O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou a disposição do governo federal de emprestar US$ 10 bilhões das reservas brasileiras ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A colaboração ao FMI, pretendida pelo governo brasileiro, se insere no esforço global de recuperação das economias anunciado na véspera pela cúpula do G-20, em Londres.
Na avaliação de Alvaro Dias, a intenção do governo federal de conceder empréstimo ao FMI é inaceitável, sobretudo por se tratar de valor superior às perdas estimadas dos repasses federais a estados e municípios – através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE), – que deverão ser causadas pelas medidas de desoneração fiscal concedidas aos setores automobilístico e de material de construção.
12 comentários
ISSO É MARKETING. Afinal, se tem dez bilhões de dólares para emprestar ao FMI, como é que não tem dinheiro para resolver o problema do setor de saúde do país, em que o caos é a realidade chocante e deprimente?
Aliás, era promessa de campanha do então candidato Lula, quando subia nos palanques para criticar o governo. Chegou a dizer que o setor de saúde “seria a sua primeira ação governamental ao assumir o trono da República”: moralizar, reaparelhar os hospitais e acabar com as filas.
Segundo ele, era uma vergonha o que os governos de então faziam com os velhinhos e às crianças nas filas intermináveis para pegar uma senha. Quando conseguia.
Lula assumiu o governo, já está no segundo mandato e a promessa continua pendente. Agora, com mais essa, de EMPRESTAR DEZ BILHÕES DE DÓLARES AO FMI, mostra realmente a preocupação do governo com o povo brasileiro.
Segundo o próprio Lula, em entrevista na TV, dizia que “queria ser o primeiro presidente brasileiro a emprestar dinheiro ao Fundo Monetário Internacional”(*). Ou seja: propaganda, marketing, vaidade, enquanto o povo continua morrendo nas filas dos hospitais.
Onde está a diferença, então, entre esse governo e os outros?
* Brasil já empresta dinheiro ao FMI desde a criação do fundo, há algumas décadas. Portanto, Lula só quer às manchetes! Esse é o cara?!
O lula não sabia que o Brasil emprestava dinheiro para o FMI. Esse ignorante está mais perdido que cachorro caido de mudança no meio da estrada. Ele me faz lembrar no futeból, o “cabeça de bagre”, que pensa ser craque, e só faz burrada.
Estou nas nuvens, me sentindo um verdadeiro cidadão suíço!!!!
Acho que o que o Lula (o “cara”) fez, foi só uma provocaçãozinha pra cima dos tucanos (que – inocentemente – cairam de bico). Afinal, durante o reinado das sumidades emplumadas do bico longo o país quebrou 3 vezes e tivemos que correr para debaixo das asas (e garras) do FMI.
Agora, se a gente quiser, até dá para emprestar algum (a juros camaradas) para os “irmãos do norte” e ainda sobra uns trocados para pagar as despesas do gabinete do senador.
O CIRCO ESTÁ ARMADO. E O PALHAÇO TOMOU CONTA DO PICADEIRO NA REUNIÃO DO G20.
Povinho Lerdo, o Brasil sempre “emprestou” dinheiro para o FMI, para quem não sabe o Fundo é formado com aporte dos sócios, Brasil incluso. Então integralizar valores ao FMI, para que esse posa emprestar aos signatários do Fundo, é absolutamente normal.
Hoje podemos aplicar recursos no FMI e não precisarmos de tomar empréstimos, em boa parte devemos ao governo anterior que arcou com o ônus das reformas (Plano Real, Lei de Responsabilidade Fiscal, Esforço para ser supevitário, amortizando a dívida). Sendo que o atual presidente deu continuidade ao trabalho de reformas.
Como de hábito, ele não dá o devido crédito, fazendo de conta que a boa situação do Brasil na atualidade, deve-se exclusivamente ao seu governo.
Mais uma mentira do LUla.
Senador, quem te viu e quem te vê,heim!
Anos atrás o senhor era diferente, com posturas estranhas e não tradicionais, mas, pelo que vejo houveram mudanças nas suas posições.Isso é muito bom!
Hoje tenho que concordar com o que o Senador está fazendo contra essa aberração do presidente Lula.
Parabéns Senador,
Eu tenho uma irmã, que sempre diz é melhor ter para emprestar que pedir emprestado. Nos sempre fomos em governos passados de pires na mão e o FMI, sempre nos socorreu, agora é hora da contra-partida.
Mario Lobato,
Um defensor das ações estapafurdias do fanfarrão….Se ele brincou, devia medir mais as brincadeiras, pois, não sabia que um governante vai a uma reunião para brincar de reuniao! Eta petezinho,´vai indo de mal a pior, quanta bobagem, coisas de laurinha…..Mais vale um passaro na mão do que uma estrela voando…
Com toda a razão o senador Alvaro Dias. Todo apoio. Nós sem política pública em segurança, educação e saúde e o Sheik Lula querendo facilitar algum para o FMI ? Será que não existe necessidade social a atender por aqui ?
E tem mais: o governo Lula está submetendo os aposentados e pensionistas da administração pública federal a verdadeiro escracho, não lhes concedendo as revisões salariais em paridade com o funcionários da ativa. Enquanto quer emprestar ao FMI os aposentados e pensionistas morrem nas filas de espera com seus salários defasados ou precatórios alimentares não pagos. Para estes parace que Lula reservou o Bolsa Túmulo. Assim ele se livra das dívidas pendentes pela “via natural”. Vergonha só !!!
LULA PRATICAMENTE ZEROU A DIVIDA EXTERNA LIQUIDA!!!!!!!!!!!
O LULA SERÁ O PRIMEIRO CREDOR DO FMI E DESDE JK!!!!!!!!
O RESTO ERA DEVEDOR (E COTISTA)!!!!!!!!!!!!
KKKKKkkkkkkkkkkKKKKKKKKkkkk
ISSO É MARKETING??????!!!!!!!!