O senador Osmar Dias, do PDT, diz que não entende a reação irritada de Requião e do PMDB, que não engolem o bom relacionamento de Osmar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
O relacionamento entre Osmar Dias e o presidente Lula é tão bom que levou a uma sondagem, através do senador Aloisio Mercadante, sobre a possibilidade de Osmar assumir a liderança da bancada de apoio ao governo no Congresso Nacional.
A notícia provocou maus bofes de Requião & Cia. O governador não se sensibilizou mesmo diante do argumento de que o cargo ajudaria a solucionar graves problemas do Paraná na República, entre eles o da dívida herdada da privatização do Banestado.
“Eu não entendo por que tanta angústia”, afirmou o senador, sobre as reações dos peemedebistas locais em relação à possibilidade de assumir a liderança do governo no Congresso Nacional.
Osmar lembrou que está na base aliada do governo e que vota com o presidente da República há mais de dois anos. “É meu dever e não estou cobrando por isso. Mas é natural, então, que haja esse diálogo”, afirmou o senador, apontado pelo presidente como um dos nomes em cujo palanque de candidato a governador o PT poderia subir na próxima eleição.
O PMDB se ressentiu com o movimento do Palácio do Planalto em direção a Osmar e, anteontem, um emissário do presidente Lula telefonou ao governador para tentar consertar o estrago causado nos últimos dias no diálogo com o PT, que participa do governo e apoiou Requião contra Osmar na disputa de 2006. Para Osmar, nada foi alterado.
“Eu fui sondado. E pronto. Se eu achar que é uma posição que possa trazer benefícios para o Estado, poderia aceitar se vier o convite oficial. Se não vier, isso não muda nada na minha vida”, disse.
O senador pedetista disse que o governador Roberto Requião (PDT) não deveria se preocupar com a possibilidade de ele exercer uma função estratégica no Congresso.
“Isto é bom para o Paraná e para o governo também. Porque ajudaria na solução do problema da multa do Banestado. O líder do governo do Congresso coordena toda a votação do Orçamento da União. Agora, se isso não é importante para o governo, paciência…”, cutucou o senador.
Ele é autor do projeto de resolução que acaba com a multa imposta ao governo do Paraná pela Secretaria do Tesouro Nacional em função dos títulos públicos podres adquiridos à época da privatização do Banestado, comprado pelo banco Itaú. O projeto de Osmar ainda não foi votado.
Palanque alternativo
Osmar disse que, da mesma forma que conversa com o PT, também é amigo do governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência da República. Osmar confirmou que Serra disse não vê-lo em outro palanque que não o do PSDB na disputa presidencial.
“E eu disse a ele que tudo depende do PSDB do Paraná”, afirmou o senador, que foi surpreendido há duas semanas quando o PSDB anunciou que tem preferência por uma candidatura própria na sucessão estadual do próximo ano.
12 comentários
Por que tanta perplexidade Sr. Osmar Dias ?
…é que Requião conhece muito bem todas as suas facetas do Sr. OD !
…Lembremos da entrevista do Sr. Vasconcelos (revista Veja), cujo teor cabe e atinge todos os partidos brasileiros.
…Claro que ao Sr. senador Vasconcelos faltou coragem de dar nomes aos “bois” …
Porque tanta angústia? Imagine só!! Assusto-me com o senador Osmar Dias. Ou lhe falta perspicácia (por isso despreparado) ou é cínico e falso (por isso despreparado).
Um candidato que não admite a derrota e já se lança imediatamente como candidato nas próximas eleições sem consultar ninguém, resultando em todos os problemas de relacionamento com o PSDB e outros do bloquinho. Imagine ficar exposto aos humores de alguém assim.
Não é possível ser um gênio para entender – não concordar com, mas entender – a… “angústia” diagnosticada pelo senador.
“O senador pedetista disse que o governador Roberto Requião (PDT) não deveria se preocupar com a possibilidade de ele exercer uma função estratégica no Congresso”.
Não sabia que o Requião tinha se mudado para o PDT. Acho que essa deveria ser a manchete da nota.
Aves da mesma pena voam no mesmo bando como já dizia o ditado popular ! Não há motivo algum para tanta perplexidade o Requião tem o mesmo perfil do Osmar !
