Olha ela aí outra vez | Fábio Campana

Olha ela aí outra vez

gleisi-hoffmann-do-pt1

Quem pensou que Gleisi Hoffmann saiu do cenário político com a derrota do ano passado em Curitiba cometeu equívoco. Ela está aí, lépida e fagueira, a viajar o Paraná, pronta para encarar outra majoritária no ano que vem.

Surpreendente é seu desempenho em Curitiba e Região Metropolitana. Na capital ela vence todos os adversários possíveis e imaginários. Inclusive o governador Requião, que também se candidata a uma das duas vagas que estarão em disputa em 2010.

Outra vantagem de Gleisi sobre os demais pretendentes a oito anos de mandato. Sua rejeição é a mais baixa. Menor que a da sigla e bem menor que a dos marmanjos que se habilitam à disputa.

Em Curitiba, Gleisi vence de tala erguida. Com tantos votos que lhe garantem o segundo lugar no computo geral, quando é ultrapassada por Requião, o campeão de votos nos grotões e nos fundões.

Se as eleições fossem hoje, teríamos os seguintes resultados segundo a Paraná Pesquisas no levantamento em todo o Paraná, sempre lembrando que o cidadão pode votar em dois candidatos: Requião, do PMDB, 52%; Gleisi Hoffmann, do PT, 27%; Gustavo Fruet, do PSDB, 22%; Flávio Arns, do PT, 22%; Ricardo Barros, do PP, 19%; Abelardo Lupion, do DEM, 9%; João Elísio, DEM, 2,5%.

A posição de Gleisi Hoffmann na pesquisa lhe devolve a condição de principal referência do PT no Paraná. Ninguém, até hoje, fez mais votos do que ela numa eleição. Ninguém no PT, neste momento, tem potencial tão grande para vencer uma majoritária além dela.

Há quem queira empurrá-la para a vice numa provável composição na qual Osmar Dias seria o cabeça da chapa, pelo PDT. Eis uma hipótese que não parece entusiasmá-la. Gleisi gosta de disputar voto por voto, do contato direto com a massa, o que faz desde os tempos de menina quando surgiu como liderança do movimento estudantil. A chama não apagou.

Foto: Joka Madruga


32 comentários

  1. Em campanha...
    domingo, 19 de abril de 2009 – 10:57 hs

    Esse Blog faz campanha aberta pra Gleisi e pro Osmar Dias….Resta saber os outros….Tudo isso é ilusão uma vez que estamos longe ainda das eleições e tem muita coisa pra acontecer, como a questão nacional e o desenrolar da crise…tudo isso afetará os eleitores e sua decisão;…

  2. CLOVIS PENA -
    domingo, 19 de abril de 2009 – 11:21 hs

    Vou repetir: acho que o PSDB deve turbinar o Gustavo Fruet.

  3. domingo, 19 de abril de 2009 – 11:24 hs

    O GLEIS! NÃO ENCHE O SACO. VAI PRA BRASÍLIA CUIDAR DO BERNARDÃO.

  4. Regina
    domingo, 19 de abril de 2009 – 12:25 hs

    No que comece o horário gratuito de propaganda eleitoral ela já decola na rejeição!

    Se o Osmar não for candidato, os eleitos serão o Gustavo fruet e o Requião!!

    C´est la vie!!!

  5. Interior
    domingo, 19 de abril de 2009 – 12:39 hs

    Não entre nessa fria. Os próximos senadores do Paraná serão Ricardo Barros e Gustavo Fruet.

  6. Luciano
    domingo, 19 de abril de 2009 – 12:48 hs

    Me simpatizo com a Gleisi e espero que ela se candidate ao Senado.

    Porém, como eleitor creio que os votos que ela recebeu se opondo ao Álvaro Dias na eleição passado não tornará a receber se estiver com Osmar Dias

    Dias no poder a Educação entrará em TREVAS

    Por favor Gleisi não entre nesta barca furada não

    Um abraço

  7. JOÃO CARDOSO
    domingo, 19 de abril de 2009 – 13:50 hs

    Vai aumerntar o veneno no sangue do Requião, com esta notícia.Ele jamais vai aceitar que a Gleisi tenha mais votos ao senado do que ele em Curitiba, onde ele nasceu. Vai deitar no sofá, vai chamar um gurú, e dá-lhe catarse. Todos os estudos freudianos não vão explicar a reação que o homem vai ter.

