PF prepara exclusão de Protógenes de seus quadros | Fábio Campana

PF prepara exclusão de Protógenes de seus quadros

protogenes

De Josias de Souza na Folha Online

O destino do delegado Protógenes Queiroz está traçado. Ele será excluído dos quadros da Polícia Federal.
O afastamento será formalizado ao término da investigação que está sendo feita pelo delegado Amaro Ferreira, corregedor da PF.

Amaro conduz o inquérito que apura indícios de desvio de conduta de Protógenes e da equipe dele na primeira fase da Operação Satiagraha. Na semana passada, depois de interrogar Protogenes por cerca de duas horas, Amaro indiciou o colega pela suposta prática de dois tipos de delito:

1. Quebra de sigilo funcional [vazamento de informações sigilosas];

2. Violação da lei de interceptações telefônicas [grampos ilegais].

A investigação encontra-se em estágio avançado. Mercê dos indícios colecionados, formou-se no governo uma convicção de “culpa” do delegado.

Em sucessivas manifestações públicas, Protógenes afirma que não praticou ilegalidades na Satiagraha. Em diálogos privados, seus superiores dizem coisa diversa.

O diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, e o chefe dele, o ministro Tarso Genro (Justiça), dão como certo o desligamento de Protógenes.

Antes do desfecho do caso, Luiz Fernando e Tarso cogitam fechar as cortinas do palco de Protógenes, proibindo-o de proferir palestras a de tomar parte de atos políticos.

Afastado do comando da Satiagraha, o delegado foi lotado na Coordenação de Defesa Instituticonal da PF.

Desde então, Protógenes vem desperdiçando o tempo entre o exercício de uma rotina policial esvaziada e uma agenda pública apinhada de compromissos.

O ex-mandachuva da Satiagraha corre o país. Na última quinta (19), concedeu uma longa entrevista ao UOL.

Na sexta (20), deu palestra em Santos (SP), a convite da Unafisco, entidade sindical dos auditores da Receita.

Na próxima semana, dará duas novas palestras, no Rio. Ambas a convite da Universo (Universidade Salgado de Oliveira. Uma na quarta (25). Outra na quinta (26).

No dia 2 de abril, Protógenes troca o expediente na PF por um “ato público” organizado pelo PSOL, partido da filha de Tarso Genro, a deputada Luciana Genro (RS).

Ao lado da ex-senadora Heloisa Helena, presidente do PSOL, Protógenes protestará “contra a política do governo Lula…”

“…Que levou o Brasil e os trabalhadores a pagar a conta da crise promovida pelos especuladores, banqueiros e corruptos”.

Instada por Tarso Genro, a cúpula da PF, que vinha autorizando a maior parte dos deslocamentos de Protógenes, deve adotar nova política, desautorizando-os.

O ápice da desenvoltura de Protógenes foi a divulgação, num sítio levado à rede para festejá-lo, de uma carta que diz ter enviado a ninguém menos que Barack Obama.

A íntegra está disponível aqui. No texto, Protógenes pede ao presidente americano que socorra o Brasil no combate à “corrupção que ameaça a soberania” do país.

Lembra que estão nos EUA peças essenciais da Satiagraha. Menciona os “12 discos rígidos” apreendidos na casa “do banqueiro-bandido Daniel Dantas”.

Foram enviados a Washington pela PF, para a quebra dos códigos que obstruem o acesso aos dados. Encontram-se no FBI. Mas, na carta, Protógenes fala da CIA.

De resto, o delegado faz no texto acusações amplas, gerais e irrestritras. Todas elas gravíssimas.

Anota que Daniel Dantas praticou fraudes e crimes, nos últimos 15 anos, “em conjunto com os mais altos representantes […] dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”.

Escreve que o Judiciário brasileiro está no “payroll” (folha de pagamento) de Daniel Dantas. Mas “não é apenas o Judiciário…”

Insinua que até mesmo Lula estaria a soldo do “banqueiro-bandido”. Por quê? Segundo Protógenes, o presidente baixou, em 19 de fevereiro, decreto alterando o funcionamento do Sisbin.

