O caso da gravação do Manasses, Gardolinski, Oriente & Cia. | Fábio Campana

O caso da gravação do Manasses, Gardolinski, Oriente & Cia.

Para entender o imbróglio do PRTB:

1 — O grupo liderado por Manasses de Oliveira apoiava Beto Richa desde a eleição de 2004. Tanto é que participou da administração anterior de Richa, na qual Manasses foi secretário do Trabalho.

2 — Este grupo do Manasses era hegemônico dentro do PRTB de Curitiba. Tanto que realizou uma convenção municipal e venceu, ficando certo que o partido coligaria com o PSDB e apoiaria Beto Richa para prefeito.

3 — Foi então que a direção estadual do PRTB decidiu mudar de rumo. Seu presidente estadual, Marino Teixeira, decidiu que o partido deveria apoiar Fábio Camargo, do PTB, para prefeito. Marino declarou nula a convenção municipal e colocou o PRTB a serviço da campanha de Fábio Camargo.

4 — Houve revolta dentro do PRTB de Curitiba. A maioria absoluta decidiu romper com o partido, mesmo que isso significasse perder a legenda e a possibilidade de se candidatar a vereador. Entre eles, vereadores eleitos, como o próprio Manasses de Oliveira e o Mestre Déa, e mais 26 candidatos.

5 –Ao saírem do PRTB, Manasses e sua turma organizaram um comitê independente para apoiar Beto Richa. Todos os ex-candidatos a vereador lá se reuniam para organizar eventos de campanha. Beto Richa compareceu á inauguração do comitê, embora ele não fizesse parte da estrutura oficial da campanha.

6 — O coordenador do comitê era Alexandre Gardolinski que, entre outras, arrecadava e fazia pagamentos de despesas aos membros do PRTB. Gardolinski, para comprovar os pagamentos e ter munição para tratar com Manasses de Oliveira, decidiu gravar as reuniões e os pagamentos feitos, muitos deles sem notas, sem comprovação e cobertos com documentos frios, como se vê na própria gravação.

7 — Estas gravações, segundo Gardolinski, acabaram nas mãos de Rodrigo Oriente, que as negociou com Fábio Camargo, o candidato do PTB que perdeu o apoio de Manasses e seu grupo. Das mãos de Fábio teriam saído cópias que chegaram ao governador Requião, ao senador Alvaro Dias, a procuradores do Ministério Público, juízes, desembargadores, deputados e empresários, entre eles Maurício Xavier, muito ligado a Maurício Requião, irmão do governador Requião. Xavier estaria, hoje, integrado à campanha de Alvaro Dias.

8 — Das mãos dos adversários de Beto Richa para a mídia foi um pulo. E assim ela serviu de base para o primeiro grande ataque a Beto Richa na disputa eleitoral deste ano. É evidente que a divulgação não está preocupada em esclarecer o imbróglio interno do PRTB, mas procura atingir Richa, o mais forte candidato à sucessão de Requião.

9 — Beto Richa fez mais de 77% dos votos válidos para se reeleger prefeito em Curitiba. É claro que a participação de Manasses e seu comitê de excluídos do PRTB não modificaram decisivamente o resultado da campanha.

10 — Assim que soube das imagens, o prefeito Beto Richa pediu para vê-las e assim que as viu demitiu da prefeitura os três cabeças do comitê do PRTB de Manasses. Não se descarta a possibilidade novas demissões, pois na divulgação através do Fantástico, da Globo, apareceram novas figuras envolvidas.

11 — A coordenação da campanha da coligação “O Trabalho Continua”, de Beto Richa, dará entrevista hoje, às 15h00, no Hotel Bourbon.


28 comentários

  1. Barão de Cruz Machado
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 10:14 hs

    Demitam o Beto!

    Caixa 2… CASSA O CASSIO E AGORA CASSA O BETO!

  2. Sincero
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 10:16 hs

    Se estão fazendo defesa ao Beto Lerner Richa é porque as acusações o atingiram. Caso contrário, esse “passo a passo” não teria razão de existir.

  3. Cybele
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 10:18 hs

    O Fábio Camargo jogou dinheiro no lixo! A interconexão Beto revoltados do PRTB é muito forçada!
    Não passa de uma grande volta ao mundo na maionese light!

  4. Dinah
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 10:21 hs

    Fábio muito bom saber que existem jornalistas sérios como vc que tem compromisso com a verdade! É claro que o Beto não precisaria comprar nenhum apoio do PRTB…qualquer um que conhece polític sabe que tal apoio não influenciou no resultado das eleições. A oposição comandada pelo Duce quer derrubar a qualquer custo o mais forte candidato ao governo do Estado mas, masi uma vez andou mto mal pois tal episódio em nada compromete a imagem do melhor prefeito do Barsil!
    Não adianta querer inventar factóides…nada vai derrubar o excelente governo Richa! O trabalho continua rumo ao governo!

