O escândalo do saibro em Fazenda Rio Grande | Fábio Campana

O escândalo do saibro em Fazenda Rio Grande

antonio

Ninguém consegue explicar onde foram parar mais de 10 mil metros cúbicos de saibro comprados no governo do ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, Antonio Wandscheer (foto), de agosto a dezembro do ano passado. Se todo este saibro tivesse sido colocado nas 30 ruas que aparecem nos contratos, cada quadra teria hoje pelo menos um metro e meio de altura a mais. Só de saibro. Há contratos que apontam a colocação de saibro em ruas já asfaltadas.

Antonio Wandscheer, ou Toninho da Fazenda, agora também conhecido como Toninho do Saibro, era do PPS, mas bandeou-se para o time de Requião.

A denúncia foi feita pelo atual prefeito Chico Santos, do PSDB, e o caso já foi denunciado ao Ministério Público. “E este é apenas um dos contratos irregulares na Secretaria de Obras. Já encontramos superfaturamento em pelo menos 10 contratos, inclusive com desvio de verbas federais”, alerta o secretário de obras de Fazenda Rio Grande, João Munaro.


39 comentários

  1. Anônimo
    quinta-feira, 19 de março de 2009 – 17:15 hs

    Uia!

    É VERDADE!

    Agora é a vez dos comissionados, apadrinhados, puxa saco, dependentes, E SIMPATIZANTES da quadrilha cor de rosa! Aposto que o cargo mais disputado é o de primeira dama, kkkkkkkkkk

    Ihuhuuul vamos ver no que vai dar a história do saibro, já que, ainda não esta nada provado, ao contrario de outros que foram pegos no flagrante comprando voto e surrando mulher (por isso estou anonima!) e criança no meio da rua!

  2. TONHÃO
    quinta-feira, 19 de março de 2009 – 21:14 hs

    CHICO SANTOS DO NEPOTISMO!!! SÃO MAIS OU MENOS UNS 20 CARGOS (CARGÃOS), CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO, CADÊ O RESPEITO A SÚMULA NR. 13 DO STF! SERÁ QUE VAI FIAR ASSIM!

  3. RICARDÃO
    sábado, 21 de março de 2009 – 0:46 hs

    TONINHO ESSES CARAS (CHICO SANTOS) DEVEM SER MEIO IGNORANTES, SABE POR QUE:

    – NUMA RUA PODE IR MAIS SAIBRO QUE EM OUTRA, SABE PORQUE, POR QUE PODE TER MAIS BURACO, SER MAIS MOLE O TERRENO;

    – TAMBÉM UMA RUA PODE SER QUE COM VÁRIAS CHUVAS A MESMA FIQUE MEIO “LIMPA”;

    – OUTRA COISA SE VC PAGOU O SAIBRO EM JULHO/ AGOSTO COMO ESTÁ AI NO SITE, QUEM DIZ QUE O SAIBRO NÃO FOI POSTO EM ABRIL, MAIO POR EXEMPLO, E AI MEU JÁ FAZEM QUASE UM ANO, E É MUITO OBVIO, SE EM UMA BR JÁ FAZ MUITO BURACO EM UM ANO, IMAGINE EM ESTRADINHA BATIDA DE CHÃO.

    – SABE O QUE CHICO SANTOS TEM QUE FAZER, É CUIDAR DO JOÃO MUNARO QUE QUER SER CANDIDATO A DEPUTADO NAS TUAS COSTAS TONINHO!

    – MAS O POVO DA FAZENDA RIO GRANDE NÃO VAI VOTAR NO JOÃO MUNARO

    – O POVO QUE HOMENS DE BEM, E JÁ SE ARREPENDEU DE VOTAR NO CHICO SANTOS QUE É MANDADO POR ESSE POVO, UM FANTOCHE NAS MÃOS DE MEIA DÚZIA!

  4. VAMOS DENUNCIAR TUDO
    sábado, 21 de março de 2009 – 8:06 hs

    POIS OLHE TONHÃO, SE TEM UM PROMOTOR PÚBLICO SÉRIO, QUE SÓ AJUDA FAZENDA RIO GRANDE É O NOSSO PROMOTOR, VC DIZ CADE O MP, PQ NÃO CONHECE OS PROBLEMAS DE NOSSA CIDADE, FAZENDA RIO GRANDE NÃO GIRA EM TORNO APENAS DE TONINHO E CHICO SANTOS, NOSSA CIDADE TEM PROBLEMAS BEM MAIS SÉRIOS

  5. Jair
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 11:27 hs

    Faz alguns dias que venho acompanhando este assunto nos meios de comunicação, e tenho alguns amigos residentes na fazenda rio grande q me colocaram a par do assunto, bom nada melhor q os proprios moradores para falaram sobre o assunto e as informaçoes q obtive foi q realmente houve desvio de saibro, q a administração anterior agia de má fé inclusive roubando energia da biblioteca municipal, q vergonha, e q este gato tem dono, era o antigo secretario de obras de nome caio, vergonhoso roubando energia da população, e ainda uma turma de “ão” os defendendo, eu acho q deveriam colocar na frente do “ão” BOIOL.

  6. Roberto
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 12:02 hs

    Sabem porque o Toninho esta sumidão?
    SAIBRO – rsrsrsrsrs

  7. Roberto
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 12:06 hs

    Sabe porque o Toninho precisa voltar logo para prefeitura?
    O povo SAIBRO – hahahahaha.