O que se pode dizer sobre isso e ! Deixe Osmar e venha para os Bons .
Serra presidente
Alvaro governador
Gustavo senador 1
Ricardo Barros senador 2
Senador Osmar Dias, nem todos os peemedebistas pensam igualmente com Roberto Requião, são somente aqueles que só pensam o que o Requião pensa., pois tem medo de pensar diferente e Roberto Requião, somente pensa nele e nos dele. Somente ele é quem tem valor, porque pensa em ser o todo poderoso, o que não é, e melhor, não é nada.Ao longo do tempo todos estão vendo o que ele é.NADA
FABIO
MANDEI UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ASSUNTO DO “OSMAR, REQUIÃO e LULA”.´PEÇO PUBLICAR.
GRATO. LINEU TOMASS.
R – Já foi publicado, Lineu.
È interessante como se comporta a “tchurma” do Luciano Ducci, a cada postagem positiva ao Osmar Dias.
Reagem com tremenda carga de desconstrução, o que é típico do Requião e sua “tchurma”.
Eles (turma do Ducci) estão loucos para empurrar o Beto Richa em uma aventura, sem volta, já que o Beto terá que renunciar ao mandato, dando quase três anos de prefeitura para o Luciano e a citada “tchurma”
Assim, a cada avanço positivo do fortalecimento da candidatura do Osmar, colocando-o como virtual sucessor ao Governo, faz com que o Beto reveja a viabilidade de sua candidatura, pois poderá amargar uma derrota, ficar sem mandato por longos 4 anos, o que na política é uma eternidade e pode significar seu sepultamento definitivo, já que o eleitor não tem memória e para voltar é difícil.
Acredito que a tchurma do Luciano Ducci e cia antes de destilarem veneno contra o Senador Osmar Dias, DEVERIAM EXPLICAR O DESVIO DE RECURSOS DA SECRETARIA DE SAÚDE e dar nome aos bois. De todos os envolvidos e não somente dos bagrinhos.
TENHO DITO !!!
“Eu não entendo por que tanta angústia”, afirmou o senador….
É claro que Osmar entende a reação.
Salieri manifesta-se, com inveja desmedida.
Surge a constatação terrível de que os rivais não poderão ser superados…
Osmar e Beto, hoje são donos de suas carreiras.
Osmar com larga soma de experiência e realizações, notabilizando-se e sendo reconhecido no plano nacional. Está mais que pronto.
Beto, o nosso Aécio, é promessa de ótima opção política em planos mais amplos.
E pensar que estavam todos tão próximos !
Dá para entender, sim !
CLOVIS PENA.
O Requião quando sabe que alguem é melhor que ele , tenta abafar e rebaixar a pessoa,
é problema e ficou pior das idéias ….
depois que comeu manonas.
Os dois estão disputando um “esfregão” da barba do sapo barbudo na nuca?
REQUIÃO.
Pare com esse charminho de garotão descontente.
Isto cheira ciumeira, cheira, ái, ái, ái, mamãe, estão me desprezando.
Fale com o Osmar, fale com o Lula.
Ué, voces não são amigos, ou FORAM amigos.
Requião, eu lembro bem, o Lula te elejeu governador, quando voce disputou o governo contra o Álvaro Dias, e pagou caro por isto, pois arrumou um grande inimigo na pessoa do Álvaro Dias, por tua causa.
Reflita.
LINEU TOMASS.
O Senador Osmar Dias está deixando essas fofocas aumentarem, sobre se vai com o PT, com o PMDB que são partidos de situação ou vai com o PSDB, partido de oposição. Se vai ser Ministro ou Lider do Lula, se vai ser candidato à Governador pelo PT e PMDB ou com apoio do PSDB de seu irmão Àlvaro e Beto Richa. Até outra alternativa de ser candidato a reeleição e apoiaria o candidato do PT, do PMDB ou do PSDB, pois uma coisa é certa, o PSDB terá, por obrigação candidato à Governador. Enquanto correr e deixar correr esses mexericos, cria-se uma situação constrangedora para o Senador Osmar Dias e começa a perder uma coisa importante que ele tem e toda a população espera de um politico:Caráter.