O governo do Paraná vai indenizar pessoas que foram presas em dependências do Estado, durante a ditadura militar, de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979.
Serão entregues cheques a 45 cidadãos, num valor total de R$ 893 mil. A cerimônia será realizada nesta terça, no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. As indenizações têm como fundamento legal a lei Beto Richa, de 1995, que foi prorrogada por Requião em 2007.
9 comentários
Lei que o Brasil inteiro copiou depois, boa Beto.
O projeto mostra mais uma realização de projetos voltados a população do Paraná apresentado pelo então na época Deputado Estadual Beto Richa.
Lei Nº 11.255 D.O Nº 4660 de 21/12/95
Ele que teve dois mandatos como Deputados Estadual com muito respeito aos votos recebidos do povo do Paraná para exercer o cargo Legislativo.
Parabéns!
Tenho a maior certeza da justeza da Lei Beto Richa, embora este ato simbólico nunca venha a reparar o danos causados nas pessoas que um dia foram perseguidas pelo aparelho paralelo de estado pelos “crimes de pensamento”!
É muito importante este ato por parte do estado ao reconhecer os crimes cometidos pelo mesmo durante a ditadura!
Quem diria, heim?
É o bolsa-ditadura… claro, é só um gesto, pois o que vale mesmo é o reconhecimento, o dinheiro é totalmente secundário, acessório…
Aliás, é muito curioso… o calendário da ditadura na quinta comarca (que deve seguir o calendário asteca-maia-inca-bolivariano) marca como começo da ditadura o dia 02/09/1961, quase três anos antes do golpe militar… claro, é que na quinta comarca paulista a previsão dos astros já antecipava as prisões que aconteceriam, logo, este período também deve ser indenizado…
Ah, o único projeto apresentado pelo Beto Richa quando era deputado?
Zé
É duro só ter nas fichas do Dops uma pequena anotação por ter sido pego pixando muro e ainda por cima ter entregue quem mandou!
Meu pobre e velho Jurandir (tem jeito de velhote),
Se estiver se referindo a mim, em 1964 eu sequer tinha nascido… meus muros sempre foram pintados por pintores contratados… pixação é coisa de jeca pé-de-chinelo… e ademan, que eu vou em frente, diria o velhíssimo Ibrahim….