  8. José
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 12:48 hs

    Esses q estão ai em cima defendendo o grande PATRÃO TONINHO DO SAIBRO, são os chorões q estão desiludidos com a perda da TETA GORDA q tinham, mas devem estar com os bolsos cheio de saibro ou melhor de dinheiro dos desvios da prefeitura na gestão passada, ou acham q só o TONINHO DO SAIBRO se benefeciou, quem assinou e o defende também tem culpa no cártorio, abra o olho cidadãos fazendeses!!!!!!

  9. Eleitor
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 13:38 hs

    olha Ricardão de uma coisa eu sei, em rua de asfalto não dá para por saibro. Mas ele pôs, ele vai tanto à igreja, será que é milagre?

  10. EU VI A DENUNCIA ...
    segunda-feira, 23 de março de 2009 – 18:04 hs

    Gente do Céu … tudo bem participar da política apoiar o Toninho … agora … ser conivente com o crime …. fingir que naum ocorreu nada … daí jah eh uma questão de fé … e fé de mais não cheira bem … será q foi Deus q determinou o desvio do saibro … a notícia do jornal das 7 … pode ajudar a elucidar os fatos …..
    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica/conteudo.phtml?id=867769

  11. AMIGOS DO WANDCHEER
    terça-feira, 24 de março de 2009 – 13:09 hs

    Pessoal … vcs aí q saum puxa do wandscheer … alguém tem o telefone novo dele … eu ligo pro velho ninguém atende …. hahahahaha

  12. ERESON LOURENÇO.
    terça-feira, 31 de março de 2009 – 16:55 hs

    CARO JORNALISTA, ADMIRO SEU TRABALHO, MAS O SR DEVERIA VIR ATÉ A CIDADE DE FAZENDA RIO GRANDE, PRA SABER E VER REALMENTE O QUE ACONTECE.VENHA VER O QUE O EX PREFEITO TONINHO FEZ NOS OITO ANOS DE ADM.COMO ERA A CIDADE E COMO ESTA HOJE,E NÃO ACREDITAR EM POLITICOS QUE DESFAZER A IMAJEM DO TONINHO… GRANDE ABRAÇO.

  13. Eleitor
    quinta-feira, 2 de abril de 2009 – 14:21 hs

    realmente o jornalista devria ver mesmo, pois a Fazenda tinha bem menos loteamentos…hehe fala sério gente o toninho só se beneficiou.

  14. De olho aberto
    terça-feira, 7 de abril de 2009 – 13:51 hs

    Não precisa usar de muita inteligência para chegar a conclusão de que: Chico Santos corre o risco de ser cassado por “manipulação de pesquisa eleitoral” , está com as duas perninhas tremendo e tentando encontrar alguma falha administrativa do Ex prefeito Toninho, mas é certo de que isto é mais uma das artimanhas do atual prefeito Chico Santos, ja que, a administração de Toninho sempre esteve acima de qualquer suspeita. E, isto ja está sendo provado.

  15. TIAN
    terça-feira, 7 de abril de 2009 – 23:18 hs

    CHICO SANTOS ESTÁ COM VÁRIOS PROCESSOS CONTRA ELE EM APENAS 03 MESES! ELE ESTÁ SENDO ACUSADO DE NEPOTISMO, COMPRA SEM LICITAÇÕES, UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA PUBLICA EM FAVORECIMENTO DE TERCEIROS (SHOW EM PRAÇA PUBLICA COBRADO DO POVO PARA EMPRESA TERCERIZADA SEM CONTRATO), TESTE SELETIVO NULO, SITE COM PROMOÇÃO PESSOAL, DEIXA EU VER, DEVE TER MAIS UNS 15 MAIS CANSEI DE FALAR. DEIXA PARA OUTRA HORA!

  16. eleitora
    domingo, 12 de abril de 2009 – 0:58 hs

    depois da denuncia do saibro,aqui na av.portugal apareceu saibro derramado sobre o asfalto,nos ate brincamos que o ex.prefeito estava devolvendo o saibro……..

  17. decepcionado
    sábado, 25 de abril de 2009 – 10:08 hs

    Estou muito decepcionado com o atual prefeito,ele tem q se preocupar com sua legislatura.Nomeou seus apadrinhados sem conhecimento algum em gestao(donos de materiail d construçao,propiedario de boates,etc.)Minha gente com esse pessoal no comando so podemos esperar o pior…Toninho volte e conte com nosso apoio…

  18. Luis Carlos
    quinta-feira, 21 de maio de 2009 – 15:54 hs

    Pedrão, cra v é muitop pucha saco, sera que vcé um dos que perderam agratificação por que mudou a gestão ? ou perdeu algum contrato de prestação de serviços que voce tinha ali ? encare os fatos edeixe de puchar saco..

  19. Anônimo
    quarta-feira, 27 de maio de 2009 – 14:00 hs

    o eis prefeito diz ser puro pois puro nem leite e mais porque contem agua ass.maria do carmo gomes jard santa terezinha f.r.grande

  20. quarta-feira, 27 de maio de 2009 – 22:07 hs

    OS CARAS QUEREM COMPARAR OITO ANOS DE MANDATO COM 3MESES…….E OLHA QUE NESSES 3MESES EH CAPAZ DE QUE O CHICO TENHA FEITO MAIS COISAS…..O TONINHO SOH SE LEMBRAVA DE FAZER AS COISAS PERTO DA EPOCA DE ELEIÇAO…….DESSA VEZ QUE ELE PERDEU,DEIXOU AS RUAS TUDO COM VALETAS ABERTAS ,POIS NAO PODERIA GASTAR MAIS DINHEIRO PQ NAO CONSEGUIRIA REPOR…..E HOJE ,O EX PREFEITO TA VIAJANDO PARA O EXTERIOR,COM O DINHEIRO DE QUEM?????,E AINDA TEM PUXA SACO QUE FICA BABANDO NOS OVOS DELE…..ACORDA GENTEEEEE,,,,TONINHO JAH ERAAA…………..

