De Josias de Souza, da Folha Online
Resultou infrutífera a viagem de Fernando Lugo ao Brasil. O presidente paraguaio não obteve de Lula o que desejava. Adiou-se para junho a decisão sobre a revisão do tratado de Itaipu.
“O Paraguai não renuncia a nenhuma das reinvidicações”, disse Lugo. Lula parece convencido de que o Brasil precisa ajudar o vizinho: “Não queremos ser uma ilha de prosperidade no continente cercado por países em dificuldades”.
Mas o governo brasileiro preferiria não bulir no tratado de Itaipu. Prefere ajudar a concessão de empréstimos para obras de infra-estrutura. O lufa-lufa vai continuar em reuniões dos chanceleres dos dois países. Lula aproveitou a entrevista conjunta para falar da chegada da gripe. Assista abaixo.
3 comentários
Mas, “emprenhou” o Lula com a idéia de rever as cláusulas pétreas do contrato de Itaipu.
Logo, logo, mais um filho bastardo do Lugo, Lugo.
É! Eu sei que o trocadilho é pavoroso, mas o Bispo paraguaio também, ao men os empatei.
Não saiu de mãos abanado não, consegui o compromisso do Lula de adiantar alguns milhões de Dollares para “los Hermanos” aplicarem em melhoria das condições de vida dos Paraguaios.
Até acho justo e interessante; Os Americanos, que não são bobos, fazem isso de há muito tempo, promovem o desenvolvimento nos países periféricos e vendem seus produtos e serviço, levando ainda os juros dos “empréstimos”. Lembra, ao inverso, um quadro da antiga Praça da Alegria, a frase era :brasileiro é tão bonzinho”, dita pela Keity Lyra, podemos afirmar então, que ao disponibilizar dinheiro para obras e projetos os Americanos são “tão bonzinhos”. KKK
A idéia é simples, ao movimentar a economia e fazer crescer os países periféricos, cria-se um mercado consumidor para produtos de tecnologia mais avançada e até para artigos de consumo mesmo, na sequência entram os acordos de comércio. Todos ficam satisfeitos. Uma gracinha. KKK
Aí vai ser complicado pq ele tem um montão de filhos pra sustentar.