Resumo da ópera nativa | Fábio Campana

Resumo da ópera nativa

requiao4

A vidinha política nativa anda fracativa. Muito disse que não disse, factóides, manifestações de ansiedade dos personagens, contradições insanáveis e, na prática, tudo continua como dantes neste interminável fim de feira da família Requião. Haja engov.

Requião manda, os deputados obedecem. Quem ousa contestar leva chumbo. O PT apanha, mas não se arrisca à vida independente, permanece na base de sustentação do governante que é, ao mesmo tempo, líder e algoz.

Osmar Dias jura que permanece candidato e até prepara o seu plano de governo em périplo pelo interior para colher sugestões. Irrita-se com quem duvida de suas chances. Tensão nos arraiais petistas.
Atrelado ao populista Requião, o partido de Lula apequenou-se de tal maneira que não tem pernas para encarar a disputa no Paraná com candidatos próprios. Apenas Gleisi Hoffmann tem cacife para disputar uma majoritária. De resto, o PT depende das boas graças de populistas inconciliáveis, Requião e Osmar Dias.

No polo oposto, o ninho tucano vive o drama da disputa interna. Alvaro Dias é candidato. Diz isso com todas as letras e mais: garante que poderá contar com o apoio de Requião e Osmar Dias, o que isolaria definitivamente o PT. Por isso mesmo, vende seu peixe como a melhor candidatura para alavancar José Serra no Paraná.

O problema de Alvaro Dias é que ele tem apoio externo ao PSDB e quase nenhum interno. Só um golpe de mão da direção nacional poderia impor a sua candidatura goela abaixo sobre os tucanos da província. Gesto que poderia levar à implosão do ninho.

E enquanto todos se esfalfam e se debatem, o favorito nas pesquisas e no seu partido, Beto Richa, nada de braçada e mostra, não com declarações, mas na prática, que quer ser o governador e vai lutar por isso contra tudo e contra todos.


14 comentários

  1. Luis Adolfo Kutax
    domingo, 24 de maio de 2009 – 20:12 hs

    oportunismo ou não, percebe-se que sempre há uma crítica mais pesada aos demais políticos e o B.R. mencionado como o bom mocinho e suas vantagens, mas está sendo “teleguiado” por seus pares e não teve nem voz própria para nomear seu secretariado na Pref. de Curitiba.

  2. Andre
    domingo, 24 de maio de 2009 – 20:48 hs

    Olha, o Beto Richa vai ser Governador do Paraná, mais cedo ou mais tarde… não sei se compensaria pra ele arriscar uma disputa em 2010 ao lado do Requião.

  3. Caiçara
    domingo, 24 de maio de 2009 – 21:22 hs

    MAS CADELES DAQUELES, QUE VEVEM DIZENDO QUE VÃO LUITA PELO POVO?

  4. Outonno
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 2:52 hs

    Beto.. Beto… sei lá viu??

  5. segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 8:51 hs

    Beto Richa, bom prefeito ele foi eleito com quase á maioria dos votos curitibanos, então dos curitibanos,,,que confiaram á administraçao da cidade á ele por 4 anos …não foi???renunciar para sair candidato á governador seria trair os votos de milhares de eleitores que nele confiaram né, é jovem tem seu tempo para ser governador ou até mais,,,,porem no momento é para ser o prefeito de curitiba por 4 anos que foi o escolhido pela populaçaõ para dirigir á cidade ecologica,sorriso,,,

  6. segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 9:59 hs

    não dá para entender, beto richa fez a campanha com o slogan FICA , agora quer sair, cuidado o rafael greca também tinha mais de setenta de aprrovação em curitiba acabou afundando a barca no ministério. Calma beto ,fica na prefeitura, faz uma boa copa do mundo e depois vá para o governo…

  7. Jose Carlos
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 10:38 hs

    Falta poucos … a quinta comarca se verá livre do rei das trevas, do obscurantismo, do atraso, da marcha-à-ré engatada, do carro-de-boi, do arado de muares, da roca de fiar, do adubo de titica de galinha e da roça de capim elefante… Oitenta anos de retrocesso em oito anos de governo… quando for, já vai tarde…

  8. Diego
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 11:04 hs

    É incrível a imprensa, Põe Beto num pedestal. OK, o cara é muito bom, mas a imprensa exagera. Tenho que dar risada. “nada de braçada” hahaha querem por o homem pra concorrer de qualquer jeito. Agora não sei se é para fazer o Beto quebrar a cara correndo o risco com reais chances de perder anos sem prefeitura/governo/senado ou se é alguém forçando a volta ao poder de algum grupo. Vai entender…, o Sr. Richa deverá terminar o mandato na prefeitura tranquilamente (ótimo trabalho aliás).

  9. parnanguara
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 11:26 hs

    BETO, é melhor no governo , vocês já imaginaram repetir , Alvaro, vamos colocar no governo novas idéias.

  10. Sincero
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 11:28 hs

    A campanha de 2010 vai ser uma maravilha para o Beto Richa… de um lado do palanque o Jaime Lerner, que tira votos no interior do Paraná, e do outro o Requião, que tira votos na capital e região metropolitana. Essa eleição vai cair de graça no colo do Osmar Dias, por obra da ganância de poder do Beto, Requião, Hermas, João Eliseo, Plauto, etc, etc…

    Imaginem o Slogan para 2010… “Beto e Requião: Uma perfeita união!”

  11. MARLUS
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 13:35 hs

    QUAL PESQUISA DÁ AO BÉTO A LIDERANÇA NAS PESQUISAS? O DATA- FÔLHA DÁ O ALVARO NA LIDERANÇA E NÃO O BÉTO. GOSTARIA DE VER UMA PESQUISA SÉRIA DO BÉTO CONTRA O ALVARO. CURITIBA 19% DOS VÓTOS DO ESTADO; INTERIOR 81%. QUE TIPO DE CONVERSA É ESSA?.

  12. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 18:54 hs

    Mais uma foto ilustrativa. Vou colocar uma legenda na foto: O Napoleão está dizendo que vai colocar um desse temanho no …dos Deputados que apresentaram emendas ao merrecaumento que ele concedeu aos barnabés. KKK

  13. Eliott
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 19:44 hs

    Dá-lhe, Richa!

  14. Carlos Almeida
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 20:41 hs

    VOTEI NO BETO PARA SER PREFEITO OS 4 ANOS COMO PROMETEU, NÃO SEI DE ONDE VEM ESSE LUCIANO,. MEU VOTO NÃO É BRINQUEDO E NÃO SOU CRIANÇA.
    O BETO QUE SE CUIDE. QUANTOS PENSAM COMO EU, TRAIR O ELEITOR SERÁ O FIM DA CARREIRA. O VELHO RICHA TINHA RAZÃO.:BETO NÃO TEM PREPARO,. FICA OU SE ARREBENTA

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*