TSE cassa Jackson Lago, governador do Maranhão | Fábio Campana

TSE cassa Jackson Lago, governador do Maranhão

jackson_lago_brasilDe Piero Locatelli no UOL Notícias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve e confirmou a cassação do mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), na noite desta quinta-feira (16 de abril). O vice de Lago, Luiz Carlos Porto (PPS), também deve sair do cargo.

A senadora Roseana Sarney tomará posse imediatamente no seu lugar. A cerimônia de posse ocorrerá amanhã, às 8h30. A filha de José Sarney foi a segunda colocada na última eleição ao governo do Estado, em 2006. Hoje, Roseana disse a assessores que irá “sumir do mundo” e não conversar com ninguém até o momento de sua posse.

O ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, o seguiu o voto do relator da matéria, o ministro Eros Grau – falando que não há dúvida sobre a execução imediata do ato. “As pretensões são manifestamente incabíveis. O TSE é, sim, o tribunal competente para julgar processo de expedição de diploma.”

O Tribunal já havia decidido pela cassação de Lago no dia 4 de março deste ano. Porém, por decisão do mesmo tribunal, ele pôde permanecer no cargo até que todos os recursos fossem julgados.

No último dia 30, Lago recorreu ao TSE. Ele queria que a sua defesa pudesse ocorrer no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Outro recurso foi impetrado por João de Melo e Sousa Bentivi, candidato do extinto Prona na eleição estadual de 2006. Para ele, o TSE não deveria proclamar Roseana como a nova governadora com a cassação de Lago.

Antes da decisão final do tribunal, a Procuradoria Geral Eleitoral já tinha recomendado a cassação do mandato de Lago. No relatório da procuradoria, o órgão também era contrário aos recursos do Prona.

Enquanto ocorria o julgamento, pessoas do lado de foram gritavam “Sarney nunca mais”, enquanto batiam num boneco representando o presidente do Senado. Para eles, a continuação de alguém do clã Sarney no cargo de líder do Estado maranhense desrespeita a decisão tomada pelo eleitor no último pleito.


10 comentários

  1. todeolho
    quinta-feira, 16 de abril de 2009 – 23:53 hs

    Lamentar é preciso. Desistir não é preciso.

    Força Jackson.

  2. Zé do Coco
    sexta-feira, 17 de abril de 2009 – 3:16 hs

    Se, como demonstrado pelo TSE, ele cometeu abuso de poder econômico, então não há mais espaço para que governe um estado que sempre se notabilizou pela extrema pobreza e miséria do povo e pela tradicional falta de assistência médica à camada mais pobre da população.
    Recolha sua violinha de cocho e deixe a menos pior fingir que governa. Pobre Maranhão, dividido entre a cruz e a caldeirinha…

  3. CLOVIS PENA -
    sexta-feira, 17 de abril de 2009 – 6:48 hs

    O Brasil fica menor.

  4. Jurandir
    sexta-feira, 17 de abril de 2009 – 8:20 hs

    E quem duvidou que o Sarney, que controla todos os poderes nesta “republiqueta bananeira”, é o nosso Somoza?

    Para ele o Maranhão é um simples quintal!

  5. carlos imperial
    sexta-feira, 17 de abril de 2009 – 10:22 hs

    E o ex-marido coordenador de campanha flagrado (filmado, inclusive) com uma mala cheia, distribuindo dinheiro ao povo na outra campanha da Roseane foi uma ilusão de ótica?

  6. sexta-feira, 17 de abril de 2009 – 10:31 hs

    SE isto se confirmar , será uma grande perda de um homem sério na política para dar lugar a mais uma bandalheira desse governico lulupetismo.

  7. Franco
    sexta-feira, 17 de abril de 2009 – 12:26 hs

    Quando Sarney perdeu a eleição, ameaçaram dividir o Maranhão em dois estados para os Sarney ficarem com um.

    O bigodudo deve ter um ginásio de esportes cheio de dossies. Consegue tudo e manda em todos…

  8. Miguel
    sexta-feira, 17 de abril de 2009 – 13:32 hs

    o TSE está substituindo o povo…

  9. rock
    sexta-feira, 17 de abril de 2009 – 13:35 hs

    Que vergonha para esses justiceiros se abaixarem para o clã mais nefasto da politica brasileira os Saneys, se Lago comprava voto imaginem então Roseana se um é pecador o outro é o proprio pecado, ou seja uma corja de sangue suga do dinheiro público. Estou indignado .Vergonha para o Brasil todo.

  10. gigi
    sexta-feira, 17 de abril de 2009 – 16:22 hs

    Indignada! Vergonha!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*