  8. tarso de castro
    domingo, 19 de abril de 2009 – 14:15 hs

    A Gleisi pode ser uma boa opção para destronbar o Requião nestas eleições. Talvez pudessem ser eleitos, por exemplo, Gleisi e Fruet.

  9. Massara
    domingo, 19 de abril de 2009 – 15:37 hs

    Mesmo que tenha que vencer alguns percalços em sua caminhada, o que é natural, Gleisi já consolidou seu nome na política paranaense. A votação expressiva que obteve ao Senado e mesmo em sua candidatura à prefeitura de Curitiba a coloca como favorita à uma das vagas ao Senado. Claro que um trabalho sério e COMPETENTE deverá ser posto em prática para que tudo corra dentro de padrões aceitáveis no sentido de não trazer nenhum atrapalho nessa corrida. Mas aí é uma questão de assessoria. Se essa for competente e liderada por quem sabe do que está em jogo tudo pode ir bem mas, se ao contrário for incompetente, pode colocar em risco uma carreira que se vislumbra das mais interessantes. Portanto a hora é de escolhas e que essas sejam as mais corretas e produtivas. Vamos aguardar.

  10. Carlão
    domingo, 19 de abril de 2009 – 16:15 hs

    Esta cara … quem não conhece que vote e leve !

  11. noeli
    domingo, 19 de abril de 2009 – 17:03 hs

    É gratificante saber que uma mulher desponta como líder no meio de tantos caciques na política paranaense. Parabéns Gleisi e continue representando as mulheres nos espaços de poder.

  12. MATA HARI
    domingo, 19 de abril de 2009 – 20:45 hs

    QUANTA BOBAGEM. COLOQUEM ISSO EM UM ENVELOPE E DEPOIS DA ELEIÇÃO DE 2010 ME COBEM. OS SENADORES DO PARANÁ SERÃO OS SEGUINTES: ROBERTO REQUIÃO, OSMAR DIAS E WILSON DE MATTOS QUE SUBSTITUIRÁ O SENADOR ALVARO DIAS QUE ASSUMIRÁ O GOVERNO. O RÉSTO É CONVERSA P’RA BOI DORMIR.

  13. zeca
    domingo, 19 de abril de 2009 – 20:51 hs

    Para o SENADO VOTAREMOS
    GLEISI HOFFMANN & GUSTAVO FRUET
    RENOVA PARANÁ.
    É assim que se escreve a nova história.

  14. Regina
    domingo, 19 de abril de 2009 – 21:19 hs

    Zeca,

    “votaremos” uma ova, não voto nessa Gleisi nem morta!!!!

    Já o Gustavo com certeza está eleito é só esperar os tramites eleitorais! Todo mundo vai votar nele!!!

  15. rodrigo
    domingo, 19 de abril de 2009 – 21:53 hs

    Gleisi e Gustavo para o senado e Beto para governador!!!

    Quer renovação melhor????

  16. Gustavo
    domingo, 19 de abril de 2009 – 22:34 hs

    É isso aí Gleisi! Seu trabalho, sua capacidade e carisma estão sendo reconhecidos. Será muito legal ver você no Senado e a Dilma na Presidência. O Paraná precisa de pessoas como você que faz política de uma forma limpa e transparente, exatamente na contramão do que vemos em boa parte da classe política nacional.

  17. Centro
    domingo, 19 de abril de 2009 – 22:39 hs

    Capaz dela levar so pela rejeicao do Bob. E o Fruet leva sim senhor, so pelos votos de CWB.