Trata-se do órgão que coordena a ação de todos as repartições da área de inteligência do governo.

O delegado escreve: “Lula acaba de colocar os amigos para assumir o controle do Sisbin”.

Extinguiu-se um conselho e criou-se, diz Protógenes, “um comitê de seis indivíduos amigos de Lula, todos com um passado ético extremamente questionável”.

Luiz Fernando Corrâa, o diretor-geral da PF, e Tarso Genro tomaram conhecimento da carta de Protógenes a Obama na última sexta (20).

Reagiram com surpreendente naturalidade. Em privado, disseram que o “problema” se resolveria com o iminente afastamento do delegado.

Assim, ficam boiando no ar, sem resposta, as insinuações de Protógenes de que até mesmo Lula estaria no bolso de Daniel Dantas.

O texto do delegado só começou a circular no Planalto na manhã deste sábado (21). Um auxiliar de Lula recolheu-o na internet. Levaria a carta ao conhecimento do chefe.


14 comentários

  1. Newton Gusso
    domingo, 22 de março de 2009 – 12:04 hs

    O delegado pode até ter exagerado, porem num pais onde o protecionismo, o tráfico de influencia o poder economico e politico, sempre prevalecem, “fica patente a prova inconteste” da idéia de que não va muito fundo que vc. se dana.
    Penso que no caso do banqueiro e outros, vale o exagero e o que mais necessário for, essa inversão é odiosa, mesmo que tenha relativa culpa o Delegado não pode ser punido com a demissão. Tomara que venham muitos outros Protógenes, pois o país precisa de homens e não de bonecos, corruptos e covardes temos de sobra.

  2. Eduardo Alencar
    domingo, 22 de março de 2009 – 14:10 hs

    Prezado Newton Gusso.

    1. Quebra de sigilo funcional [vazamento de informações sigilosas];

    2. Violação da lei de interceptações telefônicas [grampos ilegais].

    EXAGERO?????? NÃO SERIA ILEGALIDADE COMETIDA POR UM AGENTE DO ESTADO???

  3. Noel Eugenio
    domingo, 22 de março de 2009 – 14:14 hs

    -Isso me faz lembrar um personagem que o Chico Anisio tinha na decada de 80, onde todos os honesto eram perseguido, se fosse na China aqueles individuos, que ele descobriu que fizeram 200 mil Dollares se tornarem 40 milhões de Dollares dando um prejuizo a nação de 39,8 milhões de Dollares, com certeza seriam punidos e o dinheiro devolvido nação, esse ainda País que para ser honesto tem de ter coragem. e ser Homen …….

  4. Jose Carlos
    domingo, 22 de março de 2009 – 14:37 hs

    Este Laurenti Beria da roça – com um nome desses – já sabe que seu coro está negociado… agora quer tirar proveito disso para iniciar uma provável carreira política, como deputado e ganhar foro previlegiado e imunidade para dizer todas as imbecilidades que quiser impunemente, como todos os demais… por isso está a dizer besteiras a mancheia e mandando carta a Obama… é um protótipo ou proto-gene serviçal de tiranias, louco por uma ditadura de esquerda para botar no pau de arara seus investigados…

  5. Jose Carlos
    domingo, 22 de março de 2009 – 14:39 hs

    errata: couro negociado…

  6. Maria Bonita
    domingo, 22 de março de 2009 – 15:02 hs

    Já que o delegado não consegue se livrar da corja que detém o Poder, que se alie a Ong do Dr. J.

  7. domingo, 22 de março de 2009 – 15:25 hs

    Nesta mentirosa democracia ou melhor, demagogia, que vivemos na America latina, o sr. Protogenes, deveria saber que a hipocresia sempre prevalecerá. Lembram do caçador de marajas ? Anões do orçamento ?
    do Zé Dirceu ? onde deveriam estar? Na cadeia. Que nada! estão articulando livremente seus próximos intentos para apoderar-se de uma das diversas ramificações do Leviatã, e garantindo pelo menos um “lote”, para as suas já polpudas poupanças. Protogenes no Brasil, só pode parecer honesto, não pode ser honesto, acredite!

