Lula e DEM tentam salvar Sarney | Fábio Campana

Lula e DEM tentam
salvar Sarney

ClaytonSarneyLula
Charge de Clayton em O Povo

De Kennedy Alecar, da Folha Online

Sobrevivência política. Essa é razão que une o DEM e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na operação desencadeada nos últimos dias para tentar segurar José Sarney (PMDB-AP) na cadeira de presidente do Senado Federal.

Lula orientou o PT e aliados políticos no Senado a apoiar Sarney. Ruim com ele, pior sem ele. O presidente teme que o enfraquecimento do PMDB no Senado, Casa do Congresso na qual tem maioria instável desde o primeiro mandato, leve a uma crise política na reta final do seu governo.

Exemplo: a CPI da Petrobras ainda deverá ser instalada. Se o PMDB do Senado for estraçalhado pela crise, há boa chance de o governo pagar o pato numa investigação congressual que nasceu por iniciativa do PSDB.

Mais: Lula sabe que o socorro a Sarney tende a ser retribuído em apoio à eventual candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao Palácio do Planalto. O tempo de TV do PMDB e sua forte presença nacional seriam úteis na disputa presidencial do ano que vem.

Sem alternativa diante de fatos constrangedores, Sarney se agarrou ao “padrinho” Lula, que possui alta popularidade mesmo em tempo de crise. O peemedebista argumentou que a mídia faz campanha contra ele para atingir o petista. Difícil acreditar nisso por uma razão muito simples: a caixa-preta de ilegalidades, irregularidades e imoralidades do Senado está aí para todo mundo ver. A imprensa apenas retrata os podres.

E o que o DEM tem a ver com isso? Tudo.

Desde a redemocratização do Brasil, em 1985, peemedebistas e democratas (antigos pefelistas) se revezam no comando dos principais cargos do Senado. Nos últimos 15 anos, uma aliança entre o PMDB e o ex-PFL bancou a gestão de Agaciel Maia na direção-geral do Senado. Gestão que é um caso de polícia.

Senadores fisiológicos, como Efraim Morais (DEM-PB), estiveram no comando da 1ª secretaria, órgão responsável pela administração do orçamento de cerca de R$ 2,8 bilhões de reais por ano do Senado.

Sarney foi eleito com apoio do DEM. Mesmo que uma parcela dos democratas se sinta incomodada com os respingos dos petardos em Sarney, o partido está amarrado ao peemedebista.

Lembrança histórica: Sarney foi o presidente da Arena, o partido da ditadura militar de 1964. Depois, ingressou na Frente Liberal, que apoiou a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. A Frente Liberal virou o Partido da Frente Liberal, o PFL, que hoje tem o interessante nome de Democratas.

Por ironia do destino e em nome de projetos futuros, Lula, Sarney, PMDB e DEM foram parar no mesmo balaio na atual crise.

E ainda tem gente que acha que falar em reforma política, com nova regra de financiamento de campanha, não faz sentido. Mas isso é assunto para outra coluna. Por hoje é só, pessoal.


9 comentários

  1. domingo, 28 de junho de 2009 – 13:15 hs

    O Lula tentando salvar Sarney, isso era previsto, na verdade a unica diferença entre eles é que um é do Senado outro da república, são os dois AMORAIS, INCOMPETENTES, OMISSOS, Não teem nem nunca tiveram dignidade de homens públicos e legislam em causa própria.

    Além de que isso é notório, o Sr, da Silva com certeza estava sabendo das maracutaias do Amigo e “cumpanheiro” e ambos estavam esperançosos que estas não aparecessem, pelo menos não em vésperas de campanha eleitoral. Mas aí estão e assim trazem mais uma vantagem.

    Está na Hora dos meios de comunicação de maneira e em linguagem que o povo entenda, dê sim nome “aos bois” os que desviaram dinheiro são “Ladrões”, porque o povo não sabe o que é apropriação indébita, mas não tem culpa, já que o Presidente da república como analfabeto que é não tinha porque proporcionar instrução ao povo, e se o fizesse o povo o destituiria.

    A Folha on line hj trás muitos esclarecimentos sobre os últimos desmandos dessa gentá-lha toda.

    E trás uma Boa noticia, a de que Os Senadores de Bem são em maior numero do que o que se podia imaginar.

    SARNEY— Ó SARNEY – SE LICENCIE – Homem, já que reconheço renuncia num primeiro momento seria demais para vc. mas LICENCIE-SE.

