Novos promotores acompanham caso Carli Filho | Fábio Campana

Novos promotores acompanham caso Carli Filho

De Mara Andrich no Paraná Online

Os promotores de justiça da Vara de Inquéritos Policiais, Marcelo Bauzer Correia, e da 2.ª Vara de Delitos de Trânsito de Curitiba, Danuza Nadal, já estão acompanhando a investigação do acidente em que o ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho se envolveu no dia 7 de maio, em Curitiba.

Antes de o político renunciar ao cargo, o promotor que estava à frente do inquérito era Rodrigo Chemim, que atua na Procuradoria Geral de Justiça, já que Carli Filho tinha foro privilegiado. Depois da renúncia, Chemim encaminhou parte do inquérito ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), para que este designasse novos promotores do juízo de 1.º grau.

Dessa forma, além da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), que preside o inquérito policial, agora o juízo de 1.º grau também participa do acompanhamento de tal procedimento. Os dois promotores preferem não dar entrevista ainda e, segundo o Ministério Público (MP), não há previsão de quando isso vai acontecer. Ontem, o advogado da família de uma das vítimas fatais do acidente, Elias Mattar Assad, entregou na Dedetran e no MP o resultado da perícia paralela encomendada por ele.

A perícia apontou indícios de que imagens da câmera de vídeo do posto de gasolina localizado no local do acidente foram apagadas, além da velocidade em que o veículo de Carli Filho estava: 191,52 quilômetros por hora. Peritos que participaram dessa perícia paralela também vão acompanhar a perícia que está sendo feita pelo Instituto de Criminalística.

“Com a reforma processual do ano passado, podemos apresentar um profissional para acompanhar a perícia da polícia. Esse profissional é altamente qualificado, engenheiro civil especializado em criminologia”, informou Assad.

Assad disse ainda que pretende entregar o inquérito quando ele for finalizado aos presidentes da Assembleia Legislativa do Paraná e da Câmara Municipal de Curitiba.

“Vou sugerir uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para apurar vários pontos ainda não esclarecidos, como as ligações que foram feitas na noite do acidente e também, se for o caso, apurar o que ocorreu com os radares”, comentou.

Entre esses vários pontos da investigação que estão nebulosos está a questão dos radares que não filmaram o Passat alemão do ex-deputado na madrugada do acidente. Da mesma forma como agiu na perícia paralela, Assad está fazendo um estudo paralelo dos radares para tentar decifrar essa incógnita.

Além de Gilmar Rafael Yared, cuja família é representada por Assad, também morreu no acidente o amigo dele, Carlos Murilo de Almeida. Carli Filho foi ouvido pela polícia paranaense em São Paulo, na semana passada. Em depoimento, o ex-deputado declarou não lembrar do acidente, nem do restaurante onde jantou antes dos fatos.


23 comentários

  1. Pimpão
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 8:22 hs

    VAMOS TORCER PARA QUE ESTES PROMOTORES HONREM A SERIEDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO, APURANDO AS INVESTIGAÇÕES COM SERIEDADE E ESCLARECENDO AS FALCATRUAS QUE ESTÃO POR TRAZ DO CASO, COMO O SUMIÇO DE IMAGENS E A FUGA DO EX-DEPUTADO PARA SÃO PAULO. ALÉM DISSO, TEM MUITA SUJEIRA QUE A FAMÍLIA DO ACUSADO ESTÁ TENTANDO ESCONDER E PORQUE CARLI AINDA NÃO ESTÁ PRESO, POIS DESFRUTA DO CONFORTO NA CAPITAL PAULISTA, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO.

  2. bimbo
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 9:36 hs

    Pimpão, ele é primário e tem dinheiro prá pagar bons advogados, não vai dar em nada isso aí.

  3. Edmar Luiz
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 10:45 hs

    Conheço a atuação de ambos os promotores. São pessoas sérias, capacitadas e dedicadas. Não tenho dúvidas de que o caso será tratado com isenção e imparcialidade.

