Aécio fecha acordo para ser vice de Serra | Fábio Campana

Aécio fecha acordo para ser vice de Serra

CONGRESSO/PSDB

Kennedy Alencar, da Folha Online

Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves, fecharam um acordo para as eleições de 2010. O principal articulador foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo integrantes da cúpula do PSDB, esse entendimento deverá ser anunciado em agosto ou setembro, enterrando a possibilidade de uma prévia entre os dois potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. Por ora, haverá negativas, mas, nos bastidores, o acerto foi concluído.

Serra lidera as pesquisas. E terá 68 anos em outubro de 2010. Será sua última tentativa de conquistar a Presidência. Ele precisa do apoio de Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. Sem Aécio, Serra se enfraqueceria.

O governador paulista fará todos os gestos para dar a Aécio uma saída honrosa. Haverá um ritual de retirada da pré-candidatura mineira. Aécio terá holofotes e a palavra dada de Serra de que possuirá um pedaço importante do eventual governo federal.

Aécio resistia a ser vice, mas pesaram alguns conselhos de FHC e uma avaliação do governador mineiro sobre o atual quadro político. Em primeiro lugar, Serra tem mais cacife nas pesquisas. Dificilmente esse cenário mudaria até a hora da definição. Se Serra precisa de Aécio, Aécio precisaria de Serra para vencer.

FHC foi explícito numa conversa com o governador mineiro: uma eventual derrota para o PT poderia abrir a perspectiva de deixar o PSDB fora do poder central por 16 anos. Afinal, um presidente do atual campo governista poderia ser candidato à reeleição. O ex-presidente disse a Aécio que a eventual derrota tucana também seria debitada na conta dele. Falou claramente que ele seria cobrado.

O governador mineiro tinha a intenção de ser candidato ao Palácio do Planalto com respaldo informal de Lula. Mas o presidente da República deixou claro que o projeto Dilma Rousseff era para valer. A opção lulista pela ministra da Casa Civil enfraqueceu a possibilidade de Aécio contar com esse aval informal.

Por último, Aécio poderia desistir e ser candidato a senador. O atual estado do Senado mostra muito bem como anda a coisa por lá. José Sarney que o diga. O peemedebista acha que entrou numa fria. Um Aécio senador não seria presidente da Casa de forma fácil.

Melhor, aconselhou FHC, seria negociar com Serra uma fatia de poder real e o compromisso de acabar com a reeleição e instituir o mandato presidencial de cinco anos. Serra topou. Se vai entregar se ganhar a Presidência, são outros quinhentos.


34 comentários

  1. GUERREIRO, pela vida
    domingo, 17 de maio de 2009 – 12:57 hs

    Até que enfim, nós teremos uma dulpa que realmente saberá direcionar este maravilhoso BRASIL. sucesso….

  2. CLOVIS PENA
    domingo, 17 de maio de 2009 – 13:01 hs

    Belo exemplo. Coisa de irmão para irmão.

  3. ofaxineiro
    domingo, 17 de maio de 2009 – 13:13 hs

    E depois deste acordo, em 2014 será Aécio e Beto que vão comandar o PSDB nacional.

  4. V.Lemainski-Cascavel
    domingo, 17 de maio de 2009 – 14:32 hs

    Esta foi a segunda derrota da Dilma esta semana. A primeira foi a CPI na Petrobrás. O cofre da estatal provavelmente estará fechado. Pontos para o PSDB. Deixa o Lula descansar.

  5. Tchê
    domingo, 17 de maio de 2009 – 16:28 hs

    A Vitória será certa !
    Lula e PT nunca mais ….

  6. Marcel
    domingo, 17 de maio de 2009 – 16:54 hs

    Essa semana, antes tarde do que nunca, o PSDB aprendeu a fazer oposição! Finalmente!

  7. Tatuquara
    domingo, 17 de maio de 2009 – 17:40 hs

    Que beleza vai ser de lavada CHORA PT vai ser a melhor eleicao de todos os tempos.
    SERRA E AECIO PRESIDENTE
    BETO E ALEXANDRE GOVERNADOR
    nao tem pra ninguem…

  8. Natália
    domingo, 17 de maio de 2009 – 17:40 hs

    Que notícia ótima! Dá pra ter fé em futuro melhor!! uhuuuuuu

  9. APOSENTADO
    domingo, 17 de maio de 2009 – 17:51 hs

    A INEZ É MORTA – com esta jogada do SERRA (lembram aquela do começo do ano, acertando com o Alkminn ao traze-lo para dentro do seu governo?) foi selada a vitoria dos tucanos.

