Contag invade fazenda no Paraná pela terceira vez | Fábio Campana

Contag invade fazenda no Paraná pela terceira vez

contag-8-350

Da Agência Estado

Um grupo com cerca de 150 sem-terra ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) invadiu hoje a Fazenda Itaverá, em Alvorada do Sul, a 445 quilômetros de Curitiba, no norte do Paraná, propriedade da Usina Central do Paraná, do Grupo Atalla. Esta é a terceira vez que a mesma propriedade é invadida desde dezembro do ano passado. Nas outras vezes, a empresa conseguiu mandado de reintegração de posse e a saída foi pacífica, embora os sem-terra permanecessem nas proximidades.

Eles invadiram a propriedade com o objetivo de forçar uma desapropriação, pois alegam que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já emitiu um laudo de improdutividade. Segundo o diretor de Política Agrária da Federação dos Trabalhadores Rurais do Paraná (Fetaep), Marcos Brambilla, que apoia a Contag, os laudos eram mantidos em sigilo, mas chegara ao conhecimento dos sem-terra, que decidiram pela ocupação.

A assessoria do Incra confirmou que foi feito um laudo de improdutividade após vistoria no ano passado, mas houve recurso por parte da empresa, que ainda está em análise técnica. Segundo a proprietária, a fazenda tem 1.650 hectares e, nas duas vezes em que foi invadida, acumulou prejuízos de mais de R$ 22 milhões, pois teriam sido roubados gado e madeira, além de terem queimado 1.091 hectares de cana, que poderiam resultar em 185 mil sacas de açúcar e 2,8 milhões de litros de álcool.

Em uma nota, o Grupo Atalla disse que a nova invasão coloca em risco o emprego de mais de 5,5 mil pessoas que trabalham na safra 2009, quando pretende moer cerca de 2 milhões de toneladas de cana para uma produção de 60 milhões de litros de álcool e 3,8 milhões de sacas de açúcar. “O Grupo Atalla confia na Justiça e no bom senso de todos os envolvidos para que a normalidade seja restabelecida o mais breve possível”, ressaltou a nota. (Evandro Fadel)


14 comentários

  1. Anônimo
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 8:19 hs

    Até quando esses criminosos ficarão fora da cadeia?
    No caso dessa invasão, a Polícia Militar agiu rapidamente e, no final da tarde, a propriedade já estava desocupada. Verifiquem a extensa ficha criminal desses vagabundos, todos eles conhecidos na região de Bela Vista do Paraíso e Primeiro de Maio!
    Invesiguem, também, o presidente do Sindicato de Bela Vista, o Arnaldo, que de todos, talvez seja o mais perigoso, pois atua nas sombras, manipulando os invasores e a eles dando ordens.

  2. luiz
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 9:15 hs

    Todos uniformizados e organizados, falta pouco para esse grupo se armar, ai ninguém mais segura. E acreditam que tem razão. se alguém comprou uma fazenda é dele, ninguém tem o direito de invadir, está na lei. Se o cara quiser manter a fazenda desativa é problema dele, se quiser encher de boi é problema dele, respeitando o meio ambiente e a constituição não vejo mal nenhum. Eu não posso comprar nem um terreninho na favela, mas não invado espaço de ninguém, e se de repente der sorte na vida? não vou gostar de ninguém invadindo meu espaço.

  3. daniel
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 9:18 hs

    Deveriam fazer uma Cadeia-Fazenda para este tipo de crime. Invadiu? Cadeia!!! 1 mês colhendo batata.

  4. Anônimo
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 11:24 hs

    Daniel, a sua sugestão é excelente, pois os criminosos sequer invadiriam fazendas. Todos eles são refratários ao “cabo do guatambu” e, ao ouvirem essa expressão, que significa trabalho, fogem como o demônio foge da cruz. O que eles querem é destruir o que foi difícil construir, roubar bens e cometer todo tipo de violência e depois receber subsídios em dinheiro e diversas cestas do governo (escola, alimentação, gás, geladeira, etc, etc.). REFORMA AGRÁRIA NO PARANÁ, É ESTUPIDEZ, CRETINICE DAS GRANDES. SÓ ALUCINADOS É QUE PODEM PENSAR (?) EM TAL ABUSO!
    ESTA TERRA É TERRA DE TRABALHO ÁRDUO, ESTE BELO ESTADO FOI CONSTRUÍDO À CUSTA DE MUITO SOFRIMENTO E PRIVAÇÕES DE TODA ORDEM.
    ABAIXO O MST! ABAIXO A CONTAG! ABAIXO O MAST! ABAIXO A CPT! CADEIA NELES.
    Ps.: E, os que realmente tiverem vocação para a terra (poucos na verdade), que sejam assentados em outros estados, estabelecendo novas fronteiras agrícolas, aliás como fizeram o que aportaram no Paraná a partir da década de 20.