  4. joao CARLOS
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 11:17 hs

    GOSETI DESSES PROMOTORES, NAO QUISERAM DAR ENTREVISTAS, AGORA ME EXPLIQUEM O SEGUINTE, ESTA MAIS QUE PROVADO QUE O PLAYBOYZINHO BEBADO E UM ASSASSINO, O QUE MUDA SE ESTA FITA FOI OU NAO ADULTERADA, POR DR ELIAS FAZ TANTO ALARDE NA MIDIA, SEXTA FEIRA ESTARAO EM REDE NACIONAL VAMOS VER O QUE VAR DAR,.

  5. Eu
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 11:28 hs

    “Notícias que vão mudar o mundo”!!!
    Essa história cansou…

  6. Pimpão
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 11:42 hs

    EI FÁBIO, DIVULGUE AÍ.. A PREFEITURA DE GUARAPUAVA, LEIA-SE CABIDES DE EMPREGO, ESTÁ BOLANDO UMA RECEPÇÃO AO PREFEITO E AO EX-DEPUTADO. DIZEM QUE ATÉ CORAL VAI TER NA RECEPTIVIDADE, QUE NÃO RETRATA O REAL DESEJO DA POPULAÇÃO.

  7. cidadão curitibano
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 11:43 hs

    Afinal, me expliquem os entendidos: Carly filho devia estar preso ou não? A Lei Seca está complentando um ano. Nela quem toma duas cervejas e sai dirigindo vai em cana. E nesse caso? O que diz a lei? Me exclareçam por favor.

  8. Dinah
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 11:47 hs

    A seriedade da investigação vai continuar e o ex deputado vai pagar pelo que fez assim como qualquer cidadão…não há advogado que o faça sair impune dessa enrascada

  9. Julio
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 11:47 hs

    Se não fosse politico, estaria algemado e preso sem julgamento mesmo…… mas como é politico esta num flat em são paulo curtindo a vida…… (um caso que escutei faz um tempinho, mãe ou pai de familia rouba 1 potinho pequeno de margarina e é preso e ja estava quase 1 semana na cadeia se não fosse um programa de tv colocar no ar estaria la ate hoje, e tb era reu primario)

  10. LONDRINENSE
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 14:32 hs

    IHHHHH ESSES SOBRENOMES: CHEMIM. NADAL E DE GENTE DE PONTA GROSSA E ADJACENCIAS…

  11. LILIAN
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 14:53 hs

    QUE ABSURDO OS ADVOGADOS DAS FAMÍLIAS TEREM QUE PROVAR A QUALQUER CUSTO OQUE TODO MUNDO JÁ SABE….QUE O PLAYBOY É CULPADO SIM.!
    .ELE MESMO ADMITE QUANDO DIZ QUE NAUM SE LEMBRA DE TER ESTADO NO RESTAURANTE…FILMADO PELO CIRCUITO INTERNO E RELATADO PELOS AMIGOS…É TANTA PORCARIA QUE DÁ NOJO!
    EM GUARAPUAVA O PLAYBOY DANIEL BRANDALISE MATOU UM RAPAZ DEFICIENTE PRENSANDO NO MURO DA RUA..ESTAVA CHAPADO, BÊBADO E A JUSTIÇA O JULGOU, CONDENOU..MAS O BONITÃO ESTÁ ANDANDO SOLTO PELAS RUAS DA CIDADE DE CURITIBA E GUARAPUAVA, APRONTANDO E PROCURANDO ENCRENCA NOVAMENTE..
    OUTRO COITADO POBRE…MATOU OUTRA JOVEM EM ACIDENTE DE CARRO..FOI PRESO IMEDIATAMENTE E TÁ LÁ ATÉ AGORA SEM NEM TER SIDO CONDENADO .AGUARDANDO….GUARAPUAVA É ASSIM..
    AGORA É A VEZ DO PALYBOU CARLI FILHO..QUER VER SÓ NO QUE VAI DAR…

    ENSAIANDO CORAL PARA RECEPÇÃO É???? NAUM ME ESPANTE..
    AQUELAS CRIANCINHAS DA ESCOLA MUNICIPAL VIVEM TENDO DE ENSAIAR CORAL PARA APRESENTAR AS AUTORIDADES DE GUARAPUAVA..TUDO POR UM LANCHINHO MEQUETREFE QUE DISTRIBUEM….É PRA ISSO QUE SERVE O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO??/ QUE ABSURDO!
    TODOS NÓS SABEMOS O TIPO DE CANÇÃO QUE VAI ROLAR,RSSSSSS

