O caso Ribas Carli: o perdão da dívida | Fábio Campana

O caso Ribas Carli:
o perdão da dívida

De Ruth Bolognese no Paraná Online

Mais um desejo do que realidade, causou comoção e polêmica a frase do prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, sobre a possibilidade do retorno do filho à política. Ele é pai do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, que renunciou ao mandato por causa do acidente de carro que causou, embriagado e em alta velocidade, e vitimou dois jovens em Curitiba.

Ato imediato à declaração do prefeito, a mãe Yared, que perdeu o filho Gilmar no acidente, ameaçou sair às ruas novamente e, desta vez, não para clamar por justiça, mas para protestar contra qualquer partido político que abra as portas para a filiação do ex-deputado. Luiz Fernando Ribas Carli Filho tem 26 anos, era o mais jovem, e o mais bonito deputado da Assembleia Legislativa do Paraná, herdeiro de uma família rica e de tradição no Paraná pelo lado materno e filho mais velho do deputado por várias legislaturas, ex-secretário de Estado e atual prefeito de uma das maiores cidades do Estado, Guarapuava. Nesta condição, era natural que seguisse a carreira do pai e tinha planos ousados para a política paranaense, quem sabe chegar ao Palácio Iguaçu ou ao Senado Federal.

O acidente na madrugada de maio atingiu-o em pleno rosto, quebrando a mandíbula e vários outros ossos e a última cirurgia deixou-lhe uma cicatriz ao redor de toda a cabeça. Mas não tem sequelas físicas ou neurais graves, continua jovem, rico e ainda é o herdeiro político da família. Circunstâncias que, certamente, levaram o pai a antecipar um projeto que deveria, por enquanto, permanecer no restrito círculo de parentes mais próximos e amigos.

Entre o ex-deputado Ribas Carli e seu retorno para a política, porém, existe um detalhe de fundamental importância, determinante até, para o sucesso ou o fracasso do objetivo: ele tem uma dívida a reparar com a sociedade, que começa no reconhecimento do erro, na aceitação da punição e, principalmente, no cumprimento da pena que a Justiça aplicar. Qualquer gesto, qualquer iniciativa de Carli Filho, e da família dele, que venha a amenizar, reduzir ou adiar os trâmites normais da Justiça, terá um efeito proporcionalmente devastador na retomada pretendida. Na verdade, tanto Carli Filho como a família dele, têm uma rara oportunidade de dar um exemplo aos jovens e à sociedade brasileira de que irresponsabilidades tão graves como beber e dirigir em alta velocidade têm consequências trágicas, tanto para as vítimas como para o culpado. Para que o exemplo se revele em toda a sua extensão, perder um mandato não basta. Nem a marca das cicatrizes na face. Assim como, cumprir uma pena alternativa (como é comum em casos como esse), será prova inconteste do privilégio.

Contratação, pela família, de perícias paralelas às oficiais, por exemplo, já apontam para a busca de atenuantes. Se quiser retomar a vida e a política, é preciso que o jovem Ribas Carli se submeta, publicamente, como qualquer cidadão, às leis brasileiras para o trânsito, cumpra com serenidade a pena mais severa, sem apelações ou recursos judiciais. Para isso, a família teria que vencer o instinto básico da autoproteção, e ele, abandonar o salvo-conduto da elite à qual pertence. São atitudes cruciais, de difícil execução, mas elementares no amadurecimento tanto de uma família, como de um jovem e até de uma sociedade inteira. Em tempos em que a política se apresenta aos nossos olhos como a arte deliberada da falcatrua, dos favorecimentos a parentes e amigos, do uso do poder em benefício próprio, talvez se possa começar a grande, e necessária, faxina com seus integrantes respondendo, primeiro, pelos seus atos como cidadãos comuns.


27 comentários

  1. CURTO e GROSSO
    segunda-feira, 29 de junho de 2009 – 23:46 hs

    e sr. ELIMAR : se a metade dos que escrevem neste blog são ligados à família Carli ou à família Yared, então temos 25 % do total tendenciosos a um lado e outros 25 % do total tendenciosos ao outro lado, donde se conclui que restam os outros 50 % – e, portanto, ABSOLUTA MAIORIA – que não tem compromissos com nenhum dos lados envolvidos, e representam simplesmente pessoas de bem, que pensam, que tem senso crítico, que se pautam por uma conduta ética, e que enxergam muito bem como as coisas funcionam… e bem por isso se posicionam ao lado da vítimas e da sociedade, firmando posição contra a impunidade, o coronelismo, a injustiça.
    Eu me enquadro nestes últimos 50 % que compõe a absoluta maioria.

