Oposição cede nas ONGs para ter a CPI da Petrobras | Fábio Campana

Oposição cede nas
ONGs para ter a CPI
da Petrobras

Josias de Souza na Folha Online

Dono da presidência da CPI das ONGs, o DEM prepara uma meia-volta na manobra que acomodou o líder tucano Arthur Virgílio (AM) na relatoria da comissão. Em privado, o líder ‘demo’ José Agripino Maia (RN) antecipou o movimento a interlocutores com os quais conversou no final de semana. O consórcio governista condiciona o início da CPI da Petrobras à devolução da relatoria das ONGs ao senador Ignácio Arruda (PCdoB-CE).

Para Agripino, a oposição precisa retirar o pretexto do caminho. Do contrário, arrisca-se a fazer o jogo do governo, empurrando a investigação petroleira as calendas. Agripino discutirá o assunto com sua bancada, nesta terça (16). O tema constará também da pauta de uma reunião da bancada do PSDB.

Antes de devolver ao governo a cadeira de relator da CPI das ONGs, Arthur Virgílio vai, por assim dizer, capitalizar o gesto. Pretende realçar ao longo da semana o “plano de trabalho” que apresentou na semana passada. Um plano que sugere a ressurreição de linhas de investigação que o governista Ignácio Arruda mandara à gaveta.

Eliminado o pretexto das ONGs, a bola da CPI da Petrobras volta aos pés da bancada governista. Uma bola quadrada. Remanescem as divergências entre os líderes do PT, Aloizio Mercadante, e do PMDB, Renan Calheiros.
Puseram-se de acordo quanto ao controle dos dois postos de comando da CPI da Petrobras. A presidência vai para o PT. A relatoria, para o PMDB. Não conseguem se entender, porém, quanto aos nomes. Mercadante acha que o relator deveria ser Romero Jucá (PMDB-RR), líder de Lula.
Renan ainda simula resistência. Lula prometera intervir. Não moveu, porém, uma palha.


Um comentário

  1. segunda-feira, 15 de junho de 2009 – 9:44 hs

    Se você não me der o seu Carrinho, não deixo vc brincar no meu quintal.

    CORJA DE DESAVERGONHADOS. A CPI DAS ONGs. Vai espor o Governo e seus Aceclas. está em andamento e deve continuar como está.

    A CPI da Petrobrás é outra CPI, há nessa tal de Brasília e principalmente no Senado Federal, desocupados suficientes para levar a cabo as duas CPIs. O que o Povo quer saber é se isso vai ser feito com Alguma Dignidade, porque parece que essa “Sra.” saiu de Bra´silia para alguma praia e esqueceu-se de voltar.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*