UPE realiza seu Congresso dos 70 anos | Fábio Campana

UPE realiza seu Congresso dos 70 anos

Imagem 2659

Em clima de comemoração aos 70 anos do movimento estudantil paranaense organizado, centenas de estudantes universitários participaram da abertura do 42º Congresso da União Paranaense dos Estudantes, realizado na Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu.

A atual Presidente da União Paranaense, Fabiana Zelinski, eleita em 2007 no último congresso realizado, disse que esta edição “marca uma era de lutas e conquistas no seio do movimento estudantil e da sociedade paranaense, possível pela unidade de diferentes forças em busca de um mesmo ideal”.

De acordo com Fabiana, é a diversidade de idéias presente na UPE que garante uma gestão democrática e unitária. “O movimento estudantil resistiu na ditadura e está organizado até hoje devido à diversidade de idéias presente em sua organização”.

local esteve lotado por representatividades estudantis de todo estado, entre elas, lideranças da UFPR, UTFPR, UNIOESTE, UEM, UEL e de várias faculdades particulares que nestes próximos dois dias, debaterão os rumos da entidade com eleição de nova diretoria.

Participaram da abertura, o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o vereador, Nilton Bobato, Joel Benin, representando os ex-presidentes da União Paranaense dos Estudantes e Maria José El Saad representando o Cebrapaz (Centro Brasileiro de solidariedade aos povos e luta pela Paz).

De acordo com Fabiana, é a diversidade de idéias presente na UPE que garante uma gestão democrática e unitária. “O movimento estudantil resistiu na ditadura e está organizado até hoje devido à diversidade de idéias presente em sua organização”.

Nestes 70 anos de história de luta da UPE, a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf, abordou sobre o novo papel do movimento estudantil no cenário político brasileiro. “Se antes, o movimento estudantil protagonizava a luta contra a ditadura, pelo acesso universitário, pela redemocratização, em defesa do Petrobrás, hoje, nossa geração conquista a expansão do acesso à universidade, o Prouni, o fim do vestibular e também vamos defender o Pré-sal”.

Diante da platéia representativa, estes dois dias de congresso da UPE prometem um intenso debate sobre as mais diversas questões presentes no cenário político brasileiro. “Vamos debater a expansão de acesso ao ensino superior, à defesa do Petróleo brasileiro e das estatais, um novo formato para a universidade, mais democrática e humanista, saúde, diversidade, etc”, disse Zelinski.

UPE

Realizado a cada dois anos, o Congresso da UPE é o espaço que reúne representatividades do movimento estudantil paranaense para eleger a nova diretoria e deliberar, no conjunto do movimento estudantil, as próximas ações entidade.


15 comentários

  1. OLegário
    sábado, 20 de junho de 2009 – 15:19 hs

    Parabéns ao movimento estudantil, que resistiu aos ataques do Maurício e do Arruda!!!

  2. XI!!
    sábado, 20 de junho de 2009 – 15:36 hs

    Só Uma pergunta aos dirigentes desse encontro|: O Presidente da Juventude Popular Socialista (PPS) esteve presente? Ou não? Se esteve qual foi suas formulações no sentido de se mudar a conduta da juventude para mudar isso que está aí? Ou será q

  3. oinformantedeFoz
    sábado, 20 de junho de 2009 – 19:01 hs

    Olha a cara de animação dos participantes, este local cabe 120 pessoas.Bem animado….

  4. HIPOCRESIA
    sábado, 20 de junho de 2009 – 21:18 hs

    GURIZADA DO PC DO B, ARMARAM O TROÇO TODO, NA MALANDRAGEM , O MOVIMENTO NÃO EXISTE, ELES QUEREM O CASARÃO SÓ PRA LOCAR DE ESTACIONAMENTO NA NOITE DO LARGO….

  5. Felipe Andradre
    domingo, 21 de junho de 2009 – 14:22 hs

    Que verrgonha esse congresso….
    Ei porque mudarão o auditorio de 400 para 120 pessoas?
    Avanços no movimento estuantil Fabiana?

    Quero ver o PC do B respoder as atas falsas na justiça, ai o quero ver os avanços que vc fala.

