Salário do mordomo de Roseana Sarney é pago pelo Senado | Fábio Campana

Salário do mordomo de Roseana Sarney é pago pelo Senado

SarneyRoseanaZeCruz470
De Josias de Souza, na Folha Online

Depois que José Sarney disse que a crise é do Senado e não dele, tudo ficou desobrigado de fazer sentido em Brasília. Apenas os fatos ainda se animam a manter viva a conspiração contra o vale-tudo semântico inaugurado por Sarney.

Deve-se aos repórteres Rosa Costa e Rodrigo Rangel a descoberta do penúltimo grão de sujeira escondido sob o tapete metafórico do Senado.

A dupla informa que o contracheque do mordomo da casa que Roseana Sarney mantém em Brasília é pago pelo Senado. Espécie de faz-tudo da filha do presidente do Senado, o mordomo ganha algo como R$ 12 mil por mês.

Chama-se Amaury de Jesus Machado. Atende pelo sugestivo apelido de “Secreta”. Nos últimos dez dias, esteve ao lado de Roseana em São Paulo.

A primogênita de Sarney deixou o Senado em abril. Renunciou para assumir o governo do Maranhão, que ganhou no tapetão do TSE.

Embora devinculada do Senado, Roseana continuou servindo-se dos bons préstimos do mordomo “Secreta”.

Ouvida, a governadora maranhense declarou: “Ele é meu afilhado. Fui eu que o trouxe do Maranhão…”

“…Ele vai à casa quando preciso, uma duas ou três vezes por semana. É motorista noturno e é do Senado. E lá até ganha bem”.

De fato, o “Secreta” não ganha mal. O diabo é que o dinheiro que pinga na conta dele sai do bolso do contribuinte.

O mordomo de Roseana tem um longo histórico de serviços prestados aos Sarney. Ganhou emprego no Senado nos anos 90.

Antes, trabalhou no Palácio da Alavorada, durante o mandarinato de Sarney. Foi requisitado para o gabinete de Roseana em 2003, quando ela virou senadora.

Deve-se a assinatura do ato que oficalizou o deslocamento ao ex-diretor-geral Agaciel Maia. Além da remoção, “Secreta” ganhou gratificação.

O empresário maranhense Mauro Fecury, suplente de Roseana e velho amigo de Sarney, manteve “Secreta”, o pseudoassessor, em seu gabinete.

Sarney faz um enorme esforço para domar a crise. A cada nova revelação, porém, vai ganhando a aparência de um jóquei cego montando a mula-sem-cabeça.

No Senado dos dias que correm, o velho e doce hábito do empresguismo desfaz o monge.


32 comentários

  1. cidadão curitiba
    sábado, 20 de junho de 2009 – 10:39 hs

    Acho que o erro é nosso. Nós que, pretenciosamente, pesamos que o Senado e seus asemelhados sejam nossos, os contribuinte. A casa é deles. Deles! O mordomo da casa ganha 12 mil para cuidar bem deles.

  2. INDIGNADO SEM AÇÃO
    sábado, 20 de junho de 2009 – 10:48 hs

    cai fora Sarnento..ops..sarney

  3. ronaldo
    sábado, 20 de junho de 2009 – 11:23 hs

    Só está faltando aparecer ao público que os cachorrinhos de estimção dessa família nociva a democracia brasileira ter seus cuidados diários pagos pelo povo brasileiro.

  4. rozane
    sábado, 20 de junho de 2009 – 11:29 hs

    SARNEY ERROU QUANDO DISSE QUE A ‘CRISE NÃO ERA DELE E SIM DO SENADO’. NA VERDADE O ‘SENADO É QUE É DELE OU DELES, DA SUA FAMILIA. MEU DEUS, QUE PROMÍSCUA ESSA RELAÇÃO PAI, FILHA, NETOS, AVÕ. QUE NOJO. SE EU TIVESSE UM PAI OU UMA MÃE ASSIM, PEDIRIA PRA NASCER DE NOVO. [ E.T. ‘SERÁ QUE ESSES 12 MIL, ENTRAM DE FATO NO BOLSO DO MORDOMO’ ???????????

