Ministro da Cultura, amanhã, no Paraná | Fábio Campana

Ministro da Cultura, amanhã, no Paraná

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, assina convênio para Pontos de Cultura no Paraná e inaugura obras de restauro da Igreja São Miguel Arcanjo, em Mallet. Visita também a comunidade ucraniana em Prudentópolis.

A agenda do ministro tem início em Curitiba às 09h00 na assinatura de convênio para instalação de Pontos de Cultura no Paraná. Ás 11 horas, inaugura em Mallet as obras de restauro da Igreja São Miguel Arcanjo, construída há mais de um século pelos imigrantes ucranianos.

No período da tarde, será realizado em Irati um almoço com prefeitos da região. Depois segue para Prudentópolis, onde visita o Museu da Cultura Ucraniana e a Igreja São Josafá, tombada pelo Patrimônio Histórico. A agenda se encerra no Clube Social XII de Novembro, com Apresentação Cultural do Folclore Ucraniano Wesselka.

O trabalho para o restauro será coordenado pelo Instituto Arquibrasil, com o apoio do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico Nacional) e patrocínio da Caixa Econômica Federal, num valor total estimado em um milhão e cem mil reais. Para o deputado federal Ângelo Vanhoni, que possibilitou o diálogo da comunidade ucraniana com o Ministério da Cultura, “o reconhecimento do governo federal à tradição do povo eslavo contribui para a construção permanente da memória e o apoio para a diversidade cultural do país.”


2 comentários

  1. Vitório Sorotiuk
    terça-feira, 28 de abril de 2009 – 5:53 hs

    Antes tarde do que nunca. O governo do Estado do Paraná causou um grande prejuízo à cultura do Paraná ao protelar a assinatura de convênio para os pontos de cultura. O Governo Federal, com o dedicado apoio do Deputado Federal Angelo Vanhoni, está investindo de forma expressiva na preservação do patrimônio cultural das culturas européias do sul do país. Só para a etnia ucraniana representa o restauro de 3 igrejas, a construção de um novo museu e o inventário das construções. Esperemos que um dia o Governo do Paraná faça o mesmo. Diferentemente do governo federal, o apoio do Governo do Paraná tem sido insignificante em face do aporte das etnias para o desenvoovimento economico, social e cultural de nosso estado.
    Vitório Sorotiuk
    Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira

  2. MARTINA REUS
    terça-feira, 28 de abril de 2009 – 12:33 hs

    PODIAM TER FICADO SEM ESSA!!!!ESSE
    ZERO A ESQUERDA’ VEM APENAS PASSEAR E GASTAR DINHEIRO PÚBLICO.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*