Metrô de Curitiba começa a se tornar realidade | Fábio Campana

Metrô de Curitiba começa a se tornar realidade

metro

O prefeito Beto Richa assinou hoje os contratos com as quatro empresas do consórcio que venceu a licitação. O grupo deve entregar os estudos de impacto ambiental e os projetos de engenharia em até 270 dias.

O custo estimado da obra é R$ 2 bilhões. Serão entre 21 e 23 estações em 22 km, 19 destes subterrâneos. As obras devem começar em 2010. E a promessa é de que seja concluída até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

As estações do metro serão interligadas a tubos de ônibus do transporte coletivo.


14 comentários

  1. terça-feira, 3 de março de 2009 – 14:39 hs

    Vamos ficar de olho nos gastos.

    Tem que fazer o metro, todavia tem que ser dentro de um padrão orçamentário e sem exageros!!!

    Queremos as devidas contas apresentadas!!!

  2. LINEU TOMASS
    terça-feira, 3 de março de 2009 – 15:29 hs

    “A CEZAR OP QUE É DE CEZAR”.

    Fabio, só para registro da história, lembro que o PSCde Curitiba e o seu Presidente dep. Federal Ratinho junior, foram os responsáveis pelo “desengavetamento” do projeto do metrô de Curitiba, cujo pré-projeto, por pressão do loby do transporte coletivo e do grupo de arquitetos da “escola lernista” do IPPUC (e do próprio Jaime Lerner), ficou por mais de 9 NOVE ANOS NAS GAVETAS DA “SORBONNE DAS ARAUCÁRIAS”, POIS TODOS SÃO CONTRA O METRÔ.

    Leiam esta “historinha do metrô”.

    Fizemos pressão na mídia, inclusive com “out-door”, e até comparecemos num SEMINÁRIO ANTI-METRÔ, PROMOVIDO PELO SINDICATO DO TRANSPORTE COLETIVO, onde distribuimos material a favor do metrô, e num sábado na Boca Maldita, levantei a questão do pré-projeto do metrô, engavetado no IPPUC, para o então presidente do IPPUC, AUGUSO CANTO NETO, o qual na semana seguinte falou com o Beto Richa, (provavelmente), e o Beto resolveu então assumir também o metrô.

    O deputado Ratinho Junior, para garanir a construção do metrô, nesta segunda gestão do presidente Lula, inseriu no PPA-PROGRAMA PLURI ANUAL, item já aprovado para designação de verba para a construção do metrô de Curitiba.

    LINEU TOMASS.

    .

  3. Agenor
    terça-feira, 3 de março de 2009 – 16:34 hs

    Se pra fazer uma simples linha verde, na superfície, o querido beto está se vendo as avessas, o que será então para fazer o metrô, com todas as dificuldades da geologia do planalto curitibano. Nada contra, tudo a favor, apenas questiono a capacidade da atual administração de levar um projeto desses, sem conchavos e favorecimentos a amigos e brimos. Ainda que eu ache que metrô subterrãneo é enterrar dinheiro, mesmo que não hava grandes roubalheiras. Prefereria um projeto de trem leve de superfície, mas é apenas a minha opinião.

  4. silvio claudio
    terça-feira, 3 de março de 2009 – 16:39 hs

    sem dúvida a piada do dia.

  5. Almasor Abbas Adilah
    terça-feira, 3 de março de 2009 – 18:08 hs

    Avante a 2.010!

    Vai 45!

  6. Saci
    terça-feira, 3 de março de 2009 – 18:43 hs

    concordo com o agenor. acho também que um trem de superfície nas canaletas dos expressos seria mais barato e uma obra mais rápida. não acredito que a incapácidade de tocar uma obra do porte de um metrô seja da administração deste oude outro prefeito qualquer, mas das empresas. a linha verde é um belo exemplo. quem ganhou a obra da linha verde foi a camargo corrêa. a prefitura está pagando direitinho e os caras estão se enrolando pra terminar, ou alguém acha que o beto está bem sossegado com esse “pequeno” atraso de 3 meses, que por sinal está caminhando a mais uns 3 até ficar tudo prontinho e funcionando?

  7. denivaldo
    terça-feira, 3 de março de 2009 – 21:08 hs

    esse almasor é dono de empreiteira?

  8. denivaldo
    terça-feira, 3 de março de 2009 – 21:09 hs

    e o agenor tá certo… garanto que o beto richa não consegue nem montar o autorama no sofá da sala.

  9. Claudio F
    sábado, 2 de maio de 2009 – 22:24 hs

    Até que enfim Curitiba vai ter um transporte digno do futuro, nossos ônibus já eram é coisa do passado, poluem o ar, demoram nos sinais, lotam rapidamente, o calor é infernal nos dias de verão o barulho do motor de alguns mais lembra um avião de tão alto, graças aos visionarios que sabem prever o futuro teremos um transporte coletivo muito mais moderno e digno do futuro.

  10. sábado, 23 de maio de 2009 – 4:38 hs

    É um absurdo esse projeto de metrô subterrâneo sabendo que solo da capital tem uma fragilidade para escavações, ou seja, é jogar dinheiro no lixo só por causa da Copa do Mundo achando que esse vai trazer benefícios só uma besta acradita

  11. CARLOS
    segunda-feira, 24 de agosto de 2009 – 23:40 hs

    COMO TEM GENTE QUE FALA BOBAGEM, METRÔ NAS CANALETAS DO EXPRESSO !!!!!! PODE ?, ´DEVE SER UM LERNISTA PRA PENSAR ISSO. BOM, EU TORÇO PRO BETO CONSEGUIR COMEÇAR ESSA OBRA, E CURITIBA INTEIRA TORÇE POR ISSO FAZ ANOS E POR FAVOR DEIXEM O JAIME LERNER BEM LONGE DISSO, PORQUE O NEGÓCIO DELE É GANHAR COMISSÃO DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS. ELE NÃO ANDA DE ÔNIBUS, ENTAO ……

  12. Para Glênio Souza Sempreb
    segunda-feira, 24 de agosto de 2009 – 23:43 hs

    tem gente que só fala besteira, realmente deve ter se formado na escola Lernista

  13. Lucas Duarte Lima
    segunda-feira, 5 de outubro de 2009 – 22:08 hs

    Desejo receber este mesmo e-mail com estas informações, meus colegas e eu colegas estamos tratando deste assunto como matéria para possível Plano de Negócio Acadêmico.

  14. willian
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 11:10 hs

    rapaiz cade o metro de crtb????????????????

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*