  2. Claudio
    segunda-feira, 29 de junho de 2009 – 23:59 hs

    Ana Mara, você deve estar equivocada em relação ao país que vive. Ou está postando de algum regime totalitário, tipo Coréia do Norte. Ou é fascista mesmo, por convicção.

    Isso aqui é uma democracia, minha cara, com liberdade de expressão garantida pela Constituição. Se a Sra. Silvana, seja lá quem for, quer expressar opinião contrária à sua, argumente contra, mas não venha com essa de acusá-la dessa maneira ridícula, tipo “falou a funcionária dos Carli”, ou “faça isso em praça pública que nós vamos ver”.

    Aliás, qualquer um que quiser vir aqui defender os Carli está no seu direito, por mais que a Sra. – ou qualquer pessoa – não concorde. Tenho certeza que esse é exatamente o objetivo do Fábio com o blog dele.

    Não tenho por conduta expressar minha opinião em tragédias como essa, não acho que seja da minha alçada. Mas essa turma que não aceita opiniões contrárias em relação a esse Caso Carli já passou dos limites.

  3. terça-feira, 30 de junho de 2009 – 2:08 hs

    Não tenho nada a ver com Familia Carli, nem com familia Yared, mas essa Christiane, ao lado de seu advogado Mattar Assad estão virando PIADA!

    Depois de todo esse show na midia por parte da familia Yared, que já esgotou totalmente a paciência, eu votaria sim no ex deputado.

  4. Astrinha
    terça-feira, 30 de junho de 2009 – 6:25 hs

    Muito triste as colocações da Sra. Silvana e de outros poucos. Expressam valores que gostariamos de eliminar para sempre do cenário político-juridico brasileiro!

  5. Marco aurelio
    terça-feira, 30 de junho de 2009 – 9:22 hs

    Silvana Rover…

    SOMENTE MAIS UMA CAPANGA DOS CARLI…
    SOMENTE….LIXO!

  6. Lucio
    terça-feira, 30 de junho de 2009 – 11:20 hs

    Esse tal de “Curto e Grosso” nao seria na verdade Adolph Hitler? Ou Mussolini?? Que piada… Se o tal Elimar quer expressar a opiniao dele qual o problema?? Contrariou a sua bebezao?? Vai chorar??

  7. luis
    terça-feira, 30 de junho de 2009 – 14:23 hs

    Lugar de assassino é na cadeia ! [3]

  8. terça-feira, 30 de junho de 2009 – 18:12 hs

    Quero dizer logo, para aqueles que não vão ler todo o meu comentário, que sou a favor da JUSTIÇA e das LEIS deste Estado tão nobre e amado.

    Não restam dúvidas que a democracia brasileira está numa linha muito tênue – Não que fosse concreta outrora. Lembro-me que outro dia fui dormir assistindo a série de TV americana, CSI. Nesse episódio que vi, o detetive-chefe estava desvendando um assassinato de exatamente um diplomata. Ele dissera que “ninguém está acima das leis de País, e seria um desrespeito ao povo americano a impunidade” nessa situação.

    Então, nessa noite, ao me deitar, fiquei imaginando o porquê de nós brasileiros sermos tão diferentes deles. Conclui que o problema fosse institucional, o Brasil tem instituições fracas e ainda não democráticas. Mas evolui um pouco, imaginei que o caso era de Direito, as impunes legislações brasileiras teriam nos levado ao estado que nos encontramos. Cheguei, enfim, à conclusão de que o problema era o nível cultural da sociedade brasileira, antropologicamente falando, o povo americano é evoluído ao passo que nós, atrasados culturalmente. Nenhuma dessas situações, aqui apresentadas, me satisfez.

    Noutro dia, na faculdade, meu caríssimo profº estava debatendo acerca de política. Chegou ao tema “Políticos e suas falcatruas”, como ele bem o intitula. Dissera desta vez, que o problema dos políticos estarem “pintando e bordando com o dinheiro público” era causado “pelo mau emprego do direito de voto nos assegurado”.