  5. De OLHO
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 10:21 hs

    Tenha santa paciência Sr. Blogueiro, isso tudo é para dizer que não passa de armação, que o “caixa 2” era de mentirinha, ou que o valor é tão baixo que não configura crime? Ora, ora, quem faz corrupção com 1600 reais faz com milhões.Fora Caixa 2.

  6. jssilva
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 10:25 hs

    CAIXA 2, ABUSO DE PODER ECONÔMICO….

    Isso é crime eleitoral, deve ser punido! Todos sabem da derrama de $$$ que foi feita em toda Curitiba.
    Esse comitê é apenas uma pequena parte de todo um esquema. Crime é crime, a lei é para todos, independente de quantos votos fez ou deixou de fazer.
    Quem denunciou este esquema sordido merece ser homenagedo.
    Viva a imprensa! Viva a democracia! Agora o bom mocinho vai ter que se explicar…. as mascaras começam a cair! Quem verá!!

  7. Deck
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 10:29 hs

    É incrível………… basta alguém despontar em pesquisas de intenção de voto (um tanto quanto duvidosas) que parte da imprensa já começa de melação.

    SE FOR PARA ENCOBRIR FATOS OU REALIZAR MATÉRIAS TENDENCIOSAS, MESMO COM VÍDEOS MOSTRANDO FRAUDES, ENTÃO FIZERAM BEM DE ACABAR COM O DIPLOMA DE JORNALISMO.

    SE FOR PARA DEFENDER O PREFEITO, CUSTE O QUE CUSTAR, MESMO QUE ELE COMETA FRAUDES, ENTÃO QUE QUALQUER UM SE TORNE JORNALISTA… DA NO MESMO!

  8. Waldir de Oliveira
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 10:39 hs

    ” FICA BETO”, é melhor um pássaro na mão do que vários voando…e bem alto

  9. SENTINELA
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 10:55 hs

    Peraí…… a Coligação O Trabalho Coninua, vai dar entrevista ???

    Mas a figura da coligação deixa de existir com o término das eleições !!!!!

    Ah, já sei. Começou o processo de blindagem do Beto. Vão descarregar as denúnicas no PRTB e na Coligação, na tentativa de livrar o Beto.

    Deve haver investigação Judicial no Beto, pois foi benificiado pelo “ESQUEMA” de abuso do poder econômico, em detrimento dos demais candidatos.

    A Gleisi que vai se preparando para assumir o mandato, pois não resta dúvida da existência de Caixa 2, e a Justiça Eleitoral não está perdoando, vários já foram cassados.

  10. Daniel
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 11:37 hs

    E provavelmente vem mais, ao invés de mostrarem propostas para o Paraná, tentam vincular o nome do Beto em falcatruas e imoralidade dos outros. Vai me dizer que nenhum pilantra apoiou a Gleise, o Fábio ou que nenhum Político de renome saiu abraçado com algum criminoso de qualquer modalidade. Já estou enjoado desse tipo de campanha.

  11. Rei da Selva
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 11:44 hs

    Infelizmente, o Beto não se comporta igual ao Pai, o ex-governador jamais faria qualquer acordo com esse tipo de gente, Richa pai, não andava com vagabundo, seus acessores eram qualificados, comprometidos com a lizura no trato do dinheiro público.

  12. OBSERVATÓRIO
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 12:02 hs

    UMA OBSERVAÇÃO NOS ÍTENS 3 E 4:
    3 – O PRESIDENTE MARINO NÃO DECIDIU NADA, FOI COMPRADO PELO PTB NACIONAL PARA APOIAR A CANDIDATURA DE FÁBIO CAMARGO.
    4 – A REVOLTA, NATURALMENTE, FOI PORQUE O MARINO NÃO DIVIDIU A GRANA COM NINGUÉM. SE OFERECE PARA O GRUPO “DISSIDENTE”, O MANASÉS, TERIA ACEITADO.

  13. Eu
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 12:10 hs

    Acho que vão precisar de uma denúncia um pouco melhor pra tentar acertar o Beto Richa. Se contra o Requião surgem falcatruas todos os dias e ninguém diz nada, isso que requiao ainda tem alguma oposição, pense no Beto Richa que é praticamente unanimidade dentro de Curitiba.