  21. guguairfrace
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 21:31 hs

    só lamento, pela innngorancia…

  22. guguairfrace
    terça-feira, 16 de junho de 2009 – 21:46 hs

    Desculpe, melhor Interpletacao…Nao tem nada a ver com o comentário do JOAOZINHO, eu só acrecento! Abraço.

  23. A DAO DO NAÇOES
    quinta-feira, 18 de junho de 2009 – 0:11 hs

    E UMA VERGONHA SEU ANTONIO SAIBRO MAIS FALANDO NISSO CADE NOSSO CARNE DO ASFALTO AV. ESTADOS UNIDOS GOSTARIA-MOS DE VER AOMENOS SUA COR .

  24. Maria
    sexta-feira, 23 de outubro de 2009 – 10:29 hs

    SAÚDE – bom, os postos estão sem remédios, sem equipamentos médicos e, já ia esquecendo, têm salas para dentistas, mas…. NÃO EXISTE EQUIPAMENTO para eles usarem.
    Cadê o profeito Chico Santos nessas horas?

    O prefeito PROIBIU as ambulâncias de buscar o pessoal doente em Curitiba e região, pois é, ele alega, segundo secretários, que aqueles que saem do hospital já estão bem… Acho que ele nunca passou por uma cirurgia para saber como saímos bem do hospital…. O pessoal da assistência social não pode fazer nada, coitados!

    EDUCAÇÃO – Projetos? Onde???

    URBANISMO – Existe isso?

    OBRAS – Onde?? Só via a continuação daquelas iniciadas pelo ex-prefeito.

    TEATRO – Cadê as aulas de teatro, dança, etc…????????? Ele simplesmente não tem aulas desde de janeiro. Elas eram tão boas para as crianças.

    É muito coisa a se falar… por isso vou me despedindo e, claro, deixo aqui a minha indignação, frustração….

  25. DEBORA
    terça-feira, 29 de dezembro de 2009 – 1:10 hs

    O PREFEITO TONINHO E HOMEM INTEGRO E SEPARADO POR DEUS PARA FAZER MELHORIAS TANTO NO MUNDO MATERIAL,COMO NO MUNDO ESPIRITUAL, CUIDADO VC QUE JULGA SEM TER CERTEZA TODO MUNDO E INOCENTE ATE QUE SE PROVE AO CONTRARIO. E UM DIA TODOS SEREMOS JULGADOS POR DEUS…………

  26. Lucia Saraiva
    terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 – 8:05 hs

    Toninho e ainda é evangelico,,,,,,,imagine se não fosse……
    Agora sim temos um prefeito de garra e do povo, é isso que fazenda rio grande precisa…pense sabado passado dia 20/02/2010 ele estava no bairro sta maria todo cheio de barro ajundando arrumar as ruas que ficamos um bom tempo abandonado…..sou moradora do bairro sta maria…..

  27. eliane
    quinta-feira, 10 de junho de 2010 – 15:51 hs

    LUCIA
    vc tem o prefeito que mereçe mais o povo fazendense ñ
    da até repudio e nojo uma pessoa falar que agora temos um prefeito de garra[sim com garras pra usufruir do dinheiro e do cargo e do povo realmente pra votarem nesse calhorda]
    o povo ñ só os fazendenses mais os brasileiros tem memoria curta qualquer serviço que esse prefeito fizer o povo esqueçe da má administração da sua gestão
    ele foi na rua né,toda cheia de barro kkkkkkkkkkk é o lugar certo pra vc morar na lama defender um cafageste desse

  28. didio carlos
    sábado, 19 de junho de 2010 – 10:25 hs

    bom amigos, falar em politico no pais da raiva, hoje por traz de um politico tem um ladrao e vice-versa, se as leis q eles fazem eles mesmo nao respeita, ate qndo isso vai meu Deus……, em Fazenda Rio Grande, para nao demostrar q adms anterios tenha feito tal obras ou projetos, a atual troca burla as les ja existente para nao dar creditos, o “sloga usado na campanha dizia Fazenda Rio Grande merece muitio mais”,
    a incopetencia adms tomou conta , secretarios e mais secretarios da atual ,ja passou, obras q deveria ter acabados estao paradas. a unica festa popular o nome Arraia da Fazenda, foi trocada por: festa do Parana, lembrando q foi aprovado na camara municipal a Festa Arraia da Fazenda Rio Grande, agora eu pergunto porq a atual mudou o nome????? q vengonha dos senhores gestor atual do municipio, Cidade q estava cresceu no Estado do Paraná.
    parou nada esta sendo feito o q estao fazendo é gastar 400,000 em festa ,lembrando q esta faltando remedios nos posto a cidade estao em buracos basta vir aqui e andar pra ver, acorda prefeito vc é responsável por essa adm!!!!!!.

    parabens por essa coluna onde podemos expor os nossos sentimentos….,

    morador revoltado com essa adm.