  18. ROSEMERI
    domingo, 19 de abril de 2009 – 22:43 hs

    Estamos assistindo o nascimento de uma nova e hedionda candidatura.Para os mais bobinhos dos eleitores o que os Petistas fizeram foi dar uma definitiva proteção para a corrupção no nosso país.Se, por um acaso os petistas perderem na próxima eleição, todos os seus meliantes estarão ferrados!Espero que não se dê espaço a esta “aberragação” na política paranaense. Dos males, que seja o menor! Chega de PT, chega de mentira, falsidade e demagogias.Temos que enterrar de vez essa gente, e dar espaço a eles, é contribuir com pessoas que não tiveram qualquer pudor em se mostrar como um covil de canalhas de todos os matizes. No Brasil do petismo, enquanto os crimes de corrupção e prevaricação compensam cada vez mais, a honra, a ética, a dignidade, e a honestidade não são mais valores fundamentais para a formação de uma sociedade justa e igualitária, mas tão somente idiotices que não devem ser mais praticadas. O negócio é ser petista, canalha, demagogo, mentiroso, farsante, leviano ou dependente do assistencialismo clientelista patrocinado pelo maior estelionatário da política em nossa história, o retirante PINÓQUIO.Não posso acreditar que nosso estado “pensa” em eleger uma criatura dessa ao senado! Não há mínima possibilidade! Isso é errar e errar feio!Se quisermos entender o que está acontecendo com nosso estado no que diz respeito à passividade ou aceitação é reconhecer que o petismo é fruto da falência da histórica da ética e da moral na política brasileira.Não podemos e nem devemos aceitar que “isso” venha ceifar nosso estado. Calcule o prejuízo para o nosso Paraná, são oito anos de mandato!Infelizmente o pior meliante de nossa história política, o retirante Pinóquio, foi uma cria do próprio regime militar
    com o aconselhamento do “estrategista” Golbery que deve estar “olhando para baixo” e dizendo: que merda que eu fiz contra o meu país.
    Não têm registro na história do mundo ocidental um movimento mais sujo e mais hediondo do que o petismo, mesmo que reconheçamos a existência de algumas pessoas de bem no meio dessa podridão, e que ainda nutrem uma ideologia esquerdista honesta nos seus ideais.

  19. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 3:12 hs

    É muito cedo para traçar conjecturas, a Gleisi saiu de uma campanha recentemente, o Requião é governador, levam vantagem na primeira pesquisa, pois estão mais na mídia. Quando a campanha começar e os candidatos puderem mostrar suas propostas, o Fruet vai subir.

  20. REALMENTE
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 9:37 hs

    VIGILANTE..CONCORDO EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU CONTIGO! COM CERTEZA é Fruet…um brilhante político!

  21. segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 11:41 hs

    Contra Requiões, voto até na Gleisi. Temos que eleger dois senadores, e não existem muitos nomes pra candidatos. Fruet tem que se declarar e logo, ai cresce muito nas pesquisas, mas e o outro conadidato??? Que eu saiba o Barros foi cassado por corrupção em Maringa, então meus caros, prefiro dar o mandato aos incomPTentes do que por o destruidor do Paraná em qualquer cargo público…..

  22. Henrique Von Buck
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 12:29 hs

    Antes do governo Lula eu sempre ficava com um pé atrás com o PT. Mudei de idéia ao ver o que o esse homem vem fazendo para o nosso Brasil. Sem dúvida nenhuma, esse é o nosso melhor presidente da nossa história. Gleisi o seu olhar me dá a certeza de que voce é séria e tem muito a contribuir na política com vem fazendo o nosso presidente.

  23. Hilda
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 12:40 hs

    Rosemeri. Nao posso ficar calada perante o seu comentario preconceituoso e raivoso. Tudo bem vc nao gostar do PT. Mas apresente fatos e dados em vez de palavras chulas que vindas de uma mulher nos envergonham. Vc parece que nao vive no Brasil. Nao acompanha a economia e as noticias. Use esse espaço para o debate de idéias com argumentos sérios. Fique em paz.

  24. GREIZE E FRUET
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 13:43 hs

    FORA REQUIÃO, REI DO NEPOTISMO, TURISTA DE DUBAI! Vale tudo para explusar a família nepote do poder, até votar na Barbie. Barbie e Fruet e FORA REQUIÃO! ABAIXO O NEPOTISMO!

