O prefeito Beto Richa assinou hoje os contratos com as quatro empresas do consórcio que venceu a licitação. O grupo deve entregar os estudos de impacto ambiental e os projetos de engenharia em até 270 dias.
O custo estimado da obra é R$ 2 bilhões. Serão entre 21 e 23 estações em 22 km, 19 destes subterrâneos. As obras devem começar em 2010. E a promessa é de que seja concluída até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.
As estações do metro serão interligadas a tubos de ônibus do transporte coletivo.
14 comentários
Vamos ficar de olho nos gastos.
Tem que fazer o metro, todavia tem que ser dentro de um padrão orçamentário e sem exageros!!!
Queremos as devidas contas apresentadas!!!
“A CEZAR OP QUE É DE CEZAR”.
Fabio, só para registro da história, lembro que o PSCde Curitiba e o seu Presidente dep. Federal Ratinho junior, foram os responsáveis pelo “desengavetamento” do projeto do metrô de Curitiba, cujo pré-projeto, por pressão do loby do transporte coletivo e do grupo de arquitetos da “escola lernista” do IPPUC (e do próprio Jaime Lerner), ficou por mais de 9 NOVE ANOS NAS GAVETAS DA “SORBONNE DAS ARAUCÁRIAS”, POIS TODOS SÃO CONTRA O METRÔ.
Leiam esta “historinha do metrô”.
Fizemos pressão na mídia, inclusive com “out-door”, e até comparecemos num SEMINÁRIO ANTI-METRÔ, PROMOVIDO PELO SINDICATO DO TRANSPORTE COLETIVO, onde distribuimos material a favor do metrô, e num sábado na Boca Maldita, levantei a questão do pré-projeto do metrô, engavetado no IPPUC, para o então presidente do IPPUC, AUGUSO CANTO NETO, o qual na semana seguinte falou com o Beto Richa, (provavelmente), e o Beto resolveu então assumir também o metrô.
O deputado Ratinho Junior, para garanir a construção do metrô, nesta segunda gestão do presidente Lula, inseriu no PPA-PROGRAMA PLURI ANUAL, item já aprovado para designação de verba para a construção do metrô de Curitiba.
LINEU TOMASS.
.
Se pra fazer uma simples linha verde, na superfície, o querido beto está se vendo as avessas, o que será então para fazer o metrô, com todas as dificuldades da geologia do planalto curitibano. Nada contra, tudo a favor, apenas questiono a capacidade da atual administração de levar um projeto desses, sem conchavos e favorecimentos a amigos e brimos. Ainda que eu ache que metrô subterrãneo é enterrar dinheiro, mesmo que não hava grandes roubalheiras. Prefereria um projeto de trem leve de superfície, mas é apenas a minha opinião.
sem dúvida a piada do dia.
Avante a 2.010!
Vai 45!
concordo com o agenor. acho também que um trem de superfície nas canaletas dos expressos seria mais barato e uma obra mais rápida. não acredito que a incapácidade de tocar uma obra do porte de um metrô seja da administração deste oude outro prefeito qualquer, mas das empresas. a linha verde é um belo exemplo. quem ganhou a obra da linha verde foi a camargo corrêa. a prefitura está pagando direitinho e os caras estão se enrolando pra terminar, ou alguém acha que o beto está bem sossegado com esse “pequeno” atraso de 3 meses, que por sinal está caminhando a mais uns 3 até ficar tudo prontinho e funcionando?
esse almasor é dono de empreiteira?
e o agenor tá certo… garanto que o beto richa não consegue nem montar o autorama no sofá da sala.
Até que enfim Curitiba vai ter um transporte digno do futuro, nossos ônibus já eram é coisa do passado, poluem o ar, demoram nos sinais, lotam rapidamente, o calor é infernal nos dias de verão o barulho do motor de alguns mais lembra um avião de tão alto, graças aos visionarios que sabem prever o futuro teremos um transporte coletivo muito mais moderno e digno do futuro.
É um absurdo esse projeto de metrô subterrâneo sabendo que solo da capital tem uma fragilidade para escavações, ou seja, é jogar dinheiro no lixo só por causa da Copa do Mundo achando que esse vai trazer benefícios só uma besta acradita
COMO TEM GENTE QUE FALA BOBAGEM, METRÔ NAS CANALETAS DO EXPRESSO !!!!!! PODE ?, ´DEVE SER UM LERNISTA PRA PENSAR ISSO. BOM, EU TORÇO PRO BETO CONSEGUIR COMEÇAR ESSA OBRA, E CURITIBA INTEIRA TORÇE POR ISSO FAZ ANOS E POR FAVOR DEIXEM O JAIME LERNER BEM LONGE DISSO, PORQUE O NEGÓCIO DELE É GANHAR COMISSÃO DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS. ELE NÃO ANDA DE ÔNIBUS, ENTAO ……
tem gente que só fala besteira, realmente deve ter se formado na escola Lernista
Desejo receber este mesmo e-mail com estas informações, meus colegas e eu colegas estamos tratando deste assunto como matéria para possível Plano de Negócio Acadêmico.
rapaiz cade o metro de crtb????????????????