Dilma volta à cena e faz balanço do PAC | Fábio Campana

Dilma volta à cena e faz balanço do PAC

dilmacapaceteroospin

De Josias de Souza, na Folha Online

A ministra-candidata Dilma Rousseff voltou à boca do palco para falar do PAC, uma das âncoras publicitárias de sua campanha. Fez um balanço da execução do programa, já “velho” de dois anos e meio. Disse que as obras concluídas sorveram R$ 62,9 bilhões.

A cifra representa 15,1% do valor total do PAC. Verbas da União, de estatais e de empresas privadas. O levantamento exposto por Dilma levou à balança 2.446 obras. Desse total, apenas 14% estão prontas. “Bastante razoável”, disse a ministra.

Outras 77% encontram-se, no jargão oficial, em estágio adequado. Uma minoria (7%) exige atenção. Quantidade irrisória (2%) preocupa pelo atraso. Os dados que Dilma expôs aos holofotes reforçam a tese segundo a qual a estatística é a primeira das ciências inexatas.A ministra desconsidera a maioria das obras do PAC. Tomado por inteiro, o programa se dispôs a erigir 10.194 empreendimentos. Desse total, segundo revelara a ONG Contas Abertas na semana passada, apenas 3% das obras estão prontas. A maioria (74%) nem saiu do papel.

O balanço da ministra exclui pequenas obras de saneamento e habitação, tocadas em parceria com Estados e municípios.

O governo considera inadequadas as aferições do PAC feitas pela quantidade total de obras. Acha que o certo é considerar o montante dos investimentos.

Os moradores de favelas que convivem com o esgoto a céu aberto haverão de penar de outro modo.

Se o governo quiser aparecer para essa gente, não se atreverá a dar as caras em outra forma que não seja a de um lote de manilhas devidamente enterradas no solo.

Esgoto não é algo que possa ser processado com estatísticas.


3 comentários

  1. Camargo Antenado
    quinta-feira, 4 de junho de 2009 – 4:20 hs

    Petrobras cria blog para esclarecer dados sobre a empresa e evitar gastos com editais e notas à imprensa.

    Nos ultimos dias , alguns veículos de imprensa vem publicando fatos e dados falsos sobre a Petrobras, a ponto da empresa ser obrigada a comprar espaço nos veículos para ter direito de resposta e restabelecer a verdade.

    Não se trata de divergência de opiniões, o que seria normal em uma democracia, se trata de mentiras mesmo, com dados grosseiramente falsos, como aconteceu no último domingo com o jornal “O Globo”, das organizações Globo.

    A empresa resolveu tomar medidas para evitar esses verdadeiros achaques e extorsão, pois estava sendo obrigada a gastar dinheiro com quem a difamava levianamente.

    Assim, jornais que tem por hábito aproveitar-se da omissão e frouxidão da justiça na concessão de direito de resposta, estavam sendo premiados ao produzirem notícias com informações falsas sobre a empresa, e ganharem dinheiro da própria Petrobras, através de matérias pagas como direito de resposta.

    Para neutralizar esse tipo de conduta, que poderia mais tarde,na Justiça configurar-se com o complacencia com uma forma de achaque, a empresa criou um blog chamado “Fatos e dados”, cuja função é mostrar os fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à CPI que foi criada por partidos de oposição ao governo.

    Assim, é importante todos avisarem a seus amigos e conhecidos que ao ver algo que difame a Petrobras na imprensa ou vindo de senadores raivosos da oposição, pode conferir se procede ou não no blog “Fatos e dados”, inclusive podendo fazer comentários, perguntas e tirar dúvidas nos comentários, como em qualquer blog.

    Fábio: eis a mensagem que estava hoje de madrugada no blog Amigos do Presidente Lula.

    Será que se pretende gastar mais ainda, agora com blogs? Ou será que a Petrobras têm razão e falar mal da empresa estava rendendo fortunas aos donos do Globo que estavam ganhando para a empresa desmentir em Notas de Esclarecimento, aquilo que seus jornais afirmaram no dia anterior?

  2. Astrinha
    quinta-feira, 4 de junho de 2009 – 7:02 hs

    Tem que se tomar cuidado ao analisar essa cifra pq tem muito de “maquiagem” embutida.

  3. CLOVIS PENA
    quinta-feira, 4 de junho de 2009 – 8:45 hs

    Chamou a atenção a boa aparência e a disposição da Ministra na entrevista de ontem.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*