Brasil pode sair primeiro da recessão | Fábio Campana

Brasil pode sair primeiro da recessão

O Globo

A edição desta semana da revista britânica “The Economist”, que começou a circular ontem, traz uma reportagem otimista sobre o Brasil, após o corte de um ponto percentual da taxa de juros básicos do país, a Selic, na última quarta-feira. A publicação brinca com a frase usada pelo presidente Lula para exaltar conquistas de seu governo — “nunca antes na história deste país” — e diz que, desta vez, Lula tem razão: a taxa caiu a 9,25%, recuando a um dígito, um feito histórico. Para a “Economist”, o país foi um dos últimos a entrar em recessão e pode estar entre os primeiros a sair dela.

A revista lembra que uma série de marcos — como o valor de mercado da Bolsa — voltaram aos níveis anteriores à quebra do Lehman Brothers, em setembro.

E que, apesar do recuo de 0,8% da economia no primeiro trimestre de 2009, muitos analistas apostam que o país voltará a crescer este ano e terá expansão de 3,5% a 4% em 2010. “Se isso acontecer, significará que o país terá escapado com uma breve recessão”, diz a “Economist”.

Citando economistas brasileiros, como o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, a revista atribui a recuperação a políticas monetária e fiscal mais flexíveis adotadas este ano.

Apesar do otimismo, a publicação ressalta que antigos problemas estão voltando. Entre eles, a apreciação do real, que prejudica os exportadores. Neste ponto, enfatiza o dilema do Banco Central, que tem de considerar o câmbio valorizado e a perda da competitividade dos fundos de investimentos na hora de decidir sobre os juros.


2 comentários

  1. Fernando Henrique
    sexta-feira, 12 de junho de 2009 – 9:43 hs

    Assim não pode, assim não dá. Essa The economist é uma revista muito da ruim. Aposto que foram os patrocínios da petrobrás que fizeram-na emitir essa opinião. Como pode falar bem do lula. Lula é um analfabeto, ainda por cima só tem nove dedos nas mãos e todo mundo sabe, ter dez dedos é coisa importantíssima para que um homem seja inteligente de verdade. Por mais que o elogiem sempre será um presidente incompleto, pois tem apenas 9 dedos. Assim não pode, assim não dá.

  2. Damaceno
    sábado, 13 de junho de 2009 – 8:43 hs

    Ué, cadê os comentários maldosos?

    Ah, bom, tá todo mundo na casa de praia, gozando esse feriadão prolongado!

    No seu governo, FHC, nós seriamos os ultimos a sair da crise!

    Tchau, que to indo trabaiá, ajudar este país a ir pra frente!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*