  12. saionara
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 16:17 hs

    Concordo com a Lilian..infelizmente tenho que concordar com ela…
    A história do Daniel Brandalise é verdadeira…matou e está solto por aí..e o mesmo aconteceu com o Carli aconteceu com ele…mentiram sob laudo falso que o Brandalise estava em coma e foi levado ás pressas para Curitiba…tudo mentira do médico irresponsável..o cara nunca esteve em coma… foi julgado..pegou uma pena qualquer e está circulando livremente tá por aí aprontando..procurando encrenca para variar…
    Preso??? Imagina…o mesmo aconteceu com o Carli Filho…descansando no flat enquanto matou dois….
    Já o pobre rapaz que matou em um acidente de trãnsito…está lá..preso sem nem ter sido condenado…..mas é pobre né????

  13. Sylvia
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 18:28 hs

    É gente, se fosse pobre o flat em que ele estaria descansando seria o xilindró!

  14. POLAKA
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 19:17 hs

    Concordo plenamente com a Lilian e Saionara….o ex-deputado, não é o único filho de papai rico que está se safando de responder os crimes que cometeu…..O caso acima citado do guri que foi prensado no muro…em alguns poucos dias o caso tinha sido esquecido…..claro, o motorista, em coma, estado gravíssimo hahahhaha…Conhecia o guri morto….pessoa de boa índole, trabalhador…se fosse o contrário, o que teria acontecido? E agora, se o guri dos Yared tivesse matado o Carli Filho no acidente? O rapaz estaria preso, algemado e preso!!! O Cidadão Curitibano levantou uma questão…a Lei Seca….para nós cidadãos normais, que pagamos impostos…procuramos seguir as regras jurídicas…. caro colega, a pena é cana sim….bafômetro…..multas….suspensão da carteira de motorista…..E laiaaaa quem bebe e é preso… vê o sol nascer quadrado..

    Já para os “normais de bolso avantajado”….rsrsrsr a pena é EXÍLIO FORÇADO em São Paulo……e ver o sol nascer e lançar seus raios brilhantes pelas vidraças dos prédios de São Paulo…..

    A história da musiquinha …por favor gente!!!!!! Isso só pode ser coisa dos cabides, como disse aí o Pimpão….Na verdade rsrsr a psicologia do cagaço é tanta, que o medo de perder os cargos é maior….RUIM COMIGO….PIOR SEM MIM!!!!! Claro…melhor engolir a dignidade mas de bolso cheio!!!!!!

    Esperemos que os novos Promotores façam cumprir as leis….e que sejam imparciais mesmo….avaliem o caso, não tanto pelo clamor popular, mas sim pelos fatos concretos e inegáveis do caso….O povo clama justiça….e a Justiça deve ser feita!

  15. CURTO e GROSSO
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 21:49 hs

    Concordo plenamente com os comentários da Lilian, Saionara, Sylvia e Polaka : A LEI NÃO DEVERIA SER IGUAL PARA TODOS ?
    Na verdade, esqueceram-se que por aqui a lei vale para aquele famoso “3 P”, lembram ? Sim.. Pobre, Preto e Puta. Se não for um deses, fica tranquilo e vai usufruir a vida nos melhores flats de São Paulo, nas baladas de Curitiba ou mesmo de Guarapuava.
    Sobre uma colocação no texto da Polaka quando disse que o caso deve ser julgado “não tanto pelo clamor popular, mas sim pelo rigor da justiça”, quero lembrar que se fazer justiça é aplicar a Lei, e se a Lei é a manifestação expressa das normas de conduta da sociedade, expressando sim a sua vontade, então em última análise HÁ QUE SE CONSIDERAR SIM também o clamor popular ao se fazer Justiça. Afinal… a voz do povo é a voz de Deus. (e aproveito para lembrar a ridícula declaração recente do Ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, ao afirmar que se orgulha de pertencer a um órgão que julga SEM OUVIR O CLAMOR DO POVO NA RUA… Sem mais comentários.)
    Cidadão Curitibano : além das penas previstas na Lei Seca, considere também as hipóteses de PRISÃO PREVENTIVA que poderiam ser utilizadas no caso Ribas Carli : a evasão do distrito da culpa, ou seja, a “fuga” para o “exílio forçado” em SPaulo; a obstrução da Justiça e a coação de testemunhas, como notóriamente é sabido que aconteceu em todo o circo que foi a tentativa de “abafa” patrocinada pelos Carli. são alternativas que poderiam sim ser consideradas, já que não se deu voz de prisão em flagrante…