  6. Araujo
    domingo, 21 de junho de 2009 – 15:40 hs

    Ei olha o cara com a mão no rosto, deve estar se escondendo da foto, deve saber a vergoonha que passa esse congresso. Foi pro congresso agora mostra a cara rapaz

  7. estudante
    domingo, 21 de junho de 2009 – 18:59 hs

    Posso afirmar que a reunião que aconteceu no sabado em curitiba, estava bem mais movimentada, com dezenas de DCES CAS E ESTUDANTES DE VERDADE…, DE TODO O ESTADO DO PARANA.
    ESSE É O REAL MOVIMENTO…

  8. estudante
    domingo, 21 de junho de 2009 – 19:04 hs

    nossa da para contar nos dedos qtas pessoas estão no auditório…
    rsrsrsrsrs
    kkkkkkkkkkkk

  9. Rogério Cardoso
    domingo, 21 de junho de 2009 – 19:47 hs

    O PCdoB é tão bom que aqui em Foz a turma deles, Chico Brasileiro e Bobato, se matam antes de apoiar candidatos do PCdoB. Fazem o que manda o McDonald. Se lixam para a direção estadual. Fosse um partido de verdade, já teriam outra turma aqui.

  10. domingo, 21 de junho de 2009 – 22:46 hs

    Quando a gente fica repetindo uma mentira muitas vezes, tipo, está chovendo, está chovendo, está chovendo, uma hora chove e aí por um momento vira verdade.

    A direita por hora pode regojizar-se de, pelo menos neste congresso, ser verdade a mentira mil vezes repetidas por eles, de que no movimento estudantil é cheio de vagabundos, aproveitadores, oportunistas e idiotas. PT, PCdoB e PMDB, só sobrou tralha.

  11. Corvolina
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 6:43 hs

    Tá na hora do JPMDB tomar vergonha na cara e parar de incomodar quem faz movimento etsudantil de verdade
    A galera da direita pode ser horrível, mas foi para Foz, deu a cara a tapas, mas esteve lá discutindo com estudantes de verdade.
    Enquanto isso a JPMDB e o MR3 (como o próprio governador disse) se esconderam em Curitiba em uma reunião frajuta…tentaram ganhar a UPE a força física.
    Mas os estudantes ganharam coma força ideológica, de discussão e de construção do movimento.

    E claro a UPE vem com a nova gestão repleta de amor no coração.

    Dalhe Bonde!

  12. Filho da PUC
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 7:36 hs

    Estava na reunião no sábado, fiquei muito satisfeito. Em Foz diz que o negócio foi morto

  13. Pergunta ao Emanuel
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 7:44 hs

    Queria perguntar ao sr Emanuel M.
    qual e a graça de ser pela II vez quase presidente da UPE, nossa cara vc foi tirado de rota mais uma vez to vendo uma coisa ate quando vc vai ficar tentando esse seu sonho, vai fazendo logo suas economias pra proxima camdanha em 2011 cara pois nao vai ter mais a grana do Governo… pra bancar o teu sonho de ser um dia presidente da UPE rsrsrsrsrsr

    é fabiola vc infelismente vc nao vai ser a primeira dama do casarão rsrrs mais tambem ne vc vai arrumar um perdedor pra ter de marido….

    FALOW

  14. Kico CEBRAPAZ-PR
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 18:38 hs

    Desejamos às diretorias da UPE, a eleita e a que deixa, manter viva a vontade férrea na defesa dos ideais de luta e indignação frente às injustiças.

    O CEBRAPAZ-PR convida a todos para a sua 2ª Assembléia Nacional: pela integração LA, contra as guerras imperialistas, por uma cultura de solidariedade e contra a implantação da 4ª frota.
    Professor Kico CEBRAPAZ-PR

  15. Militante de Verdade
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 19:27 hs

    Os comentários sobre o ânimo dos camaradas nessa foto não batem pois a foto nem eh do congresso de Foz isso foi em Maringá no auditório da UEM
    ficamos muito tristes pelos camaradas do MR8 não terem aparecido em Foz do Iguaçu pois com certeza eles tinham a capacidade de pelo menos contribuir com os debates que ocorreram com muitas participações dos verdadeiros militantes do movimento estudantil pelos menos esses marcaram presença no congresso

    Dá-lhe bonde!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*