Região da PUC terá câmeras de segurança | Fábio Campana

Região da PUC terá câmeras de segurança

beto-puc

O prefeito Beto Richa assinou hoje um termo de comodato com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), para implantação de oito câmeras de monitoramento em pontos de ônibus ao redor do câmpus da universidade, no bairro Prado Velho.

“Esta parceria vai beneficiar milhares de pessoas da comunidade acadêmica, os moradores do bairro e as pessoas que circulam na região. É mais um reforço às ações que temos desenvolvido para reduzir os problemas da segurança pública que tanto afligem o cidadão curitibano”, disse o prefeito. As câmeras serão instaladas pela PUC e monitoradas pela Guarda municipal.

Ao entregar simbolicamente uma câmera ao prefeito, o reitor da PUC, Clemente Ivo Juliatto, agradeceu pelas benfeitorias que a Prefeitura tem promovido na região, como as obras da Linha Verde e o novo binário PUC, que será entregue no dia 8 de maio. “Agora, além de mais bonito, o bairro ficará muito mais seguro, beneficiando toda a comunidade. Esperamos que esta ação atinja o objetivo de inibir ainda mais as ocorrências que aconteciam na região do câmpus”, disse o reitor.

As oito novas câmeras serão usadas para monitorar a entrada e saída dos alunos da instituição e também auxiliarão na fiscalização e manutenção dos equipamentos municipais, como estações-tubo e pontos de ônibus nas ruas Imaculada Conceição, Guabirotuba e Iapó. Para evitar que os equipamentos sejam alvo de vandalismo, todas as câmeras receberão uma capa blindada.

O monitoramento será feito pela Secretaria Municipal da Defesa Social a partir de uma central que será montada no módulo da Guarda Municipal na praça Plínio Tourinho.

O secretário da Defesa Social, Itamar dos Santos, disse que esta nova parceria, entre outras tantas que a instituição mantém com o município, deve trazer muitos benefícios. “A participação da iniciativa privada reduz os custos para o poder público e aumenta o engajamento e a responsabilidade nas questões da segurança pública, em que mesmo o município não tendo atribuição específica, tem feito um grande esforço”, disse Santos.

Em 2008, a Prefeitura instalou no Centro três câmeras doadas pelo Condomínio Evolution Towers e pelo Colégio Dom Bosco, aumentando para 41 o número de câmeras na região central.

Os equipamentos para filmar, transmitir e gravar imagens no Prado Velho foram cedidos à PUC-PR pela empresa Comtex, fabricante de equipamentos com sede no Rio de Janeiro e escritório em Curitiba. A empresa instalou 253 câmeras na parte interna do câmpus da PUC. “É o maior sistema universitário instalado na América do Sul e, desde a implantação, verificamos uma redução de dois terços dos casos de violência registrados na área do câmpus”, disse o diretor-presidente da empresa, Alexandre Moura.

Participaram também da solenidade de assinatura do termo de comodato o Irmão Dario Bortolini, presidente APC, Marco Antônio Barbosa Cândido e Pedro Nelson Lacava, superintendente e diretor da APC, respectivamente, André Thiel Stinglin, da Assessoria Jurídica APC, Luis Carlos de Andrade Santos, gerente de segurança e Sérgio Itamar Alves, membro do Comitê de Segurança APC.


9 comentários

  1. juarez carlos makako
    quarta-feira, 29 de abril de 2009 – 14:58 hs

    Dá uma nota sobre a picaretagem com a Consilux.

  2. JAMEL
    quarta-feira, 29 de abril de 2009 – 15:07 hs

    nossa que comitiva maravilhosa

  3. HAVENGAR
    quarta-feira, 29 de abril de 2009 – 15:21 hs

    Claro , perto da PUC um instituição de ensino privado ai tem monitoramento, agora la na escola de onde sumiu aquela menina e depois apareceu morta dentro de uma mala na estação rodoviária,bom ai o monitoramento ainda esta em projetos e estudos.

  4. luis gringo
    quarta-feira, 29 de abril de 2009 – 15:33 hs

    Os moradores da vila Osternak,Vila das Torres,Cajuru,Bairro Novo tb esperam as câmeras.
    Mais como se faz a mais de 20 anos nesta cidade só tem Administração para o Centro da cidade e promesas e só promesas a periferia.

  5. Pedro Vigário Neto
    quarta-feira, 29 de abril de 2009 – 15:56 hs

    – Na hora de bater, vamos bater, mas esta foi uma iniciativa louvável;
    – Aquela região é muito perigosa. É só olhar os indicadores de assaltos e roubos do bairro Prado Velho;
    – Parabéns pela iniciativa e espero que comecem a funcionar logo;

    Abraço.

  6. Pedreiro do Atuba
    quarta-feira, 29 de abril de 2009 – 16:04 hs

    Ae a PUC é mais importante que a rodoferroviária e um colégio estadual…

  7. inseguro
    quarta-feira, 29 de abril de 2009 – 17:21 hs

    cidades com altos indices de criminalidade, como CASCAVEL, deveriam seguir o mesmo exemplo e instalar as cameras de monitoramento que, comprovadamente, afastam desocupados e diminuim esta praga chamada criminalidade. Vamos por estas cameras nas cidades!!!

  8. Rock
    quarta-feira, 29 de abril de 2009 – 19:05 hs

    O Preço que a PUC,cobra de uma mensalidade ela poderia encher todas as quadras em sua volta de cameras e assim mesmo seria barato para ela, mas o Betinho gosta e de fazer festa com dinheiro público e agradar os poderosos. Mas esperamos que as escolas municipais logo também consigam contar com esse conforto em voltas a suas quadras e que nossas crianças cheguem em segurança em seus lares.

  9. Eduardo Teixeira
    quinta-feira, 30 de abril de 2009 – 0:10 hs

    É assim que se faz, com parceria a cidade vai pra frente sempre. Parabéns Prefeito, é assim q se faz.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*