Apesar da ameaça de greve dos funcionários púbicos de Curitiba, o secretário de Recursos Humanos, Paulo Schmidt, afirmou que o aumento de 6,5% no salário dos servidores é o máximo que a prefeitura pode oferecer.
“É preciso entender que esse é o limite da prefeitura. Estamos sendo muito francos, mais que isso a prefeitura não teria como honrar o compromisso. O aumento real de 0,25% é pequeno, mas algumas categorias não conseguem nem a reposição da inflação por conta da crise econômica mundial”, afirmou Schmidt, que explicou que um aumento salarial superior aos 6,5% pode comprometer a capacidade de investimento da prefeitura em áreas consideradas prioritárias – educação e
Os servidores municipais da educação e das demais categorias do funcionalismo público de Curitiba rejeitaram a proposta da prefeitura de Curitiba de reajuste salarial. O índice apresentado pela administração municipal foi de 6,5%, a ser pago numa única parcela em abril, e desagradou aos trabalhadores, que decidiram manter a paralisação dos serviços no dia 31 de março e não descartam entrar em greve. A proposta beneficiaria 35 mil servidores ativos e inativos.
A prefeitura alega que desde 2005 os reajustes concedidos somam 33,18%, enquanto que a inflação acumulado neste período foi de 28% – assegurando assim um aumento real de 5,18%. No entanto, o porcentual apresentado pela prefeitura ficou muito distante do pleiteado pelo funcionalismo. As entidades pedem reajuste salarial de 39,52% e exigem mais agilidade nas negociações com o município.
Os sindicatos que representam os trabalhadores consideraram o índice apresentado pela prefeitura como “pífio” e que, na ponta do lápis, representa um aumento real de 0,25% – já que a inflação nos últimos 12 meses fechou em 6,25%. “É uma proposta muito conservadora. Uma resposta pífia frente aos anseios dos servidores”, avaliou Rafael Alencar Furtado, diretor de imprensa e comunicação do Sindicato dos Servidores do Magistério (Sismac).
Para Alessandra Cláudia de Oliveira, diretora de imprensa e comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos (Sismuc), se não houver um avanço na proposta da prefeitura os servidores vão cruzar os braços. “Eles (a prefeitura) estão nos obrigando a fazer isso (greve). É o nosso último recurso”, disse.
saúde.
Prefeitura e sindicatos têm mais 10 dias para entrar num acordo, caso contrário a greve será deflagrada e os serviços públicos municipais poderão ser afetados.
28 comentários
ONDE ESTÁ O DINHEIRO DAS MULTAS DAS PERIQUITAS, DOS RADARES E DO IPTU? SERÁ QUE FORAM PARA O RECAPEAMENTO DE ASFALTO NO CENTRO, SEM NECESSIDADE?
O Beto Mídia, acompanhado de seu mentor, o Genio Bituruna estiveram sobrevoando o Sudoeste, reunindo seguidores com a desculpa de fazerem palestras sobre Gestão Pública. Então estava pensando com os meus botões, quando ambos tiveram chances de demonstrarem isso na pratica fizeram totalmente ao contrario, porque é sabido por todo mundo que os dois quando Deputados do Lerner, eram os primeiros a tentarem doar as empresas públicas, vide caso Copel, Sanepar, Ferrovias e Pedagio das estradas que ambos apoiaram com determinação essas loucuras daquele Governador. Também pensando com os mesmos botões me pergunto a atual aplicação da gestão pública dentro da Prefeitura de Curitiba, onde companheiros partidarios participam de licitações com documentações falsas e ganham as obras, ou secretárias que fazem desvio de mais de 5 milhões e parece que nada acontece, como nada aconteceu com o caso da sogra fantasma. Sera que isso é Gestão pública, se for é so na cabeça do Betinho e do Bituruna.
