Distância entre Serra e Dilma cai 8 pontos | Fábio Campana

Distância entre Serra e Dilma cai 8 pontos

dilma-serra

De José Alberto Bombig na Folha de São Paulo

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), encurtou a distância nas pesquisas entre a sua pré-candidatura a presidente e a do governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

A diferença do tucano, ainda líder, para a petista estava em 30 pontos percentuais em março deste ano e agora caiu para 22 pontos, conforme o mais recente levantamento do Datafolha -Dilma tem 16% das intenções de voto, contra 38% de Serra no principal cenário.

Em relação à pesquisa anterior, a ministra do presidente Lula subiu cinco pontos percentuais, enquanto o tucano paulista perdeu três. O crescimento levou a petista à segunda colocação, empatada tecnicamente com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que oscilou de 16% para 15%.

É o melhor resultado de Dilma na série histórica do levantamento. Em março do ano passado, no cenário com a presença de Serra, ela tinha apenas 3% contra os mesmos 38% do pré-candidato do PSDB.
Sem o governador paulista na disputa, a petista alcança 19%, apenas cinco pontos atrás de Ciro, líder desse cenário com 24%. “Mais uma vez, a pré-candidatura de Dilma é a única que ganha pontos. Ela está em ascensão”, afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

Nas respostas espontâneas -quando não são apresentados cenários ao eleitor-, Serra tem 5%, Dilma, 4%, Ciro, 1%, e Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais, 2%.

Segundo Paulino, as intenções de voto da ministra crescem na medida em que o eleitor vai se familiarizando com seu nome. Em março, 53% afirmavam conhecer Dilma. O índice agora está em 65%, quatro pontos a mais que o apresentado por Aécio nesse quesito.

Dilma foi uma das estrelas da propaganda eleitoral gratuita de televisão do PT na semana passada. Desde o início deste ano ela tem acompanhado Lula a uma série de eventos e sua pré-candidatura se consolidou dentro do partido.

A ministra também anunciou recentemente sua luta contra um câncer linfático.

Disputa tucana

Apesar de ter perdido três pontos, Serra ainda é o nome eleitoralmente mais forte da oposição ao presidente Lula. O PSDB estuda escolher seu candidato a por uma prévia.

Aécio fica apenas na quarta colocação quando é apresentado como o único pré-candidato do PSDB. Nesse cenário, o mineiro alcança 14% e está empatado tecnicamente com Heloísa Helena (PSOL), com 15%.
Aécio perdeu três pontos em relação ao levantamento anterior no cenário sem seu colega de partido José Serra. Heloísa oscilou dois pontos para baixo (de 17% para 15%), enquanto Dilma subiu de 12% para 19%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Num cenário com a presença simultânea dos governadores paulista e mineiro, Serra teria 35%, Ciro, 14%, Dilma, 14%, Heloísa, 10%, e Aécio, 9%.

O melhor desempenho de Serra ocorre quando o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, surge como pré-candidato do PT. O tucano paulista chega a 42%, enquanto o petista fica com 2%.

O Datafolha também apresentou ao eleitor os nomes do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do deputado federal Antonio Palocci como pré-candidatos do PT. O primeiro atingiu os mesmos 2% de Patrus, enquanto o ex-ministro da Fazenda teve 3%. Nos dois cenários José Serra tem 41%.


32 comentários

  1. Mirian
    domingo, 31 de maio de 2009 – 10:55 hs

    O FHC já disse que a Dilma chega nos 30%! Ainda está com 16% – vai subir mais 14% et c´est fini!

    Aí vem a dupla Serra e Aécio e ela recua de novo…

    É só aguardar para ver!!!!

  2. ofaxineiro
    domingo, 31 de maio de 2009 – 11:05 hs

    Falta pouco para a Dilma emPACar e chegar no que a máquina faz 20% ……

  3. Povo Mané
    domingo, 31 de maio de 2009 – 11:20 hs

    Que infelicidade de meu Brasil varonil.
    Ter q escolher entre estes 2 seres abomináveis.
    Um mal humorado de Sampa e uma mal humorada de Brasília (hóspede de Brasília).
    Pra onde vamos assim…

    Chora meu Brasil brasileiro, chora…

  4. luis gringo
    domingo, 31 de maio de 2009 – 11:45 hs

    Mirian,isso e torçida ou tem bola de cristal?
    Na verdade quem não pode recuar e o Brasil,privatizaçoes nunca mais.