  29. CARTARIO JUNIOR
    quarta-feira, 14 de julho de 2010 – 1:02 hs

    PARA OS DESINFORMADOS, EU FUI O PRIMEIRO PREFEITO DA FAZENDA RIO GRANDE E TENHO MUITO ORGULHO DE TER FEITO MUITO COM QUASE NADA DE RECURSOS E DE SER UM EX- PREFEITO COM CONTAS APROVADAS, MAS ACIMA DE TUDO, HONESTO E SEMPRE DEFENDENDO SÓ OS INTERESSES DA CIDADE DA FAZENDA RIO GRANDE. ALGUNS FICARAM BRAVOS COMIGO, ALGUNS DESTES ACHAVAM QUE TINHAM QUE GANAHR UM DINHEIRO EXTRA NA FAZENDA, MAS CARTARIO JUNIOR PREFEITO NÃO TEVE CORRUPÇÃO, PELO CONTRÁRIO, NUNCA ACEITEI NENHUMA PROPOSTA DE ACERTO E TAMBÉM NUNCA PAGUEI “JORNALISTAS” E JUÍZES, DELEGADOS E TAMBÉM NUNCA FAVORECI NENHUM EMPRESÁRIO.
    NA REALIDADE FAVORECI A TODOS OS QUE HOJE VIVEM E TEM SEUS NEGOCIOS NA FAZENDA E PRINCIPALMENTE A CIDADE DA FAZENDA RIO GRANDE, QUE EU AMO TANTO QUE QUANDO PREFEITO ESCREVI A LETRA DO HINO, LINDO E EMOCIONANTE.
    ENFIM, A INTENÇÃO DE ESCREVER É DIZER QUE SE ALGUÉM TIVER QUE CHAMAR POITICO DE LADRÃO, EU E NEM O MEU PAI DEPUTADO CARTARIO SOMOS DESTE TIPO DE POLITICOS, NUNCA ,MAS NUNCA MESMO VOCES LERAM QEU AGIMOS COM LEVIANDADE OU DEFENDENDO INTERESSES PRÓPRIOS, NUNCA ESTIVEMOS ENVOLVIDOS COM ROUBALHEIRA, MAS DIM COM O TRABALHO E COM GRANDES IDÉIAS COMO A DO MEU PAI, NA EPOCA PREFGEITO DE MANDIRITUBA QUE NA OPORTUNIDADE FOI O IDEALIZADOR E CRIOU A PRIMEIRA GUARDA MUNICIPAL DO BRASIL E EU CARTARIO JUNIOR DECRETEI O FECHAMENTO DOS BOTECOS AS 11 HORAS DA NOITE E COM ESTA ATITUDE CERTAMENTE MUITAS PESSOAS JÁ SE BENEFICIARAM.
    FIZ MUITO PELA FAZENDA, MUITO MESMO, ESCOLAS, CRECHES, HOSPITAL, INDUSTIRAS COMO A BRASMOLD , NA EPOCA 600 EMPREGOS DIRETOS, ENTRE TANTAS OUTRAS OBRAS, MAS APROVAR LOTEAMENTO E FAZER PARCERIA COM EMPRESARIOS EU NUNCA FIZ.
    SOU CARTARIO JUNIOR E ESTOU ACOMPANHANDO A ADM DO PREFEITO CHICO SANTOS, QEU EU NEM CONHEÇO, MAS SÓ TENHO QUE DIZER QUE ELE ESTA INDO NO CAMINHO CERTO, POIS PRIMEIRO ESTA LIMPANDO A CASA E DEPOIS CERTAMENTE IRÁ FAZER UMA GRANDE ADMINISTRAÇÃO.
    QUANTO A ROUBALHEIRA CITADA ACIMA SÓ POSSO DIZER QUE LUGAR DE LADRÃO É NA CADEIA.
    PARABÉNS CHICO SANTOS POR SUA CORAGEM E POR SUA ATITUDE DE NÃO CONCORDAR COM A CORRUPÇÃO.

  30. ASSIS
    domingo, 18 de julho de 2010 – 14:18 hs

    VOCE SEU TONINHO DO SAIBRO E OUTRAS COISAS A MAIS A QUAL NÃO SABEMOS DEVIA TOMA VERGONHA NA CARA E SUMIR DA FAZENDA TARIA FAZENDO UM FAVOR SE DIZENDO CRENTE MAS CRENTE ATÉ O DIABO É E CHEIO DE FALCRATUA E TENTANDO ENTRAR NA POLITICA NOVAMENTE
    3A ANTIGA ESTRADA QUE VAI PARA A CIDADE INDUSTRIAL TÁ ABANDONADA SE VOCE TIVESSE UM PINGO DE VERGONHA ESTARIA ARRUMADA SÓ OTARIO É QUE VAI VOTA PARA VOCE A FAZENDA TEM TUDO PARA SER UM POLO INDUSTRIAL E NÓS TERMOS ORGHULHO DE NOSSOS GOVERNANTES CHICO SANTOS QUEM SABE VOCE POSSA SER O HOMEM QUE VA FAZER A MUDANÇA QUE TANTO NÓS PRESISAMOS BOA SORTE E SEJA HONESTO E SE CUIDE POIS QUANDO A GENTE COTUCA UM NINHO DE COBRAS TEM QUE SE CUIDAR

  31. SAIBRO EM EXTINÇÃO
    segunda-feira, 26 de julho de 2010 – 16:12 hs

    TRANSCREVENDO É A MAIS COERENTE E REAL:
    PARA TODO O POVO PARANAENSE

    EU VI A DENUNCIA …Sábado, 14 de Março de 2009 – 21:44 hs
    Se o ex-prefeito nao se apropriou de saibro … nos ultimos meses de mandato … é fácil de verificar ,,, aqui vai a relacão das ruas (conforme consta na denúncia) … basta q os moradores dessas ruas … informem se foi ou não posto saibro nos últimos meses:

    Eis a relação das vias onde foram constatadas irregularidades nas medições de aquisição e transporte de saibro, bem como no patrolamento das mesmas.