    O fato é que uma democracia não faz com intenções ou críticas. Como o termo sugere, democracia é o governo pelo povo. Destarte, o comando desse País é feito por nós, o povo brasileiro. Não consigo diferenciar aquele que vende seu voto nas eleições, do assassino que mata dois jovens num, abre aspas, “acidente de trânsito”.

    Enfim, a conclusão que agora chego para solução do porquê de nós brasileiros sermos tão diferentes do povo americano, é a que nós somos impatriotas, não amamos e muito menos respeitamos nosso País. Dificilmente consegue-se uma sociedade justa e solidária dessa forma.

  9. CICI
    terça-feira, 30 de junho de 2009 – 18:14 hs

    LÁ SE VÃO 2 MESES…..
    ALGUMA COISA FOI FEITA?
    VERGONHA!!!!!!!
    VERGONHA!!!!!!!!
    VERGONHA!!!!!!!!!!

    RAFAEL E MURILO NÓS NÃO IREMOS ESQUECER QUERIDOS AMIGOS!

  10. curta e fina
    terça-feira, 30 de junho de 2009 – 19:29 hs

    e o suposto assassino do morro do boi em Curitiba era inocente…..
    ficou 4 meses na cadeia….Agora que descobriram o assassino verdadeiro….depois do cara ter passado o diabo ….

    Pensem na vergonha a que este ser humano foi submetido…..um cidadão comum….igual a todos nós…..será que as provas eram suficientes para mantê-lo preso todo esse tempo?
    VERGONHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO isso!!
    Enquanto no reino dos coroné…..o deputabostinha anda livre, leve e solto…..
    Cadê a justiça?

    Alouuuuuuuuuuuuuu M.P…chega de enrolação….cadeia pro projeto inacabado de político…antes que ele resolva de sair por aí e matar mais uns tantos….

  11. CICI
    terça-feira, 30 de junho de 2009 – 20:04 hs

    Um comentário de quem é ligado a familia. Aquele que disse que viraria mico de circo se ela se candidatasse vá se habituando com as bananas e a subir em árvores. Quanto as pessoas que dizem que queremos aparecer e desejamos vingança estão enganados.Olhando para frente vejam as primeiras medidas que estão sendo tomadas como por exemplo a campanha de consciêntização no trânsito que salvará vidas.Foi preciso morrer dois jovens despedaçando duas familias para que se tomasse decisões que venham a nos ajudar com relaç

  12. CURTO e GROSSO
    terça-feira, 30 de junho de 2009 – 21:16 hs

    SR. LÚCIO : seu comentário maldoso acerca de minha pessoa não me supreende, realmente.
    Já ensinavam os velhos mestres do xadrez (e da estratégia) que “A MELHOR DEFESA É O ATAQUE”. Então, meu caro Lúcio, essas suas baixarias me comparando a Adolf Hitler ou Mussolini, chamando-me de nazista ou de facista, nada mais são do que retrato do desespero dos que não tem argumentos.
    Vc, junto com a Silvana Rover e mais alguns poucos que ainda insistem em defender o velho coronel e seu filhinho, não merecem mais o tempo e o espaço para rebater suas baixarias, pois VOCES NÃO TEM ARGUMENTOS, porque sabem que estão do lado errado, seja por ignorância, seja por maldade, seja por interesse, seja lá pelo motivo que for… mas vcs sabem que estão do lado errado.
    A propósito : quem se parece mais com Hitler : um cidadão comum, como eu, que aqui expressa sua indignação e sua aflição diante do coronelismo e da impunidade … ou aquele que manda apedrejar janelas de casas simples de estudantes que “ousaram” exibir o adesivo do “190 é crime” ? Hein, sr. Lúcio…?
    Quem se parece mais com o velho Adolf do III Reich ? Um cidadão comum, trabalhador, honesto, com senso crítico sobre a realidade em que está inserido… ou os velhos “donos do poder” que a tudo e todos pensam que podem comprar e, quando não, se valem da intimidação e ameaças pura e simplesmente ?
    Não me importo em ser chamado de grosso, ou de curto, ou de nazista ou de facista… Como já disse, isso é o grito dos desesperados, dos sem-razão… Enquanto vcs me atacam SEM ARGUMENTOS, eu tenho minha consciência tranquila.