  16. CIDADÃO
    quarta-feira, 17 de junho de 2009 – 12:32 hs

    PARA QUEM VIU O PROGRAMA DA GLOBO ONTEM À NOITE “PROFISSÃO REPORTER”, SOBRE A POLÊMICA RELAÇÃO ENTRE ÁLCOOL E DIREÇÃO, ALGUNS COMENTÁRIOS :
    1 – POR QUE AQUELA EXPRESSÃO DE ASSUSTADO E AQUELA POSTURA SEMPRE NA “DEFENSIVA” SR. DELEGADO DA DEDETRAN ?
    2 – O QUE SIGNIFICA O DELEGADO QUE CONDUZ O INQUÉRITO QUE APURA DOS FATOS AFIRMAR QUE “TEM COISAS QUE É DIFÍCIL EXPLICAR…” ? POR QUE O SR. DELEGADO FOI SEMPRE TÃO EVASIVO NA ENTREVISTA ? QUEM VIU SABE DO QUE ESTAMOS FALANDO…
    3 – POR QUE O SR DELEGADO, QUANDO PERGUNTADO SOBRE A QUESTÃO DO EXAME DE SANGUE / ALCOOL DO DEPUTADO, REAGIU APENAS DIZENDO QUE NÃO TEM “NADA A DECLARAR…” ?
    4 – FICOU NÍTIDA A IMPRESSÃO DE QUAL LADO O DELEGADO SE POSICIONA…. UM VERDADEIRO ABSURDO ! DEVE ESTAR COMPROMETIDO ATÉ O PESCOÇO COM O PODER ECONÔMICO / POLÍTICO DOS CARLI EM CONCHAVO COM AS ESTRUTURAS DO PODER DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA DO ESTADO.
    FICA NO AR A QUESTÃO, PARA O GOVERNADOR REQUIÃO E PARA O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA : VCS VÃO PERMITIR QUE A IMAGEM DO ESTADO FIQUE TÃO COMPROMETIDA QUANTO FICOU A IMAGEM DO DELEGADO NA ENTREVISTA EXIBIDA ONTEM ?
    O ESTADO É CONIVENTE COM OS PRIVILÉGIOS, COM AS OPERAÇÕES-ABAFA, COM A IMPUNIDADE DOS RICOS E “PODEROSOS” ? COM A PALAVRA O GOVERNADOR E O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO.

  17. sonia
    quarta-feira, 17 de junho de 2009 – 16:34 hs

    CONCORDO COM O CIDADÃO….E ENTÃO GOVERNADOR REQUIÃO??/ E O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA..ALIÁS…QUE SEGURANÇA É ESSA QUE DEIXA UM PLAYBOY SOLTO E IMPUNE…QUE VERGONHA A ENTREVISTA DO DELEGADO ONTEM NO PROFISSÃO REPÓRTER DA GLOBO..QUE VERGONHA..O CARA PARECIA UMA CADELA AMEDRONTADA…..DIZENDO QUE NAUM TINHA NADA A DECLARAR…
    PELO JEITO O MARIA LOUKA GUARDOU UMA BOA QUANTIA NO BOLSO..CASO CONTRÁRIO, TERIA TOMADO UMA PROVIDÊNCIA COM SEUS ” SUBORDINADOS: SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO E ESTE POBRE DELEGADO…FALA SÉRIOOOOOOOOOOO

