A louvação da picaretagem | Fábio Campana

A louvação da picaretagem

De Clóvis Rossi, na Folha de São Paulo

É indecente e aética a defesa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz do uso de passagens aéreas pelos deputados. Defender privilégios é sempre indecente e aético. E as passagens aéreas são apenas um dos elementos que compõem o elenco de privilégios dos pais da pátria. O fato de terem, nesta semana, vedado a transferência dos bilhetes para parentes, amigos e apaniguados é apenas tirar o bode da sala. Ou eliminar um abuso com o privilégio, mas não o privilégio.

Afinal, toda pessoa, física ou jurídica, que tenha assuntos a tratar em Brasília paga a passagem do próprio bolso. Congressistas pagam com o meu, o seu, o nosso bolso -e o presidente bate palmas, até porque não tem autoridade moral para criticar, porque confessa ter usado e abusado de idêntico privilégio, mesmo no tempo em que achava que a grande maioria do Congresso era formada por “picaretas”.

Indecente e aética, a defesa que Lula faz do privilégio só não é surpreendente. É prima-irmã da que fez durante o escândalo do mensalão. “Todo mundo faz”, afirmou, então, como agora. E o que é que “todo mundo faz”? É caixa-dois, o único crime confessado pela turma. E o que é caixa-dois? É “coisa de bandido”, na ilustrada opinião de Márcio Thomaz Bastos, então ministro da Justiça de Lula.

Um presidente que dá de ombros para a prática por seus próprios correligionários de “coisa de bandido” não é exatamente o melhor exemplo que alguém possa invocar em matéria de cuidados com o dinheiro público, que é, em último análise, o fundo do debate. Assinante do jornal leia mais em: A louvação da picaretagem


7 comentários

  1. o faxineiro
    segunda-feira, 4 de maio de 2009 – 9:06 hs

    Lula não falou uma época que tinha 300 picaretas no congresso, mas acho que ele errou porque tinha 301 esqueceu de incluir ele.

  2. Advogado Onesimo
    segunda-feira, 4 de maio de 2009 – 9:20 hs

    A Maior Falta de ética é de Politicos que compram a Imprensa pra falar e manipular a favor de seus interesses. Em Curitiba por exemplo, qual jornal denuncia os escândalos do Beto Richa. Se fazem isso hoje, amanhã ja ganham um cala boca. Quanto isso custa? bem mais do que passagens aéreas, muito mais… no entanto – o esquema é desmoralizar, desqualificar, não importa se por 1 centavo ou mil reais….e esconder do povo o grosso da roubalheira…

  3. Pedro Vigário Neto
    segunda-feira, 4 de maio de 2009 – 10:00 hs

    – Infelizmente, é mais um exemplo que vem de cima;
    – O que esperar dos que estão abaixo ? É falcatrua para todos os lados;
    – A terceira guerra mundial já começou pela Internet. Vamos Substituir 100% dos atuais políticos deste país. Vamos continuar usando nosso voto para moralizar o Brasil. Vamos tentar até acertarmos;
    – Tô de saco cheio destes maus exemplos.

    Abraço.

  4. Pandolfo
    segunda-feira, 4 de maio de 2009 – 10:30 hs

    Como sempre o grande jornalista Clovis Rossi sabe por os pingos nos “i”.
    Ouvi as declarações do presidente da república, no qual votei. Ha se arrependimento matasse!!!……..
    A partir das declarações do mesmo, é justo que empresário sonegue impostos para pagar as passagens da mulher, desde que ela o acompanhe nas viagens de negócios. É justo que dirigentes de órgãos públicos e empresas públicas tirem passagens para que suas mulheres os acompanhem em viagem de serviço…
    Ainda, se pagar passagem para sindicalista pode, presumo que se existir um parlamentar que seja ligado aos nazistas (como estes que foram presos no final de semana), ele pode fornecer passagem, com o dinheiro público, para os seus “cumpanhero”..
    Olha depois de mais essa, dos cartões corporativos da Lurian, construindo casa em Floripa, da Dna Marisa Letícia pagando plano de pensão para os netinhos (com o cartão corporativo e claro), do lulinha fazendo tranbique com a Telemar e o Daniel Dantas, etc., sou levado a acreditar que o Sr. Lula é mais um grande picareta!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Zé do Coco
    segunda-feira, 4 de maio de 2009 – 10:44 hs

    Como eu já disse antes, várias vezes: eu não me preocupo com o Lula. Ele é a coisa mais fácil de tirar do poder, se houver parlamentar limpo o bastante para isso.
    O que me preocupa são as pessoas que estão por trás dele. Esses que governam o País nas sombras e usufruem o grosso dos privilégios é que devemos procurar e colocar pra fora, banir do território nacional de uma vez para sempre.

  6. Marcoantonio
    segunda-feira, 4 de maio de 2009 – 20:37 hs

    Projetos de pouca relevância? Hoje 04/05, no assembléia legislativa foi votado e aprovado um PL relacionado com JOGO DE PETECAS!?!?!?!?!?
    Com tanta coisa séria para tratar, nossos deputados estão preocupados com este assunto.

  7. Adriano Ratmann
    segunda-feira, 4 de maio de 2009 – 21:59 hs

    Lula tem traído o povo brasileiro, vergonha nacional, dá vontade de ir embora do País!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*