

    O deputado dono de prostíbulo do Rio Grande do Sul tinha razão………….
    E vou mais longe: o povo que elege esses picaretas não merece coisa melhor…………..

  8. Germano Quandt
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 16:32 hs

    Vergonha.
    O Brasil precisa, urgentemente, de um choque de vergonha na cara!

  9. Conegundes de Moura
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 17:13 hs

    Provavelmente vai ter festa no castelo com direito à quadrilha e tudo. Quem sabe um concurso entre as quadrilhas do Palácio do Planalto, do Senado, da Câmara Federal e do Palácio Iguaçu!? Vai ser difícil escolher a mais criativa.

  10. ita
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 17:59 hs

    Isto é uma vergonha.
    Isto prova que os demais concordam com a corupção.
    Porque será?
    Se a maioria fosse onesta teriam casado o Deputado.

  11. Arthur
    quarta-feira, 1 de julho de 2009 – 19:44 hs

    O língua de crocodilo tem toda razão, quanta praia perdi para votar nessa caterva de ladrões, só que agora não me pegam mais.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*