  8. José Vigário Net
    domingo, 22 de março de 2009 – 15:25 hs

    – Essa é mais uma história como a do professor Galdino : Se mexer com quem detém o poder leva pau de todo lado. A mensagem que eles querem dar é clara : Ou dança conforme a musica, tá fora ou é porrada;
    – Vocês acham que se a investigação fosse com um zé mane, daria toda essa discussão ? O fato é que se o Daniel Dantas abrir o bico, cai toda a quadrilha (a começar lá de cima);
    – Se ele errou que cumpra-se a lei, mas que precisamos de mais pessoas com coragem isto é um fato.

    Abraço.

  9. BRUTUS até tú
    domingo, 22 de março de 2009 – 15:30 hs

    Em larga escala foi noticiado a tentativo de suborno, algo em torno de UM MILHÃO DE REAIS,….na tentativa de parar com a investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, tudo era conduzido de maneira incriminatória e no entanto, não sabemos as verdadeiras razões, a imagem da Instituição Policia Federal acaba sendo arranhada e o Delegado Protógenes de herói e mesmo antes de concluirem todo o processo de investigação já está condenado.
    E neste enredo o Sr. Daniel Dantas, provavelmente irá receber alguma medalha de injustiçado, ainda que tenha de várias formas obstruir as investigações, não importando o preço.
    Apenas temos de lamentar a conclusão desta história, algo que poderia servir de modelo, exemplo, no combate ao crime organizado, se transforma em um alto preço à sociedade, maculando a imagem de uma instituição que todos orgulhamos, demonstrando que um banco tem mais valor que a policia federal, no fundo tudo tem seu preço.

  10. Freitas
    domingo, 22 de março de 2009 – 20:43 hs

    É uma pena que um delegado tenha tido coragem de mexer com poderosos criminosos e estes por sua vez não o deixam em paz enquanto não se vingarem. Além do alcapone Dantas, tem o Gilmar Mente, FHC e muito soutros que foram sondados pelas investigações do delegado. Eu acho que se a PF fosse uma instituição séria, primeiro devia mandar prender todos esse figurões, inclusive o gilmar mente e depois erguer uma estátua em homenagem ao delegado coragem: protógenes. Esse Brasil… ainda tem donos como nos velhos tempos dos coronéis…

  11. LEAD
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 8:31 hs

    O Brasil está sendo governado pelo PDB – Partido Dantesco Brasileiro. Quem vazou alguma coisa do inquérito foram os deputados da CPI a serviço do PDB. Dia primeiro, deveremos ter novidades na CPI quando o Dr. Protógenes vai depor, isto é, se deixarem ele vivo até lá!! A imprensa OESP noticiou que o Dr.Protógenes ficou calado no depoimento na PF, preferindo se manifestar à Justiça. Bem, eles queriam o que? Se já decidiram que ele é o culpado!

  12. Cidadao F
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 13:11 hs

    Está aí o mais novo Deputado Federal Brasileiro recordista de votos.Alguem tem duvida?Quem for inteligente deve se filiar no partido que o Delegado irá concorrer.Tipo um novo Meu nome é Eneas!

  13. Anônimo
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 16:06 hs

    Alguém tem dúvida de que o Sr. Protógenes, será deputado federal nas próximas eleições, com tudo o que de danoso isso trará para a sociedade. O inquérito administrativo, com a possível demissão do Sr. Protógenes, atende apenas aos seus próprios interesses. É propaganda pura! Só existe um problema: as eleições ainda estão longe…

  14. Anônimo
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 16:35 hs

    Morto Clodovil, entra Protógenes! Calma, calma, apenas pelo número recorde de votos…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*