  5. OLegário
    sábado, 20 de junho de 2009 – 11:40 hs

    Grande coisa. Aqui no Paraná o Requião tem um séquito pago por quem? Pela viúva, claro! Cadê o MP?

  6. NILSO SGUAREZI
    sábado, 20 de junho de 2009 – 12:23 hs

    Quem ja passou por uma casa legislativa e não se incompatibilizou com aqueles “eternos diretores”, simplesmente fez “vistas grossas” ou pior ainda entrou naquela “se o meu vier, tudo bem..” pois é impossivel que um parlamentar responsável não perceba o que ocorre na direção das casas legislativas.
    Existem os bons parlmentares, mas estes por representarem “perigo” contra a malandragem que domina os bastidores e distribui “favores”, via de regra são “isolados” e mantidos sempre sob suspeita e permanente observação para que não possam influenciar nas decisões internas.

    Infelizmente a modernidade e a transparencia ainda não chegou no legislativo, que continua a produzir os “marajas” que são os apaniguados de quem entra no jogo dos funcionários que efetivamente mandam e administram os legislativos.

    Mas boa parte disso tudo não existiria se o Ministério Público, em todos os niveis, fizesse jus as prerrogativas constitucionais que lhe asseguram o poder amplo de investigação, na forma do artigo 129 da Constituição.

    Por outro lado setores da imprensa também foram cooptados e entraram no jogo, pois que donos de jornais, rádios e tvs (evidente que sempre existiram as exceções, raras mas existem) que não fizeram o necessário e patriotico dever de denunciar.

    Pode ser que agora, a mobilização da sociedade se encarregue disso e pressione pelas mudanças.

    A principal porém, é aquele feita pelo voto. Afinal cabe ao POVO ( diga-se ao eleitor) eleger ou reeleger o parlamentar.

    Claro que existem nomes dignos que precisam ser reeleitos, mas infelizmente destas ultimas legislaturas, poucos merecem a reeleição.

  7. cecilia
    sábado, 20 de junho de 2009 – 13:34 hs

    O JOSE RAPOSA SARNEY

  8. cecilia
    sábado, 20 de junho de 2009 – 13:37 hs

    O JOSE RAPOSA SARNEY SE ACHA O DONO DO SENADO E A FAMILIA SARNEY DONA DO BRASIL, BEM FEITO PROS ELEITORES DE CABRESTO DESSA FAMILIA QUE GANHA BOLSA MISERIA E ACHA QUE O PAIS ESTÁ UMA MARAVILHA. FORA SARNEY!!!!!!!!!!!!!!!!!!, DIA

  9. cecilia
    sábado, 20 de junho de 2009 – 13:38 hs

    O JOSE RAPOSA SARNEY SE ACHA O DONO DO SENADO E A FAMILIA SARNEY DONA DO BRASIL, BEM FEITO PROS ELEITORES DE CABRESTO DESSA FAMILIA QUE GANHA BOLSA MISERIA E ACHA QUE O PAIS ESTÁ UMA MARAVILHA. FORA SARNEY!!!!!!!!!!!!!!!!!!, DIA 22 E 23 VAMOS VESTIR PRETO E COLOCAR PANOS EM NOSSAS JANELAS, LUTO PELA MORALIDADE NO BRASIL QUE MORREU.

  10. sábado, 20 de junho de 2009 – 14:26 hs

    ELE NÃO SABE DE NADA. ESTÁ GÁGÁ. INTERDITEM-No Ou vão assinar a falcatruas desse Ladrão descarado?