  5. Jonas
    domingo, 31 de maio de 2009 – 11:48 hs

    O Serra é muito ruim. É um sujeito autoritário, e mal humorado. Tem secretários de direita tal como é o Secretário de Fazenda, odiado por todos.

  6. ernesto
    domingo, 31 de maio de 2009 – 12:08 hs

    Se Lula conseguir transferir sua popularidade para sua candidata (o) será um passeio. Mas é uma possiblidade ainda não confirmada diante do quadro atual. É a pulga que incomoda a orelha dos psdebistas roxos. Quero só ver e dar muita risada dessa novela cheia de egos e lutas insanas pelo “puder”.

  7. jango
    domingo, 31 de maio de 2009 – 12:26 hs

    O Brasil continua não sendo um país sério. Fosse e estaria colocando em cheque estas “pesquisas estatísticas.” Como é que pode entrevistar 3, 5, 6 mil pessoas e tirar uma conclusão para 126 milhões de possíveis eleitores. Isto é descarada tentativa de promoção ou propaganda eleitoral de possíveis candidatos, em detrimento de outros. O Ministério Público Federal deveria analisar esta questão das “pesquisas estatísticas” e questioná-las na Justiça. A rigor elas nada representam, pois a eleição não é hoje, portanto, qual a responsabilidade pela real situação atual. Nenhuma. Ora, não se deveria dar foros de realidade a uma informação meramente estimativa. Isto é enganação da sociedade. Procedimento que, sob todos os aspectos, deveria ser coibido nos moldes como hoje despudoradamente se apresenta.

  8. SYLVIO SEBASTIANI
    domingo, 31 de maio de 2009 – 12:39 hs

    Essa noticia da Dilma é muito ruim,demonstra que ela não é candidata aceita pela população.Vejam que o Lula tem 69% de aprovação e a candidata dele à Presidência da República, com apenas 16%, empatando com Ciro Gomes que tem 15%! Acho que o Lula vai lançar o Delubio, esse ganhando não vai roubar mais.

  9. Dom Quixote
    domingo, 31 de maio de 2009 – 13:28 hs

    Alerta ao eleitor do Paraná.
    o José Serra deu prejuizo de R$ 40 bilhões ao Paraná.

    Falei com um economista, que afirmou categoricamente que o José Serra, deu um prejuizo até hoje ao Estado do Paraná, em mais de R$ 40 bilhões de reais, cuja dinheiro foi todo para os cofres Estado de São Paulo.

    O José Serra, fez esta ação predatória contra os paranaenses , quando era deputado federal por São Paulo, na Constituinte de 1988, e liderou os deputados federais dos Estados do País, consumidores de energia elétrica, a apoiarem sua proposta, que inverteu a lógica do direito tributário, com a cobrança do ICMS da venda de energia elétrica, no consumo e não no local de produção, como recomendam os códigos tributários. Inovou contra o Paraná.
    O Estado de São Paulo é o maior consumidor de energia elétrica do País.

    Outro prejuizo que o José Serra deu ao povo do Paraná, foi quando ele comandou no Congresso Nacional a extinção do ICMS na exportação de grãos.
    O Paraná é o maior produtor de grãos do País, e levou mais uma paulada do desta figura, o Sr. José Zerra.

    Este prejuizo é continuado, e a cada ano vai se somando indeinidamente.

    O eleitor do Paraná que votar no José Serra, estará dando tiro no pé.
    Vai trair o povo do Paraná.
    Chega de ser a Quinta Comarca de São Paulo, ou uma simples filial de 5a. categoria dos paulistas.

    Chegou a hora de dar o troco nesta fanático paulista, o Sr. José Serra, que não tem uma visão de totalidade harmônico de uma nação, portanto não pode ser nosso presidente.

    Eu não voto neste predador do dinheiro do Paraná.
    Alerta eleitor do Paraná.

    Naquela época, esse predador do dinheiro do Paraná não esperava que um dia sairia candidato a presidente da REpública, e viria ao Paraná, pedir votos.

    Ele nriqueceu mais seu Estado de São paulo, e empobreceu em igual valor o Estado do Paraná.

  10. Jonas
    domingo, 31 de maio de 2009 – 13:45 hs

    Com essas opcoes pra presidente, para senador e governador estaremos ferrados!!!

