O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu retirar do STF (Supremo Tribunal Federal) a ação que pretendia forçar a Câmara dos Deputados a promulgar a emenda que cria 7.343 cargos de vereadores no país, projeto aprovado no fim do ano passado que ficou conhecido como “a farra dos vereadores”.
Com isso, a proposta volta a tramitar normalmente na Câmara, sem prazo para ser aprovada. A iniciativa de Sarney impede que os suplentes de vereadores eleitos em outubro tomem posse ainda nesta legislatura. Ontem, um grupo deles protestou para pressionar o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), a promulgar imediatamente a medida.
13 comentários
Não ganharam no voto agora querem ganhar no grito.
Meno male. Se Temer não promulgar (o que não se espera), Sir Ney pode colocar sua decisão como ponto positivo (existem muitos pontos negativos) em seu currículo político. A decisão foi sábia!
Não acredito ! ! !
O maior analfabeto é aquele que não tem senso critico.
Este projeto de Lei que recompõe o numero de vereadores em todo pais retirado pelo TSE de forma erronea – esta no congresso desde 2004 – já não era para estar decidido e quem fosse votar ia sabendo quantas vagas teria numa camara municipal – E o cara ai de cima ainda fala de pontos para o Zé Maranhão (sarney) – desde 2004 – faz cinco anos meu irmão e vc quer dar ponto para uma Camara e um senado – pessoas do Temer – Sarney – PMDB – os dois ?
Faça-me o favor.
Cada municipio tem uma lei organica e a constituição é bvem clara quando fala que quem escolhe o numero de vereadores é a lei organica de uma cidade através da constituição brasileira . Estou sinceramente com dúvida – se fico com a constituição brasileira ou com o presidente do senado que por prometer tudo para se eleger nem sequer ainda escolheu as comissões do senado.
É por isso que os projetos não andam – entendeu — torça para o sarnei , de pontos a ele -e ferre-se seu imposto , nosso desemprego —— Olha , para falar a verdade estou até desanimado com quem não consegue nem ir a fonte (interesse) de quem gerou a notícia
Sr. Roberto, antes de tecer qualquer crítica, lei direito a notícia e entenda o comentário feito. Tire as quatro patas do chão. Disponham as leis orgânicas ou não, sobre o número de Vereadores, o sr. há de convir que o aumento de vagas não contribui em absolutamente nada para a Nação. Absolutamente nada, a não ser para alguns suplentes que viram seus interesses prejudicados e ficarão sem as mordomias correspondentes aos cargos. De resto, e encerrar definitivamente o “papo”, o cargo de Vereador deveria ser apenas honorário e não regiamente pago para desocupados que fazem da Vereança profissão!
sempre entendi que a pec dos vereadores era para recompor as camara de vereadores sem aumentar as despezas,pois o que sei é que diminuiu o numero de vereadores em 2004,mas o orçamento permaneceu inalterado para menor numero de vereadores cuidado com ZÉ SARNEY COLLOR CALHEIROS
Olá,
Sou cidadão e respeito a democracia.A respesito da pec 20/2008, sou a favor de sua promulgação SIM. Poderia justificar por vários motivos e situações.O TSE baixo uma resolução dimunuindo o número de vereadores e simplesmente se acatou.Ao meu entendimento isso significar rasgar a constituição. Pois desde os tempos dos bancos escolares, vários profissionais explicarão sobre os poderes: EXECUTIVO, JUDUCIÀRIO e LEGILSATIVO sempre ouvi a mesma explicação – resumindo: Executivo executa, legislativo fiscaliza e cria leis, e judiciário – aplica e interpreta as leis. Isso não aconteceu o poder judicário baixou uma resolução e simplesmente foi atacada.
No comentário acima, um cidadão diz que o aumento de números não iria trazer benefícios a populção, cada um com a sua opinião isso representa liberdade de expressão. Bom para mim, a aprovação da mesma com certeza representa benenfcios sim a populção, – maior respresentativa, fiscalização.
Mas também pensando mais longe – Se era para diminuir o numeros de respresentantes, por que não baixar uma resolução “já que foi tão bem aceita” para diminuir deputados fdederais e senadores. Já que os mesmo estão longe da maioria da populção, dificil de encontrar, inclusive em seus gabinetes, inúmeros assessores, auxilio moradia, etc..
Porque saúde, educação, não vejo há muitos anos e todas essas pessoas usufruindo o dinheiro público, …. vergonha!!!!