  11. SYLVIO SEBASTIANI
    sábado, 20 de junho de 2009 – 14:57 hs

    NILSO SGUAREZI. Seu comentário é oportuno, ainda hoje na página 3 do jornal Impacto, relato sobre o deputado Tadeu Veneri, do PT, que está isolado, por ter atitudes éticas, sérias na Assembléia Legislativa do Paraná, e relato um FATO importante, sobre a nomeação de uns 500 funcionários “efetivados” sem provar até o momento as indagações do honrado deputado Tadeu Veneri sobre se foi realizado concurso público e peço ao Ministério Público Federal e Estadual, para apurar..Você Nilso Sguarezi descreve muito bem sobre o Poder Legislativo, sobre as atribuições do Ministério Público em seu artigo 129 da Constituição Federal, das funções institucionais. E ainda convoca a sociedade para uma mobilização e a imprensa em geral.Alguns orgãos, como a OAB-Pr, Instituto dos advogados , poderiam verificar um Inquérito de n°41/04 que tramita no Ministério Público por 5 anos, e colaborar para uma tamitação rápida , pois ainda no decorrer deste periodo, outros Fatos apareceram, como funcionários à disposição de outros orgãos, ou Poderes, percebendo de ambos seus salários, já denunciados pela imprensa e verificar a situação atual dos 74 Inquéritos envolvendo 46 deputados e ex-deputados, sobre o chamado “Esquema Gafanhoto”, que tramita no Ministério Público Federal e Policia Federal do Rio Grande do Sul.O momento é agora, o povo paranaense e brasileiro está exausto por contribuir com altos impostos e seu dinheiro correr para a corrupção desenfreada.

  12. Adriana Rocha loures
    sábado, 20 de junho de 2009 – 15:21 hs

    É legal o Requião ter aqueles assessores todos dando-lhe moradia? Então qual a diferença da Roseana?

  13. Bora
    sábado, 20 de junho de 2009 – 16:13 hs

    Tem horas que parece que o Brazil tem que ser passado a limpo mais é na bala mesmo, este Sr. já foi presidente do Brasil e ando tentando esta sua filha “perua, mexera” para ocupar o cargo. imagine como somos roubados. Me mostrem nobreza do carater deste politicos safados.. É so esperarmos a vinda de Cristo com certeza, querem acreditar, acreditem, sera para o bem de todos. Vamos apenas votar para não descumprir a Lei, e só, agora em quem, quem sabe em branco.

  14. sábado, 20 de junho de 2009 – 16:21 hs

    A única coisa que cresce no Brasil é a familia do Sarney… O gato subiu no telhado…

  15. Eduardo Alencar
    sábado, 20 de junho de 2009 – 16:55 hs

    Ora pessoal.
    A filha de uma pessoa que não é comum, também não é comum e portanto tem que ser considerada de uma maneira diferentes dos demais. Por ser diferente ela tem direitos que os demais não tem.

  16. Péricles Trotta
    sábado, 20 de junho de 2009 – 17:32 hs

    E o Lula e Requião ainda defende esse atraso que se chama Sarney!

  17. Don Quixote.
    sábado, 20 de junho de 2009 – 18:17 hs

    A familia Sarney, está atolada até o último fio de cabelo em corupção de mais de 50 anos, que , quanto mais se ivenstigar, será igual a M……E MAIS VAI FEDER.

    SÃO ETERNOS CORRUPTOS, CHUPA SANGUE DO POVO.

  18. silva
    sábado, 20 de junho de 2009 – 18:51 hs

    lá nos tempos idos da chamada “nova república”, buscou-se e não deu, agora quem sabe dê:

    … FORA SARNEY …FORA SARNEY ..

  19. Descrença
    sábado, 20 de junho de 2009 – 18:57 hs

    Eu nunca votei nessa turma, espero que o bom povo do Maranhão e do Amapá tirem o bigodudo de lá antes que ele acabe com o país. Ele já tá com 80 anos, quem sabe com sorte ele se vai e o Brasil se livra desse carma…

  20. Mustafah Kemal
    sábado, 20 de junho de 2009 – 21:25 hs

    Já está na hora de fechar essa casa imprestável qe é o Senado e defenestrar essa crurriola chefiada pela família Sarney. Revolução Já

  21. oinformantedeFoz
    sábado, 20 de junho de 2009 – 21:26 hs

    Sarney ainda não renunciou… O que está esperando….Cara de Pau…..