  13. Nana
    terça-feira, 30 de junho de 2009 – 21:38 hs

    Muito bem lembrado dona Cici!
    Serão dois meses de campanha que se a população insistir pode durar mais.
    Dona Chris e Sr Gilmar, a morte de seu filho NÃO foi em vão.
    Não desistam de lutar pelos que ficaram, nós.
    Obrigada de coração pois tenho dois filhos e quero também uma cidade melhor!
    Rafael e Murilo não iremos esquecer, a bandeira levantada por voces estará sempre hasteada!
    Cremos também que se Deus agir, ninguém pode impedir!

  14. CICI
    quinta-feira, 2 de julho de 2009 – 22:59 hs

    Voces não acham estranho ninguem ver o ex deputado nem na cidade dele?
    O jornal local diz que ele corre todo final de tarde na lagoa das lágrimas , mas não conseguem fotografa-lo, será que corre a 192kmh?
    As cameras estão com o mesmo problema dos radares!
    Dois meses e nada?
    Ele estava em coma por tempo indeterminado até 45 dias atrás e agora precisamos ver este milagre da medicina! Que hospital maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!
    Que médicos espetaculares!!!!!!!!!!!
    E nós?
    Nós ficamos com a sensação de sermos idiótas!

  15. JOAO
    sexta-feira, 3 de julho de 2009 – 1:18 hs

    como dona cici disse, vou subir numa arvore e comer banana, eu disse que quero ver esse bebado na cadeia, ver ele junto com os manos virar bonekinha, mas entendi seu recado, dona cristiane eh candidata, na minha opiniao, se ela virar politica nap tem nenhuma diferenca para deputado bebado, fazer campanha para trasito otimo. Mas virar uma pessoa publica na politica assim desse jeito nao desce. nao venha com historinha de salvadora da patria, politico e tudu igual, aki em guarapuava.

  16. cici
    sexta-feira, 3 de julho de 2009 – 13:04 hs

    Sr João, ela seria ótima na política, mas creio que teriamos que eleger só novos candidatos ,fazer uma limpa no parlamento.
    O que mais me impressiona é a preocupação de que ela seja eleita!
    E posso garantir que se ela se candidatar é eleita até para senadora!

  17. sexta-feira, 3 de julho de 2009 – 17:32 hs

    Pq todo mundo tem interesse em esconder a dívida que o Sr. Gilmar Yared tem com a JUSTIÇA? Será que é pq vai atrapalar a campana da Pastora? Hipócritas…

  18. CICI
    sexta-feira, 3 de julho de 2009 – 19:33 hs

    Anderson voce deve ser ignorante ou burro!
    Não sabe ler?
    Ela não vai tomar o lugar dos aproveitadores que se candidatam!
    Ela é uma empresária bem sucedida não precisa disto e já deixou bem CLARO não quer saber de política!
    Informe-se antes de se passar por burro!
    E mais os problemas deles não te dizem respeito, vá cuidar dos teus!
    Voces tão morrendo de medo que essa mulher se candidate!!!!!???
    Credo!

  19. nana
    sexta-feira, 3 de julho de 2009 – 20:20 hs

    pois é gente eu defendo os yared pois tem que colocar a boca no trombone e para os carlistas de plantao… vi ele passeando de carro aqui em guarapuava e esta sem carteira… bonito né! é muito triste ver duas familias sem seus filhos e um bandidinho mimado deste passeando na cidade em que o pai acha que manda

  20. sábado, 4 de julho de 2009 – 17:29 hs

    Sabe CICI vc diz que ela é uma empresária rica e ELE declara na JUSTIÇA de Piraquara que é pobre… E agora quem fala a verdade o Pastor Boneco ou a Pastora Candidata? To achando que uma boquinha na Assembléia iria fazer bem a saúde financeira dos Pastores…

  21. JOAO
    sábado, 4 de julho de 2009 – 22:25 hs

    dona cici, nem para senadora e nem vereadora, eu disse que quero ver o carli na cadeia, tem pagar, mas a vingaca nao por ai, dona cristiane como uma cristan , filha de pastora estaria se aproveitando desta terrrivel trajedia para entar na politica, me preocupa, qual seria a diferenca dela para o carli,