  11. Andre
    domingo, 31 de maio de 2009 – 14:10 hs

    Notícia ruim Sylvio?? Ruim pros teus amigos tucanos, cujo candidato a tendência é só cair nas pesquisas de agora em diante. Vai ficar muito feio pro PSDB lutar contra o terceiro mandato e perder pra Dilma…

  12. ROSEANA
    domingo, 31 de maio de 2009 – 14:46 hs

    Que horror Silvio… O Lula tem tudo para eleger a Dilma. Nós nem precisamos gostar……..Mas isto está tão cristalino…..Você é melhor que isto……

  13. Ita
    domingo, 31 de maio de 2009 – 15:18 hs

    Não é a primeira vez que o Serra larga na frente, mas é só começar a campanha que ele cai e o PT cresce (Já começou). E o Brasil não quer mais o Pais nas mão do Partido que só pensa em privatizações e pegar U$ no FMI.
    O Brasil precisa continuar crescendo e sendo respeitado, por isso o PT precisa continuar administrando seja com Dilma ou com Lula num 3º mandato.

  14. Eta
    domingo, 31 de maio de 2009 – 15:54 hs

    O Lula vai eleger a Dilma como elegeu a Martaxa e a Gleisi… tsc tsc tsc

  15. nei
    domingo, 31 de maio de 2009 – 16:15 hs

    Boa noticia, enquanto o Cerra vai despencando a Dilma vai subindo. O Brasil não suporta mais um presidente tucano, traidor e entreguista. Se pelo menos defendessem o programa que querem executar, mas nem isso É traição pura e simples, covardes.

  16. Ze Tucano
    domingo, 31 de maio de 2009 – 16:26 hs

    Essa noticia cai como uma Bomba na tucanalha curitiboca e nazista – Eles nao aceitam lula nem dilma nem nada que venha do povo mais humilde – chora tucanalha ta chegando a tua hora….

  17. Professor Jaquim
    domingo, 31 de maio de 2009 – 16:38 hs

    Estamos entre a cruz e a espada? Ou entre a maré e o rochedo ?
    Ainda vamos presenciar mais uma vez a tirania da “maioria” ?

  18. SYLVIO SEBASTIANI
    domingo, 31 de maio de 2009 – 17:14 hs

    Vamos devagar, o Lula ganhou duas eleições e perdeu quatro. A reeleição é coisa facil, somente perde quem fizer mesmo um péssimo governo.Agora eleger um candidato, este tem que ser muito bom, espetacular, aprovado pelo povo, pois não é facil, veja a história e faça um retrospecto, para ver quem elegeu um candidato depois de ficar 8 anos no governo.FHC, Jaime Lerner, Cassio Taniguchi, isso só aqui.

  19. domingo, 31 de maio de 2009 – 18:24 hs

    O Luis Gringo,pelo simples fato de ser gringo,deveria ir morar na Venezuela. Lá o ditadorzinho covarde está privatizando até pizzaria. Tem mais é que privatizar tudo e acabar com o cabide de empregos da corja de vagabundos peleguistas petistas. Tomaram de assalto as estatais com seus altos salários, onerando os cofres da união. O brasileiro, trabalhador da inciativa privada, que é a maioria esmgadora, só fica com a conta da farra com o seu dinheiro.

  20. domingo, 31 de maio de 2009 – 18:25 hs

    O Teto do PT no país é 30% , se a mãe Dilmá está só com 16% , ainda vai subir mais um pouquinho, não desamimem petistas.

  21. Rock
    domingo, 31 de maio de 2009 – 19:12 hs

    Concordo com voce Dom Quixote, quem votar no Frankeisteim, quer mais que o Paraná continue se ferrando. Tucano nunca mais. Votem assim Dilma 13, Pessutão 15, Requião 151

  22. JOAO
    domingo, 31 de maio de 2009 – 19:23 hs

    Serra é o candidato ideal para se derrotar. Dilma vai ganhar de braçada, e se bobear nem segundo turno haverá.
    Aqui no Paraná infelizmente Osmar Dias ganhará o governo do estado.

  23. Damaceno
    domingo, 31 de maio de 2009 – 20:05 hs

    Silvio, as coisas estão mudando!

    Sempre tem uma primeira vez! Se Lula chegar com essa aprovação crescente, como tudo indica que chegará, é certo que ele fará seu sucessor (ou sucessora).
    É claro que a oposição vai procurar por tudo melar isso! Até essa CPI ridícula, que o povão de novo não vai engolir!