Uma coisa não dá para entender… a prefeitura se diz vivendo um momento de crise, porém o número e o valor dos cargos comissionados não pára de subir…
Corte-se os comissionados e os servidores terão um aumento decente…
A desculpa é sempre Saúde e Educação. Se tivessem sido mais rigorosos no controle interno não teria havido o desvio de mais de 5 milhões da Saúde. Assumam a ineficiência e deixem os bons funcionários trabalharem e viverem com dignidade.
Num momento de profunda crise financeira, onde as Empresas estão cortando custos e dispensando seus empregados e várias categorias tendo que abrir mão de seus reajustes para não perderem seus empregos, acho que receber 6,5% de reajuste, não dá para se queixar! Ou será que dá?
vergonhoso esse aumento…é o mesmo que o beto midia deu , na calada da noite, para os chamados cargos C-2 e C-3 ou FG-6 e FG-5 em dezembro, para equiparar os vencimentos…..
será que o restante dos 34.800 funcionários sabem dessa maracutaia??????
agora, com essa merreca de aumento, eles chegam a 15%, enquanto os funcionarios de carreira não ganham nada……..lastimavel
É bom que estes fatos venham a público de forma ampla, para que o Paraná não repita o erro de entregar-se novamente a grupos que priorizam apenas seus próprios interesses.
O Beto Richa e sua equipe não cumprem acordos pré-definidos com o SISMUC e no SISMAC. Os cargos comissionados receberam aumentos significativos e os desvios de dinheiro estão cada vez mais flagrantes em vários setores da Prefeitura! Daí não sobra para o aumento dos servidores que são os que realmente trabalham enquanto outros só fazem Campanha Política!!!!
Agora, o Beto Richa dar palestra de “gestão” em qualquer área chega a ser ridículo. Basta uma conversa de cinco minutos com ele pra imagem vira água. Deviam colocar o Nagib e o Break pra ver as “palestras” do Beto, como castigo. Rock, acho que eles estavam sobrevoando o interior do estado pra ver o desmatamento que os amigos deles promovem, com a maior cara-de-lenha já vista entre o litoral e as barracas do Paranazão!
0,25 de aumento real.
Que vergonha heim Beto!!!
Mau exemplo de Contenda/PR:
Exemplo claro de tal situação é brincar com a inteligência dos senhores vereadores e informar que o Município não pode dar reposição de perda salarial acima de 5,9%, enquanto o salário mínimo nacional passou de R$ 415,00 para R$ 465,00 (12,05%), o salário minimo estadual-regional está para passar de R$ 527,00 para R$ 609,00 (15,59%), e pior, conforme a lei 1065/2008 (“A Tribuna Regional”, edição 1512, setembro/2008, página 20), o salário do prefeito passou para R$ 10.493,00 (sem contar neste valor o uso do carro do município e gasolina a vontade para uso do trabalho e passeios de final de semana), do vice-prefeito para R$ 4.312,00; diretores de departamento para R$ 2.587,00 (e mais as gratificações, que normalmente dobram este valor), e neste mesmo embalo, por Resolução 02/2008, dos vereadores passaram para R$ 2.985,00. Ora, em momento algum se viu debate se era acima da inflação, ou o impacto que causaria, mas com certeza, desconhecendo os valores anteriormente pagos, superam, e muito, os 5,9% de reposição a ser dado aos demais mortais.