  25. ROSEMERI
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 14:24 hs

    O pré-conceito é um conceito que se forma antes de conhecer a pessoa. No meu caso e de milhões de brasileiros, isso não acontece, pois os fatos estão aí para o conhecimento de todos! Como citei acima..”Reconheço a existência de algumas pessoas de bem no meio dessa podridão, e que ainda nutrem uma ideologia esquerdista honesta nos seus ideais.”…Reconheço que há pessoas honestas no mundo podre e escondido atrás da palavra “socialista”…Mas porém, a maioria é a quem denigre a imagem do partido e está pelas voltas com a corrupção, o aconchavo político e com os vendilhões.Sinto no ar um cheiro nauseabundo só de ouvir certos nomes de certos petistas. Toda essa repulsa não me chegou por obra do acaso.
    Sei de quem falo e porque as falo. Por ser mulher, mãe e uma trabalhadora que uso esse espaço para contribuir e ajudar a banir pessoas que considero a falácia política do PT. Não enfoco minhas críticas no campo ideológico ou em planos de governo, mas, sim, na máquina da corrupção, que, você há de convir comigo, estão sempre presentes!É claro que eu sei que nem todos os políticos são ladrões. Só 90% deles o são. O outro 10% eu prefiro não comentar. Não quero citar nomes de (possíveis) políticos honestos. Vai que amanhã o sujeito é pego no aeroporto com dólares na cueca. Sei lá… Melhor não arriscar.
    Têm petistas que nutre a gula pelo dinheiro público, por cargos comissionados e pelas benesses do poder beira a obscenidade. Nutrem o mesmo desprezo tanto pela população quanto pela democracia como um todo. Nem seu próprio eleitor escapa desse desdém, eu não escapei!Tudo se resume à caça ao voto. Nada mais. Depois de eleito, o candidato joga seu eleitor no lixo como se fosse um papel. O Petista também usa a máquina pública em benefício próprio, faz caixa-dois para a campanha, lança obras eleitoreiras e pacotões de bondade, beija criancinhas carentes, ele é carregado nos braços do “povo”. É o búfalo pastando em seu curral eleitoral. Vale qualquer negócio pra chegar ao poder. Vivo no Brasil e conheço a triste realidade do meu país… afundado até os papos com tantos impostos..e seus camaradas, ajudando aprovar mais e mais impostos!… Pagamos impostos de primeiro mundo e recebemos serviços de terceiro. A diferença minha senhora, é que reconheço que dentro do PT nem todos são canalhas. Por isso não pode ser caracterizada minha opinião como preconceituosa. Não falo de todos, mas da banda podre do PT. São basicamente alguns grotões do poder público. Políticos que mancham toda a classe como um câncer maligno. Todos nós conhecemos a premissa de que “todos são inocentes até que se prove o contrário”. Mas para alguns petistas devemos aplicar o conceito inverso: todos são culpados até que se provem inocentes. Fechando a questão do preconceito, deixo aqui uma mensagem aos verdadeiros preconceituosos de plantão. Mais do que isso. Trago a sugestão que pode mudar nossas vidas: ao invés de querer debater meus argumentos e opinião, que tal usar o debate para questionar as atitudes de alguns dos péssimos políticos do PT? Que tal organizar uma ação estratégica eficaz, tirando o câncer que assola seu partido? Você seria muito mais útil ao nosso estado e contribuiria e muito, isso eu posso garantir! Quer fazer algo importante pela nossa sociedade? Eis a grande chance.

  26. Duda
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 14:39 hs

    Rosemari. Nãoconsigo entender um comentario como o seu que vc nao goste de derminada pessoa e do PT tudo bem, mas enquanto nos mulheres lutamos por igualdade de espaço e poder e sabemos da nossa competencia de conduzir nosas vidas tanto sociais, familiares, educacionais e politica vc faz este tipo de comentario fico muito triste em saber que mulheres como vc tenha este tipo de opiniões. Nos deveriamos estar lutando para ter oportunidade igual aos nossos parceiros homens e nao estar torcendo para que as mulheres fiquem longe de chegar ao poder politico. Veja o exemplo no parana nos temos 54 deputados e so 4 mulheres, poderiamos lutar para ter umas 15 vc nao concorda, nao seja rancorrosa vc vai morrer mais rapido assim.