    BAIRRO IGUAÇU

    1. Rua Rio Paraná (1001m3);
    2. Rua Rio Xingu (689m3);
    3. Rua Rio Piedade (454m3);
    4. Rua Rio Pequeno (399m3);
    5. Rua Rio Roseira (311m3);
    6. Rua Rio Formoso (297m3);
    7. Rua Rio Assungui (279m3);
    8. Rua Rio Taquari(247m3);
    9. Rua Rio Ipiranga (232m3);

    BAIRRO GRALHA AZUL

    1. Rua Canários (911m3);
    2. Rua Quero-Quero (836m3);
    3. Rua Flamingos (617m3);
    4. Rua Siriema; (547m3)
    5. Rua Tucano; (437m3)
    6. Rua Mandarim (379m3);
    7. Rua Bem-te-vi (364m3)
    8. Rua Guará (345m3);
    9. Rua Cacatua (asfaltada) (212m3);
    10. Rua Cisne. (117m3)

    BAIRRO SANTA TEREZINHA

    1. Rua São Tomás de Aquino(300m3)
    2. Rua Nossa Senhora da Conceição; (270m3)

    BAIRRO ESTADOS

    1. Rua São Paulo; (751m3)
    2. Rua Rio de Janeiro; (609m3)

    BAIRRO PIONEIROS

    1. Rua Silvano José Baldan; (438m3)

    BAIRRO NOVA VENEZA

    1. Rua Paulo Leminski (asfaltada); (92m3)
    2. Rua Cecília Meireles (asfaltada); (88m3)
    3. Rua Jorge Amado (asfaltada); (90m3)
    4. Rua Carlos Drumond de Andrade (asfaltada); (123m3)

    EU VI A DENUNCIA …Sábado, 14 de Março de 2009 – 21:47 hs
    Note-se que as ruas do Jardim Veneza … foram asfaltadas em 2003 …. e … eu estive no local … nao foi posto terra em cima do asfalto … Portanto! Onde estah o Saibro? Será que o Gato Comeu?

  32. LISTA DOS ESCANDALOS NO BRASIL
    segunda-feira, 26 de julho de 2010 – 16:21 hs

    LISTA DOS ESCÂNDALOS ENVOLVENDO POLÍTICOS NO BRASIL

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_esc%C3%A2ndalos_de_corrup%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil

    Anos 70
    Caso Wladimir Herzog (outubro de 1975)
    Caso Lutfalla
    Caso Atalla
    Caso Abdalla
    Cassações dos Parlamentares no Governo Geisel (1975-1977)
    Caso Manuel Fiel Filho (janeiro de 1976)
    Primeiro Caso Econômico (Ministro Ângelo Calmon de Sá acusado de passar um gigantesco cheque sem fundos)
    Lei Falcão (1976)
    Pacote de Abril (1977)
    Grandes Mordomias dos Ministros no Governo Geisel
    Caso Halles
    Caso BUC
    Caso Eletrobrás
    Caso Áurea
    Caso UEB/Rio-Sul
    Caso Lume
    Caso Ipiranga
    Caso Dow Química
    Caso Nigeriano
    Caso Tama
    Caso Cobec
    Caso Coscafé
    [editar] Anos 80
    Caso Capemi
    Caso do Grupo Delfim
    Caso Baumgarten
    Escândalo da Mandioca
    Escândalo da Proconsult
    Escândalo das Polonetas
    Escândalo do Instituto Nacional de Assistência Médica do INAMPS
    Caso Coroa-Brastel
    Escândalo das Jóias
    Escândalo do Ministério das Comunicações (grande número de concessões de rádios e TVs para políticos aliados ou não ao Sarney. A concessão é em troca de cargos, votos ou apoio ao presidente)
    CPI da Corrupção (1988)
    Caso Chiarelli (Dossiê do Antônio Carlos Magalhães contra o senador Carlos Chiarelli ou “Dossiê Chiarelli”) (1988)
    Caso Vale
    Caso Imbraim Abi-Ackel
    Escândalo da Administração de Orestes Quécia
    Escândalo do Contrabando das Pedras Preciosas
    Escândalo Rabo-de-Palha (Tentativa de fraude eleitoral montada pelo então Governador do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia nas Eleições Municipais de 1985.)
    [editar] Anos 90
    Escândalo do INSS (ou Escândalo da Previdência Social)
    Escândalo do BCCI (ou caso Sérgio Corrêa da Costa)
    Escândalo da Ceme (Central de Medicamentos)
    Escândalo da LBA
    Caso Georgina de Freitas
    Esquema PP
    Esquema PC (Caso Collor)
    Escândalo da Eletronorte
    Escândalo do FGTS
    Escândalo da Ação Social
    Escândalo do BC
    Escândalo da Merenda
    Escândalo das Estatais
    Escândalo das Comunicações
    Escândalo da Vasp
    Escândalo da Aeronáutica
    Escândalo do Fundo de Participação
    Escândalo do BB
    Centro Federal de Inteligência (Criação da CFI, primeira Medida Provisória do governo Itamar Franco para combater corrupção em todas as esferas do governo federal) (1992)
    Caso Edmundo Pinto (1992)
    Escândalo do DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) (ou caso Inocêncio Oliveira)
    Escândalo da IBF (Indústria Brasileira de Formulários)
    Escândalo do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Previdência Social)
    Caso Nilo Coelho
    Caso Eliseu Resende
    Caso Queiroz Galvão (em Pernambuco)
    Escândalo da Telemig (Minas Gerais)
    Jogo do Bicho (ou Caso Castor de Andrade) (no Rio de Janeiro)
    Caso Ney Maranhão
    Escândalo do Paubrasil (Paubrasil Engenharia e Montagens)
    Escândalo da Administração de Roberto Requião
    Escândalo da Cruz Vermelha Brasileira
    Caso José Carlos da Rocha Lima
    Escândalo da Colac (no Rio Grande do Sul)
    Escândalo da Fundação Padre Francisco de Assis Castro Monteiro (em Ibicuitinga, Ceará)
    Escândalo da Administração de Antônio Carlos Magalhães (Bahia)
    Escândalo da Administração de Jaime Campos (Mato Grosso)
    Escândalo da Administração de Roberto Requião (Paraná)
    Escândalo da Administração de Ottomar Pinto (em Roraima)
    Escândalo da Sudene de Pernambuco
    Escândalo da Prefeitura de Natal (no Rio Grande do Norte)
    CPI do Detran (em Santa Catarina)
    Caso Restaurante Gulliver (tentativa do governador Ronaldo Cunha Lima matar o governador antecessor Tarcísio Burity, por causa das denúncias de Irregularidades na Sudene de Paraíba)
    CPI do Pó (em Paraíba)
    Escândalo da Estacom (em Tocantins)
    Escândalo do Orçamento da União (ou Escândalo dos Anões do Orçamento ou CPI do Orçamento)
    Compra e Venda dos Mandatos dos Deputados do PSD
    CPI da TV Jovem Pan (investigações sobre a compra da emissora que deve ao governo federal) (também conhecido como Caso TV Jovem Pan)
    Caso Rubens Ricupero (também conhecido como “Escândalo das Parabólicas”).
    Escândalo do Banco Econômico (ou Segundo Caso Econômico)
    Escândalo do Sivam (Primeira grave crise do governo FHC)
    Escândalo da Pasta Rosa
    Escândalo da CONAN
    Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)[1]
    Escândalo da Administração de Paulo Maluf (na cidade de São Paulo)
    Escândalo do BNDES (verbas para socorrerem ex-estatais privatizadas)
    Caso PC Farias
    Escândalo da Compra de Votos Para Emenda da Reeleição
    Escândalo da Previdência
    Escândalo da Administração do PT (primeira denúncia contra o Partido dos Trabalhadores desde a fundação em 1980, feito pelo militante do partido Paulo de Tarso Venceslau)
    Escândalo dos Precatórios
    Escândalo do Banestado
    Escândalo da Encol
    Escândalo da Mesbla
    Escândalo do Banespa
    Escândalo dos Medicamentos (grande número de denúncias de remédios falsificados ou que não curaram pacientes)
    Escândalo da Desvalorização do Real
    Escândalo dos Fiscais de São Paulo (ou Máfia dos Fiscais)
    Escândalo da Mappin
    Escândalo do Banco Marka (ou Caso Salvatore Cacciola)
    Dossiê Cayman (ou Escândalo do Dossiê Cayman ou Escândalo do Dossiê Caribe)
    Escândalo dos Grampos Contra FHC e Aliados
    Escândalo do Judiciário (ou CPI do Judiciário)
    Escândalo dos Bancos
    CPI do Narcotráfico
    CPI do Crime Organizado
    Escândalo da Banda Podre (no Rio de Janeiro)
    Quebra do Monopólio do Petróleo (criação da ANP)
    Escândalo da Transbrasil
    Escândalo da Pane DDD do Sistema Telefônico Privatizado (o “Caladão”)
    Escândalo dos Desvios de Verbas do TRT-SP (Caso Nicolau dos Santos Neto, o “Lalau”)
    Escândalo da Administração da Roseana Sarney (no Maranhão, 1995-2002)
    Corrupção na Prefeitura de São Paulo (ou Caso Celso Pitta, 1997-2000)
    Escândalo da Sudam
    Escândalo da Sudene
    Escândalo do Banpará
    Escândalo da Administração de Mão Santa (no Piauí, 1999-2001)
    Acidentes Ambientais da Petrobrás
    Abuso de Medidas Provisórias (5.491)
    Escândalo do Abafamento das CPIs no Governo do FHC
    Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo FHC
    CPI do Banestado