01-ROGÉRIO MÁRIO BOÇOEN – SECRETÁRIO GERAL – CC-2;
02-ANTONIO CARLOS REIS – CONTROLADOR GERAL DO MUNICÍPIO – CC3;
03-MAURICIO BONATTO GUIMARÃES – PROCURADOR JURÍDICO – CC-04;
04-OTTO NOVAES HUREN – ASSESSOR DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO – CC-03;
05-OVIDIO LUIZ DRUSZCZ – ASSESSOR DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO – CC-03;
06-JACKSON PROCHMANN – ASSESSOR DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO – CC-03;
07-JONAS LENZI DE ARAÚJO – ASSESSOR NÍVEL UNIVERSITÁRIO – CC-03;
08-RAFAEL DE ANDRADE PONTAROLLI – ASS. NÍVEL UNIVERSITÁRIO – CC-03;
09-SUZANA TEREZINHA OLEGAR – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
10-DENIS ANDRADE DE VARGAS – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
11-INÁCIO KUDLAWICZ – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
12-MARCELO TULIK GONÇALVES – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
13-FRANCISCO LUIZ GONDEK – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
14-GIOVANI BENEDITO WALTER – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
15-ANTÔNIO ALVES – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
16-EMILIO KOGERASKI – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
17-MARCOS JOSÉ DE FREITAS RIBEIRO – ASS. ADMINISTRATIVO I – CC-07;
18-MILTON SANTOS – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
19-MARLI TEREZINHA COTOVICZ MARAFIGO – ASS. ADMINISTRATIVO I – CC-07;
20-GERSON MIGUEL DE FREITAS – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
21-PAULO BOÇOEN – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
22-JAIR MARQUES – ASSESSOR ADMINISTRATIVO I – CC-07;
23-DILVETE GONÇALVES GAWLOSKI – ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
24-ANDRÉ WOJCIK – ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
25-ANDREA DE PAULA CAMPOS – ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
26-KATIA ANA CIUS – ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
27-SÉRGIO SCHERREIER- ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
28-PATRÍCIA KUDLAWIEC – ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
29-LEONI DAS GRAÇAS COLAÇO- ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
30-VANDERELEI PADILHA – ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
31-JORGE BORA DE PAULA – ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
32-NEUSA RODRIGUES WAGNER – ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
33-RODRIGO MANCARZ – ASSESSOR ADMINISTRATIVO II – CC-08;
34-MARIA DA GRAÇA SICURO RUDEK – ASS. DE DEPARTAMENTO – CC-04;
35-MARIA LUIZA HAMMERSCHMIDT MAZUR – DIRETORA DEPTO DE EDUC. CULT. E ESPORTES – CC-3;
36-CLAUDINÉIA P. BOÇOEN – DIRETORA DE DEPTO DE PROMOÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL – CC-3;
37-MÁRIO CELSO DIERVA – DIRETOR DE DEPTO FINANCEIRO – CC-3;
38-ANTÔNIO LECH – DIRETOR DE DEPTO DA INDÚSTRIA E AGROPECUÁRIA – CC-03;
39-ELISIO DE SOUZA WALTER – DIRETOR DE DEPTO DE VIAÇÃO E SERVIÇOS URBANOS – CC-03;
40-ELIANE DO ROCIO COCHENSKI – DIRETORA DE DEPTO DE SAÚDE – CC-3;
41-MARLENE KUSMA DE SOUZA – RESPONDER PELO SETOR DE RECURSOS HUMANOS (Resta aqui saber se a Eliane Boçoen exerce cargo comissionado e gratificado, ou cargo com valor da remuneração do concurso e gratificado, e quem efetivamente, é o chefe do Setor de Recursos Humanos, já que a portaria publicada esconde tal situação);