  27. O Letrista
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 15:50 hs

    Eleitores do meu brazil guaraní,nas próximas eleições vamos votar nos candidados honestos,como:Zé dirceu,Silvinho,Delúbio Soares,o irmão do Genuíno aquele c/dólares na cueca,João Paulo cunha,O Tião Viana q.emprestou o celular do senado p/a filhinha gastar só 14 mil reais em torpedos,no Marcos Valério,no Duda Mendonça e muito mais.

  28. Hilda
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 19:03 hs

    Rosemeri, concordo com você em uma coisa. Existem pessoas boas sim no PT. Como também existem os fracos que sujaram esse partido. Agora, é impressionante como você tem rancor desse partido. Não vi uma palavra sua contra os outros. Vamos abrir o debate sim, porém com menos ódio e rancor. Dá a impressão de que você teve algum problema com o PT e que agora quer se vingar. Conta aí,qual foi o problema.Desabafa, põe prá fora toda a sua raiva. Use o divã do Fábio Campana.

  29. ROSEMERI
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 21:36 hs

    DUDA conheço a minha competência e não a sua! Falo por mim..! “Não é preciso ser um artista para fazer uma obra de arte”. Não vou deixar de explanar minhas opiniões porque o político é homem ou mulher. Para mim independe do sexo que está no poder. Sou uma daquelas que entendem que todos são iguais perante a lei…I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição…Sei que o meu brado não levará a nada, sabe por quê? Porque acima de qualquer coisa está a dignidade…Em tempos bicudos na política, está fora de moda! Muito mais que lutar pela igualdade entre homens e mulheres está a luta pelas condições de vida das pessoas. Condições essas muitas vezes sub-humanas e que são geradas pelo próprio homem, que se enclausura na concha escura do seu egoísmo, quando poderia, com poucos esforços e uma pequena dose de solidariedade, dar a cada um o necessário para viver. A dignidade é para todos! Quando falamos em dignidade em termos práticos abordamos questões como educação, habitação, alimentação, saúde, lazer, trabalho, consideração e respeito. Prefiro lutar por essas condições. Para mim o maior poder consiste em ajudar quem precisa, sem ficar me preocupando se “estamos” na maioria na Câmara, na Assembléia, no Congresso etc.etc. Não adianta ficar se preocupando com a quantidade e esquecer a qualidade… A vida das pessoas está acima de toda essa palhaçada…A vida das pessoas é muito mais importante do que essa luta medíocre política! Amo a política social e a política da solidariedade….Essa sim, é a verdade luta política por uma qualidade de vida melhor a quem precisa. Não sou rancorosa, sou realista! Infelizmente, a podridão gerada por alguns dos seus, nos obriga a tomar ciência de trambicagens que queremos e devemos expurgar da cena política nacional. Não sou daquelas que defende o sistema democrático, mesmo com tais imperfeições. Defendo o sistema democrático, mas livre de canalhice que conspurca nossa história, que joga lama nas instituições, que furta com a maior cara de pau o dinheiro que deveria ser aplicado na educação, na saúde, na cultura, nos esportes, na agricultura, e nos demais setores de vital importância para a nossa sociedade.Sou responsável bastante para implorar por uma ação rigorosa, que coloque transparência nas atitudes de quem sempre clamou por ela. O povo paranaense quer dignidade já, quer ética nas atividades políticas. O povo desdenha de fanfarrões e de chorões. O povo quer seus direitos respeitados e está cheio das palhaçadas e carnavais fora de época. Ah! Que quanto a morrer cedo, se for com dignidade, que seja amanhã!
    —————————
    Pense nisso!

  30. Carlos-Curitiba
    terça-feira, 21 de abril de 2009 – 3:42 hs

    Eu acho que é preciso mais que um PROCEL para derrota-la!

  31. ROSEMERI
    terça-feira, 21 de abril de 2009 – 9:44 hs

    DESCULPE CAMPANA!Mas tem que responder!

    ACERTOU! TENHO MILHÕES DE PROBLEMAS COM O PT… Um deles é a falta de vergonha na cara! As voltas com tantos problemas do PARTIDO DA ESPERANÇA (PT), alguém ainda se acha no direito de pergunta-me, qual é o meu problema com o PT? Só faltou perguntar qual das canalhices que mais me afetou?Ainda quer debater as patifarias! É o final do mundo! Deve ser uma alienada do PT..

