Lembrem da estréia do filme da June Meirelles | Fábio Campana

Lembrem da estréia do filme da June Meirelles

cartaz-menor-june-meireles1
O que pode acontecer a um casal de ex-namorados durante um último encontro em um cemitério abandonado? Esse é o argumento do curta metragem Venha Ver o Por do Sol, que estréia nesta quinta feira, 12 de março, às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174 Centro). Entrada franca.

A diretora June Meireles, que também assina o roteiro, optou por ser fiel ao conto, com pequenas adaptações. “Procurei, na medida do possível, manter os diálogos, que têm uma construção lingüística apurada. O filme também se preocupa em manter o mistério e suspense na mesma ordem em que se apresentam no conto”.

Co-produzido pela produtora paranaense Film Center, o filme de 15 minutos tem patrocínio do BRDE, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A direção é de June Meireles. No elenco estão Alexandre Bonin e Fabiana Machado. A direção de fotografia é de Vitor Schuhli. A preparação de elenco é de Fátima Ortiz. Trechos literais do conto compõem a narrativa do filme na voz deste locutor que vos escreve.

Sonorização U-dog com trilhas do italiano Aldo Brizzi no trabalho The labyrinth trial e Concerto para violino e orquestra (Rondeau, Allegro), de Mozart.

Com locações no cemitério São Roque, em Piraquara (RMC), Cemitério Municipal de Curitiba e na Catedral Basílica, o filme traduz para o cinema um dos mais inspirados e conhecidos contos da escritora Lygia Fagundes Telles, publicado em 1970 no livro Antes do Baile Verde (Ed. Bloch).

As locações do filme são em ambientes naturais, com exceção do interior do jazigo, onde cenógrafos reproduziram o clima de uma catacumba há décadas abandonada. Já o cemitério São Roque, em Piraquara, foi escolhido pelas características dos túmulos, da década de 50, construído com exclusividade para sepultamento de doentes de hanseníase no hospital que ainda hoje funciona nas proximidades.

O curta metragem contou com apoio do Sindicombustíveis, Brasil Telecom, Beto Batata, e a marca Enjoy, que assina o figurino da atriz.

Serviço

Estréia do Curta metragem Venha ver o Por do sol

Data: 12 de março/2009

Local: Cinemateca de Curitiba Rua Carlos Cavalcanti, 1174 Centro

Entrada franca

Ficha técnica – Venha ver o Por do Sol
Direção e roteiro: June Meireles
Assistente de direção: Aline Presa
Direção de fotografia: Vitor Schuhli
Elenco: Alexandre Bonin e Fabiana Machado
Texto em off: Fábio Campana
Cenografia: Pontiagudo Produções Artísticas
Som direto: Robertinho de Oliveira
Maquinista: Sady Cunha
Trilha Sonora: U-dog
Captação: HVX 200


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*