  18. caca
    domingo, 19 de julho de 2009 – 15:28 hs

    gente fiquem atentos no caso do CRIME DO BOI. aquilo que o CIDADAO esta fazendo o seus comentarios sobre a entrevista do delegado. que realmente deu para perceber que ele o tempo todo estava em cima do murro. o caso do crime do morro do boi .num canal de teve o reporter chamou a fitima de mentirosa e dando entender que foi ela quem matou o namorado e em seguida atirou contra si mesmo. AMIGOS VOCES SABEM PORQUE ? O IRMAO DO ASSASINO E POLICIAL E BEM CONHECIDO NO LITORAL. O OUTRO SUPOSTO BANDIDO ASSASSINO TEM PASSAGENS PELA POLICIA .UM CRIME A MAIS QUE DIFERENÇA FAZ . DEU PARA VOCES ENTENDEREM? LIVRAR A CARA DO IRMAO COM UM BODE ESPIATORIO

  19. domingo, 21 de fevereiro de 2010 – 16:42 hs

    Passado algum tempo, creio o suficiente para que a polícia fizesse seu trabalho com isenção e tranquilidade; para que o MP denunciasse ou não; para que o elemento fosse a julgamento, não mais vi ou ouvi falar do assunto.
    Alguém poderia me dizer em que pé está o processo do playboy que se snetia deputado assassino de 02 pessoas?

    Nehemyah

  20. Paulo Ricardo
    quarta-feira, 3 de março de 2010 – 20:38 hs

    E agora meus amigos leigos ou Drs da Lei!

    Como fica a situação do Deputado assassino bêbado se não foi feito nenhum tipo de exame, nem bafômetro, nem de sangue.
    Ahhhh…e a prova testemunhal foi feita? Será que foi bem feita?
    Será que vai ser mais um caso em que um assassino vai sair de lombo liso? Assassino sim, porque uma pessoa com o grau de instrução desse cara, tem plena consciência de que beber e dirigir é crime, ao assumir o volante de um veículo sabe muito bem que pode machucar ou matar alguém (nesse caso particular foram mortas duas pessoas).
    Senhores que fazem nossas leis, por favor façam alguma coisa, reformulem essa Lei Seca que deixa em liberdade matadores como esse indivíduo.
    A Lei Seca com sua nova redação prevê que o indivíduo só responde criminalmente se fizer o bafômetro ou exame de sangue, tudo bem, nesse caso houve morte, homicídio culposo na direção de veículo, é encaminhado para registro na DP e aí vai responder por ‘homicídio culposo”, não vai haver a agravante de estar completamente bêbado porque não foram feitos os exames que deveriam ser exigidos pela autoridade policial e no final de tudo sabe o que vai acontecer? Nothing…

    Sou Policial Militar e é com muita tristeza e vergonha que vejo que uma lei vem facilitar a vida dessas pessoas que matam diariamente
    nas nossas ruas e estradas.
    A Lei Seca diz que só pode ser preso por embriagues ao volante aquele cidadão que fizer o teste de bafômetro ou exame de sangue e se estes comprovarem mais de 0,6 dcl, segundo a lei ninguém é obrigado a criar provas contra si, se o indivíduo se recusar a fazer os exames basta arrumar uma carona para ir para casa ou voltar para o buteco para beber mais um pouco.

    Por favor alguém me corrija se eu estiver errado.

  21. Marcão
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 2:03 hs

    Lá em Guarapuava o imbecil do Daniel Brandalise poe ser visto passeando na rua durante as noites, saindo om belas moças, aproveitando a vida … enquanto isso a família do coitado deficiente físico que este canalhão matou está lá sofrendo … que justiça é essa que beneficia um (rico) e pune outro (pobre) muito triste tudo isso …

  22. Lua
    domingo, 15 de agosto de 2010 – 16:25 hs

    Talves haja justica quando o mesmo elemento bêbado usar novamente um carro como arma e matar mais inocentes, quem será a bola da vez? será você caro leitor(a), seu filho, sua família? ninguém está a salvo! cuidado nas ruas brasileiras com gente que está acima das leis, eles matam e ficam impunes!!!!

  23. Ricardo
    quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 – 15:31 hs

    Mas minha gente, Daniel matou um dos 12 filhos que a familia tinha, um sofrimento a menos pra mae, ajudou a familia nao?
    Carli e gente boa vamos deixar ele curtir a vida!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*