Ciro admite candidatura a governador de São Paulo e irrita Serra | Fábio Campana

Ciro admite candidatura a governador de São Paulo e irrita Serra

ciro-gomes

De Soraya Aggege, no O Globo

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou que cogita a possibilidade de desistir da corrida presidencial e se candidatar a governador de São Paulo, com o apoio do PT. O presidenciável, que aparece em terceiro lugar nas intenções de voto na pesquisa CNI/Ibope, divulgada na terça-feira, com 12%, afirmou que está motivado por “muita gente séria do PT”.

” Nunca esteve na minha “cogitação” essa possibilidade em São Paulo. Mas tem muita gente séria do PT falando disso comigo e realmente eu estou avaliando essa possibilidade. Mais que isso, não posso ainda falar.”

A estratégia, que promete “bombardear” o ninho tucano em São Paulo, envolve uma complexa articulação iniciada há cerca de um mês pela base aliada de Lula. O governador José Serra (PSDB), líder nas pesquisas nacionais, estaria irritado com a movimentação do PT em torno de Ciro.


Ciro, que embora tenha feito sua carreira política no Ceará, é nascido na mesma cidade de Pindamonhangaba que o tucano Geraldo Alckmin, primeiro colocado nas pesquisas para o governo de São Paulo pelo PSDB.
Direção do PSB diz que vai levar projeto Ciro-governador adiante.

Aliado de Serra em São Paulo e com a vice-liderança do governo na Assembleia Legislativa, a direção do PSB paulista afirma que vai levar o projeto Ciro-governador adiante – apesar de já ter levado uma reprimenda de Serra na última segunda-feira, em São Vicente (SP). Serra e Ciro são desafetos desde a época em que eram ministros do governo Fernando Henrique.

” O Serra ficou uma arara comigo. Mas o que posso fazer? Tenho time e não estou nessa com ele, mas com o meu partido, que é aliado nacional de Lula ”

– O Serra ficou uma arara comigo. Mas o que posso fazer? Tenho time e não estou nessa com ele, mas com o meu partido, que é aliado nacional de Lula – disse o presidente estadual do PSB, deputado Márcio França (PSB-SP).
Vários pessebistas confirmaram que Serra reclamou da articulação. A base do PSB na Assembleia rebelou-se contra a direção do partido:
– Levamos uma bronca do Serra e ficamos chateados. Não precisamos importar o Ciro para governar São Paulo, temos nomes daqui. Tudo bem que ele nasceu no estado, mas foi embora. É lógico que ele vai enfrentar nossa resistência. Apoiamos o Serra e o candidato dele, Aloyzio Nunes Ferreira (secretário da Casa Civil) – afirmou o líder do PSB na Assembleia, deputado Luciano Batista.

” O presidente Lula foi simpático à ideia. Já calculamos e, juntos, teremos dez minutos de tempo na TV, o mesmo que Alckmin terá pelo PSDB ”

O presidente do PSB disse que contornará a rebelião. Segundo ele, o projeto para Ciro tem conquistado apoio nacional e foi apresentado a Lula:
– O presidente Lula foi simpático à ideia. Assim como nossos aliados. É claro que a primeira reação de todos é de espanto, mas a estratégia é boa. Já calculamos e, juntos, teremos dez minutos de tempo na TV, o mesmo que Alckmin terá pelo PSDB.
Presidente estadual do PT admite apoiar Ciro
Segundo França, PSB, PDT, PR, PP e outros partidos da base fizeram uma pesquisa Ibope em São Paulo para avaliar a candidatura de Ciro, antes de lançar a ideia publicamente. Ciro teria aparecido com 18% das intenções; e mais de 70% dos eleitores afirmaram que gostariam de quebrar a hegemonia tucana em São Paulo. O PSDB governa o estado há 14 anos.
– Esse plano é uma das fantasias da política. Não passa pelo crivo de uma análise de bom senso. Imagine Alckmin ou Serra disputando o governo do Ceará. Essa ideia não tem alterado nossas políticas e desconheço a propalada irritação do governador- afirmou o serrista Walter Feldman.

” Esse plano é uma das fantasias da política. Não passa pelo crivo de uma análise de bom senso. Imagine Alckmin ou Serra disputando o governo do Ceará ”

O presidente estadual do PT, Edinho Silva, admitiu as negociações e não descartou a hipótese de o PT fechar com Ciro. Ele conversou com o principal pré-candidato do PT a governador, o deputado Antonio Palocci (PT-SP). Os petistas afirmam que Palocci deixou claro que pretende esperar a definição de sua situação na Justiça, e depois voltar para o governo. No máximo, se candidataria novamente à Câmara dos Deputados.
Segundo a pesquisa CNI/Ibope, o governador tucano de São Paulo, José Serra, lidera a corrida à sucessão presidencial, com 38% das intenções de voto, contra 18% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que chegou aos 18%. A agora vereadora de Maceió Heloísa Helena (PSOL) registrou 7%.
Em um segundo cenário, quando Serra é substituído pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Ciro e Dilma aparecem tecnicamente empatados. Ciro tem 22% das intenções de voto, e Dilma, 21%. Aécio registra 12% e Heloísa Helena, 11%.