    MAS QUE VC É UM CRÁPULA ISSO O BRASIL INTEIRO JÁ SABE, APARECEU MAIS UM AFILHADO (A) ALIÁS ESTA É DAS BOAS rsrsrs RECEBE SEM NUNCA TER SAÍDO DE CASA. PARABÉNS HEIN – Sarney

  2. Lucas Eufrasio V. Sé
    domingo, 28 de junho de 2009 – 14:23 hs

    Como o PT é pareceido com o PMDB, DEM, PSDB, PP, PDT, PSB!
    VERGONHA BRASIL

  3. voz do Maranhão
    domingo, 28 de junho de 2009 – 15:07 hs

    Famiglia Sarnei é a praga que assola o Maranhão e o Brasil há mais de 50 anos. Aos seus a riqueza e aos outros a pobreza. Esse José dos Sarneis tem que renunciar a tudo, ao congresso, a cargo de senador, a sua riqueza e talvez consiga melhorar a sua alma para não ficar muitos séculos ardendo no fogo do Inferno.

  4. josé
    domingo, 28 de junho de 2009 – 16:22 hs

    pt, o partido da “ética”…quáquáquá….

  5. Francisco Quadros
    domingo, 28 de junho de 2009 – 17:56 hs

    Quem diria!!! O DEM tentando salvar o Sarney!
    Enquanto existir políticos como o Sarney o Brasil não se depura. Foi-se ACM, mas não era só ele o câncer malígno, assim como aqui no PR tivemos o Anibal, o maior e mais prnicioso câncer da nossa politica – qe infelizmente deixou raízes.
    Quando morrer Sarney, tal como doença má, deixa suas metástases enraizadas na política brasileira…

  6. AGORA BASTA
    domingo, 28 de junho de 2009 – 18:24 hs

    Mas que vergona, o Presidente da República dado guarida a este safado do Sarnei. O próprio povo Nordestino conforme depoimento anterior se envergonha da família Sarnei. E LULA mais uma vez defende este calhorda do sarnei. Ora, Sr. marolinha é porque V. Sra. também pertence ao mesmo grupo de lacraias. E, nunca sabe de nada mas, nos sabemos que o Sr. não so sabe de muito coisa como protege estes safados e se protege participa. Agora o Sr. seu marolinha suina, quer mandar goela abaixo dos brasileiros esta tal de Dilma para ocupar o seu lugar no próximo mandato como se o povo brasileiro não soubesse da ficha desta mulher. Brasileiros, por favor vamos dar um BASTA para tudo isso, chega de PT, chega de roubalheira, chega de pagar impostos para garantir as mordomias destes assaltantes do dinheiro do povo. SARNEI, seja homem, tenha vergonha nesta sua cara e suma do senário político. Você não precisa fazer o que Getúlio Vargas fez não, mesmo porque você é um covarde e não tem coragem e dignidade para tanto. E vc LULA, troca a esmola do assistencialismo maldito que somente quem estudou paga e da emprego e dignidade a este povo. Ninguem quer esmola, o cidadão de bem quer trabalho. Instala computador com Internet nas escolas em locais onde o sr. mantém com bolsa família e outros meios assistencialistas a título de voto cabresto assim como o sem vergoonha do Sarnei e sua legendária família vem fazendo a séculos. Instala pra esta gente internet par que possamos nos comunicar e este povo conheça a verdade desta podridão e mentira chamada PT.

    ACORDA BRASIL EM 2010, pois estamos no mesmo caminha da Venezuela e Bolívia. ACORDA.

  7. OLHO VIVO
    domingo, 28 de junho de 2009 – 18:40 hs

    Sarney no Maranhão e Paraná tem Requião!

  8. André Sobania
    domingo, 28 de junho de 2009 – 23:23 hs

    VERGONHA !!!

  9. Nei Plawiak
    segunda-feira, 29 de junho de 2009 – 6:52 hs

    Se aliar ao Sarney, um dos pilares da ditadura de 64, foi um dos maiores erros políticos do Lula.

    Agora, apoiar o meliante depois de todas as maracutaias descobertas no Senado, e ainda por cima com apoio do DEM, é demais pra minha cabeça.

    Lula deve ter contraído a mesma doença do ReiQueijão, quando este declarou, anos atrás:

    ” PARA MANTER O PODER, FAÇO ALIANÇA ATÉ COM O DEMÔNIO. ”

    Onde o Brasil vai parar com o nível dos nossos “nobres” políticos ?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*