    O Brasil de Lula do PT é, hoje, um dos principais, senão o principal, paraíso da especulação financeira. Mais do que simples “mercado da especulação”. No país do operário-presidente, o imposto pago pelo trabalhado é maior do que o imposto pago pelo especulador, que em certos casos está até dispensado de imposto. O incentivo para a formação e permanência do paraíso brasileiro da especulação é dado pelo governo Lula, com a oferta dos juros maiores do mundo. Pagos aos especuladores estrangeiros, além dos nossos, com arrecadação feita nos salários e nas atividades empresariais.
    É a lama. É a baixaria. É a canalhice no seu estado mais bruto. Esses caras não têm limites nem nunca terão. Só o poder interessa. A qualquer custo. Pouco importa que o Brasil se dane. Pouco importa que qualquer noção de ética, de moral e de tolerância seja jogada na lata do lixo.
    Hoje, guardo LUTO pelo PT, um sentimento profundo de angustia, solidão, desolação, desespero. Sobre todos esses sentimentos a VERGONHA de ser brasileira. Prometeram não serem iguais aos outros, e, no entanto, são piores. Vivo em um país onde o povo é menosprezado, humilhado, aviltado, feito de bobo, palhaço. Acham que nós não vemos tudo isso, escândalos em cima de escândalos, saqueiam o país, e ninguém viu,… Ninguém sabe,… Ninguém é punido. E nós, aqui impotentes diante de tudo isso, não temos o básico. Tanto dinheiro, e como vai nossa SEGURANÇA?E as mães, pais, esposas, maridos, filhos, que hoje estão de luto, com dor profunda pela perda de seus entes, o
    que dizer? O que sentir? O que fazer? …Há! RELAXA E GOZA POVO!,…. Porque nós estamos deitando e rolando no dinheiro público, e não sobra nada, para investir na SEGURANÇA DO país e do nosso estado! NÃO SOBRA RESPEITO, CONSIDERAÇÃO E NEM VERGONHA NA CARA, desses que foram eleitos para falar por Nós, cuidar dos nossos interesses, e não os deles! Hoje o que sinto não é Rancor, e NOJO e um Luto solidário, porque sinto que todos os valores MORAIS, E A JUSTIÇA MORRERAM NESTE PAÍS. O Brasil que agonizava, hoje é morto.
    Lá atrás, muitos investiram toda sua esperança num futuro melhor para todos. O próprio Presidente disse que a “Esperança venceu o medo”. Pois agora essa esperança se foi! NÃO FALAMOS AINDA DAS MORDOMIAS, E DO DISCURSO ANTI-ELITE! Todos que ocupam o cargo público, sem exceções, aproveitam as verbas de ressarcimentos a combustíveis, alimentação, telefone, carros alugados etc etc.. É dinheiro para ninguém botar defeito. Quantas casas poderiam ser construídas? Quanto de alimentação poderia ter sido fornecido àqueles que se encontram abaixo da linha da miséria? Quantas salas de aula, quantos postos de saúde, quantos medicamentos poderiam ter sido adquiridos? Calcule um a um, e no final do mês, e no final de cada ano? É uma verdadeira afronta à sociedade brasileira, quando se sabe que estes senhores não tiveram o mínimo bom senso e respeito, quando votaram a pedido do
    governo petista, um salário mínimo de R$ 465,00. É revoltante saber que enquanto nossos deputados gastam horrores, um chefe de família tenha que sustentar sua prole com os míseros R$ 465,00. Mas esse mau cheiro ninguém mais agüenta, como não há conformismo que dure sempre com todas essas patifarias diuturnamente jogadas na imprensa, ante uma população inerte, que desaprendeu a lutar por seus direitos.
    —————————

  32. Julio
    terça-feira, 21 de abril de 2009 – 11:18 hs

    Gleisi sem dúvida será uma grande senadora !
    Por isso meu voto é Gleisi ,Arns (se sair candidato) caso não seja vou ter que ter muita calma para escolher o outro e no governo é OSMAR DIAS 12

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*