42-GIOVANI CARLOS DE OLIVEIRA – CHEFE DE SEÇÃO DE RECRUTAMENTO E CADASTRO – CC-06;
43-VILMA APARECIDA RAMOS DA CRUZ – CHEFE DE DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO – CC-05;
44-ROSELI ALVES – CHEFE DE SEÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO – CC-06;
45-SIRLEI DE FÁTIMA DA SILVA – CHEFE DE SEÇÃO DE PLANEJAMENTO – CC-06;
46-SANDRA TEREZINHA OLECH – CHEFE DE DIVISÃO DE PLANEJAMENTO – CC-05;
47-RONALDO MIGUEL DA SILVA MARTINS – CHEFE DE SEÇÃO DE EXPEDIENTE – CC-06;
48-RAFAEL STANCZYK – CHEFE DE SEÇÃO DE CONSERVAÇÃO – CC-06;
49-BENEDITO FRANCO DE MARAFIGO – CHEFE DE SEÇÃO DE FOMENTO E IMPLANT INDÚST – CC-06;
50-ELIZEU MACHNIEVICZ – CHEFE DE SEÇÃO DE AGROPECUÁRIA – CC-06;
51-ANTONIO ZUCLINSKI – CHEFE DE DIVISÃO DE TRANSPORTES – CC-05;
52-SÉRGIO LUIZ CARRANO CAMARGO – CHEFE DE DIVISÃO DE OBRAS E EDIF. – CC-05;
53-OTÁVIO PAVLIK – CHEFE DE DIVISÃO FISCAL DE OBRAS – CC-05;
54-ADILSON NUNES COLAÇO – CHEFE DE SEÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE OBRAS – CC-06;
55-DANIEL RAKSA – CHEFE DE SEÇÃO DE OBRAS – CC-06;
56-CINTIA KUDLAVIEC- CHEFE DE SEÇÃO DE OBRAS – CC-06;
57-EDISON DE JESUS DA SILVA – CHEFE DE SEÇÃO DE EDIFICAÇÕES – CC-06;
58-IVO BARBOSA – CHEFE DIVISÃO DE VIAÇÃO – CC-05;
59-JOÃO KULKA DA SILVA – CHEFE DE DIVISÃO DE OBRAS, GALERIAS, ARTES – CC-05;
60-NILSON CARLOS DE CARVALHO – CHEFE DE SEÇÃO DE FISCALIZAÇÃO – CC-06;
61-CLAÚDIO SUREK – CHEFE DE SEÇÃO DE TRIBUTAÇÃO – CC-06;
62-MÁRCIA TEREZINHA DOS SANTOS – CHEFE DE SEÇÃO DE TESOURARIA -CC-06;
63-SIBELI STRASBACH – CHEFE DE SEÇÃO DE EMPENHO – CC-06;
64-CRISTIANO CEZAR KUDLAVICTZ – CHEFE DE DIVISÃO DE LICITAÇÃO E COMPRAS – CC-05;
65-MAYCON ALEXANDRE BOSI – CHEFE DE DIVISÃO DE COMPRAS – CC-05;
66-JOSIANE APARECIDA HALUC – CHEFE DE SEÇÃO DE LICITAÇÃO E COMPRAS – CC-06;
67-MÔNICA OLECH KUSMA – CHEFE DE DIVISÃO DE EDUCAÇÃO – CC-05;
68-CRISTIANE KUDLAVIEC GREMSKI – CHEFE DE SEÇÃO DE EDUCAÇÃO;
69-BENEDITO DE CAMARGO – CHEFE DE SEÇÃO COORD. PRÉ ESC.CRECHE – CC-06;
70-ARLINDO DA COSTA SOARES – CHEFE DE SEÇÃO SERVIÇO MERENDA ESCOLAR – CC-06;
71-AFFONSO CID JUNIOR – CHEFE DE DIVISÃO DE CULTURA – CC-05;
72-EDILSON SILVA DOS SANTOS – CHEFE DE SEÇÃO DE CULTURA – CC-06;
73-EMERSON NEYMAR RAMOS MENDES – CHEFE DE SEÇÃO SERVIÇO EVENTO CULTURAL – CC-06;
74-JOÃO ALBERTO LUCERO FAGUNDE – CHEFE DE DIVISÃO DE ESPORTE – CC-05;
75-IVAN DA SILVEIRA – CHEFE DE SEÇÃO DE ESPORTES – CC-06;
76-LUCIANO BAZIA – CHEFE DE SEÇÃO DE SERVIÇO DESPORTOS – CC-06;
77-MÁRCIA MARINA PAVLIK MARTINS – CHEFE DE SEÇÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE – CC-06;
78-MARIA BEATRIZ DE MORAIS ANDRADE – CHEFE DE SEÇÃO DE PROMOÇÃO SOCIAL – CC-06;
79-ANDERSON RIBEIRO – CHEFE DE DIVISÃO DE EPIDEMIOLOGIA – CC-05;
80-MARGARIDA DA LUCIA CAMPAGNARO COSTA – CHEFE DE SEÇÃO AMBULATORIAL – CC-06;
81-FABIO CAVALIM DA SILVA – CHEFE DE DIVISÃO AMBULATORIAL – CC-05;
82-PATRICIA TOKARSKI BORGES – CHEFE DE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – CC-05;
83-Nelson Cordeiro Justus – Assessoria Juridica – prestada sob o manto da Pessoa Jurídica, participante de licitação.