13 comentários

  1. ofaxineiro
    quinta-feira, 11 de junho de 2009 – 19:54 hs

    Quando o Serra esteve em Foz do Iguaçu semana passada deu para ver sua preocupação com o Ciro em São Paulo, ele falava no ouvido senador Alvaro Dias pedindo o endereço do médico do implante de cabelo do senador com medo de ficar “careca”….

  2. Bora
    quinta-feira, 11 de junho de 2009 – 21:07 hs

    Onde achou alguem serio do PT, ainda mais em SP, o ninho da tigrada..

  3. quinta-feira, 11 de junho de 2009 – 21:35 hs

    Olha só a afirmação do Ciro: “muita gente séria do PT”
    Ou esse PT cresceu muito nas últimas horas e ninguém sabe, Ou tem por lá uma meia dúzia que nunca ninguém ouviu falar a não ser o Ciro.

  4. Luis Adolfo Kutax
    quinta-feira, 11 de junho de 2009 – 22:07 hs

    NÃO DÁ PARA ENTENDER A PREOCUPAÇAO DO SERRA JÁ QUE TEM O APOIO DO BETO RICHA, AGORA DO GOMIDE E TANTOS OUTROS QUE SE CRUZARÃO NO CAMINHO, ENQUANTO ISSO SEGUE O PESSUTI HOMEM ÍNTEGRO, BEM QUISTO EM TODOS OS AMBIENTES A CAMINHO PARA SER O FUTURO GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ.

  5. Ita
    sexta-feira, 12 de junho de 2009 – 2:15 hs

    E o Serra esta mesmo preocupado, ele esta caindo e a Dilma esta subindo, e vai ser assim em pouco tempo a Dilma passa o Serra.

  6. Astrinha
    sexta-feira, 12 de junho de 2009 – 6:30 hs

    Não existe ninguém nativo no meio de tanta “gente séria”???

  7. Mequinho
    sexta-feira, 12 de junho de 2009 – 9:47 hs

    Se política fosse xadrez, esse movimento do cavalo Ciro poria a rainha Serra em cheque…. agora é só aguardar o mate. Será que a rainha vai fugir do tabuleiro ou vai encarar os coices do cavalo ???????

  8. CURTO E GROSSO
    sexta-feira, 12 de junho de 2009 – 10:29 hs

    O Ciro Gomes governador de S.Paulo ? ahahahahhhh…!!!!!! isso é piada !!! O Ciro, aquele que disse outro dia que “O Ministério Público é o c *** “…? Por que ele não fica lá pelo Nordeste, de onde nunca deveria ter saído, e tenta resolver primeiro os graves problemas sociais e econômicos daquela gente tão sofrida ? Quem conhece o nordeste sabe do que estou falando…

  9. Zé do Coco
    sexta-feira, 12 de junho de 2009 – 11:49 hs

    Eu não entendo essa gente. Qual é o problema? Basta trazer à tona as patranhas desse cidadão e pronto, está queimado.

  10. MATAHARI
    sexta-feira, 12 de junho de 2009 – 12:41 hs

    É SÓ CONTAR PARA AS MULHERES QUE ESSE CIRO GOMES É CANDIDATO A ALGUMA COISA QUE ELE VAI LEVAR A MAIOR PORRADA NA “MOLEIRA”. SERÁ QUE JÁ ESQUECEU QUE DISSE QUE MULHER É SÓ P’RÁ DORMIR COM ELE?. O CARA É UM DEBILÓIDE.

  11. nilton cesar
    domingo, 21 de junho de 2009 – 14:20 hs

    sera um crecimento para os paulista pois deicharao muitas empresas irem imbora e atrasarao o crecimento de sao paulo ,e foram muito desumano com a populacao.ta na hora de muda ciro sera um ecelente governador deus e justo.

  12. terça-feira, 23 de junho de 2009 – 21:27 hs

    Não vejo um nome melhor que o do deputado federal CIRO GOMES para assumir o Governo de SÃO PAULO pois ele é um dos poucos políticos do nosso país que tem o nome limpo perante a sociedade, e nós cidadãos paulistas e paulistanos devemos dar um voto de confiança a uma pessoa idônea e que quer que todos nós tenhamos cada vez mais orgulho de ser de SÃO PAULO .!!!!

  13. pirees
    domingo, 5 de julho de 2009 – 18:50 hs

    sp é muito gr para vc. fique no nordeste sendo assim vc não perderar mais cabelo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*