  14. Peter
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 12:16 hs

    Não vi ligação nenhuma com o Beto Richa, ou tem alguma gravação onde aparece ele distribuindo dinheiro?
    E o Requião quando ameaçou o Manassés falou em empreiteiros. Cadê os empreiteiros que não apareceram? Foram apagados para por o Beto no lugar? tsc tsc tsc

  15. Peter
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 12:18 hs

    Tá aqui:

    EMPREITEIROS – cadê eles?

    http://www.fabiocampana.com.br/?s=manass%C3%A9s

  16. MARIA DAS DORES
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 12:32 hs

    Vai falar o que? Que as imagens são falsas? que o Fantástico extrapolou?
    Que não autorizaram o Gardolinski a cuidar do comitê? Que não compraram ninguém para trabalhar para o Béto? Que o índice do resultado da eleição não foi adulterado? QUE NÃO MACHUCARAM E MUITO O deputado Fabio Camargo? Que não praticaram crime eleitoral? Vou lá para assistir ao circo.

  17. segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 12:54 hs

    Qual a ligação de Richa com a turma do Fábio Camargo e da turma do PRTB ??
    Foi muita merda jogada do ventilador e não atingirá o Beto, felizmente.

  18. justiça
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 13:01 hs

    Fabio Campana voce esta no bolso do Beto Richa……e aquela amizade com Requião acabou…..

  19. dá lhe beto
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 13:06 hs

    É isso mesmo Beto. Demite todos e que vão se explicar na Justiça. Bola pra frente.

  20. Precisava?
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 13:48 hs

    Será que o Beto, sempre bem na frente das pesquisas, precisaria “comprar” esse partido fajuto? Piada né! Armação dos poderosos de plantão que em breve serão mandados para rua!

  21. Sincero
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 14:10 hs

    Meus amigos de Curitiba, vocês deviam se informar sobre o que está repercutindo dessa denúncia contra a campanha do Beto Richa no interior do Paraná, e não na capital, onde – apesar da sua imensa aprovação – não tem votos o suficiente para eleger o Governador. Não adianta defender o Beto, o estrago já está feito.

  22. Piah da Boca
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 14:14 hs

    Será que o dinheiro tinha dono, tipo assim, será que o dinheiro não é da Camargo Correia. Nossa isso seria o fim do Beto Fica.

  23. Irado
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 15:32 hs

    Se o Béto estivesse com 10% nas pesquisas, a denúncia seria contra Osmar Dias, e suas fazendas no Tocantins. Época de pré-campanha é assim mesmo. Quem está na frente é a vidraça. Se for investigar mesmo, não escápa ninguém.

  24. Sandra
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 15:54 hs

    Não creio Piah. A Camargo Correia não lida com trocadinho assim.

  25. AGORA EU SEI
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 16:47 hs

    PARA O DE OLHO
    Você tem que falar isto para seu Lider LULA, que na época do mensalão, falou que era dinheiro de banana….

  26. Victor Schulz
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 17:28 hs

    “Comitê de lealdade” parece mais uma reunião da KKK . Só Deus sabe o que foi feito nos outros comitês a sombra da justiça eleitoral.

  27. É SUBJETIVO.
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 21:42 hs

    ESSA DE NÃO INFLUIR NO RESULTADO DA ELEIÇÃO É MUITO SUBJETIVO PORQUE SE O ELEITOR SOUBESSE DE ESCÂNDALO NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO, PODERIA INFLUENCIAR SIM NO RESULTADO DA ELEIÇÃO.
    TODOS NÓS SABEMOS DA INFLUÊNCIA DA MÍDIA EM ELEIÇÕES E NESTE CASO, SERIA UM PRATO CHEIO PARA AS OPOSIÇÕES.
    EM TODOS OS LUGARES EXISTEM PESSOAS BOAS E MÁS E EM TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS E NÃO ADIANTA ACHAR QUE OS ALIADOS DO BETO RICHA SÃO OS MOÇINHOS E A OPOSIÇÃO VILÃ.

  28. Tarso de Castro
    segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 23:58 hs

    Elementar, meu caro Watson. Se o Beto Richa fosse o responsável pelo que se vê no vídeo do PRTB ele não teria demitido pessoas que poderiam (se realmente cúmplices) lhe complicar mais a vida se abrissem o bico. É mais Baiano da Foice e Ferreirinha nas paradas eleitorais do Paraná. Mas a estratégia de quem comprou as imagens do chantagista foi péssima, divulgando agora e não na última semana das eleições 2010. Com todo este tempo pela frente o Beto tem como esclarecer tudo e desmascarar a armação. Não quero acreditar que seja coisa do Alvaro Dias e creio que ele também deve colocar isso a limpo. Essa coisa toda cheira mais a Requião e Cia.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*