São 83 cargos assim ocupados, e sabe-se que ainda existem alguns que estão esperando e cobrando que se abra sua vaga de emprego, reflexo do empenho eleitoral, e talvez aí, pelo inchaço da máquina administrativa, conforme demonstrado, seja a única justificatica para criar novos cargos. Se os cargos ocupados evidenciam desvio de função, não se justifica a existência de tais cargos, que merecem ser extintos, antes que se criem novos cargos, com nomes diferentes.
Neste ambiente, sobre os que relutam por melhores condições para os servidores municipais que efetivamente trabalham, quem não tiver nenhum “pecado” que continue atirando pedras.
Assim caminha a humanidade:
Mau exemplo em Contenda/PR:
Exemplo claro de tal situação é brincar com a inteligência dos senhores vereadores e informar que o Município não pode dar reposição de perda salarial acima de 5,9%, enquanto o salário mínimo nacional passou de R$ 415,00 para R$ 465,00 (12,05%), o salário minimo estadual-regional está para passar de R$ 527,00 para R$ 609,00 (15,59%), e pior, conforme a lei 1065/2008 (“A Tribuna Regional”, edição 1512, setembro/2008, página 20), o salário do prefeito passou para R$ 10.493,00 (sem contar neste valor o uso do carro do município e gasolina a vontade para uso do trabalho e passeios de final de semana), do vice-prefeito para R$ 4.312,00; diretores de departamento para R$ 2.587,00 (e mais as gratificações, que normalmente dobram este valor), e neste mesmo embalo, por Resolução 02/2008, dos vereadores passaram para R$ 2.985,00. Ora, em momento algum se viu debate se era acima da inflação, ou o impacto que causaria, mas com certeza, desconhecendo os valores anteriormente pagos, superam, e muito, os 5,9% de reposição a ser dado aos demais mortais.
E PIOR AINDA, SÃO 85 COMISSIONADOS, TEM CHEFE, CHEFE DO CHEFE, CHEFE DO CHEFE DO CHEFE E ASSESSORES DE DEPARTAMENTOS ONDE SÓ TEM CHEFE…
Mau exemplo de contenda/PR
Exemplo claro de tal situação é brincar com a inteligência dos senhores vereadores e informar que o Município não pode dar reposição de perda salarial acima de 5,9%, enquanto o salário mínimo nacional passou de R$ 415,00 para R$ 465,00 (12,05%), o salário minimo estadual-regional está para passar de R$ 527,00 para R$ 609,00 (15,59%), e pior, conforme a lei 1065/2008 (“A Tribuna Regional”, edição 1512, setembro/2008, página 20), o salário do prefeito passou para R$ 10.493,00 (sem contar neste valor o uso do carro do município e gasolina a vontade para uso do trabalho e passeios de final de semana), do vice-prefeito para R$ 4.312,00; diretores de departamento para R$ 2.587,00 (e mais as gratificações, que normalmente dobram este valor), e neste mesmo embalo, por Resolução 02/2008, dos vereadores passaram para R$ 2.985,00. Ora, em momento algum se viu debate se era acima da inflação, ou o impacto que causaria, mas com certeza, desconhecendo os valores anteriormente pagos, superam, e muito, os 5,9% de reposição a ser dado aos demais mortais.