Estão lá inclusive para representar a Democracia, que democracia é essa????
Os direitos estão aonde????
Em 2010 teremos novas eleições para os nobres deputados, vamos ver se eles vão ter vergonha nos seus rostinhos lindos para pedirem apoio para suas eleições, aos suplemtes de vereadores e pessoas que entendem que a aprovação da pec não aumentaria em absolutamente em nada os gastos nas Câmaras Municipais.
a pec 20 já era para ser promulgada a muito tempo; as camaras municipais do nosso país ja existem o valor orçamentário determinado previamente pela lei, portanto, não altera receita para os municípios; quando aconteceu a redução das vagas de vereadores, nenhum presidente das câmaras devolveram recursos aos municípios, e por último com a recomposição das vagas, existirá mais espaços para o povo participarem da política como parlamentares. lembre-se, não podemos generalizar, só existe o político safado e corrupto, se existir o eleitor safado e corrupto. Pela promulgação da PEC 20, contra a corrupção!
Sobre a Pec/20, acredito que, os caras fizeram os supletes de troxa, primeiro, a divisão do processo (quebra), e a retirada do STF. Tudo estratégia. acho que o povo brasileiro, ou seja, nós, estamos bem arrumados de representantes no congresso, não cumprem a constituição federal, e muito menos, representam as necessidades do povo brasileiros.
ehta, pais de merda.
Senhores,
Existem municípios com 80000 habitantes com nove veradores, enquanto outros com 30000 habitantes, também com nove. É mais do que justo a correção dessa injustiça. Não é o número de parlamentares que vai aumentar ou diminuir a corrupção na Política. É o voto consciente de cada cidadão!
O SARNEY É CONTRA A PEC POR QUE ELE
JÁ ESTÁ ASSUMINDO UMA PRESIDENCIA .
E ESTÁ ESQUECENDO QUE AINDA PODE PRECISAR DAQUELES SUPLENTES DE VEREADORES, DO PAIS INTEIRO QUE TEM VOTOS.
A DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE VEREDORES, SÓ SERVIO PARA ENRIQUECER OS PRESIDENTES DE CÂMARA QUE EMBOLSAM A SOBRA QUE DEVERIA SER INVESTIDO NO LEGISLATIVO, PORÉM ISSO NÃO ACONTECE NA PRÁTICA. SENDO QUE COM O AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES AUMENTA TAMBÉM A REPRESENTAÇÃO DOS PARTIDOS NA CÃMARA, A IMPRENSA DEVERIA ANALISAR ESSE ASPECTO ANTES DE CRITICAR A PEC,ASSIM SOU FAVORÁVEL A APROVAÇÃO DA MESMA.
Olá amigos, estou sobre maneira feliz de poder estar aqui com os srs debatendo esse importante, porém polêmico assunto. Minha vó já diria é preciso conhecer do fato, da materia, para que ai sim possamos tecer este ou aquele comentario a respeito. Pois bem vejamos, muito recentemente o TSE, que não tem competencia pra regular tal materia, unilateralmente decidiu a diminuição das cadeiras dos edis do Pais, mas sabemos que o poder judiciario esta ai pra regular e não criar leis, ou seja, competência privativa das casas legislativas federais, ou vamos perder o motivo da existencia das mesmas. Nada de defesa pra essa ou aquela decisão apenas sejamos justos e racionais. Pois não dá pra imagina( como muito facil se comprova), cidades com 500 mil habitantes com o mesmo numero ou parecido de vereadores de cidades muito inferiores numericamente falando, perdemos sim em representatividade, é preciso qndo estivermos raivosos com determinda classe ou assunto verificarmos à fundo para que debatemos sobre. Então apenas esperamos que se corrija o erro, diminui o numero de vereadores, mas o repasse contnua, ora que “raio” de principio da economicidade é esse… Pois bem senhores esperamos em breve poder comentar a decisão e esperamos que acertada do nosso congresso. Mas que justiça seja feita… um forte abç a todos e parabens pela democracia aqui encontrada, demonstração de um povo inteligente e culto, acima de tudo preocupado com a nação em que VIVE! Abs
Acho correto, mas tem que também diminuir o número de senadores e deputados federais e estaduais. Democracia para todos. Como só foram os vereadores dimimuidos os seus números por causa dos gastos a mais, tem muito mais para os números a serem diminuídos.