  22. RELATORIO FINAL
    sábado, 20 de junho de 2009 – 22:19 hs

    Uma das minhas maiores decepções em relação a política, foi descobrir que toda aquela turma que participou do pseudomovimento diretas já, nada mais eram do que aproveitadores do dinheiro público. As mazelas continuam, as oligarquias se proliferaram de forma assustadora no Brasil. São personagens como essa Morsa do plano cruzado, que faz lembrar dos anos 70 onde pensavamos que mudariamos o mundo mas estamos vivendo o crescimento da semente da nossa desilusão. Até a inteligência nas artes, música desapareceu, hoje ouvimos chico e caetano dos anos 70 com letras inteligentes burlando a ditadura e até eles não conseguem mais expressar algo inteligente. Sou contra a ditadura, qualquer tipo, mas tenho que admitir que ela fez crescer muita gente, fez muitos raciocinarem e de certa forma foi um período fértil do pensar ser-humano, coisas que atualmente na cena musical e política nada mais nos resta a não ser lamentar pelos frutos podres que a democracia gerou.

  23. pongo
    sábado, 20 de junho de 2009 – 23:49 hs

    Maranhão um dos estados mais pobres da federação e o Amapá que nem tem cara de estado, graças a máfia da famiglia Sarney. Para o bem da civilização fora família Sarney.
    Sarney, seja hoem e renuncie, pois a ala oposicionaista do PT não vai desistir da sua “cabeça”!

  24. NILSO SGUAREZI
    sábado, 20 de junho de 2009 – 23:53 hs

    “AS INSTITUIÇÕES SERÃO O QUE FOREM OS SEUS DIRIGENTES”, disse JOÂO XXIII, ou seja, cada geração deixa a sua marca. Quando as pessoas se apegam além do seu tempo ao poder, retardam o processo da renovação. Em resumo é o que dizem muitos dos comentários desta noticia, ou seja, “muitos sarneys” ja devia ter se afastado para que novas mentalidades pudessem tem oxigenado o parlamento com novas idéias e metodos de direção.

    O Senado da República é uma instituição que sem ela a democracia inexiste, mas infelizmente os “dirigentes” é que estão levando a descrença do povo nas nossas instituições.

    Não há outra forma de conter esta sanha da velharia empedernida nas casas legislativas, senão pelo clamor do voto popular operando grandes e radicais renovações.

    Sou desta geração que pregou as “diretas já e soube interpretar o sentimento e clamor popular pelo estado de direito.

    Mas como disse o SILVIO SEBASTIANI, onde está a OAB? Envelheceu também ou esta mais preocupada em “administrar” o gordo orçamento que os milhares de advogados são obrigados a pagar mensalmente?
    A nação é de todos e não apenas de uma classe. Quando todos se calam e a maioria se omite, são os tempos em que surgem “os hitleres” da vida.

    Não basta o protesto apenas, mas a mobilização para que nas proximas eleições legislativas os parlamentos tenham cara e cheiro de povo.

    Mais uma legislatura como a atual, estará criado o caldo de cultura para que idéias ainda esparsas como estas de fechar o parlamento aumentem e passem a ser o tom para que novamente tenhamos o retrocesso institucional.

    MINISTÉRIO PÚBLICO ONDE ESTAS?

  25. JOARES BRASIL
    domingo, 21 de junho de 2009 – 10:56 hs

    Uma vergonha, pagar mordomo, empregar o neto nas tetas do senado, uma familia multimilionaria, de deixar qualquer cidadao triste e envergonhado, que cara dxe pau esse Sarney

  26. POLAKA
    domingo, 21 de junho de 2009 – 15:29 hs

    TEI TEI MEU POVO!!!!
    É O CORONELISMO QUE IMPERA….

    PUTZ, DESSE JEITO VOU RASGAR MEU DIPLOMA UNIVERSITÁRIO E VIRAR “MORDOMA” HAHAHA DO SENADO…..

    GOSTARIA DE SABER COMO ESTÁ O REGISTRO NA CARTEIRA DESSE CIDADÃO……BEM NO FIM É MAIS UM LARANJA, QUE SE DISFARÇA DE MORDOMO MAS FAZ ALGUNS SERVIÇOS SUJOS PARA A CORJA SARNEY……

    COMO NO FINAL DOS FILMES DE TERROR….O MORDOMO É SEMPRE CULPADO…….HAHAH BOA SAÍDA NÃO ACHAM? PAGO BEMMM MAS TU DÁ A CARA À TAPA QUANDO FOR PRECISO……

    É ISSO AÍ….NÃO ADIANTA SÓ RECLAMAR DOS POLÍTICOS, PQ ENQUANTO OS CIDADÃOS SE SUBMETEREM A ESSE TIPO DE COISA, ACEITANDO CARGOS POR APADRINHAMENTO,MESMO SABENDO QUE SÃO PAGOS COM DINHEIRO ROUBADO DO POVO, NADA SERÁ FEITO…..