  22. nana
    domingo, 5 de julho de 2009 – 11:04 hs

    que feio anderson se metendo aonde nao é chamado, eu tenho contato com a familia e sei que a sra. christiane é uma empresaria mtoo bem sucedida e que seu esposo é radialista e se vc quer expor problemas deles aqui vai ficar feio pra vc que alem de nao saber ler direito noticias (POIS ELA JÁ FALOU QUE NAO VAI SER CANDIDATA)esta querendo ir pro tribunal junto com teu amigo. o que aconteceu com o filho deles e com o murilo nao tem nada a ver com o que o gilmar faz ou deixa de fazer, e só pra te lembrar o comercio é da christiane e nao do gilmar, ou vc tb vai querer que eu escreva aqi o que o teu amigo fez no passado… cuidado com o que vc fala ou escreve vc nao sabe quem pode estar te ouvindo ou lendo e sera uma grande encrenca p vcs.
    CUIDADOOO!!!!!
    QUE TRISTE TB PORQUE VC ANDERSON DEVE SER UM CRISTAO QUE SE DESVIOU DOS CAMINHOS E ACHA QUE TODOS OS PASTORES SAO COMO AQUELES QUE TE DECEPCIONARAM, PELO JEITO VC NUNCA CONVERSOU COMA PASTORA CHRIS OU COM A MAE DELA, E O QUE TEM A VER ELA SER PASTORA ELA QUER JUSTIÇA PELA MORTE DE SEU FILHO E DO SEU AMIGO E LÁ SE VAO DOIS MESES… E CADE O CARLI? ELA NAO QUER VINGANÇA POIS ELA NAO É VINGATIVA BEM DIFERENTE DE VCS NÉ? ENTAO VAMOS NOS INFORMAR MELHOR E IR ATRAS DO CARLI POIS O ASSUNTO AQUI É O CARLI E CADE ELE?

  23. CICI
    domingo, 5 de julho de 2009 – 12:54 hs

    Senhores, voces não irão conseguir desviar o assunto!
    O Sr. ex é culpado sim!
    Dirigir bebado é CRIME
    Andar sem carteira é CRIME
    Voar em rua que a velocidade permitida é 60 é CRIME
    Adulterar provas é CRIME.
    Não adianta o moçoilo tá encrencado, e quem é que pos voces por juizes?
    Vão cuidar da vida de voces!

  24. JOAO
    segunda-feira, 6 de julho de 2009 – 12:32 hs

    dona cici que vc falou esta mais q certo, o carli e um criminoso, dos piroes, daqueles que vao cumprir a pena em casa, primario, pena, mas vc tambem e a favor do linchamento dele, eu disse que se a dona cristiane sair a candidata ela e igual o carli, politica e politiqueiros sao tudu igual, pare de pagar pau, nao estamos desviando assunto, ainda bem que parou de sair nos noticiarios, pq na cabecas de vcs, nao existe juiz, nao existe promotor, nao existe justuca aqui em curitiba.

  25. segunda-feira, 6 de julho de 2009 – 17:31 hs

    Nossa Nana que me medo vc me dá… Vc deve estar querendo entrar pro escritório do Assad, dando uma de advogada de plantão. Se vc conhece bem eles sabe que são muito bom pra pedirem JUSTIÇA, mas não sabem praticá-la… Querer linchar um homem antes da Justiça não é correto, assim como se esconder da Justiça também não é correto… Hipócritas… assim como vc… naná….

  26. nana
    segunda-feira, 6 de julho de 2009 – 22:12 hs

    sabe anderson essa coisa de seus comentarios ja esta virando briga particular né… entao vamos acabar por aqui este assunto porque o assunto em questao nao é vc e nem a justiça que vc quer porque vc sabe que quem esta encrencado é vcs e vamos falar do que interessa O CARLI E CADE ELE HEIN? e eu nao quere ser advogada pra isso tem o ASSAD pra me defender e os outros associados que trabalham com ele.

  27. tati
    terça-feira, 7 de julho de 2009 – 10:03 hs

    CRIMINOSO SIM!
    ASSASSINO SIM!
    BEBADO SIM!
    IRRESPONSÁVEL SIM!
    VERGONHOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    JÁ PODEMOS TODOS SAIR POR AÍ BEBADOS, SEM CARTEIRA, E APOSTANDO CORRIDA!!!!!
    EBA!!!
    VIRO TUDO UMA BAGUNÇA!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*