    Politica em alto estilo, republicana e na defesa dos reais interesses da nação e não dos conchavos do petismo, apenas em troca de cargos e favores pessoais.

    O ruim da história e a herança maldita que o PT vai deixar….mas com a capacidade e preparo dos tucanos, terenos uma decada de recuperação, pois o FAXINEIRO está certo, é SERRA/AECIO EM 2010, AECIO/BETO EM 2014 E BETO EM 2018.

    QUEM VIVER VERÁ.

  10. J. A. REZZARDI
    domingo, 17 de maio de 2009 – 20:19 hs

    Tchau, Dilma! Pode tirar o cavalinho da chuva. Sábia decisão do Aécio e do Serra. Concordo com “ofaxineiro”: 2014 teremos dois jovens políticos inteligentes – Aécio Neves e Beto Richa. Duas cabeças pensantes e que não repetirão as burrices do Collor. É o Brasil no rumo certo. Até que enfim!…

  11. Requião Fã Clube
    domingo, 17 de maio de 2009 – 20:37 hs

    Serra queria o Requião como vice.
    Mas Requião não é nenhum aecinho neves…
    Com Aécio de vice do Serra, é um a menos no caminho do Requião…
    Legal.. legal..legal..

  12. Anônimo
    domingo, 17 de maio de 2009 – 20:39 hs

    É BOM MESMO. DUPLA COMPETENTE PARA RECOLOCAR O PAÍS NO RUMO. SUCESSO!

  13. Carlos Imperial
    domingo, 17 de maio de 2009 – 21:32 hs

    Ei, vão fazer uma chapa PSDB/PSDB?

  14. Luciano
    domingo, 17 de maio de 2009 – 22:27 hs

    Tchau PT. O Álvaro Dias, como bom soldado enquadrou Lula/Dilma/Collor, e colocou a Petrobrás na roda, Serra cordialmente chamou o PMDB que disse ‘sim’, casamento consumado, e Beto, discreto como ele só está unindo de novo os paranaenses sem chamar ninguém, vieram espontaneamente, basta ele dizer algumas palavras alentadoras e o povo dirá ‘viva’. Requião quer recuperar o tempo perdido com a licitação das propaganda, mas seu tempo já se esgotou, já o Osmar Dias, só ele não vê que seu filme estava queimado faz tempo, desde 2006 quando tropeçou em si mesmo. Do PT do Paraná, acho que só se salvará a Gleisi, talvez como deputada federal, para o Senado chances são poucas, mas não descartadas. Enfim, tchau, Lula, tchau, Dilma e tchau PT.

  15. É
    domingo, 17 de maio de 2009 – 22:45 hs

    ahaha… se juntar o beto richa aí e o Alckmim ta feita a Quadrilha.

    80% do Brasil é LULA

  16. CLOVIS PENA
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 8:11 hs

    Parece que “melou”……….

  17. Carlinhos
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 8:57 hs

    Minhas fontes em Minas, dizem que Aercio ainda não desistiu de ser cabeça de chapa. Ainda não jogou a toalha e vai para o confronto. Veremos.

  18. miro
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 9:19 hs

    Fabio, com uma decisão dessa, do PSDB ter candidato próprio a presidência, sem o DEM e o PMDB, como fica o Paraná? Somente com a candidatura do Osmar Dias?

  19. Alívio !!!!
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 9:36 hs

    Parabéns aos três(FHC,Serra e Aécio),
    assim vamos ficar livre dessa quadrilha de ladrões do PT, finalmente uma luz no fim do túnel.

  20. José Russomanno
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 10:01 hs

    Pois é , até que enfim os tempos irão mudar para melhor.
    Demorou mas chegou!

  21. josé Aparecido Alves
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 10:36 hs

    Serra e Aécio Neves são dois governadores com índices de aprovação popular, pela maneira de governar seus Estados como faz o prefeito de Curitiba Beto Richa, com transparência, ouvindo a população e respeitando os contribuintes, aplicando os recursos nas causas sociais e trabalhando em pról dos mais necessitados. Acredito no

    sucesso da dupla, sendo assim o Brasil vai caminhar seguro apartir de janeiro de 2011.

  22. Urubucervate
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 11:27 hs

    O palanque de Beto aqui no Paraná será fundamental pra essa campanha.

  23. Ricardo
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 11:38 hs

    Pro Carlos Imperial.

    Ué!!!
    Falando de quadrilha????
    PT/PMDB é oq então???

  24. Professor
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 11:51 hs

    Esta chapa de neoliberais privatistas viúvas do FHC vai morrer na praia. Dilma ou Lula (se aprovada a segunda reeleição) vencem com certa tranquilidade. A elite perderá e o povo vencerá.