SÃO MUITOS CHEFES DE DEPTO, DIVISÕES, SETORES, E MUITOS ASSESSORES…
se a Prefeitura de Curitiba quiser realmente economizar corte as perfumarias que tem por ai…as verbas de gabinetes para viagem(que o senhor prefeito ta usando e muito)parar de pegar e levar secretario em casa com veiculo oficial…..e não cortar do trabalhador da tia da creche da merenda,,,,,pois dar aunebto decente para o duncionário não é despesa e sim investimento !!!Acorda Beto Racha.”de porsche” .
Pedir 40% de aumento é um absurdo.
Cade o Nagib, Break, Silvio e o resto dos puxa sacos!!!
o Nagib, Break, Silvio e o resto dos puxa sacos não deixam mais comentarios neste blog ?
Nagib, Break e Silvio devem estar acompanhando o “prefeito” em alguma “prova automobilística” por aí, ou quem sabe se afogaram na banheira do Beto Richa
Isto demonstra a transparência dos trabalhos do Prefeito Hélio Boçoen… todos os seus atos administrativos são amplamente divulgados e publicados, até mesmo pelos Recalcados de Plantão…..
Força Prefeito.. parabéns pela aquisição da Carregadeira Nova… equipando o setor rodoviário, para Pentear as Estradas Rurais Contendenses….
Ah, João Miguel – ctda… ainda vem mais coisas por aí…… é só esperar… e fazer a continha…. 45-20=25… e escutar aquela musiquinha…. feita pelo Pessuti… “Hélio de Novo, Carlão do Povo… O homem é bom e já foi testado, pela população sendo aprovado…”
OS 45 NÃO ACEITAM A DERROTA,O WILSON BAUMEL PIEL FICOU 3 MANDATOS E NEM UM ASFALTO QUE PRESTE FEZ NA FRENTE DA CASA DELE,UNICA COISA BOA QUE FEZ FOI UM SHOPING EM CAMPO LARGO UMA CASA NA PAIA E UM CONSULTÓRIO PRO SEU FILHO DOUTOR.ODEIO ESSA LAIA DE LADRÃO.ALEMÃO DO DIABO TOMARA QUE MORRA LOGO ESSA PRAGA PRA DESTRANCAR ESSA CIDADE.
Existem ignorantes que pensam que os cargos de comissões (os respectivos funcionários) só estão na Prefeitura para ganhar seus salários e nada fazer. Muito pelo contrário, tem muito assessor que da duro e faz valer a pena a sua contratação. É necessário um estudo de campo detalhado para se apontar uma informação. Falar asneiras como nos comentários acima é muito fácil.
o pior é o “CONTADOR” de calúnias que trabalha em contenda….
sinto muito em dizer mas a cidade de contenda esqueceu de crecer ,,,,o,b,s sera que é por maus adiministradores ,,,,,esse é meu ponto de vista ,,,,ha só crece a populaçao
CONTENDA HOJE É A MELHOR CIDADE PRA CE VIVER,PORTANTO SEU CRITICADORES CE NÃO TA BOM PRA VOCES CE MUDEM ,FAÇAM UMA LIMPA E DEIXEM AQUI SOMENTE QUEM GOSTA DESSA CIDADE.FALOWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW CUZÃO
Antes de colocarem o nome de algumas pessoas, verifiquem se os mesmos trabalham…
pois muitos aqui descritos, fazem o trabalho dobrado…
e o Wilson não fez nada por nós
Contenda é uma vergonha, a prefeitura só existe para manter privilégios de alguns, o bom é saber que isso está com os dias contados.
Contenda precisa de um prefeito de verdade.
Como um falou:”o Wilson não fez nada para nós”
Somente as 2 unicas creches que funcionam na cidade, estradas ensaibradas de verdade, ruas limpas e cuidadas, iluminação que preste, maquinas e veículos novos todo mês, escolas reformadas, 130 casas populares, assistência social modelo, administração de portas abertas, reforma te toda prefeitura, unicoginasio de esportes, 25 ruas pavimentadas, apae, casa lar, centro de multiuso, portal, centro cultural, e demais obras…….. 45 está voltando…..será medo???
Contenda é uma vergonha, o cidadezinha sem futuro!!!!!!!!!!!