  5. marcos
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 11:45 hs

    é hilariante a frase escrita na faixa que são contra a violência no campo!!!!

    QUEM MAIS PROVOCA O VIOLÊNCIA NO CAMPO SEM SER ELES PRÓPRIOS, turma de baderneiros.

  6. Anônimo
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 15:04 hs

    Borracha no lombo desses vagabundos!!

  7. Francisco Quadros
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 19:43 hs

    Pela unanimidade dos comentários precedentes nota-se o conceito dos movimentos sem tera na opinião pública. A Contag é mais um braço operacional do MST, que usa a Via Campesina e outras ditas dissidências. As invasões dessas hordas lembram o conto Praga de Gafanhotos, de Monteiro Lobato. Chegam, arrasam tudo, comem o que podem, danificam o que não podem comer e vão embora, impunemente.
    Têm o lombo quente – apoio do governo Lula e a idolatria do governadr Requião…

  8. Pedro
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 21:40 hs

    Eles vão plantar na usina??? Chega dessa palhaçada…e o pior é que somos nós (trabalhadores) que bancamos esses sanguessugas!!! Fora PT demagogo!!!

  9. adalgisa
    segunda-feira, 22 de março de 2010 – 8:14 hs

    bom dia adoramos os mst e assentamente aqui na cidade porecatu o lugar maior que tem terra no parana se vcs mst poder vir a porecatu lugar bom e muintas terras ,mst vinhemos aqui pra que vcs possam nos ajudar vamos fazer um protesto na cidade porecatu perto londrina amanha terça feira as 8 da manha se voceis puderem vir nos ajude prefeito nao esta fazendo nada na cidade ciudade abondonada queremos ate baixo assinado nos ajude as 8 da manha nesta terça feira amanha agradeçemos voceis nos ajude

  10. robertinho
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 20:39 hs

    este usineiro deve mais que o estado do parana e não paga seus enpregados e esta fazenda estava abandonada a mai s de cinco anos e fais mais de oito anos que ela não moi mais cana e estas terras estão abandonadas estes enpresarios são os maiores devedores do estado do parana so de açao trabalhista o foro ja encheu mais de uma sala e quem apoial eles são canalhas com seu propio estado

  11. Anônimo
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 8:43 hs

    até quando a nossa região vai aguentar esses marginais escondidos na pele de cordeiros, usando movimentos sociais para promover a desordem em nossa região, roubando, aterrorizando, andando armados, destruindo patrimônio tanto público, quanto privado, “matas ciliares” etc… desmoralizando o poder policial, fazendo suas próprias leis, “não estamos mais no tempo de lampião”, porecatu pede urgente o cumprimento das leis, (para quem não conhece, leia o artigo 5º da constituição federal) “se alguém tem algum direito sobre as terras da UCP, esses direitos são dos seus trabalhadores e moradores do município, que tanto lutaram e lutam com dignidade, se algo não for feito urgente, rios de sangue poderá correr novamente por essa terra
    “antes de fazerem qualquer comentários favoráveis a esses marginais, imaginem eles chegando na sua casa, tirando você para fora, aterrorizando sua família, tanto fisicamente quanto psicológiacamente, e você não tendo a quem recorrer, pois o governo que deveria zelar pela ordem não faz nada,” isso é o que eles estão fazendo aqui na região de porecatu – se existe uma luta pela reforma agrária, não é isso que está acontecendo em porecatu, aqui estão um bando de marginais roubando e roubando muito, e fazendo suas próprias leis, porque esses políticos hipócritas não fazem nada

  12. JOsé Maria
    terça-feira, 1 de junho de 2010 – 17:10 hs

    Manda esse povo pra CUBA!

  13. gg
    sábado, 21 de agosto de 2010 – 20:45 hs

    eles estão serto mesmo tenhe que envadi mesmo esta fazendo deste povo ?

  14. gg
    sábado, 21 de agosto de 2010 – 20:47 hs

    cladio fernades por que esta parado tenhe que o cupa

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*