  25. Carlinhos
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 12:42 hs

    ACORDO É NEGADO E PRÉVIA É MANTIDA

    SÃO PAULO – O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), afirmou ontem que o partido mantém as discussões para a realização de uma consulta interna a fim de escolher o candidato do partido que disputará a Presidência em 2010. Ele diz que os governadores Aécio Neves (PSDB) e José Serra (PSDB) ainda buscam um entendimento e que existe a possibilidade de os dois formarem uma “chapa pura” tucana.
    “O que está certo é que os dois vão colaborar (para um entendimento) ao longo desse semestre e do próximo semestre. E, se não tiver acordo, em janeiro ou em fevereiro, [DE 2010]tem prévias. Mas ainda não há nenhuma composição desse tipo”, afirmou o senador.
    Guerra admite que FH se encontraria com Aécio neste fim de semana e também que os dois governadores têm mantido encontros frequentes. “Eles têm conversado. Aécio teve um encontro com o governador Serra há uns 15 dias em Belo Horizonte. Antes disso, também esteve em São Paulo”, afirmou.
    Principal defensor das prévias no PSDB, Aécio já afirmou que não aceitaria uma candidatura imposta pela cúpula do partido e se compromete a apoiar Serra caso saia derrotado na consulta. Já a ala ligada ao governador paulista entende que as prévias poderiam evidenciar um possível racha no partido.
    O deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG), secretário nacional do partido e interlocutor próximo do governador Aécio Neves, considerou “não ter o menor cabimento” a notícia do acordo entre o governador mineiro e o paulista, para a composição de um chapa tucana à Presidência da República. “Isso não tem o menor cabimento, o governador Aécio Neves está muito firme na disposição dele de colocar a sua candidatura à presidência para o partido e, inclusive, tem cada vez mais intensificado suas ações nesse sentido. Eu estive com ele na sexta e não tem nada disso”, disse Castro.

  26. TIÃO PEREIRA
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 16:22 hs

    COITADOS.SERÁ O FIM DOS TUCANOS. DILMA VÁ DAR UMA SURRA HISTÓRICA NESSES BICUDOS. QUEM VIVER VERÁ!

  27. chrystian s wowk
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 17:34 hs

    Esse acordo já está sendo alinhado há muito tempo, com esta dupla não tem graça, nem Lula ganha deles.

    att.

  28. Carlinhos
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 18:23 hs

    Meus contatos não erram, principalmente os de Minas.

  29. Rock
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 19:48 hs

    Já que o meu comentário não foi publicado, vou escrever pouco dessa vez: A vantagem do Aecio e o Serra se unirem, é que o PT, mata dois coelhos com uma paulada somente.

  30. segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 21:40 hs

    OS PELEGUISTAS PETISTAS, A TURMA QUE NÃO GOSTA DO TRABALHO E ADORA VIVER AS CUSTAS DO ERÁRIO DA VIÚVA, TEM UM PAVOR ENORME DE PERDER A TETA. SÓ É A FAVOR DE EMPRESA ESTATAL QUEM É FUNCIONÁRIO, TEM CARGO EM COMISSÃO OU É DESINFORMADO. ALGUÉM POR ACASO TEM SAUDADE DO BANESTADO?

  31. Maneco
    segunda-feira, 18 de maio de 2009 – 21:51 hs

    Já entendi.
    Serra deixa um pedaço grande do governo para Aecio…
    Já vi esse filme e acredito que o Brasil não irá voltar no tempo em que ninguém ficava sabendo de nada.
    Venderam o Brasil e avisaram depois.
    Se liga Brasil. O PSDB É FORMADO POR 5 ou 6 PAULISTAS E O RESTO , QUANDO MUITO, É COADJUVANTE.

  32. Luan
    domingo, 7 de junho de 2009 – 11:08 hs

    Olho com muita confiança para esta aliança entre Serra e Aécio. Espero que dê tudo certo e que vire uma real força da oposição. Já adianto que qualqer um dos dois que se candidatar (ou mesmo os dois – um como candidato e outro com vice) pelo PSDB terão o meu voto garantido.

  33. Laura
    quinta-feira, 16 de julho de 2009 – 11:24 hs

    Eu quero é o meu Aécio lá, se tem que ser assim pra ele despontar no cenário nacional que seja.
    Alias, quero casar com o Aécio.

  34. Anônimo
    sexta-feira, 9 de outubro de 2009 – 1:27 hs

    Gente se o Aecio for vice vou fazer campanha para outro candidato…… o povo de minas nao vai aceitar de jeito nenhum ele como vice. Melhor o zé do pedágio concorrer sozinho!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*