
Foto de Aliocha Maurício
De Fábio Schatzmann no Paraná Online
Uma manifestação popular cobrou, na tarde de ontem, o aumento da segurança em Almirante Tamandaré e interditou a Rua José Milek Filho. O ato ocorreu a poucos metros da casa onde foi realizado o velório do cobrador de ônibus João Cândido, 60 anos, no Jardim Graziela.
O trabalhador foi morto com um tiro na cabeça, na noite da última terça-feira, no ponto final da linha Vila Prado. O assassinato do profissional revoltou os moradores, que atearam fogo em pneus e em toras de madeira para chamar a atenção das autoridades. Dois adolescentes são suspeitos de matar o cobrador.
Os moradores pedem aumento do policiamento ostensivo. Eles denunciam que para atender toda a população, a Polícia Militar possui apenas duas viaturas. Ele alegam que a reivindicação é antiga.
Colegas do cobrador executado também reclamam que os assaltos que sofrem são constantes, quase que diários. O trânsito no local foi impedido pelos manifestantes. Os carros foram desviados para as ruas próximas, mas não houve tumultos.
Para um dos organizadores, Luciano Milano, 32 anos, a população anda cansada de esperar pelo policiamento nas ruas. “Não é a primeira vez que um trabalhador perde a vida numa tentativa de roubo frustrada. Esperamos que os assassinos sejam presos”, defendeu.
O vereador Antônio Giordano, 50, o Tonhão da Saúde (PTC), disse que o efetivo existe, mas os policiais não têm viaturas para atender a comunidade. “Os policiais militares não podem sair a pé na caça dos bandidos”, disse.
Velório
O sepultamento do cobrador, José Cândido, está marcado para hoje às 10h, no cemitério da região. Ontem, o genro Vilson Hekave, 41 anos, explicou que ele corria atrás dos documentos para dar entrada na aposentadoria da vítima.
“Ele era sapateiro e trabalhava para complementar a renda. Um batalhador”, lamentou, destacando que seu sogro não era aposentado, como chegou a ser divulgado. João era pai de quatro filhos e tinha dois netos.Polícia
ontem, a polícia de Almirante Tamandaré não tinha informações dos autores do crime. O cobrador foi morto na esquina das Ruas José Real Prado e Luiz Júlio Falcade, no Jardim Novo Horizonte.
Os bandidos estavam armados com revólveres calibre 38. O comando da Polícia Militar informou, por meio de sua assessoria, que deve se manifestar sobre a reivindicação da população só amanhã.
8 comentários
O Povo não aguenta mais tanta insegurança, principalmente em Curitiba e nas Regiões Metropolitanas da Cidade!
O Secretário da Insegurança Sr. Delazari, fala fala e não faz nada para mudar os atuais índices insuportáveis de violência!
Será incompetência, falta de vontade política, ou as duas coisas juntas?
De quem é mesmo a responsabilidade da Segurança pública no Paraná? Se o responsável, não funciona, está mais que na Hora do, responsável pelo responsável DEPO-LO, e dar o Lugar a alguém, senão competente, pelo menos, MENOS INCOMPETENTE.
-Na realidade tem de haver mais protesto, mas não na rua, em frente a Prefeitura e o no Centro civco, porque na campanha o Requião dizia que era amigo do prefeito atual, hoje vemos é um Almirante Tamandaré abandonado na area de segurança quem manda são os bandidos na area de saude o Secretário Especial do Prefeito ficou dois meses preso por fraude no Hospital.
O Paraná é um desmando total, até criança já sabe disto, agora o povo tem de tomar vergonha na cara e se manifestar e mudar sim suas posturas éticas diante da venda do voto.. Agora isto acontecerá se Deus interceder, por que esta povinho, especialmente estes de Almirante, Itaperuçu, em Cerro Azul e Doutor Ulysses (a grilagem de terra tomou conta e roubo de pinus nem se fale), RBS (a bandidagem tomou conta, na politica principalmente), enfim no Vale do Ribeira esta tudo domindado, não preciso nem citar o nome dos deputados aqui desmandam.. em desfavor do povo..
E adianta queimar pneu, acabarão ainda por apanhar da policia.. O povo idiota..
Realmente, o POVO está certo, Almirante Tamandaré está esquecida, no que se diz Segurança, o município só tem uma viatura da policia militar, isso que o Governador ganhou as eleições em Almirante Tamandaré, imaginem se tivesse perdido. Coitado do seu João, morreu nas mãos de vagabundos, que deveriam estar atrás das grades.
por que será que não penção elegem o prefeito.E depois de 1 ano vem fazer protesto.
Boa tarde isso aconteceu a 3 anos e pouco com a morte do meu avo hoje o que aconteceu nada minha família sofreu muito com o caso e ainda existe essa falta de respeito com as pessoas de Almirante Tamandare e se para umas pessoas é idiotice colocar fogo em pneus para outras não essa , foi a melhor forma que achamos para chamar atenção das autoridades mas mesmo assim não iria trazer a vida do meu avo hoje só ficamos com as boas lembrança que temos dele e ele la em cima olhando por nos que aqui estamos ainda em um pais que não existe justita.