  24. Dom Quixote
    domingo, 31 de maio de 2009 – 20:07 hs

    Quem votar no Serra, não é parananense, não gosta do Paraná, ou é um panaense meio boca, fisiológico, que vende seu voto em troca de favores, como emprego da sogra, da irmã, do tio, da noiva, ou defende sua nomeação em cargos de confiança na Prefeitura, ou no Governo Paulista.

    VAI SER MUITO DURO E DIFÍCIL, VOCES DO PSDB, DEFENDEREM ESTE INIMIGO No. 1 – UM – DO POVO DO PARANÁ, NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
    ESTE ESTORVO DO SERRA, VAI PAGAR CARO NO PARANÁ ESTE PREJUIZO.
    SÓ ESTE FATO, O PREJUIZO DE R$ 40 BILHÕES QUE O SERRA DEU AOS PARANAENSES, VAI SER SIFICIENTE PARA DERUBAR O SERRAR, O SERRA, NA ELEIÇÃO, E DEIXÁ-LO NO CHÃO ABATIDO.
    PARA ESTA ACUSAÇÃO, NÃO TERÃO DEFESA.

  25. Pinduca do Valadares
    domingo, 31 de maio de 2009 – 20:50 hs

    Não da para ver as coisas pelo umbigo do Paraná.
    O povão vai com quem o Lula mandar
    Não sou PT e nem PSDB mas sou realista.

  26. RITA
    domingo, 31 de maio de 2009 – 20:57 hs

    É SÓ ISSO QUE SOBROU PARA NÓS…JURA QUEM NÃO TEMOS OUTRA OPÇÃO!

  27. luis gringo
    segunda-feira, 1 de junho de 2009 – 1:05 hs

    Edison,vc e um nacionalista estupido e mal informado.

  28. segunda-feira, 1 de junho de 2009 – 8:22 hs

    É só o começo!
    A DIlma se estiver bem de saúde para fazer a campanha, levará fácil.
    O Lula não transferiu votos na eleição municipal ,que é totalmene atípica.
    Agora quando a coisa é em termos nacionais e irá se comparar os feitos do Lula e do FHC será um passeio.
    Não adianta a turma lamentar,o que vale é a realidade!
    O povo está melhor e o Brasil também.
    O resto é choro da elite,que critica o que deixou de fazer quando esteve no poder.De semelhante só os desvios e desmandos,que ainda assim eram maiores antigamente.
    Ele não fala inglês,nem francês,mas é muito mais respeitado internacionalmente.
    Chora ,mas não adianta que não irão mamar tão cedo novamente.Nesta briga,perdeu a direita que nunca cedeu nada para a popução mais carente.Deveriam er lembrado daquela frase célebre: “mudemos alguma coisa,para que fique tudo como está”.

  29. JOAO
    segunda-feira, 1 de junho de 2009 – 11:07 hs

    O Pinduca do Valadares está certo.
    Vai dar Dilma, por causa do Lula.
    Serra é o candidato para ser derrrrrotado.

  30. sem bolsa esmola
    segunda-feira, 1 de junho de 2009 – 16:08 hs

    PRESIDENTE TRAIDOR E ENTREGUISTA È LULA. OU ESQUECERAM A PETROBRÀS DOADA P/ BOLÌVIA???OS BILHOES ENTREGUES AO FMI?? A VENDA ANTECIPADA DE PETRÒLEO A $13 DÒLARES O BARRIL P/ CHINA???

  31. gilson de souza braga
    domingo, 27 de setembro de 2009 – 15:37 hs

    na parte social é o melhor presidente do brasil,mas,na agricultura tá arrebentando com os produtores,mal dá para pagar as dívidas,milho, leite,soja,café,emfim tá de doer,todos devem olhar mais pela classe.deputados voces tem o poder para defende-los,se for assim serra,se melhorar o quadro dilma(lula),caso tenhamos uma terceira opção marina, o resto é tudo especuladores.lula garanta para o produtor mais preços e nós seremos o melhor país do mundo.

  32. jose abranches
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 16:29 hs

    pela primeira vez felismente nosso pais vai ser governado por uma senhora de verdade rarcimas peçoas tem a cpacidade determinsao o mais importante acoragem.dilma e lula porisso nosso querido povo brasileiro vai coninuar arrebentando.a pezar dos milhoes de intelectuaes anabetolfa politico querer atraplhar.ja mais.nada e nem ninguem vai tirar esta conquista que custou muito suor lagrimas e sangui avante dilma e povo do brasil deus e por quem sera contra nos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*