    Escândalo do Proer
    Caso Marka/FonteCindam
    Escândalo Ganhe Já (Escândalo fiscal ocorrido no 2o Governo de José Agripino Maia1991-1994.)
    Quebras do BANDERN e do BDRN (Quebras e má-gestão de bancos estatais do Rio Grande do Norte ocorridas no 2o Governo de José Agripino Maia1991-1994.)
    [editar] Década de 2000
    Caso Luís Estêvão
    Escândalo da Quebra do Sitio do Painel do Senado (envolvendo os presidentes do Senado, Antônio Carlos Magalhães e Jader Barbalho)
    Escândalos no Cerrado em 2001 [carece de fontes?]
    Caso Toquinho do PT
    Caso Celso Daniel
    Caso Lunus (ou Caso Roseana Sarney)
    Operação Anaconda
    Caso José Eduardo Dutra
    Escândalo do Propinoduto
    Escândalo do Valerioduto [carece de fontes?]
    CPI da Pirataria [carece de fontes?]
    Escândalo dos Bingos(ou Caso Waldomiro Diniz)
    Caso Luiz Augusto Candiota [carece de fontes?]
    Caso Kroll
    Escândalo dos Vampiros [carece de fontes?]
    Irregularidades na Bolsa-Família [carece de fontes?]
    Escândalo dos Correios (Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
    Escândalo do IRB [carece de fontes?]
    Escândalo da Novadata [carece de fontes?]
    Escândalo da Usina de Itaipu ou Operação Castores [carece de fontes?]
    Escândalo das Furnas [carece de fontes?]
    Escândalo do Mensalão
    Escândalo do Leão & Leão [carece de fontes?]
    Escândalo da Secom [carece de fontes?]
    Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom) [carece de fontes?]
    Escândalo da CPEM [carece de fontes?]
    Mensalão Tucano
    Escândalo dos Dólares na Cueca [carece de fontes?]
    Escândalo do Banco Santos
    Escândalo Daniel Dantas – Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
    Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
    Escândalo dos Fundos de Pensão
    Escândalo dos Grampos na Abin [carece de fontes?]
    Escândalo do Foro de São Paulo [carece de fontes?]
    Escândalo do Mensalinho
    Caso Toninho Barcelona [carece de fontes?]
    Doação de Roupas da Lu Alckmin (esposa do Geraldo Alckimin)
    Escândalo da Nossa Caixa
    Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
    Escândalo das Cartilhas do PT [carece de fontes?]
    Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
    Escândalo das Sanguessugas (Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
    Operação Confraria
    Operação Dominó
    Operação Saúva
    Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra [carece de fontes?]
    Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
    Escândalo do Dossiê
    Escândalo da Renascer em Cristo
    Operação Testamento [carece de fontes?]
    CPI da Ampla [carece de fontes?]
    CPI da Crise Aérea (Senado Federal e Câmara dos Deputados) [carece de fontes?]
    Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão)
    Operação Octopus [carece de fontes?]
    Operação Navalha
    Operação Carranca[carece de fontes?]
    Operação Xeque-Mate
    Operação Moeda Verde
    Caso Renan Calheiros
    Escândalo das Concessões (Concessões de Emissoras de Rádio e TV no Caso Renan Calheiros}
    Operação Sétimo Céu [carece de fontes?]
    Operação Hurricane II (também conhecida Operação Furacão II) [carece de fontes?]
    Caso Joaquim Roriz (ou Operação Aquarela)
    Operação Babilônia [carece de fontes?]
    Operação Firula [carece de fontes?]
    Escândalo do Corinthians (ou caso MSI)
    Caso de Fraudes em Exames da OAB
    Operação Águas Profundas (também conhecida como Caso Petrobras)
    Caso Cássio Cunha Lima (em Paraíba)
    Operação Nove [carece de fontes?]
    CPI da Pedofilia [carece de fontes?]
    Escândalo dos cartões corporativos
    Caso Bancoop
    Esquema de desvio de verbas no BNDES
    Máfia das CNH’s (Fraudes no DETRAN de São Paulo)
    Caso Álvaro Lins, no Rio de Janeiro
    Operação Satiagraha Prisão de Daniel Dantas
    Dossiê Revista VEJA
    Crise Ética da Imprensa Potiguar (Atingiu seu auge nas eleições municipais de 2008)
    Operação Selo [carece de fontes?]
    Operação Deja Vu [carece de fontes?]
    Escândalo das passagens aéreas [carece de fontes?]
    Escândalo dos atos secretos
    Escândalo dos falsos currículos de Dilma e Mercadante
    Escândalo da Receita Federal – Lina Vieira
    Censura ao jornal O Estado de São Paulo
    Escândalo do BNDES – Paulinho da Força Sindical
    Escândalo do conselho do FAT
    Escândalo da compra de caças franceses Rafale
    Escândalo José Sarney – Compra de apartamentos por empreiteira
    Escândalo do filho de Lula – Gamecorp
    Escândalo da venda da Brasil Telecom
    Escândalo dos Fundos de Pensão – Luiz Gushiken
    Escândalo da Petrobras – Refinarias
    Escândalo da Petrobras – ONGs
    Escândalo da Petrobras – patrocínio de festas juninas
    Escândalo do financiamento do MST
    Escândalo do INCRA
    Escândalo dos gastos dos jogos Panamericanos Rio
    Escândalo da ferrovia Norte-Sul
    Escândalo da falência da VARIG
    Escândalo da VARILOG e Dilma Roussef
    Escândalo do Dossiê da Casa Civil – Dilma Roussef
    Escândalo das obras do PAC
    Escândalo da expropriação de ativos da Petrobras na Bolívia
    Escândalo do “Apagão Aéreo”
    Escândalo das licitações da INFRAERO
    Escândalo dos Correios
    Escândalo do IPEA – desestruturação e politização do órgão[carece de fontes?]
    Escândalo da IURD – Igreja Universal do Reino de Deus[carece de fontes?]
    Escândalo da pane do Speedy – Banda Larga de Internet[carece de fontes?]
    Escândalo da SECOM – gastos de publicidade do governo federal[carece de fontes?]
    Escândalo da gasolina batizada[carece de fontes?]
    desestruturação das agências reguladoras[carece de fontes?]
    CPI da Coelce[carece de fontes?]
    CPI da Enersul[carece de fontes?]
    CPI da Conta de Luz[carece de fontes?]
    CPI das ONGs
    Escândalo da privatização das rodovias federais[carece de fontes?]
    Gripe Suína e os dados oficiais
    Escândalo do trem bala Rio – São Paulo – TAV
    Operação Boi Barrica
    Escândalo da Fundação José Sarney
    [[Vereadores de Cornelio Procopio Utilizam diarias falsas][1]]
    [editar] Desconhecidos (1964-1994)
    Este anexo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Dezembro de 2008).
    Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus

    Obs: escândalos do Regime Militar e pré-era FHC/Lula, a serem ainda analisados e datados aqui:

    Ferrovia do Aço
    Transamazônica
    Projeto Jaíba
    Projeto Carajás
    Serra do Navio
    Doação de terras amazônicas a multinacionais
    Projeto Jari
    Hidrelétrica de Balbina
    Usinas nucleares em Angra – Projeto Nuclebrás
    Reserva do Mercado de Informática
    Esquema ACM-Globo-NEC
    Esquema Globo-Grupo Time Life (1965 ou 1968?)
    Hidrelétrica de Tucuruí
    Projeto Alcan-Alcoa no Maranhão.
    [editar] Escândalos de 2010
    Governador do Rio de Janeiro dá dispensa remunerada aos servidores estaduais para protestar
    Senado autoriza parlamentares a utilizarem “passagens extras” em 2010
    Tribunais Eleitorais não seguem a lei punindo os candidatos que já começaram a fazer campanha
    Deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) pede que a Câmara compre um jatinho para deputados
    Gasto com publicidade de senadores cresce 52% em véspera de ano eleitoral
    Senadores ganham diárias para ficar em casa
    Deputados repassaram verbas públicas para empresas doadoras de campanha
    Senado gasta R$ 6,4 milhões com despesas médicas de ex-senadores
    2 mil faltas a mais na Câmara em 2009
    Senado libera 274 funcionários de registrar presença
    Fraude desvia R$ 2 milhões na Câmara
    Deputado Waldemir Moka (PMDB-MS) pede voto com dinheiro público da Câmara
    Deputado Sandro Mabel (PR-GO) diz ter ajudado a pagar carro para acusado de praticar golpe da creche na Câmara
    Senado abona 8 de cada 10 faltas dos senadores
    Câmara paga R$ 390 mil em horas extras no recesso
    Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) contratou “fantasma” exonerada por Sarney
    Deputados eleitos presidentes de comissões são alvo no STF
    Agaciel Maia, pivô do escândalo dos atos secretos, não é demitido

  33. Desconhecido
    quinta-feira, 17 de março de 2011 – 21:52 hs

    O povo da cidade de são jorge está cobrando a sua visita, pois fizeram uma campanha muito linda e você nao apareceu, etavamos todos esperando a sua visita, tinha uma equipe muito corajosa trabalhando por você.

  34. quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012 – 21:42 hs

    E O HOMEM CONTINUA DANDO GOLPES,FAZENDO LOTEAMENTOS,DESRUINDO O MEIO AMBIENTE,NOSSA FLIORESTAS AJUDA CHICO SO LIXAO E URUBU ELE MORA LA NA SAIDA DEAS PRAIS. NAS AMERICAS….CHICO NOS QUE NASCEMOS AQUI TEMOS QUE CUIDAR DO NOSSO PATRIMONIO NOSSO AR NOSSAS FLORESTAS. ESTA VIRANDO TUDO CASINHA DE TERCEIRA ECONOMIZANDO CIMENTO…QUE VAIDOSO, SEM PUDOR AI DOS QUE COMPRAM VAI CAIR A CASINHA.UM MESTRE DE OBRAS ME CONTOU QUE CADA DIA MAS ECONOMIA MENOS SEGURANÇA. QDO SAIR DE DEPUTADO VAI DIRETO PARA O XILINDRÕ CUIDADO TONINHO DO SAIBRO. MAS ELE JA COMPROU UMAS OTORIDADES SERA QUE VAI CONTINUAR
    COM VC NAO CHICO VC SANGUE PURO.

  35. loko wol
    sexta-feira, 9 de março de 2012 – 14:31 hs

    tudo falcatrua, cobra engolindo cobra…
    quando este sair vão começar a descobrir as mutretas tbm
    o problema eh q nao deu tempo pro toninho esconder melhor as gambiarras da sua gestao pelo jeito acreditava q iria se reeleger…
    dançou meninão!!!
    toma cuidado chico tamo de olho…

  36. Ana Claudia
    segunda-feira, 3 de setembro de 2012 – 17:48 hs

    pois éh. Por isso que por quatro anos a fazenda nao cresceu e mais algumas falcatruas que a população comenta…

  37. sisi
    sexta-feira, 28 de setembro de 2012 – 7:53 hs

    e asfalto atual no santa terezinha,tem licitaçao as prestadoras de servico que aconta ja ta aumentando

  38. sisi
    sexta-feira, 28 de setembro de 2012 – 8:03 hs

    morei na rua rio piedade relmente na ocasiao la foi colocado saibro agora e um tal de asfalto esperimental que os moradores nao vao pagar eu tambem queria desse que nao precisa pagar pois terreno no santa terezinha dizem que vai sair uns 2000 mil e dinheiro .

  39. carlos
    sábado, 16 de março de 2013 – 17:44 hs

    moro a 14 anos em nosso município e naõ vi nada ser feito pelo ex prefeito de nosso município,toninho foi prefeito por 8 anos e não fez nada que tenha alguma significância,se honesto ou não,nao fez nada,tudo que vejo são asfaltos esfarelados deixados pela sua gestão.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*