  27. morador de colombo.
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 8:31 hs

    Bom dia ao povo honesto, e com indguinação que leio esta materia, e gostaria de fazer uma pergunta? onde esta meu Grande amigo Osmar Dias, Alvaro Dias e outros do Parana, queridos amigos Senadores esqueçam desta maldita CPI. logico e preciso sim mas antes mandem esta corja de sem vergonha embora, voçes são pessoas nossas porque ficar com cobra criada no senado isto ai virou a casa da mãe Joana, emquanto o povo brasileiro esta desempregado, passando fome, os patrões cortando horas extra o qual e o que ajudam nossos salarios, o tal presidente desta casa quer dar horas extras para os senhadores, e encher de pessoas trabalhando pra seus familiares com dinheiro nosso, pelo amor de Deus limpem esta casa de uma passagem, so de ida pra esta corja pra um lugar que não de para eles roubar de ninguem e que eles trabalhem para ganhar 450 reais igual todos os pobres ?

  28. Ita
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 14:15 hs

    Deveria haver uma investigação no senado como um todo e também de todos os gabinetes do senado bem como todos os Senadores.

  29. Carlos Roberto Zilli
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 14:53 hs

    BRASILLLLLLL, uma mistura de Futebol, carnaval, samba, novela, mulher pelada, Bolsa família, Presidente analfabeto e sua candidata guerrilheira e assaltante de Banco, com recheio de família SARNEI e um povo sem cultura que elege esse tipo de pólítico LADRÃO. Que vergonha. Somente uma revolução armada pra acabar com tudo isso e iniciar uma nova era.

  30. Carlos Roberto Zilli
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 15:01 hs

    BRASILLLLLLL, uma mistura de Futebol, carnaval, samba, novela, mulher pelada, Bolsa família, Presidente analfabeto e sua candidata guerrilheira e assaltante de Banco, com recheio de família SARNEI e um povo sem cultura que elege esse tipo de pólítico LADRÃO. Que vergonha. Somente uma revolução armada pra acabar com tudo isso e iniciar uma nova geração de políticos que realmente tenham compromisso com o povo.

  31. Carlos Roberto Zilli
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 15:23 hs

    HAAAAA. Você esta desconte com os atuais representantes da nação? Votou neles? Votou no Lula? Porque? eu não votei e tenho que pagar por isso. Você recebe bolsa família? Eu não. Eu ralei, estudei muitos e muitos anos e por consequência as duras penas consegui alguma coisa na vida e posso pagar um Colégio Dom bosco pro meu filho estudar porém, estou sendo penalisado por isto pois, o governo me arrebenta no cobrança de impostos a fim de garantir o pagamento da bolsa família, vale gás, vale isto e vale aquilo e pagamento de seguro desempredgo, lembrando que agora ninguem precisa trabalhar pois aumentou o parcelamento do seguro para 9 meses. Trabalhar porque então? Isto é so o começo amigo. Você vai ver daqui ha cinco ou dez anos. Adeus democracia e VIVA O SOCIALISMO do IMBECIL DO LULA POLVO DA SILVA.

  32. OLHOS DE ÀGUIA
    terça-feira, 23 de junho de 2009 – 7:56 hs

    Sr. zilli. falou e disse tudo, minha vida foi e è do mesmo jeito, e tmb acho que voltaremos p/ ditadura, pois o povo de bem vai reagir e serà cabuloso, ver esses cabeça chata do nordeste morrer de fome, pq não trabalham. està na bìblia”comeràs o pão com o suor do teu rosto”, mas o lula como è analfabeto entende que eles devem comer o pão com o suor do rosto dos outros

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*