Agência Estado
O Brasil vai permitir que o Paraguai venda livremente sua cota de energia de Itaipu no mercado brasileiro, acabando com a obrigação de operar apenas com a Eletrobrás. Mas a mudança seria feita de forma gradual e estaria completa em 2023, quando o tratado entre os dois países será renegociado.
Com a concessão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajuda na sobrevivência política do colega Fernando Lugo, acuado pelas revelações de que teve filhos quando era bispo. A avaliação no governo brasileiro é que, sem a compreensão do Brasil, Lugo não termina o mandato.
A nova proposta foi entregue na quinta-feira ao governo paraguaio pela embaixada do Brasil em Assunção. Segundo um dos principais negociadores, o Paraguai conquista a “soberania energética”, enquanto o Brasil ganha “garantia de fornecimento” porque os paraguaios não poderão vender energia de Itaipu para outros países.
A medida se somará ao pacote para fomentar o setor produtivo paraguaio que Lula ofereceu duas vezes neste ano, que foi desconsiderado por Lugo. A expectativa é que os presidentes assinem um acordo sobre o tema na próxima sexta-feira, em Assunção, na reunião do Mercosul. Seria o fim a uma disputa que contamina as relações bilaterais e o bloco há 11 meses. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)
5 comentários
Tolice… não muda praticamente nada.
O problema de Itaipu é o custo, enquanto não houver fiscalização das contas nada vai melhorar nem para os paraguaios nem para nós.
Nossa, como brasileiro é bonzinho!
Podemos até pagar mais pela energia elétrica, mas o Lugo pode continuar se reproduzindo.
O EX -BISPO GARANHÃO SE AGARRA COMO PODE NO COMPANHEIRO BRASILEIRO PARA SALVAR-SE DO INFERNO.
Esse Lula está fora de Si. Ele não tem a mínima noção básica de nada referente a Administração, muito menos se falarmos de Administração pública aonde o desprendimento do pessoal, vem em primeiro plano.
Lula quanto vc e o seu PAC (programa de Apadrinhamento dos Cumpanheiros) vão levar nisso?
Se não há ninguém capaz de parar esses desmandos está na hora de começar a pensar em um General. Não, não sou a Favor, mas pelo menos eles teem disciplina e não precisam de óleo de peroba à imagem dos que aí estão agora, ou seja, o Lula e sua Corja.
É Uma Vergonha…. Quanto o PAC (Programa de Apadrinhamento doa “Cumpanheiros”) levou nessa Manobra?
Isso não é nada ainda. Em breve vocês verão do que é capaz essa tchurma da esquerda festiva e corrupta. Vamos entregar tudo aos amigos de Chavez. A Petrobrás já entregou um pouco, agora a Itaipu, e em seguida vamos perdoar dívidas de outros Estados “amigos”. Enquanto isso, contas particulares….